collapse

* Links de Robótica

* Posts Recentes

Karting Elétrico por senso
[Hoje às 00:50]


Engrenagem planetaria escavadora por Bernardo Lucas
[Ontem às 23:10]


Arduino wall avoider (baseado no Smalluino) por NoSwear
[Ontem às 22:55]


ROBOT ZECA por josecarlos
[Ontem às 11:00]


Recuperando Percloreto de Ferro por dropes
[Ontem às 10:13]


Rs com descontos até 10% [até 30Abril] por Hugu
[Ontem às 05:00]


[Tutorial] Faz a tua própria PCB por Hugu
[Ontem às 04:41]


Smalluino - O teu primeiro robô V1.0 por NoSwear
[19 de Abril de 2014, 23:11]


Criar porta virtual por TheDeadLives
[19 de Abril de 2014, 19:55]


Pêndulo, qual a força..? por rglove
[19 de Abril de 2014, 14:24]

23 de Outubro de 2013, 14:33 por msaleiro | Visualizações: 2842 | Comentários: 16

Segue uma pequena notícia sobre um projecto que desenvolvi há uns meses :) A partir da próxima semana em princípio já poderei dar mais informações sobre o mesmo :) Por enquanto podem ver publicações feitas em conferências na área da educação aqui: http://thebitbangtheory.com/pt/infante


Notícia no ionline:

Jovens portugueses desenvolvem robôs para sala de aula

Projecto vai agora ser apresentado em Inglaterra

E se o seu filho de 10 anos ao chegar a casa dissesse:hoje estive a programar um robô para percorrer as principais serras de Portugal? É cenário já possível, já que dois jovens portugueses desenvolvaram, em Faro, robôs para sala de aula.

Os responsáveis pelo projecto, Bruna Carmo e Mário Saleiro, "desenvolveram um sistema de robótica educativa inovador, de baixo custo e de muito fácil utilização".

Depois do sucesso que fez em conferências nacionais na área da educação, o projecto vai agora ser aprensentado na International Conference on Social Robotics, a 28 e 29 de Outubro, em Bristol, em Inglaterra.

Mas nem tudo foram facilidades. No ínicio tiveram algumas dificuldades em encontrar soluções de robótica educativa, nomeadamente o preço, já que um sistema de robótica educativa com um único robô ronda os 300 euros, a complexidade dos sistemas elétricos e informáticos, que exigem alguma aprendizagem prévia por parte de um professor, alguma perda de tempo em configurações e instalação de softwares e alguns obstáculos em encontrar um tempo disponível para ensinar as crianças a programar os robôs.

Depois das dificuldades ultrapassadas, os robôs foram testados numa turma do 3.º ano do Colégio de No/sa Senhora do Alto, também em Faro, "onde os alunos desenvolveram os conceitos de reciclar e de reutilizar, através de uma tarefa que consistia em programar os robôs para recolher determinados resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos e depositá-los nos contentores apropriados".

Notícia original no ionline aqui: http://www.ionline.pt/artigos/tecnologia/jovens-portugueses-desenvolvem-robos-sala-aula

Actualização (27/10/2013): finalmente um vídeo :)

Infante robots - Educational Robotics System Small | Large


Actualização (3/11/2013): O projecto também apareceu no Sapo Tek: http://tek.sapo.pt/multimedia/infantes_os_robos_low_cost_portugueses_que_qu_1346117.html

E coloquei no meu blog um post com mais informações sobre o sistema :) : http://www.thebitbangtheory.com/2013/11/robos-infante-sistema-de-robotica-educativa/
10 de Outubro de 2013, 16:10 por TigPT | Visualizações: 2047 | Comentários: 0

A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, promove no sábado uma demonstração de robótica, a cargo do Núcleo de Robótica e Engenhos MINDSTORMS, coordenado por Alexandre Neves.


Nesta demonstração, que decorrerá a partir das 15H00, com entrada livre, serão apresentados diferentes protótipos e feita uma breve abordagem aos seus processos de construção e programação.

Os produtos Lego Mindstorms combinam conjuntos de peças da linha tradicional e da linha LEGO Technic, acrescidos de sensores de toque, de intensidade luminosa e de temperatura, controlados por um processador programável, de forma a criar robôs simples, passíveis de executar funções pré-programadas em computador, através de softwares específicos.

A construção destes engenhos robóticos, articulando conhecimentos nas áreas da programação, mecânica, física e matemática, estimula a imaginação e a criatividade, desenvolvendo a capacidade de resolução de problemas e o raciocínio na área da ciência.

Fonte
04 de Outubro de 2013, 12:40 por KammutierSpule | Visualizações: 2292 | Comentários: 3

Introducing WildCat Small | Large


http://www.theverge.com/2013/10/4/4801690/boston-dynamics-wildcat-quadruped-robot-test-video
Páginas: [1] 2 3 ... 178