collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Bancada de Trabalho - Robótica / Electrónica  (Lida 85882 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Bancada de Trabalho - Robótica / Electrónica
« em: 30 de Setembro de 2008, 13:58 »
Vamos organizar ideias se sugerir o que fazer para termos uma boa bancada de trabalho, onde podemos ter as coisas de que precisamos para construir e/ou melhorar os nossos robots, ou pequenos projectos de electrónica.

Conto com a vossa colaboração para irmos melhorando as nossas bancadas de trabalho de uma forma geral, e podermos assim aproveitar as ideias de cada um de nós para termos um sitio onde se torna mais fácil trabalhar.

Objectivos principais bancada:
  • Iluminado o suficiente para trabalhar sem problemas.
  • Sem objecto do dia-a-dia que não precisamos e acabam por ocupar espaço.
  • Limpo, mas passível de sujar. Permitindo assim alguma despreocupação de danificar coisas enquanto montamos e desmontamos peças que possam ter lubrificantes, ou até mesmo "arranhar" a superfície da bancada com chaves, peças ou placas do robot.
  • Componentes de hardware e software acessíveis para podermos fazer todos os trabalhos necessários.
(ver algum de nós tem mais ideias para adicionar)

Material a ter presente:
Indispensáveis:
  • Computador
  • Vários tipos de chaves (Fendas, Philips, Torx, etc, etc)
  • Alicates de todos os tipo...não só o de pontas....os pequenos são mais úteis na electrónica
  • Ferro de soldar e solda (de preferência com uma base para o ferro que permita limpeza da ponta do ferro)
  • Chupa-solda
  • Aspirador, Spray de Ar, ou Escova de aço (para limpar a bancada dos pequenos lixos que tanto incomodam)
  • Multímetro de preferência digital....os analógicos podem levar a uma medição errada
  • X-Acto
  • Pinças
  • Lupa
Opcionais:
  • Fonte de alimentação de laboratório.
  • Osciloscópio
  • Suporte para PCBs (é uma coisa que tem tipo umas pinças para segurar a PCB enquanto se solda)
  • Parafusos e porcas :D
  • Pistola de cola quente (ou silicone)
  • Descarnador
  • Mascara para gases, e luvas (para quando se lida com substancias tóxicas)
  • Dremel
  • Pequeno torno
  • Paquimetro
  • Metro
  • Vassoura
  • Caixote do Lixo
  • Limas
  • Serra

Materiais de Electrónica:
Neste caso, depende de pessoa para pessoa...mas resistências/condensadores/fio e manga retratil são coisas indispensáveis cá em casa...claro que há muitos mais, mas depende.

Materiais para construção de PCBs:
  • Insuladora
  • Bacia para o percloreto de ferro
  • Bacia para a soda caustica
  • Algo para aquecer a água
  • Bata

Outros equipamentos que ajudam: :D
  • Colunas ou aparelhagem, para ouvir música. (Anima os trabalhos)
  • "Sistema de filtragem de ar do Fifas"
  • Toda a bancada ligada a um disjuntor para evitar cortes de corrente gerais se fizerem um curto numa montagem.

Actualizado 10/10/2008
« Última modificação: 18 de Abril de 2012, 19:05 por Fifas »

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Bancada de Trabalho - Robótica / Electrónica
« Responder #1 em: 30 de Setembro de 2008, 18:39 »
Grande ideia...muito útil....sendo assim vou acrescentar umas coisas que acho necessario para mim pelo menos...e depois se me lembrar ajudo mais...podes ir juntando todas as informaçoes ao post inicial...assim fica mais facil encontrar :?

    Material a ter presente:
    Indispensáveis:
    • Multímetro de preferência digital....os analógicos podem levar a uma medição errada
    • Vários tipos de chaves (Philips, Torx, etc etc)
    • Alicates de todos os tipo...não só o de pontas....pequenos (são mais úteis na electrónica)
    • Chupa-solda
    • X-Acto
    • Pistola de cola quente (ou silicone)
    • Pinças
    Opcionais:
    • Suporte para pcbs (é uma coisa que tem tipo umas pinças para segurar a pcb enquanto se solda
    • Parafusos e porcas :D

    Materiais de Electronica:
    Neste caso, depende de pessoa para pessoa...mas resistências/condensadores/fio e manga retratil são coisas indispensáveis cá em casa...claro que há muitos mais, mas depende.


