collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Módulo gsm  (Lida 29831 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Módulo gsm
« em: 14 de Novembro de 2015, 11:52 »
Boa tarde,
Comprei um modulo GSM/GPS SIM808 no eBay e no entanto estou com dificuldades em comunicar.
Peguei no arduino 2009, tirei o atmega liguei tx com rx e rx com tx, partilhei a alimentação e quando vou terminal enviar o comando AT não recebo resposta.  Chekei as ligações e estão OK.
Depois mais uma pesquisa meti atmega328p com exemplo virtualwire na porta 10 ee 11, tx com rx e rx com tx e assim consigo comunicar e fazer chamadas.
Não percebi porque que ligado ao arduino sem chip comrsmo bauldrate não consigo comunicar.
Boa noite, mandei vir do eBay um modulo, ainda sem destino.
Ora hoje chegou a casa e fui brincar peguei no arduino

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Módulo gsm
« Responder #1 em: 14 de Novembro de 2015, 12:50 »
No primeiro caso fizeste um loopback (ligar o rx ao tx no arduino) para confirmar que fazia eco e estava a funcionar a comunicação?

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Módulo gsm
« Responder #2 em: 14 de Novembro de 2015, 13:46 »
Sim, liguei tx ao rx no arduino para testar a comunicacao e para confirmar se a porta com estava certa.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Módulo gsm
« Responder #3 em: 15 de Novembro de 2015, 16:17 »
Ora ja consegui falar com o modulo. ler lista dos contactos imei e afins.  Este site ajuda muito com os comandos.
http://m2msupport.net/m2msupport/module-tester/

Ora uma vez que ainda nao vieram as antenas ebay, e ainda vao demorar, exprimentei uma antena wireless de um portatil que tinha aqui perdido com o mesmo contector do modulo, mas mesmo assim o at+cops nao detecta rede nenhuma, será nornal? até ja meti junto com o telemovel mas mesmo assim nao apanha nada.





Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Módulo gsm
« Responder #4 em: 19 de Novembro de 2015, 15:50 »
problema descoberto, hoje chegou antena gsm (identico as antenas routers wireless) , mais o adaptador.
Montei e at+cops nao detectava nenhuma rede, achei que a coisa estava muito estranha, entao vi na net que o a ficha soldada na pcb onde liga antena a solda nao chegava para fazer contacto.  Peguei no ferro deitei um pingo de solda no 4 lados do adaptador e voila.
Já me aparece a rede tmn e optimum mas o sinal continua muito fraco  fui para o quintal e fraco esta.

O que poderá ser agora tenho rede maxima com o telemovel e o modulo nao tem rede nenhuma.
AT+CSQ
+CSQ: 5,0
OK
Signal level is -103 dbm. Signal condition is marginal.The signal strength range is -53 dbm (Excellent) to -109 dbm (Marginal).

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Módulo gsm
« Responder #5 em: 20 de Novembro de 2015, 11:51 »
Real problema esta descoberto,  graças a grande qualidade de produção dos chineses não é que os gajos soldaram os conectores ipex ao contrario, o do gsm e gps estão ao contrario, só Bluetooth e que esta certo.

Entanto tentei tirar ipex com jeitinho mas acabei por estragar  arranquei ipex e soldei 2 fios directamente para a antena.   e agora tenho rede. csq 13.

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Módulo gsm
« Responder #6 em: 23 de Novembro de 2015, 16:18 »
Pelo teu ultimo comentario, vejo que estas a trabalhar com GPS e GSM, são as duas comunicações integradas no mesmo modulo?

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Módulo gsm
« Responder #7 em: 23 de Novembro de 2015, 20:21 »
Sao 3 comunicações gsm, GPS, bluetooth, todos integrados num do IC SIM808.

BT não testei ainda
GSM já testei fazer chamadas funciona bem
GPS não testei, tentei com antena GSM mas não apanhou nada.

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Módulo gsm
« Responder #8 em: 23 de Novembro de 2015, 23:46 »
Alguma razão especial para escolheres esse modulo?
Eu ando a ver estes e por metade do preço (sem bluetooth ja faço a festa, ou então não ahahah)

uBox   Neo 6M -   15,00 € -   http://www.ebay.com/itm/GPS-U-blox-NEO-6M-Module-Aircraft-Flight-Controller-For-Arduino-MWC-IMU-APM2-/161103685445

SimCom -   SIM800L -   10,00 €http://www.ebay.com/itm/SIM800L-GSM-Module-SIM-Board-Quadband-850-900-1800-1900-Antenna-F-MCU-Arduino-/191695150915

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Módulo gsm
« Responder #9 em: 24 de Novembro de 2015, 10:55 »
Antes de comprar este era para comprar esses que referistes,  mas e a primeira vez.
A razão é mesmo por ser 2 em 1,  e de ser mais pratico ter só um modulo na breadboard para comunicar em vez de 2.  Apesar de não ter ainda projecto para ele.

