collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: O meu projecto de domótica  (Lida 23251 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline m2snd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
O meu projecto de domótica
« em: 30 de Agosto de 2011, 10:14 »
Olá a todos!

Passados cerca de 2 meses desde que iniciei o meu projecto para o controlo dos interruptores em casa, gostaria de partilhar com vocês a evolução do sistema. Ainda não está totalmente concluído, porque cheguei à conclusão que o Arduino UNO, não tem  pinos nem memória suficientes para controlar todos os interruptores interiores e exteriores da casa. Sei que existem soluções para tornear o problema da falta de pinos, mas para um amadorissimo como eu, ainda é complexo.

Ainda tenho na ideia poder controlar as 6 persianas que são eléctricas, mas sem comando remoto. Esta parte é mais complicada! Pelas pesquisas que tenho feito no google, fala-se muito em controlar persianas, muitas ideias, mas projectos concluídos e funcionais, infelizmente ainda não encontrei nenhum para me poder guiar. Espero que esteja enganado e com a vossa ajuda me possam dar algumas dicas e me indiquem algum sitio. Aqui estão algumas fotos:

A caixa com o Arduino Uno, Shield, board de relés feita por mim e uma que mandei vir do ebay, porque cheguei à conclusão que é mais barato mandar vir pelo ebay.
Uploaded with ImageShack.us


Outra perspectiva.....
Uploaded with ImageShack.us


Aqui com as luzes acesas, como podem ver pelos leds ligados....
Uploaded with ImageShack.us


O layout do Arduino web server. Sei que está muito básico. Com um servidor e PC  dedicado ao sistema teria algo visualmente mais agradável. Mas como não percebo nada de PHPs nem HTMLs, foi o que consegui e objectivo ser funcional foi alcançado.
Uploaded with ImageShack.us

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #1 em: 30 de Agosto de 2011, 10:38 »
Boas m2snd.

Bom trabalho. :)

Uma sugestão: seria interessante mostrares os esquemas electrónicos da placa e o código utilizado.

Mostra-nos um vídeo disso a funcionar também ;)

Offline Joel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 120
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #2 em: 30 de Agosto de 2011, 16:46 »
Bom trabalho...

Durante este ano fiz uma maquete de uma discoteca automatizada para uma disciplina lá na escola!!!
Tive muito trabalho e tembem passei pelo mesmo que tu!
Se precisares de ajuda é só dizer!
Comprimentos

Offline m2snd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #3 em: 01 de Setembro de 2011, 19:22 »
Obrigado!!! :D :D

Agora em relação aos estores, estou a pensar em fazer algo do género do esquema em baixo:


Uploaded with ImageShack.us

O que é que vocês acham?
Isto é apenas para subir/descer totalmente/abrir parcialmente um ou todos os estores ao mesmo tempo.
Foi a solução que encontrei, mas não sei se é o correcto. Gostaria que me dessem opiniões e ideias.

Em relação os videos com o sistema a funcionar, quando tiver alguma disponibilidade fá-lo-ei.

Offline m2snd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #4 em: 25 de Setembro de 2011, 01:25 »
Bom e o prometido video cá está!!


Bom, ainda faltam os estores!!!
Desmontei uma das caixas, para ver qual o tipo de motor, se AC/DC....tava a torcer para que fosse DC....mas tive uma desilusão...ainda não desisti....é uma questão de tempo....


Uploaded with ImageShack.us
« Última modificação: 25 de Setembro de 2011, 01:29 por m2snd »

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #5 em: 25 de Setembro de 2011, 10:45 »
aonde é que tu metes te tantos reles? :o
tens que postar o código pois também gostava de fazer uma coisa parecida para quando vou de ferias por a casa em modo automático  :P
muito bom tens que partilhar isso com o pessoal
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline poliveira1978

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 335
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #6 em: 25 de Setembro de 2011, 11:32 »
foi este o post original onde fui buscar a inspiração para  o que postei no tópico Controlo de relays pela web com shield enc28j60

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #7 em: 27 de Setembro de 2011, 21:54 »
boas tu nao respondeste totalmente a minha pergunta mas provavelmente nao percebeste que era uma pergunta mas vou repetir
Aonde e que instalastes os reles para conseguir controlar a casa toda independentemente?
Eu quero investir numa coisa parecida para minha casa parece bem cool 8)
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline m2snd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #8 em: 28 de Setembro de 2011, 11:12 »
Ola dvdt!
Olha é assim...na altura que constroí a minha casa, há cerca de 5 anos, já tinha a ideia de ter um sistema tipo Home Automation. Pedi alguns orçamentos, só que os valores que me pediam eram incomportáveis para mim. O que me lembrei, foi pedir ao electricista que me passasse uns tubos, de tudo o que pudesse ser de alguma forma comandado para uma determinada divisão da casa, para que tudo ficasse centralizado num único lugar. E assim foi, de todos interruptores, tomadas e afins, ficou um tubo desses eléctricos para uma dispensa. Agora o que tenho feito é passar um cabo eléctrico, por exemplo das tomadas onde acendo a luz, para a dispensa. Então nessa dispensa é onde ficam o router, os relés, o Arduino Mega, o shield que vês nas fotos.

