collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Empresas para fabricar e assemblar PCB  (Lida 10944 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Empresas para fabricar e assemblar PCB
« em: 18 de Janeiro de 2017, 16:27 »
Boa tarde,

Estou a estudar a possibilidade de produzir um prototipo de um dispositivo que desenvolvi.
Gostava de saber a vossa experiência e referências no desenvolvimento de dispositivos numa vertente mais profissional.

A ideia seria encontrar uma empresa para fabricar e assembelar a PCB e se possível fabricar a caixa.
A PCB deve ser dual layer, 40*60mm, +/-30 componentes.
A caixa deve ter corte para ficha microUSB.

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Empresas para fabricar e assemblar PCB
« Responder #1 em: 18 de Janeiro de 2017, 16:41 »
Não te compensará produzir as mesmas tu mesmo?
Falas em protótipo logo calculo que seja pouca quantidade. PCBs e Stencils arranjam-se a preços muito em conta online, e uma pequena produção em casa há muita gente a fazer (e ficas com mais margem de €€€)

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: Empresas para fabricar e assemblar PCB
« Responder #2 em: 18 de Janeiro de 2017, 16:47 »
Não te compensará produzir as mesmas tu mesmo?
Falas em protótipo logo calculo que seja pouca quantidade. PCBs e Stencils arranjam-se a preços muito em conta online, e uma pequena produção em casa há muita gente a fazer (e ficas com mais margem de €€€)

A primeira produção está estimada para cerca de 70 dispositivos.
Não tenho tido muito sucesso na produção de PCB's, por isso gostava de estudar a possibilidade de mandar produzir.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Empresas para fabricar e assemblar PCB
« Responder #3 em: 18 de Janeiro de 2017, 17:15 »
Para pequenas producoes, ou a Primetec ou a Guimocircuito.

Ha um novo player no mercado nacional portugues, na zona norte. Falha-me agora o nome, mas qd me lembrar ja cah venho escrever.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Empresas para fabricar e assemblar PCB
« Responder #4 em: 18 de Janeiro de 2017, 19:16 »
Para pequenas producoes, ou a Primetec ou a Guimocircuito.

Ha um novo player no mercado nacional portugues, na zona norte. Falha-me agora o nome, mas qd me lembrar ja cah venho escrever.

HFA ? É a que conheço para além dessas duas...
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Empresas para fabricar e assemblar PCB
« Responder #5 em: 18 de Janeiro de 2017, 19:24 »
Para pequenas producoes, ou a Primetec ou a Guimocircuito.

Ha um novo player no mercado nacional portugues, na zona norte. Falha-me agora o nome, mas qd me lembrar ja cah venho escrever.

A GuimoCircuito é meio lenta, e é tão ou mais cara que o resto da concorrência Europeia, salvava-se o turn-around de 2-3 dias, mas o processo deles é muito limitado, 0.5mm espaçamento minimo é muito limitador actualmente para o que faço...
O que tenho usado agora é a EuroCircuits, ainda a semana passada na quinta encomendei 10 pcb's de um modelo e 4 de outro, hoje ás 16h estava com elas na mão..
Avr fanboy

Offline inot09

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2
Re: Empresas para fabricar e assemblar PCB
« Responder #6 em: 18 de Janeiro de 2017, 23:11 »
Boas.
Na minha opinião não ha melhor do que a uartronica a nivel de assemblagem de componentes. Não fazem eles o PCB mas mandam fazer em empresas parceiras de qualidade.

Hoje em dia é dificil encontrar uma empresa que faça as duas coisas. Alem de que para 100 placas dual layer faz isso na china por 50€ e com boa qualidade. Em portugal se pedir cotação apenas para a produção de PCB feitas cá para as mesmas 100 placas paga uns 250€ ou mais. Depois a assemblagem de componentes depende muito... se exigir uma tela para o SMD já é mais um custo adicional e se tem cerca de 30 componentes já não é assim tão pouco...

Nota: se optar por comprar PCB da china escolha um fabricante de qualidade... se vai produzir prototipos é normal que as placas sejam depois sujeitas a rework e num pcb chines de ma qualidade os pads são basicamente "colados" pelo que, a não ser que tenha muita experiencia em rework, mal encoste o ferro no pad ele fica agarrado.

Na minha opinião ... tudo depende do que estiver disposto a gastar.

