collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Como "produzem" as vossas PCB´s  (Lida 74798 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline guibot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 651
    • Guibot
Re:Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #15 em: 22 de Março de 2009, 22:31 »
Citar
se quiseres começar a fazer com o mesmo metodo que eu faço, posso-te dar umas dicas para fazeres uma insuladora, etc...(baratinhas)....o mais caro é mesmo o primeiro investimento

Fifas com um grau de dificuldade de 0 a 10 em quanto classificas o teu método?

Queres dizer-me o que preciso para ir tendo uma ideia?  :)

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #16 em: 22 de Março de 2009, 23:27 »
Citar
O que seria interessante era fazer uma CNC caseira para fazer esse tipo de trabalhos. 

Eu tenho uma em construção :P Posso deixar aqui uma foto para abrir os apetites :P



Também já fiz algumas placas, como por exemplo a do Little Bastard. Fiz na universidade também com o método da sensibilização por UV.
Segundo o processo que fazemos cá é assim:

1 - Imprimir a PCB em papel de acetato ou papel vegetal (quanto mais pretas estiverem as pistas melhor)
2 - Meter a placa fotosensivel na insoladora UV com o papel vegetal\ de acetato em cima
3 - Esperar cerca de 3 minutos (Depende da insoladora e da qualidade da placa)
4 - Meter a placa em liquido revelador até as pistas ficarem visiveis, cerca de 10 segundos(NaOH se não estou em erro, Hidróxido de Sódio)
5 - Meter a placa em ácido clorídrico (ácido muriático) de concentração 33%, se não estou em erro
6 - Esperar pela corrosão da placa, pode-se adicionar peróxido de hidrogénio concentrado (água oxigenada concentrada) para acelerar a reacção
7 - Retirar a placa do ácido e passar por água
8 - Limpar a placa com álcool etilico para retirar o verniz da placa.

Atenção: durante todo o processo de revelação\corrosão devem ser utilizadas luvas, máscara para respiração e óculos de protecção! Ácido Clorídrico não é assim muito agradável de se cheirar ou tocar :P
« Última modificação: 22 de Março de 2009, 23:31 por msaleiro »
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #17 em: 23 de Março de 2009, 01:48 »
Citar
se quiseres começar a fazer com o mesmo metodo que eu faço, posso-te dar umas dicas para fazeres uma insuladora, etc...(baratinhas)....o mais caro é mesmo o primeiro investimento

Fifas com um grau de dificuldade de 0 a 10 em quanto classificas o teu método?

Queres dizer-me o que preciso para ir tendo uma ideia?  :)

as primeiras vezes....prai um 7....depos disso, entre 3 a 5 :D

o que precisas? uma impressora e acetatos :P placa fotosensibilizada, percloreto de ferro e soda caustica...depois precisas de uma insuladora para expor a placa a luz UV e 2 recipientes (um pra soda outro pro percloreto) :)

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #18 em: 23 de Março de 2009, 14:34 »
luvas e bata n precisas, até pk esses dois químicos são tão softs k até dá pa pôr na piscina.. :D (tou a gozar, ambos são corrosivos..)
« Última modificação: 23 de Março de 2009, 18:15 por ricardo-reis »

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #19 em: 23 de Março de 2009, 18:06 »
ah pois....esqueci-me pá :P luvas daquelas de latex (tipo dos doutores :D) e uma bata....onde cair o percloreto nao sai mais :P

Offline souza

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 41
Re:Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #20 em: 23 de Março de 2009, 23:05 »
[...]

Eu tenho uma em construção :P Posso deixar aqui uma foto para abrir os apetites :P



[...]

msaleiro, tens aí um projecto bastante interessante!  :D

Eu estava a pensar fazer uma pequena, com uma área de trabalho de uma folha A4,
em que a parte móvel seria apenas a fresadora que se deslocaria nos 3 eixos.
Mas a minha grande limitação é a parte mecânica, porque não tenho uma oficina nem nada que se pareça. heheh

Quando concluíres a tua CNC seria boa ideia mostrar aqui no fórum para o pessoal se babar mais um pouco!  :D :D

 
"Engineering is the art of making what you want from things you can get."

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #21 em: 23 de Março de 2009, 23:40 »
Citar
O que seria interessante era fazer uma CNC caseira para fazer esse tipo de trabalhos. 

Eu tenho uma em construção :P Posso deixar aqui uma foto para abrir os apetites :P


Excelente projecto, parece-me muito bem encaminhado.. Ah e parabéns, parece que hoje fazes anos :P

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #22 em: 24 de Março de 2009, 00:00 »
Citar
Quando concluíres a tua CNC seria boa ideia mostrar aqui no fórum para o pessoal se babar mais um pouco!

Sim, quando estiver concluída e funcional faço um post com todo o processo. Tenho tirado fotos durante a construção para isso :) Só ainda não pus nada para depois por tudo de seguida em vez de deixar um post incompleto.

Citar
Excelente projecto, parece-me muito bem encaminhado.. Ah e parabéns, parece que hoje fazes anos

Obrigado, pelo projecto e pelos parabens :P

Se a CNC ficar boa depois quando se desenvolverem novas placas posso fazer as PCBs de prototipos, tá prometido :P é preciso é que a CNC fique boa.. :P
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #23 em: 24 de Março de 2009, 00:11 »
Pagamos-te o material, a luz, e pelo trabalho um copito :).................de água ;)

Por acaso era muito fixe que alguem aqui no forum conseguisse levar um projecto desses até ao fim até porque depois poderia passar bastante informação ao resto dos utilizadores :)

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #24 em: 24 de Março de 2009, 00:18 »
mt bom, sim sr..

