collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Gravadora laser  (Lida 14477 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.


Offline joaodh

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 19
Re: Gravadora laser
« Responder #16 em: 16 de Julho de 2014, 22:04 »
Neste momento já tenho o codigo feito a desenhar linhas, falta conseguir fazer circunferencias, neste momento estou a apenas a utilizar esse motores indicados ai num link do instructables, mas depois de funcionar nisto quero passar para uma estrutura bem construida, com maiores dimensoes e motores melhores. para controlar estes motores estou a usar 2 pontes H l293D. Nao coloquei rampas de aceleração para já, futuramente irei fazer isso. Eu ainda nao entendo muito disto de gravadoras, mas com a vossa ajuda vai la  ;)

Offline joaodh

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 19
Re: Gravadora laser
« Responder #17 em: 17 de Julho de 2014, 19:33 »
boas, estive a tentar por o laser da gravadora de dvd a funcionar, e montei o seguinte circuito, contudo ele apenas emite um pouco de luz vermelha e não chega a queimar nada. é preciso por alguma lente? o circuito acham que funciona assim? Eu vi alguns com o lm317 mas nao tinha nenhum aqui por casa. Cumprimentos

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Gravadora laser
« Responder #18 em: 17 de Julho de 2014, 20:25 »
Sim, é necessário uma lente ou a luz sai dispersa.
O importante num gravador laser de DVD é limitar a corrente (não a tensão).
Quanto maior for a velocidade de gravação, maior corrente suporta o díodo, podes procurar a correspondência na net, já faz tempo que vi isso e não sei onde foi...
Se quiseres ultrapassar a corrente limite do díodo, tem de levar um dissipador, não pode aquecer muito ou a sua vida útil diminui.

Creio que para um gravador 20x suporta 400mA com dissipador.
« Última modificação: 17 de Julho de 2014, 20:30 por dropes »

Offline joaodh

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 19
Re: Gravadora laser
« Responder #19 em: 17 de Julho de 2014, 20:30 »
esse circuito supostamente ia impor uma corrente, mas penso que as resistencias de 22ohm sejam um pouco elevadas. agora a lente é que não sei, sera que a que tinha no leitor resolve a situação?

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Gravadora laser
« Responder #20 em: 17 de Julho de 2014, 20:36 »
A configuração do regulador só testando ou simulando no multisim, era bom que desse para ajustar a corrente e não fosse fixa.

A lente do gravador não funciona lá grande coisa, para o foco ser direccionado tem de se afastar a lente demasiado e aí já se está a perder luz à volta.
O que podes fazer é tentar encontrar lentes de outros aparelhos como os ponteiros laser ou webcams... este último sei que funciona bem porque já o fiz.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Gravadora laser
« Responder #21 em: 17 de Julho de 2014, 20:38 »
boas, estive a tentar por o laser da gravadora de dvd a funcionar, e montei o seguinte circuito, contudo ele apenas emite um pouco de luz vermelha e não chega a queimar nada. é preciso por alguma lente? o circuito acham que funciona assim? Eu vi alguns com o lm317 mas nao tinha nenhum aqui por casa. Cumprimentos
tb fiquei de arranjar comps pra um regulador de laser pra um amigo..em breve vou ter stock desses lm317, se quiseres dpois arranjo-te tb.

ja agora o circuito que me enviaram foi este:

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Gravadora laser
« Responder #22 em: 17 de Julho de 2014, 20:54 »
Esse circuito é para o LPC-815, o díodo mais usado, infelizmente não diz a corrente, e para que são necessários 2 reguladores?

360mA = 220mW
390mA = 235mW
420mA = 250mW (ideal)
435mA = 265mW
460mA = 275mW- 280mW

Offline joaodh

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 19
Re: Gravadora laser
« Responder #23 em: 17 de Julho de 2014, 22:24 »
já arranjei uma lente de um laser e parece estar a focar bem, meti uma câmera a filmar para não olhar directamente pois não tenho óculos. infelizmente continua sem queimar nada de papel preto. as resistências estão a aquecer consideravelmente, e o multímetro acaba com a escala de 200mA mas quando mudo a escala para mais a corrente vai a zero :S

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Gravadora laser
« Responder #24 em: 18 de Julho de 2014, 12:00 »
Se usares mais corrente que a que o laser suporta, ficas só com um LED que com lente não sai o feixe laser.
Convém regular primeiro a corrente com uma carga, habitualmente 3 ou 4  díodos 1N400x em série para simular a queda do díodo laser.

Muito multímetros para medir na escala de 10A tens de mudar as pontas de prova para entrada apropriada. Se o fizeste e lês 0A quando devias ler uma corrente, podes ter queimado o fusível.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Gravadora laser
« Responder #25 em: 18 de Julho de 2014, 12:04 »
boas, estive a tentar por o laser da gravadora de dvd a funcionar, e montei o seguinte circuito, contudo ele apenas emite um pouco de luz vermelha e não chega a queimar nada. é preciso por alguma lente? o circuito acham que funciona assim? Eu vi alguns com o lm317 mas nao tinha nenhum aqui por casa. Cumprimentos
Pelas minhas contas esse circuito dá uns 600mA de saída (3.3V/5.5Ohm), mais que a maior parte dos lasers suporta.  Acho que ficaste com um LED...

Offline joaodh

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 19
Re: Gravadora laser
« Responder #26 em: 18 de Julho de 2014, 15:42 »
bem entao aquele laser morreu certo? xD  vou arranjar outro entao, se eu ligar o laser em serie com 4  resistencias em paralelo de 22ohm+-1% e ligar diretamente á fonte a 5V não deveria funcionar?

4 resistencias de 22ohm em paralelo=5.5ohm
tensao do laser~3.6V

U=R.I(=)5-3.6=5.5.I(=)I=0.254A

É que arranjar um lm317 aqui em casa está dificil

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Gravadora laser
« Responder #27 em: 18 de Julho de 2014, 15:57 »
Porque não usas o teu circuito original, mas em vez de 4 resistências de 22ohm, não usas só uma?
3.3V/22Ohm=150mA, uma corrente razoável para testar um laser.

Em vez de montar circuitos ao calhas, devias entender os que fazes.


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Gravadora laser
« Responder #28 em: 18 de Julho de 2014, 15:58 »
Um diodo laser tem de ter um controlo feito em corrente, e não em voltagem, um LM317 é para ai o regulador ajustavel mais comum do mundo, é normal que em casa não tenhas nenhum, mas qualquer loja de eletrónica o tem, na Mouser custa 50 ou 60 centimos..
Avr fanboy