Mas é apenas uma opinião :-)
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2017, 23:12 por inot09 »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Empresas para fabricar e assemblar PCB
« Responder #7 em: 18 de Janeiro de 2017, 23:30 »
E basta ter um NIF de empresa que nem com despachante da alfandega tira as coisas de lá em menos de 1 mês... Ter milhares de € empatados na alfandega é sempre giro, então quando é coisas para ontem, China actualmente para mim é de evitar ao máximo..
250€ por 100 pcb's em portugal só se forem de 1x1cm..
Avr fanboy

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: Empresas para fabricar e assemblar PCB
« Responder #8 em: 19 de Janeiro de 2017, 10:07 »
Obrigado a todos pelas respostas.

Fabricar em Portugal acho que está um pouco fora de questão devido aos preços que se praticam (no entanto vou pedir algumas cotações), China seria uma boa opção (€€€) mas temos o problema da alfandega. Acho que vou optar por um fabricante europeu.

De forma a reduzir os custos, e visto que para já não são muitas unidades, vou tratar eu da assemblagem.

Que outras opções podemos considerar alem da EuroCircuits?

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Empresas para fabricar e assemblar PCB
« Responder #9 em: 19 de Janeiro de 2017, 10:23 »
Era essa a minha sugestão inicial, encomendar as PCBs (e stencil se tiveres SMDs),  e fazer a assemblagem. Talvez não tenha sido suficientemente claro.

O maior problema dos chineses é a demora. A alfândega (se não mandares vir por transportador) podes contar com +30%, mas os preços deles são tão em conta que mesmo assim pode compensar. Por exemplo estive a ver na PCBWay.com , e para 75 placas de 60x40 com stencil e envio por HK Post  fica em cerca de $100 USD. Com alfândega não deve passar dos 130€.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Empresas para fabricar e assemblar PCB
« Responder #10 em: 19 de Janeiro de 2017, 11:42 »
Uso a PCBWAY ha varios anos sem  nunca ter tido qualquer tipo de problema. O servico eh impecavel e na verdade teem pessoas do outro lado do email/chat-box a responder ahs perguntas. Ao sabado/domingo inclusiveh.

O tempo entre pagamento feito e entrega em casa nunca foi superior a 10 business days. Com ou sem transportadora. Estou no UK, ressalve-se.
A partir de certa quantidade (peso/volume) compensa usar a DHL e eles tratam de tudo. No proprio dia em q o pacote chega ah alfandega do UK, recebo um email da DHL c o VAT a pagar, a referencia e o numero de conta bancaria. Faco a transferencia no proprio dia e no dia seguinte eh entregue no escritorio.

Ah priori sei q vou pagar VAT se a minha compra for superior a ~£70-80, por isso os meus calculos finais incluem o valor.

Portugal nesse aspecto ainda estah muito longe de ter um bom sistema de alfandega/entregas. Nao eh um sistema justo. Eh um sistema gerido por favores e garrafoes de tinto.



Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Empresas para fabricar e assemblar PCB
« Responder #11 em: 19 de Janeiro de 2017, 14:53 »
desculpem o off-topic

Sérgio,
uma pergunta:
A DHL em UK não cobra pagamento adicional, sem ser o VAT, que não está englobado no valor total da compra?

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Empresas para fabricar e assemblar PCB
« Responder #12 em: 19 de Janeiro de 2017, 15:07 »
desculpem o off-topic

Sérgio,
uma pergunta:
A DHL em UK não cobra pagamento adicional, sem ser o VAT, que não está englobado no valor total da compra?


Jorge, pelas facturas q tenho visto, nao tem aparecido parcela DHL.
Faco as contas ah percentagem e sao apenas 20%, q eh o VAT (IVA).

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Empresas para fabricar e assemblar PCB
« Responder #13 em: 19 de Janeiro de 2017, 19:53 »
Ja usei a uartronica e a ies-energia, precos idênticos e trabalho final idêntico mas achei a uartronica mais despachada durante o processo.


Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Empresas para fabricar e assemblar PCB
« Responder #14 em: 19 de Janeiro de 2017, 20:19 »
Ja usei a uartronica e a ies-energia, precos idênticos e trabalho final idêntico mas achei a uartronica mais despachada durante o processo.

Quanto tempo demorou e para que quantidade ("volume") de trabalho era?