collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Como funciona um Arduino?  (Lida 16208 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline andElectrons

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 257
Re: Como funciona um Arduino?
« Responder #30 em: 27 de Fevereiro de 2015, 16:22 »

50 shades of Arduino






Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Como funciona um Arduino?
« Responder #31 em: 27 de Fevereiro de 2015, 17:26 »
Eu já vi, mas só porque BDSM está outra vez na moda.
Estás sempre a falar por códigos, muitos deles vou pesquisar para não passar por analfabeto...   ???

As siglas de BDSM agrupam diversas práticas sexuais que se podem levar todas a cabo ou optar por alguma que lhe gere maior prazer ou atração:

    B - Bondage
    D - Dominação
    S - Submissão e sadismo
    M - Masoquismo


ps: corrijam-me se estiver errado, não sei o que vai na cabeça do @senso ou a descrição tem a ver com arduinos :o

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Como funciona um Arduino?
« Responder #32 em: 27 de Fevereiro de 2015, 17:30 »
Eu já vi, mas só porque BDSM está outra vez na moda.
Estás sempre a falar por códigos, muitos deles vou pesquisar para não passar por analfabeto...   ???

As siglas de BDSM agrupam diversas práticas sexuais que se podem levar todas a cabo ou optar por alguma que lhe gere maior prazer ou atração:

    B - Bondage
    D - Dominação
    S - Submissão e sadismo
    M - Masoquismo


ps: corrijam-me se estiver errado, não sei o que vai na cabeça do @senso ou a descrição tem a ver com arduinos :o

Basicamente ele esta a dizer que gosta de sofrer, por isso e que foi ver o esquema do arduino!

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Como funciona um Arduino?
« Responder #33 em: 27 de Fevereiro de 2015, 17:33 »
Ele gostar gostar não gosta de sofrer, mas como tá na moda...

Ó dropes, usar siglas é a única maneira dele conseguir escrever a mais de 1/10 da velocidade a que pensa :D
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2015, 17:42 por Njay »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Como funciona um Arduino?
« Responder #34 em: 27 de Fevereiro de 2015, 17:46 »
É um esquema um bocado, digamos que ranhoso, é uma palavra engraçada que se vê poucas vezes nas internetz.

Sendo a pseudo bandeira do hardware open source, define um standard muito baixo, tudo muito em monte, nets sem grande sentido, pistas no ar sem nome, enfim..
Avr fanboy

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Como funciona um Arduino?
« Responder #35 em: 27 de Fevereiro de 2015, 17:47 »
Eu até que nem escrevo muito devagar, agora a mente, é com cada derrapagem temática  ::)
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Como funciona um Arduino?
« Responder #36 em: 27 de Fevereiro de 2015, 17:52 »
Não sei já repararam que um arduino (com o ATmega328) é umas 16 10 vezes mais rápido e tem quantidades de memória (flash e ram) semelhantes ao computador de navegação da Apollo, que levou os americanos à Lua.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2015, 18:18 por Njay »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Como funciona um Arduino?
« Responder #37 em: 27 de Fevereiro de 2015, 18:40 »
Bem, fiquei mais esclarecido e vamos rezar para que os astronautas não venham com invenções e tenham a infeliz ideia de começar a usar arduinos com shields nas suas missões  ;D

Agora deu-me para ir ver o tão famoso esquema, uma coisa já me fazia confusão à algum tempo... do duemilanove para o uno, foi colocado um ftdi e mais tarde trocado pelo mega8, funcionando em vusb.

Então a minha dúvida é, porque é que não se liga directamente a porta usb ao atmega328, a resposta é simples usb <> rs232 e o bootloader só suporta rs232, a ideia de unir o vusb de 4kB ao bootloader era bom se funcionasse.
Neste caso o vusb seria um programa que interpretaria os sinais vindos do usb e gravaria na flash, excluindo o bootloader por assim dizer.

Isto é possível?

Offline andElectrons

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 257
Re: Como funciona um Arduino?
« Responder #38 em: 27 de Fevereiro de 2015, 18:53 »
Bem, fiquei mais esclarecido e vamos rezar para que os astronautas não venham com invenções e tenham a infeliz ideia de começar a usar arduinos com shields nas suas missões  ;D


Houve há uns anos um projecto de crowdfunding em que queriam mandar um arduino para o espaço. Não sei como foi que isso ficou mas tenho alguma curiosidade visto que os atmegas 'normais' não são radiation-hardened para trabalharem fora da atmosfera.


Então a minha dúvida é, porque é que não se liga directamente a porta usb ao atmega328, a resposta é simples usb <> rs232 e o bootloader só suporta rs232, a ideia de unir o vusb de 4kB ao bootloader era bom se funcionasse.
Neste caso o vusb seria um programa que interpretaria os sinais vindos do usb e gravaria na flash, excluindo o bootloader por assim dizer.

Isto é possível?

Não sei se será esta a razão mas implementar vusb no bootloader iria aumentar o tamanho do mesmo, deixando menos espaço para o codigo do utilizador, visto que o serial tem suporte nativo e usb não.



Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Como funciona um Arduino?
« Responder #39 em: 27 de Fevereiro de 2015, 19:59 »
Sim, chegaram mesmo a enviar um arduino para o espaço, espero que não volte LoL :P
(nunca se sabe os shields que lhe colocaram e levar com um na carola deve doer)

Quanto ao 2 em 1 seria complicado a nível de programação, é mais bonito ter um micro para cada função mas tirar o mega8 seria vantajoso mesmo para os nanos.
Passar de 32K para 28K não era grave, se bem que tens razão numa coisa, o 328 tem série por hardware... seria uma coisa a estudar já que os códigos são open source.

@Njay, o Homem dos desafios, tenho um novo para ti  ;D hehehe
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2015, 20:01 por dropes »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Como funciona um Arduino?
« Responder #40 em: 27 de Fevereiro de 2015, 20:34 »
RS-232 é um protocolo que define tambem a parte em hardware da coisa, ou seja, para ser RS-232 tem de ter o mark e o space a variarem entre -12v e +12v, houve muita alteração ao protocolo, mas o atmega em si só tem uma UART, se queres RS-232 tens de atirar com um transceiver(tipicamente o MAX232).

Não é um atmega8 que adicionaram mas sim um Atmega8U2 que tem suporte USB nativo.

Poderias usar o VUSB, mas depois ficas sem comunicação serial para debug(ou outra coisa qualquer) com o pc sem usares um conversor usb-serial externo, estarias a tirar funcionalidade á placa, e o V-USB sendo USB bit-bang consome alguns/bastantes recursos(a nivel de RAM e tempo de processamento), irias limitar demasiado o micro-controlador, para além de que o USB podia ou não funcionar, dado que é só uma aproximação das especificações do USB por hardware(ou com mais ajuda de hardware).
Avr fanboy

Offline andElectrons

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 257
Re: Como funciona um Arduino?
« Responder #41 em: 27 de Fevereiro de 2015, 20:56 »

É engraçado estarmos a falar aqui de VUSB pq tentar usar isso amanhã num projecto que partilhei aqui há +/- um mês atrás.




Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Como funciona um Arduino?
« Responder #42 em: 27 de Fevereiro de 2015, 22:28 »
RS-232 é um protocolo que define tambem a parte em hardware da coisa, ou seja, para ser RS-232 tem de ter o mark e o space a variarem entre -12v e +12v, houve muita alteração ao protocolo, mas o atmega em si só tem uma UART, se queres RS-232 tens de atirar com um transceiver(tipicamente o MAX232).

Não me estava a referir dos níveis de tensão da comunicação RS232 mas ao protocolo em si usado pelo UART, talvez por gostar mais do nome referi RS232, ups

Citar
Não é um atmega8 que adicionaram mas sim um Atmega8U2 que tem suporte USB nativo.

Desconhecia, isso faz toda a diferença e lá se foi a minha ideia pro galheiro.

Citar
Poderias usar o VUSB, mas depois ficas sem comunicação serial para debug(ou outra coisa qualquer) com o pc sem usares um conversor usb-serial externo, estarias a tirar funcionalidade á placa, e o V-USB sendo USB bit-bang consome alguns/bastantes recursos(a nivel de RAM e tempo de processamento), irias limitar demasiado o micro-controlador, para além de que o USB podia ou não funcionar, dado que é só uma aproximação das especificações do USB por hardware(ou com mais ajuda de hardware).

Sem dúvida, estava a achar um pouco estranho o código ser tão pequeno para simular USB, e suportar uma velocidade decente, claro.
A porta UART perdia, não vejo forma de comunicar com o PC depois de ser programado, e o código nunca poderia ser confirmado se fora bem gravado.

Após uma pequena visita ao google, a velocidade não é critica USB1.1 = +-1.43 MB/s mais que suficiente quando se quer gravar 32kB.

V-USB:
Fully USB 1.1 compliant low-speed device.
Only about 1150 to 1400 bytes code size.
Runs on any AVR microcontroller with at least 2 kB of Flash memory, 128 bytes RAM and a clock rate of at least 12 MHz.



Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Como funciona um Arduino?
« Responder #43 em: 27 de Fevereiro de 2015, 22:58 »
Sim, a biblioteca não é monstruosa, e até cabe na secção do bootloader, logo não perdes capacidade de verificação, e podes fazer uma coisa á lá NXP que tem funções pré-compiladas numa ROM e depois é só fazer a chamada das mesmas, podia-se manter o VUSB funcional fazendo o que se pode chamar de syscalls para a secção do bootloader, a coisa é que tens o INT0 a bombar interrupções a 1ms se não estou em erro.
É um bocado estilo RPi, USB é semi-software, perdes uma interrupções tens perda de pacotes, ou desliga-se o USB.
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Como funciona um Arduino?
« Responder #44 em: 27 de Fevereiro de 2015, 23:20 »
Ao arrancar o bootloader pode espreitar a ver se há aqueles pull-up/downs do USB; se houver, então activa-se como USB e fica à espera de comunicação (código, etc) do host, caso contrário desactiva tudo e o código de aplicação depois pode invocar as rotinas do bootloader para usar o USB como menciona o senso ou usa a UART ou o que quiser. Tinha que haver uma maneira de activar/desactivar os pulls USB (há várias soluções para isto).