collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Ontem pequei...  (Lida 23313 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ontem pequei...
« Responder #30 em: 27 de Setembro de 2016, 16:47 »
Custa mais os condensadores á volta do 555 que custa um micro actualmente lol..
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Ontem pequei...
« Responder #31 em: 27 de Setembro de 2016, 21:40 »
Os condensadores não, mas a ir para um 555 teria que ser um 7555 (o dispositivo está alimentado por uma CR2032), e esse só custa menos 0,23€ (menos uns 0,12€ se considerarmos as resistências, cap e diodos necessários) do que me custou o attiny25 (que tem uma flexibilidade brutal face ao 7555, como é óbvio).

É impressão minha, ou os attiny aumentaram bastante de preço recentemente? Comprei na mouser há uns 2 ou 3 anos attiny25 por 0,87€ e agora estão a 1,06€ para o mesmo modelo e quantidade... será que é assim que a microchip quer acabar com os AVR?
« Última modificação: 27 de Setembro de 2016, 21:42 por Njay »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ontem pequei...
« Responder #32 em: 28 de Setembro de 2016, 01:31 »
Yup, tudo o que é Atmel disparou de preço..
Comprei Atmegas RFR por 6€, estão a 10€ cada, yay....
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Ontem pequei...
« Responder #33 em: 28 de Setembro de 2016, 14:44 »
Fluck, não quero ir programar PICs...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ontem pequei...
« Responder #34 em: 28 de Setembro de 2016, 15:38 »
Provavelmente PSoC's, ou TI's, ainda agora aproveitei a promo de uma dev board por 14€ com licença completa o CodeComposer.
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Ontem pequei...
« Responder #35 em: 28 de Setembro de 2016, 16:44 »
Com Cortex-M0 a rondar 1 € da Freescale, ST, Silicon Labs, Cypress, etc e com developement boards a preços parvos (muitas abaixo dos 10€, algumas ainda melhores: http://www.digikey.com/product-detail/en/cypress-semiconductor-corp/CY8CKIT-049-42XX/428-3344-ND/4805328),  opções não faltam, o difícil é escolher.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ontem pequei...
« Responder #36 em: 28 de Setembro de 2016, 17:02 »
O meu atrofio com ARM's é o clock distribuition que com registos é um cluster fuck, com o CMSIS é meio giga de código para virar 3 bits..
Quando os senhores têm um log num módulo CMSIS para definir bits para um timer...
Isso e o á vontade com os atmegas, mas para PIC's é que nunca, bahhhhhhhhh
Avr fanboy

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Ontem pequei...
« Responder #37 em: 28 de Setembro de 2016, 19:57 »
O meu atrofio com ARM's é o clock distribuition que com registos é um cluster fuck, com o CMSIS é meio giga de código para virar 3 bits..
Quando os senhores têm um log num módulo CMSIS para definir bits para um timer...

Tens um exemplo concreto para mostrar?
Por acaso, de momento nao tenho aqui rapidamente nenhum SDK instalado para verificar as tuas palavras :)

Essencialmente, e nao e' novo nos MCUs q usam ARM ou outros, existe actualmente muita flexibilidade de uso de clocks, de modo a que a melhor poupanca de energia posssa ser feita ou flexibilidade de velocidades de CLK etc.

Por isso, todos os perifericos que tem de ser usados, tem de ser feito o enable do CLK nesse periferico. sera algo do genero:

activarclock(CLK_ADC);

Por acaso nao estas a confundir o CMSIS com as bibliotecas (de perifericos) do vendor?

Em algumas situacoes, para alterar bits de configuracoes, as bibliotecas do vendor, criam uma funcao de logica de utilizacao. (exemplo, algo do genero: para alterar um bit e' necessario primeiro ler o registo todo antes de o alterar ou fazer algo em relacao a outro registo)

Geralmente as bibliotecas dos vendors sao mt complexas e em alguns casos overkill (como dizes). Eu quando usei em algumas situacoes em que escolhi usar um uC com pouca memoria, fiz uma framework em que para funcionalidades basicas desenvolvi os meus drivers (baseado nessas bibliotecas) em que simplifico o setup (por exemplo de uma UART).
De outro modo, usando essas bibliotecas do vendors, se seguirmos os exemplos deles, fazer qualquer coisita de inicializar um periferico, sao Kbytes de memoria so para isso! (e estou a falar mesmo em release mode!)