    uma coisa que gosto muito de ter é umas colunas, para animar o trabalho e acho indispensável um "sistema de respiração de ar"  ;D o que é essa coisa perguntam vocês.....bem, isso foi um nome arranjado à pressão para um sistema que eu arranjei para enquanto soldar, ter uma ventoinha com uma esponja a puxar o fumo....assim, já não entra direito pá narina....  ;D
    num laboratório, também acho bom ter sempre um disjuntor antes de todas as fichas que temos a alimentar o material....assim caso haja curtos não deitam a luz da casa toda abaixo....e no meu caso fica bem longe o quadro geral da casa  ;D

    ufa....acho que não me esqueci de nada :D depois veremos[/list]
    « Última modificação: 18 de Abril de 2012, 19:04 por Fifas »

    Offline TigPT

    • Administrator
    • Mini Robot
    • *****
    • Mensagens: 5.372
      • Tiago Rodrigues
    Re: Bancada de Trabalho - Robótica / Electrónica
    « Responder #2 em: 30 de Setembro de 2008, 20:33 »
    Já actualizei, acho que seria boa ideia meter cada uma das coisas num post explicativo da mesma, e depois aqui na lista o url para as respectivas descrições.

    Offline msr

    • Mini Robot
    • *
    • Mensagens: 798
    Re: Bancada de Trabalho - Robótica / Electrónica
    « Responder #3 em: 01 de Outubro de 2008, 22:13 »
    Não sei se é grande contribuição mas eu acrescentava-lhe isto:
    Um aspiradorzeco à maneira, pequeno e com alguma potencia, porque por vezes a bancada enche-se de pequenos objectos ou "pedaços de objectos" (por exemplo fiozitos cortados que se vão acumulando) incomodativos. Isso ou uma coisa que sopre, assim vão para o chão e não incomodam na bancada :D

    Acho que outra coisa, principalmente quando se solda, é ter um espaço com boa ventilação e mesmo usar uma mascara facial daquelas brancas simples, quer para a solda que para o corte das "placas de cobre" (baquelite,fibra de vidro..) que libertam substancias tóxicas. No caso de usar outros quimicos, como o percloreto de ferro, umas luvas de borracha também dão jeito.

    De resto, chaves, alicates, escarnador, multimetro... e por agora não me lembro de mais nada!

    O que eu gostava mesmo mesmo de ter era tempo para me dedicar mais a este tipo de coisas  :-\


    Edit: ah, a juntar ao suporte para PCB uma lupa tambem pode dar jeito aquando da soldadura.
    « Última modificação: 18 de Abril de 2012, 19:06 por Fifas »

    Offline TigPT

    • Administrator
    • Mini Robot
    • *****
    • Mensagens: 5.372
      • Tiago Rodrigues
    Re: Bancada de Trabalho - Robótica / Electrónica
    « Responder #4 em: 01 de Outubro de 2008, 23:26 »
    Actualizado com as tuas sugestões, obrigado ;)

    Offline msr

    • Mini Robot
    • *
    • Mensagens: 798
    Re: Bancada de Trabalho - Robótica / Electrónica
    « Responder #5 em: 05 de Outubro de 2008, 16:36 »
    Aqui encontram-se tambem algumas ideias: http://nop.blogs.sapo.pt/

    E já agora, recomenda-se uma vista de olhos pelo blog todo.

    Offline cesarluc

    • Mini Robot
    • *
    • Mensagens: 12
    Re: Bancada de Trabalho - Robótica / Electrónica
    « Responder #6 em: 10 de Outubro de 2008, 19:21 »
    Um multímetro é essencial e um computador com net para ir vindo ao LR para tirar dúvidas  :D
    « Última modificação: 18 de Abril de 2012, 19:07 por Fifas »
    Working To The Future....

    Offline TigPT

    • Administrator
    • Mini Robot
    • *****
    • Mensagens: 5.372
      • Tiago Rodrigues
    Re: Bancada de Trabalho - Robótica / Electrónica
    « Responder #7 em: 10 de Outubro de 2008, 20:22 »
    Citação de: cesarluc
    Um multímetro é essencial e um computador com net para ir vindo ao LR para tirar dúvidas

    Hehe... ;)
    « Última modificação: 18 de Abril de 2012, 19:07 por Fifas »

    Offline Fifas

    • Administrator
    • Mini Robot
    • *****
    • Mensagens: 2.064
    • El RoboSapiens
    Re: Bancada de Trabalho - Robótica / Electrónica
    « Responder #8 em: 10 de Outubro de 2008, 22:24 »
    Hoje, enquanto acabava de montar mais umas partes do meu futuro laboratório cá em casa, lembrei-me de mais algumas coisas....

