collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Problema com collet (pinça) de uma fresadora/tupia (muito justo)  (Lida 5343 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Primeiro de tudo não sei bem qual será o termo em Português desta peça, presumo que seja pinça = collet... corrijam-me.

Comprei uma tupia/fresadora da Bosch (1200 POF) a um preço muito bom na amazon, mas acho que o anterior dono deve ter apertado o collet sem ter uma fresa e deformou-o permanentemente. Está muito complicado inserir fresas de 8 mm (as que vou usar mais) nesse collet.
Fiz um vídeo que era para servir de prova perante o apoio ao cliente da amazon, e que mostra a dificuldade que tenho:




Acabaram por me reembolsar parte do valor, no entanto, o preço desses collets é estupidamente alto ( https://www.google.pt/search?q=2608570102&oq=2608570102&aqs=chrome..69i57j69i60&sourceid=chrome&ie=UTF-8#q=2608570102&start=0 )

1 - Será que existe alguma forma de "reparar" o collet sem perder depois precisão?

2- Terei sempre de utilizar um collet da Bosch/marca compatível ou o spindle é de certa forma universal e dá para utilizar algo deste género?

https://ae01.alicdn.com/kf/HTB1ZGotKpXXXXXeXFXXq6xXFXXX5/er11-collet-6mm.jpg
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2017, 07:33 por samc »

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Problema com collet (pinça) de uma fresadora/tupia (muito justo)
« Responder #1 em: 14 de Janeiro de 2017, 10:45 »
Os collets parecem específicos
 Se houver alternativas deves encontrar nos fóruns do xcarve e outros semelhantes.Google it.

Quanto a arranjar esse, eu forçava-o a abrir com algo mais macio que o metal do Collet, tipo alumínio ou plastico para não ferir, assim não deve alterar precisão desde que apertes bem.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Problema com collet (pinça) de uma fresadora/tupia (muito justo)
« Responder #2 em: 14 de Janeiro de 2017, 12:42 »
Outra hipótese talvez viável é a de encontrar um veio que entre pouco apertado na pinça de 8mm, talvez o corpo não roscado de um parafuso de 8mm (procurar um que entre à pele sem que fique apertado) e rodar esse veio (de parafuso) aplicando algum tipo de pó de óxido de alumínio (carborundum ou pasta de polir para automóveis - talvez mais fácil de encontrar). O pó deve ser de grão para cima de 800.

Esse veio de parafuso poderá ser aplicado numa bucha de berbequim para ajudar à 'esfrega' do veio e do carborundum na pinça ... até que ela abra um pouco mais.

A pinça deve ser segura com a mão e o berbequim poderá estar fixo a um suporte qualquer. O importante é que a pinça não seja esfregada a fazer mais força para um lado que parar o outro (radialmente) para que o centro do furo da pinça não saia do local.

Cuidado com os dedos.

SC
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2017, 12:46 por SerraCabo »

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Problema com collet (pinça) de uma fresadora/tupia (muito justo)
« Responder #3 em: 16 de Janeiro de 2017, 13:42 »
Obrigado a ambos pelas respostas. A sugestão do serracabo é interessante mas devido ao custo do collet original (~30 eur) vou tentar ver se nos outros forums da especialidade alguém consegue dizer-me sobre a compatibilidade de um collet padrão (tenho a ideia que o ER16 tem medidas muito similares)



Obrigado novamente a ambos  :)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Problema com collet (pinça) de uma fresadora/tupia (muito justo)
« Responder #4 em: 16 de Janeiro de 2017, 14:36 »
Tira-o da porca e vê se o dano não está antes na porca, porque ir "polir" 0.3mm num colar desses, é uma tarde bem passada e tirar 0.3mm de forma concêntrica com um berbequim não me parece que vá acontecer nunca..

De certeza que isso não é um colar imperial e não métrico?
É que 0.3 polegadas são 7.62mm, com 7.76mm sem aperto mais depressa diria que isso é um colar de 0.3 polegas que de 8mm.
Avr fanboy

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Problema com collet (pinça) de uma fresadora/tupia (muito justo)
« Responder #5 em: 16 de Janeiro de 2017, 15:21 »
Não posso garantir que seja imperial, mas acho pouco provável porque passo a explicar...

comprei a tupia na amazon warehouse deals (ficou a um preço mais baixo, mas são produtos que podem ter algum defeito estético ou terem sido devolvidos)
No meu caso, a caixa vinha um bocado danificada, mas a tupia estava praticamente nova, nem tinha riscos na base (quase como se não tivesse sido usada).
No entanto, as coisas começam logo a ficar estranhas, quando vejo que ela em com o collet de 8 mm completamentepreso no spindle (mas sem a porca) tive de fazer muita força para o conseguir "puxar" do spindle. Também experimentei logo meter a fresa incluída na embalagem (uma de 8 mm) e não consegui mesmo com uma leve lubrificação (já limpei todos os resíduos de óleo!). A única forma de a introduzir foi forçar com cuidado com o torno e pedaços de madeira (uma espécie de prensa).

A tupia trás 3 collets (6, 8 e 1/4) e todos eles encontram-se descritos no manual com a referência da Bosch. O collet imperial até tem a porca com uma marcação. Por isso, a minha desconfiança por ser um collet de 0.3 polegadas.


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Problema com collet (pinça) de uma fresadora/tupia (muito justo)
« Responder #6 em: 16 de Janeiro de 2017, 16:02 »
O collet em si deve estar marcado ou na face ou no interior, se não está marcado com nada, all bets are off..
Avr fanboy