Ainda estou a pensar numa maneira de controlar os estores. Quando tiver tudo a funcionar, mostro como tenho feito as coisas e as fotos de tudo. Se tiveres alguma dúvida, ou saber mais algum coisa, é só dizer...

Offline m2snd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #9 em: 28 de Setembro de 2011, 11:27 »
O código:
http://www.easy-share.com/4EC01238E9BC11E09676002481FAD55A/c_digo_utilizado.zip

Isto é material que anda por ai na net....apenas fiz uma adaptação para à minha realidade.

Offline HIT_Braga

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sou o que sou, não o que acham...
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #10 em: 30 de Setembro de 2011, 07:27 »
Boas m2snd

Tá muito bom, e no bom caminho pois claro.
Também estou a pensar em fazer uma coisa do género lá em casa, mais complexo um pouco mas do estilo que tens.
Quanto aos estores vou dar-te o seguinte conselho:
Os teus estores quase de certeza que são 230AC. O que não é problema. Se reparares bem (pelo menos os meus lá de casa) eu pressiono o botão e deixo ficar o mesmo pressionado para descer ou subir, o estor para por bater nos limites ou consumo.

O que podes fazer são duas coisas:
o esquema que colocas-te em cima deve funcionar bem ( verifica apenas se a ligação actual é como pensas, podes às vezes ter que inverter fase e neutro para mudar a direcção do bicho, mas acho que não).

Depois para ficar altamente, podes fazer o seguinte:
medes o tempo que o estores demora a subir e a descer.Verifica todos e faz uma média.
Depois programa para que quando carregas num botão qualquer da casa x tempo (botão dos estores) o estore sobe ou desce esse tempo, ou por clicks tipo dois clicks 4seg, tres 6seg, e se ficares mais de x sobe na totalidade ou desce na totalidade.
Podes aproveitar e controlar todos "ao mesmo tempo".
Não os ponhas a subir e descer todos ao mesmo tempo, podes estourar por consumo excessivo.

Espero que seja útil,

Se precisares de alguma coisa bota ai
Sds,
HIT

Offline m2snd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #11 em: 30 de Setembro de 2011, 14:25 »
PRECISAMENTE!!!!Isso que estas a dizer, eu já experimentei.....foi isso que me lembrei exactamente....

Só que deparei-me com um problema...O skecth que fiz para experimentar, dou um HIGH ao relé, juntamente com um  delay de20 segundos para subir/descer. Mas o tempo em que está a subir/descer, o sistema (browser) fica parado... :(

Andei a pesquisar se haveria outra forma de por o relé em HIGH, sem delay, mas que fosse compatível com os relé de contacto.

Não encontrei nada.... Mas obrigado pelo feedback e pela força....certo que vou continuar com o meu projecto.


Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #12 em: 30 de Setembro de 2011, 14:34 »
Boas

Já experimentaste o milis() (http://www.arduino.cc/en/Reference/Millis)?

Podes experimentar adaptar o Blink Without Delay (http://arduino.cc/en/Tutorial/BlinkWithoutDelay:)
« Última modificação: 30 de Setembro de 2011, 14:36 por XicoMBD »

Offline HIT_Braga

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sou o que sou, não o que acham...
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #13 em: 30 de Setembro de 2011, 16:14 »
Fica parado porque fica no delay. Acho que com o millis como diz o XicoMBD deve bombar melhor.
Fazes assim (eu não percebo nada disto, ainda à pouco começei com o arduino e com C, mas deve bombar).
Quando colocas a subir/descer, chamas uma função delay que te vai contar o tempo(usando o millis e não o delay para não parar o programa)
Passado esse tempo coloca uma variavel no estado 1(terminado), variavel essa que fica a 0(quando inicias). Usando uma variavel podes fazer um IF (variavel=0) então isto senão aquilo.

Acho que me expliquei mais o menos.
Vou ver se inicio o meu dentro em breve, mas estou a pensar em usar o shield ethernet, com shield bluetooth, ou wirelless, pois a minha ideia é controlar com telemovel localmente(bluetooth), e/ou com um lcd touch(baratinhos que estão no mercado) com o shield wireless.
Vamos ver, primeiro tenho de começar pelo básico, e depois avançar.

Vai dando noticias do teu projecto.
Já agora de que zona do pais és?
Sds,
HIT

Offline m2snd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #14 em: 30 de Setembro de 2011, 17:25 »
Ok...percebi a ideia!!!Quando tiver algum tempo, vou tentar com milis. Obrigado aos dois pelas dicas!!!

HIT_Braga, com o sistema que estou a implementar, se tiveres um telemóvel com wireless, consegues controlar  localmente. Só tens é que apontar no telemóvel, o IP local do shield ethernet (o IP que ficou no scketch). Apartir daí controlas tudo.