    Material a ter presente:

    No caso de se querer fazer PCB's, uma insuladora é indispensavel, mais tarde explico como fazer uma home-made...e tambem uma bacia para o percloreto de ferro e outra para a soda caustica....isto sem gastar muito dinheiro em maquinas proprias....neste caso, tambem qualquer coisa para aquecer a agua era util.

    Tambem um torno pequeno é muito útil para fazer pequenas peças e nao so....hoje vi o meu e lembrei-me....

    outra coisa, para mim, super-indispensavel....uma dremel...nao e preciso ser da marca, uma de concorrencia faz exatamente o mesmo e sao mais baratas...é mesmo muito bom....

    uma maquina de furar potente tambem é util....


    e agora nao me lembro de mais  :D

    cumps
    « Última modificação: 22 de Dezembro de 2008, 22:31 por Fifas »

    Offline TigPT

    • Administrator
    • Mini Robot
    • *****
    • Mensagens: 5.372
      • Tiago Rodrigues
    Re: Bancada de Trabalho - Robótica / Electrónica
    « Responder #9 em: 10 de Outubro de 2008, 22:29 »
    muito bem.. como não me lembrei da minha amiga dremel.. comprei-a no lidl por menos de 20€, e já me fez muita coisa.. muita coisa mesmo, e poupou-me muitas horas se tivesse que fazer as coisas de outra maneira.. muitas vezes até é impossível fazer sem ela :D

    Offline Fifas

    • Administrator
    • Mini Robot
    • *****
    • Mensagens: 2.064
    • El RoboSapiens
    Re: Bancada de Trabalho - Robótica / Electrónica
    « Responder #10 em: 10 de Outubro de 2008, 22:32 »
    a minha é uma einhell....tambem custou perto disso....e bendita hora que eu a comprei  :D nao sei se a tua tem...mas a minha tem uma mangueira que para certos trabalhos e espetacular :D
    « Última modificação: 18 de Abril de 2012, 19:09 por Fifas »

    Offline TigPT

    • Administrator
    • Mini Robot
    • *****
    • Mensagens: 5.372
      • Tiago Rodrigues
    Re: Bancada de Trabalho - Robótica / Electrónica
    « Responder #11 em: 10 de Outubro de 2008, 22:39 »
    Mangueira? não faço ideia... vinha com uma data de adaptadores para cortes e raspagens diferentes ;)

    Tenho aqui duas fotos da minha dremel.

    Offline Fifas

    • Administrator
    • Mini Robot
    • *****
    • Mensagens: 2.064
    • El RoboSapiens
    Re: Bancada de Trabalho - Robótica / Electrónica
    « Responder #12 em: 10 de Outubro de 2008, 22:56 »
    por acaso nao tenho aqui foto....mas é deveras muito util....depois quando a net tiver direita tiro umas fotos

    Offline msr

    • Mini Robot
    • *
    • Mensagens: 798
    Re: Bancada de Trabalho - Robótica / Electrónica
    « Responder #13 em: 11 de Outubro de 2008, 12:41 »
    O que usam para furar PCB's? Um berbequim normal? Uma dremel/einhell como as que referiram? Outro tipo de ferramenta?

    É que da unica vez que fiz uma PCB usei um berbequim normal com broca de 1mm. Mas parti uma ou duas, como seria de esperar, devido ao peso do berbequim. Agora tenho cá em casa um berbequim que so aceita brocas a partir de 2mm e queria ver se arranjava algo (leve e pratico) que me aceitasse as de 1mm.
    Como é que se chamam essas maquinas tipo dremel/einhell que referiram? Parece-me que o objectivo principal das mesmas é para trabalhar a madeira, mas suponho que tambem sirva de "mini-berbequim", nao?

    Thanks iu!

    Offline TigPT

    • Administrator
    • Mini Robot
    • *****
    • Mensagens: 5.372
      • Tiago Rodrigues
    Re: Bancada de Trabalho - Robótica / Electrónica
    « Responder #14 em: 11 de Outubro de 2008, 12:46 »
    No meu post do bripper bot, tenho 2 fotos da minha dremel, foto 6 e 9, é como se fouce um mini-berbequim mas de alta velocidade, logo aquilo corta quase tudo.. uso para ferro, acrílico, madeira, furar, polir, cortar.. etc etc etc.. comprei o meu no LIDL bem barato.

    Nunca utilizei para fazer placas, porque nunca fiz PCBs.. não digam a ninguém.. lol