Agora estou a começar a tentar meter o atmega a falar com o modulo,  só que no entanto o uart por software não esta fácil.
Ainda não arranjei exemplos de jeito,que desse para estudar.

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Módulo gsm
« Responder #10 em: 05 de Dezembro de 2015, 04:01 »
Emprestaram me um que tem o SIM808 é mais um GPS integrado, vou testar o bicho :)

 Já agora, quanto tempo leva o teu módulo a enviar uma sms?
Em termos de rede é fiável?

Offline ralex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 76

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Módulo gsm
« Responder #12 em: 06 de Dezembro de 2015, 17:32 »
Em temos de rede acho que sim, pelos menos consigo ligar-me a rede meo sem antena ligada. O GPS +/- 20segundos e tenho coordenadas +/- diferença 5metros da casa.

RALAX: sim consegues usar no arduino sem problemas.

Agora isto aqui está mau,lcd e uart ok, mas agora  nao consigo imprimir buffer uart rx para o lcd, se for uma letra consegui agora frase OK nao estou a conseguir, já ando aqui a 1 dia e nao consegui. Alguma dica.


Citar
extern void lcd_cmd(char byte, unsigned char rs);
extern void lcd_msg(char *str);

main.c

volatile int i=0;
volatile uint8_t buffer[20];

int main(void)
{
   sei();
   DDRD = 0b11100000;
   USART_init();   
   lcd_begin();
   lcd_msg("test usuart avr ");

   while(1)
   {      
         lcd_gotoxy(0,1);
             while(buffer)
             lcd_cmd(buffer[i++], 1);
         lcd_msg("\r\n");
   }
}

ISR(USART_RX_vect)
{
    buffer=UDR0;       
    i++;
}

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Módulo gsm
« Responder #13 em: 06 de Dezembro de 2015, 20:24 »
*(devias usar a tag "code" para código, se usas "quote" há cenas que desaparecem, como por exemplo o [ i] no while(buffer[ i]) )

Código: [Seleccione]
extern void lcd_cmd(char byte, unsigned char rs);
extern void lcd_msg(char *str);
Que biblioteca é esta? não vejo a definição das funções nem encontro nos sites de arduino, mas pelo nome uma devia servir para enviar comandos (posição do cursor, etc: http://mil.ufl.edu/3744/docs/lcdmanual/commands.html) e outra texto. Se for assim o seu uso abaixo está errado.
Código: [Seleccione]
main.c

volatile int i=0;
volatile uint8_t buffer[20];

int main(void)
{
sei();
DDRD = 0b11100000;
USART_init();
lcd_begin();
lcd_msg("test usuart avr ");


while(1)
{
lcd_gotoxy(0,1);
    while(buffer[i])
         lcd_cmd(buffer[i++], 1);
lcd_msg("\r\n");
}
}

ISR(USART_RX_vect)
{
buffer[i]=UDR0;       
i++;
}

Mas suponhamos que as funções estão certas: Se "simulares"  o funcionamento do programa encontras logo vários erros:
inicio: i=0; buffer[0]=0, loop está sempre a colocar o cursor em (0,1) , salta o while(buffer[ i]) (porque é =0) e manda um "\r\n". Ainda não recebeu nada e já está a mandar newlines em catadupa para o LCD, nem deves chegar a ver o "test usuart avr ".

Recebe um caráter: A interrupção coloca-o em buffer[ 0], i passa a 1. Quando voltar ao loop principal  continua tudo na mesma, porque buffer[ i] do while já aponta para um novo valor 0

Recebem mais 20 carateres: o i vai ser incrementado para além do limite do buffer, vais ter um "buffer overrun" e maras a execução do programa porque não meteste nenhum limite no incremento do i...


Ou seja, tens isso tudo gatado e tens de rever a lógica do programa

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Módulo gsm
« Responder #14 em: 07 de Dezembro de 2015, 02:07 »
Não será mais fácil usares uma backpack i2c para o LCD?
(Se é que estar a usar os LCDs convencionais claro)