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re:Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #25 em: 28 de Março de 2009, 20:48 »
Eu prefiro o método o "toner transfer". Imprime-se o desenho em papel fotográfico fino numa impressora laser, depois encosta-se o desenho impresso no PCB já muito bem limpinho e passa-se a ferro durante 1 a 2 minutos, aquecendo bem a placa e pressionando um pouco. No final do tempo passa-se com o bico do ferro por toda a placa, pressionando. O calor do ferro de engomar faz o toner ficar agarrado ao PCB. Aí mergulha-se a placa em água morninha uns minutos, e começa-se a retirar o papel desfazendo-o com os dedos. Depois do papel bem tiradinho (o toner fica bem agarrado, às vezes até esfrego um pouco com uma escova de dentes, que já não uso claro :)), leva-se a placa ao ácido.

Também é possível usar esta técnica para fazer um silkscreen (desenhos no lado dos componentes), e sai bem mas aconselho passar um verniz para proteger o toner. Ou então imprimir em acetato autocolante e colar na placa (muitos KITs de electrónica têm PCBs com silkscreen feito desta forma).

Isto funciona bem para placas relativamente pequenas. É possível fazer pistas bem finas. Pode levar algum tempo a afinar o processo.
« Última modificação: 28 de Março de 2009, 20:52 por Njay »

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #26 em: 24 de Maio de 2009, 12:29 »
Citar
Quando concluíres a tua CNC seria boa ideia mostrar aqui no fórum para o pessoal se babar mais um pouco!   

Ainda não está acabada.. mas aqui já está mais adiantada.. aliás.. até digo que está quase :P O pior é que agora vem a altura dos testes, trabalhos e exames :( De qq maneira aqui vai:

Vista 1:


Suporte do Mini Drill (Duro 160W):


Vista 2:


Motores de Passo (PM55L-048, 600mA@24V com possibilidade de driver unipolar ou bipolar, fornecendo o bipolar maior torque; retirados de impressoras HP660c\hp690c) e três fontes de alimentação de impressoras Epson (ainda não sei as especificações completas pk não há datasheets mas segundo o que analisei das fontes têm saídas de 36 e 42 V e corrente até 5A, mais ou menos... possivelmente uma fonte até vai dar para os 3 motores):


Vista traseira:


Vista de cima:


Vista de frente:


O que falta:
- Acoplar os motores DC aos eixos (já está pensado e já tenho o material mas de momento não tenho tempo)
- Pequenas correcções no eixos roscados
- Placa controladora com alimentação de 24V.
- Comprar umas fresas de tungsténio

Já faltou mais.. :P

Já experimentei a fazer um corte numa placa de acrilico, rodando os eixos manualmente e o corte ficou bastante direitinho :D
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #27 em: 24 de Maio de 2009, 12:37 »
Excelente... e como fica o acabamento de uma pcb numa coisa destas? e software para a controlar?!

É coisa que sempre me deixou alguma duvida é a parte de controlo de uma cnc.

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #28 em: 24 de Maio de 2009, 13:01 »
As PCBs geralmente ficam bastante boas. É preciso é que a máquina não tenha grandes folgas e umas fresas fininhas. Geralmente até não exigem muito esforço por parte da CNC porque a camada de cobre é bastante fina e com umas boas fresas desgasta-se bem. Segundo me lembro a Lusorobotica motor board do metRo_ foi feita com CNC na universidade em que ele está (a do Porto, axo.. se estiver enganado peço desculpa :P ). Já andei a ver fresas e acho que para começar vou comprar uma de 0.3mm para experimentar fazer PCBs, uma de 1mm e outra de 2.5mm para desgaste de outros materiais como acrilico e nylon. Ainda não sei se a máquina vai ser capaz de fresar alumínio.. mas estou com esperanças que sim.. mesmo que tenha que ser muito devagarinho :)

No que diz respeito a software.. se for para Windows existem por exemplo o Win PC-NC, o Mastercam, e o que apesar de ser velhinho e de aspecto duvidoso é dos mais utilizados, o Mach 3. Existem ainda outros, como o CamBam ou coisa assim. O problema destes softwares é que são todos pagos. Para linux existe o emc2, mas não o conheço mt bem.. pelo k vi acho que até há um live cd do ubuntu com o emc2. Existe ainda um outro que é o USBCNC, mas so pode ser utilizado com os controladores USB proprietários.

Por acaso é algo que gostaria de fazer.. um software de controlo para CNCs com controladores USB.. controladores USB só há proprietários.. e mesmo que se faça um controlador USB.. os outros softwares só suportam controladores para porta paralela :( .. Quem sabe um dia mais tarde venha a ter tempo... ou se começarem a aparecer por aqui mais CNCs e pessoal com vontade e tempo quem sabe se faça um projecto open source "Lusorobotica CNC controller" :P
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #29 em: 24 de Maio de 2009, 13:11 »
Ok, como suspeitava, o controlo não é fácil.

Se quiseres ficar com o bichinho, já consegui meter java a falar com o arduino por usb (serial), e o projecto jHardware já começa a andar para a frente.

Assim que tiver algo minimamente bom posto. Ando ainda a tratar de buffers e alguns sistemas de controlo para garantir qualidade dos dados enviados e recebidos.