Isto a meu ver, so eh importante em duas situacoes: quando tens que poupar espaco (o meu caso) ou quando o codigo dessas bibliotecas cria muito overhead num algoritmo (ou um bottleneck)
Nesse caso nao se podem usar as bibliotecas do vendor..


Os uC 8bits sao mais simples, menos registos, menos opcoes, logo mais simples de entender e rapidamente trabalhar em "tweek mode" directamente mechendo no "core".


Agora, para finalizar, se o vosso problema com os vossos projectos e' o ARM ou o boneco azul do atmega ou "a PIC" .. entao ha ai qq coisa mal nisso... porque o problema devia ser desenvolver a aplicacao do projecto.
Os microcontroladores / CPUs servem para correrem uma aplicacao de determinado projecto e nao como "plataforma de exploracao de arquitecturas digitais"
Por isso, ou os vossos projectos sao muito simples e tem mais trabalho a configurar o hardware / microcontrolador / periferico do que em desenvolver a aplicacao ou/e se calhar o uC que selecionaram e' demasiado complexo para voces ou para a aplicacao a que se destina.

Facam uma escolha adequada ao target.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Ontem pequei...
« Responder #38 em: 28 de Setembro de 2016, 23:29 »
Nem todos os projectos são grandes.... como se pode ver pelo assunto inicial do tópico :P

O AVR é fácil de programar, tem um compilador extremamente fácil de usar e gratuito sem qualquer tipo de restrição (incluindo utilização comercial do código gerado), além de que não exige o último Windows, hw, nem me obriga a usar um IDE (muito menos um que dá dores de cabeça). Tem chips de 8 patas em SMD e TH, e talvez até mais pequenos, e que podem correr directamente duma CR2032 sem mais nenhum componente, e tanto pode ser a 128KHz como a 8MHz. (Ainda) Há chips por menos de 1€. A execução de código dum AVR é extremamente preditiva, isto é, não há latências difíceis de prever.

Arrangem-me alternativas ARM ou outra coisa qualquer a isto. Dispenso PICs e MSP430 (até porque não cumprem os requisitos).

Update: mais um, protocolo de programação do chip documentado.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2016, 00:28 por Njay »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Ontem pequei...
« Responder #39 em: 29 de Setembro de 2016, 00:27 »
mas afinal qual é o melhor? o IOS ou o Android!?  ;D

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Ontem pequei...
« Responder #40 em: 29 de Setembro de 2016, 12:30 »
mas afinal qual é o melhor? o IOS ou o Android!?  ;D
O Hugo a puxar uma flame war :P

São ambos bons e ambos maus em coisas diferentes, o que interessa é cada pessoa encontrar o que é melhor para sí.

PS - Não existia também Windows Mobile e BlackBerry?

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Ontem pequei...
« Responder #41 em: 29 de Setembro de 2016, 13:04 »
(Ainda) Há chips por menos de 1€. A execução de código dum AVR é extremamente preditiva, isto é, não há latências difíceis de prever.
Arrangem-me alternativas ARM ou outra coisa qualquer a isto.

Nota a minha resposta e' apenas para esclarecimentos, nao estou a suportar a escolha ou posicao relativa ah determinada opcao.
O melhor e' o que cumpre melhor os vossos requisitos!

<1€ @1Qty
http://pt.mouser.com/Todos-os-fabricantes/_/N-0Zscv7?Keyword=EFM32&Ns=Pricing%7c0&FS=True
Os outros fabricantes tem ~1€ para quantidades >10

"latências difíceis de prever"
- A arquitectura do ARM e' RISC, logo a maior parte das instrucoes e' executada em 1 ciclo.
As outras (eg: jumps, ou multiplicacoes / divisoes) podem ter mais, mas estao todas tabeladas.

Podes ter em alguns casos problemas "de predictibilidade" na activacao dos pinos, que os diferentes vendors tem opcoes diferentes no acesso.
Mas isto nao 'e por si uma limitacao por si, mas 'e uma feature da natureza das arquitecturas.
Por outras palavras, isto e' o conhecido problema de implementar o Bitbanging nestas arquitecturas.

