collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Nova webpage do KiCad  (Lida 13520 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Nova webpage do KiCad
« Responder #30 em: 28 de Agosto de 2015, 05:41 »
Eu acho importante a app CAD simular, e acho que é para aí que se tem que ir, e que eventualmente se irá. Se já desenho o esquema uma vez, não quero ter que o desenhar noutro programa. Agora, vai ser dificil integrar bem, porque mtas vezes o que queremos simular não é esquema todo, isto terá que ser bem pensado para ser útil. E terá que ser um simulador decente... e é dificil competir com o LTspice.

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Nova webpage do KiCad
« Responder #31 em: 28 de Agosto de 2015, 08:02 »
Hugo,
Quais são as novas features que gostavas de ver no kicad? Conheces o programa?
é uma pergunta séria e sem intençoes de gozar/ fazer chacota duma pessoa?..
Esquece a minha pergunta, se achas que não é uma pergunta "séria"

Acabei de fazer uma pesquisa rápida no youtube , para encontrar um video que demonstre algumas funcionalidades do kicad.
Se puderes, vê que é um exemplo básico das funcionalidades do kicad

Njay,
o kicad tem uma opção para criar a netlist para spice mas não sei se o LTspice aceita este ficheiro

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Nova webpage do KiCad
« Responder #32 em: 28 de Agosto de 2015, 13:59 »
Quando à vários programas para se desenhar, vai-se para o mais familiar e usual, mesmo que não seja grande coisa.
Utilizo imensos programas, então quando quero desenvolver um projecto:

- Multisim (tem Ultiboard mas não gosto nem se fala muito dele)
- Eagle (3D é uma das coisas que dispenso na totalidade)
- Paint Shop Pro (tratamo-nos por tu e Photoshop raramente uso)
- AutoCAD

O que há entre eles é uma espécie de compatibilidade de ficheiros, mesmo que sejam apenas imagens.
Daí a grande lacuna, não à DXFs decentes para se exportar/importar, por isso é via referências.

O que se faz neste sentido é o que estou a constatar no KiCad, que deveriam ser tiradas as potencialidades dos programas atrás referidos para ser um único.
Para mim a simulação é um dos pontos mais críticos, e como não se tem código fonte dos grandes simuladores, ficará sempre atrás neste aspecto, e ainda estará para vir um simulador mais real, pode-se ligar 230V a um LED e este acende... à quem ligue directamente um LED a um micro só porque sim, e este acende, depois é esperar para ver qual dos dois se queima primeiro.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Nova webpage do KiCad
« Responder #33 em: 28 de Agosto de 2015, 14:00 »
Njay,
o kicad tem uma opção para criar a netlist para spice mas não sei se o LTspice aceita este ficheiro
Aceita se for uma netlist de spice, mas de qualquer forma não é a mesma coisa ;). Só com a netlist não tens o desenho do circuito, não tens o conforto de clicar em cima do esquema para medires as grandezas eléctricas.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Nova webpage do KiCad
« Responder #34 em: 28 de Agosto de 2015, 17:33 »
O que se faz neste sentido é o que estou a constatar no KiCad, que deveriam ser tiradas as potencialidades dos programas atrás referidos para ser um único.

Uma coisa que as vezes temos que reflectir (como product / companies etc developers ou utilizadores) e' "ate' onde devemos ir para suportar tudo e mais alguma coisa?!"

Suportar tudo e mais alguma coisa, encarrega grandes problemas de desenvolvimento e suporte futuro. Penso que na maioria dos casos acabas por ter funcionalidades que deixam muito a desejar, porque 'e impossivel colocar um grande esforco de desenvolvimento em todas elas.

Portanto por vezes o melhor, 'e suportar "pouco mas bem" e se existem alternativas complementares boas, entao deixar esse trabalho para essas alternativas.

Um exemplo ao calhas: Nao ficaria melhor `a Microsoft empenhar-se em desenvolver um bom sistema operativo em vez de estar preocupada em desenvolver tambem um "internet explorer", um "windows media player", um "paint", etc, componentes que vem por defeito na instalacao de um pacote windows e depois ninguem usa e acaba por instalar alternativas. ??

Penso que este tipo de filosofia "all in one" 'e realmente mais visto em produtos proprietarios, que tentam justificar o "bundle" em relacao ao preco a pagar... e a aplicacao 'e considerada "melhor" quanto mais coisas fizer.

Pelo contrario parece-me que companhias ou projectos mais "open" tendem em fazer as coisas mais modulares (ou com importacao / exportacao) e concentrarem-se em problemas mais especificos.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Nova webpage do KiCad
« Responder #35 em: 04 de Setembro de 2015, 07:50 »
Viva,
Para os interessados em simulacao & Kicad, foi lancado recentemente o eSim
http://esim.fossee.in/home
Uma aplicacao opensource que integra o KiCad para desenhar os circuitos e o Ngspice para simulacao.

Dei uma vista de olhos no manual e parece-me bom:
http://esim.fossee.in/resource/book/esimusermanual.pdf

Give it a try!


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Nova webpage do KiCad
« Responder #36 em: 04 de Setembro de 2015, 20:07 »
Tenho de fazer uma mini review á coisa, mas á primeira, instalei, carrego em help, o ficheiro de help não existe  ::)
Tem exemplos, fixe!
Estão enterrados em pastas e mais pastas no program files.
E mais umas paneleirices em que reparei.

Por outro lado, Altium 14.3, eu sei, é versão "estudante", mas o workflow daquilo é qualquer coisa..
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Nova webpage do KiCad
« Responder #37 em: 22 de Setembro de 2015, 00:55 »
Ja agora, existe algum kicad viewer online?

E conversores entre softwares? acho que há um eagle-to-kicad.. e o reverso existe?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Nova webpage do KiCad
« Responder #38 em: 22 de Setembro de 2015, 02:38 »
Para que é que queres o "reverso"? É que isso é literalmente andar para trás :p

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Nova webpage do KiCad
« Responder #39 em: 22 de Setembro de 2015, 20:06 »
Para que é que queres o "reverso"? É que isso é literalmente andar para trás :p
foi só por perguntar...se dá pra fazer pra um lado, tb deve dar pra fazer pró outro..digo eu n sei.
depois se é andar pra tras ou nao, isso depende...pra quem está habituado a um deles só e se lhe aparecer as coisas feitas no outro e que queira reeditar, tvz se safe mais depressa se puder mudar os ficheiros para aquele software a que está mais habituado usar..

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Nova webpage do KiCad
« Responder #40 em: 22 de Setembro de 2015, 21:10 »
Nao tenho conhecimento.

Geralmente os programas implementam importacoes/exportacoes para formatos "standard" e essas conversoes entre empresas diferentes tem de ser feito por terceiros.