collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Algumas dúvidas - Sensores e Driver  (Lida 2830 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline VascoP

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 66
Algumas dúvidas - Sensores e Driver
« em: 13 de Fevereiro de 2010, 00:58 »
Primeiro que tudo, olá a todos! Ando à umas semanas a ver o fórum e hoje decidi participar! (Sugar informação isto é :P)

1- O único driver que consegui arranjar tem uns pinos "a mais". É o L293E que tem 1 Sense pin por cada par Input/Output. Ou seja, consigo controlar 2 motores bidireccionais mas tenho mais 4 pinos inutilizados (Ground).
Alguém tem ideia para que aplicações os posso usar? (A datasheet não tem grande informação)

2- Em aplicações de LDR's vi que antes de compararem o valor dos AnalogRead(s) se usam as funções Serial.print para os escrever. Alguém me pode indicar a razão disto acontecer? E o porquê da inicialização em 9600? Já li a parte da Comunicação Serial na página do arduino mas não está muito claro...

Se alguém puder esclarecer uma ou ambas as dúvidas fico muito grato, obrigado pela paciência!

 

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Algumas dúvidas - Sensores e Driver
« Responder #1 em: 13 de Fevereiro de 2010, 03:13 »
Consigo responder a meia pergunta.
O 9600 é o baud rate, ou seja a velocidade de transmissão, e é calculada tendo em conta a velocidade do microprocessador(arduino) e mais uns quantos valores, sendo o 9600 o valor escolhido para que a transferência de dados entre pc e arduino seja possivel e se faça sem erros.

O sense, deve ser para medires a corrente que está a ser consumida por cada motor, digo eu..
Avr fanboy

Offline VascoP

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 66
Re: Algumas dúvidas - Sensores e Driver
« Responder #2 em: 13 de Fevereiro de 2010, 14:15 »
Muito obrigado  :)

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Algumas dúvidas - Sensores e Driver
« Responder #3 em: 13 de Fevereiro de 2010, 14:45 »
O L293E é como o L293D mas não tem os díodos internos, pelo que tens tu que os meter cá fora. Tenta a datasheet do L293D.

A função Serial.print é apenas um comando para enviar dados para o PC pela porta série. Os dados podem ser texto ou que tu quiseres enviar. Esta função é muito usada para depuração (debug) dos programas no arduino, pois é uma forma de enviares texto para poderes ver no PC, caso contrário não sabes o que se está a passar "dentro" do arduino. O próprio ambiente de desenvolvimento do arduino tem uma forma de ver os dados (em texto) que são enviados pelo arduino, mas também podes usar o "HyperTerminal", configurando-o com "8 databits, 1 stop bit, no parity, flow control none, e 9600bps" (bps = bits por segundo).

A inicialização a 9600bps foi a escolha de quem fez o programa. Podes escolher velocidades maiores ou menores, dentro de certos limites. Quanto mais alto o valor, mais rápida é a transferência de dados para o PC. Tens também que configurar no PC a mesma velocidade. Podes ver por exemplo na configuração do HyperTerminal as velocidades que são aceites.

Offline VascoP

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 66
Re: Algumas dúvidas - Sensores e Driver
« Responder #4 em: 04 de Março de 2010, 02:09 »
Bem andei a pesquisar um bocado e descobri que os sensor pins, são basicamente resistor sensors que servem para medir a corrente que o motor está a utilizar.

Vejo potencial enorme para isto! Eu a pensar que seca que tinha aqui uns pinos a empatar estou-me a aperceber que afinal isto não é bem assim! Para começar lembrei-me que provavelmente vou poder detectar coisas como o meu robot estar "encalhado" ou talvez numa subida/descida só com isto...

Mas quer dizer, tudo teoricamente e se é que estou a perceber bem o uso de um sensor de corrente :P