Se precisam de implementar algo bitbanging, tem de ter atencao a esse aspecto ao escolher o uC a ver se suporta directamente no hardware a escrita dos pinos em 1 intrucao.
Se calhar um uC de 8bits e' mais indicado para essa tarefa.


Update: mais um, protocolo de programação do chip documentado.

Tenho visto ultimamente as companhias a disponibilizar o protocolo de programacao do chip.
Alias, a maior parte dos vendors no caso do ARM usa JTAG e/ou SWD. (nao estou certo se depois ha necessidade de haver informacao especifica do uC, mas, ha varios programadores a suportar varios vendors).
Logo para programar / debuggar nao e' necessario um equipamento / protocolo vendor specific.

Neste aspecto, na minha opiniao, tanto ATMEL como Microchip ficaram muito "presas ao tempo" nos teus programadores e debugers.
Os debugers vendor specific AVR ice e o ICDx ... e o respectivo preco.

Por exemplo:
O debugger oficial da ARM: ATMEL-ICE-BASIC custa 87€ (mouser) - O ATMEL-ICE custa 124€
O debugger oficial da Microchip: MPLAB ICD3 custa 191€ (mouser)
O debugger oficial da ST (que da para JTAG, SWD, STM32 e STM8bits) custa 19€ (mouser)

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Ontem pequei...
« Responder #42 em: 29 de Setembro de 2016, 14:58 »
(Ainda) Há chips por menos de 1€. A execução de código dum AVR é extremamente preditiva, isto é, não há latências difíceis de prever.
Arrangem-me alternativas ARM ou outra coisa qualquer a isto.
(...)

Alternativas que cubram todos os pontos que mencionei, não apenas o preço e a predictibilidade na execução.

As pessoas tendem a olhar para "8biters" como coisa velha, o ARM com 32bits é que é... e esquecem-se que um ARM é uma máquina bastante mais complexa do ponto de vista do utilizador (programador). "Mais" não é obrigatoriamente "melhor".
« Última modificação: 29 de Setembro de 2016, 15:01 por Njay »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Ontem pequei...
« Responder #43 em: 29 de Setembro de 2016, 16:09 »
Alternativas que cubram todos os pontos que mencionei, não apenas o preço e a predictibilidade na execução.

As pessoas tendem a olhar para "8biters" como coisa velha, o ARM com 32bits é que é... e esquecem-se que um ARM é uma máquina bastante mais complexa do ponto de vista do utilizador (programador). "Mais" não é obrigatoriamente "melhor".
E o que entendes por melhor? o "melhor" para ti pode nao ser o melhor para outros, além do mais, se nao fosse uma evolução, e se houve uma evolução é porque houve uma necessidade, e porque os antecessores nao cumpriam certos requisitos. Além do mais se fosse uma alternativa, ja à mto tempo tinham cancelado a produção dos mais antigos, logo ninguem veio substituir ninguem e cada um continua a ser usado para cada situação.

E se os debuggers sao ainda algo caros é porque existe mercado, ha quem aposte mais na industria que aposte nos consumidores directos.

TigPT: lol nao foi uma pergunta, foi uma retórica com altos tons de ironia, porque num assunto nada haver, acabou-se mais uma vez num prós-e-contras entre os atmegas e os pics (tb se nao era nisto, era  arduino vs bananas) :P

p.s.: o que adoraria ver era um prós-e-contras da fatima campos ferreira, sobre estes assuntos! :)
« Última modificação: 29 de Setembro de 2016, 16:12 por Hugu »

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Ontem pequei...
« Responder #44 em: 29 de Setembro de 2016, 20:42 »
"Mais" não é obrigatoriamente "melhor".

E o que entendes por melhor? o "melhor" para ti pode nao ser o melhor para outros

O melhor e' o que cumpre melhor os vossos requisitos!

Eu vejo este assunto muito simples:
Requisitos diferentes -> escolhas / preferencias diferentes

Importante fazer escolhas adequadas aos diferentes requisitos e que essas escolhas sejam informadas.