collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Diferença entre motors DC  (Lida 3087 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Diferença entre motors DC
« em: 04 de Julho de 2012, 15:23 »
Boas pessoal, eu tenho andado a estudar 2 motores da Polulu os "micro gearbox" com relação 30:1 e estou a controla-los com uma L293D, fiz vários testes com os motores com variações de valores compensando no código, e embora esteja a colocar os valores mais proximos possiveis de maneira a que o robot ande em linha recta, tenhos diferenças na PWM de cerca de 25 de um motor para o outro...

E mesmo assim se colocar o robot com esta solução que foi a melhor que encontrei, a andar em linha recta num determinado local, após umas 10 experiências o robot em algumas delas chega a fazer um desvio considerável entre 5º a 10º....

Tenho uma tabela feita com uma media de 10 testes por cada valor alterado na PWM entre 120 e 255 a andar em frente durante 5 segundos e obtenho certas coisas que não me agrada nada, como por exemplo andar 1m para a frente certinho e chegar ao fim e os ultimos 20cm virar a direita cerca de 10 a 15º.....

Portanto a minha pergunta é, existe alguma maneira de contrariar isto para termos certeza que ele vai "em frente", sem encoders e sem IMU, porque com encoders e IMU já consegui coloca-los correctamente a andar "em frente"....

Cumps,
André.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Diferença entre motors DC
« Responder #1 em: 04 de Julho de 2012, 15:35 »
Na minha tamiya baratucha usei lubrificante grosso para abrandar um bocadinho um dos motores, funciona... mas quero é encoders.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Diferença entre motors DC
« Responder #2 em: 04 de Julho de 2012, 15:49 »
Terás sempre diferenças. E mesmo que tivesses 2 completamente iguais, ainda assim eles iam divergir, porque basta uma roda "derrapar" um microgésimo para criar uma diferença (e aí nem com encoders te safas, porque o encoder não "vê" que a roda derrapou). Portanto tem que haver algo mais "abstracto" que direccione o veiculo, ele tem que ter um alvo (ou uma linha no chão :) ) que possa "perseguir" e o código vai fazendo pequenas correcções nas velocidades dos motores para que ele siga em direcção ao alvo (ou mantenha o alvo debaixo de olho).
« Última modificação: 04 de Julho de 2012, 15:52 por Njay »

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Diferença entre motors DC
« Responder #3 em: 04 de Julho de 2012, 15:57 »
Isso das derrapagens tambem dá problemas, é preciso estar a sempre a limpar o pó.

Já pensei em fazer um encoder com rato óptico, era mesmo através do chão que ele se guiava versus as rodas.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Diferença entre motors DC
« Responder #4 em: 04 de Julho de 2012, 16:20 »
Eu estou a ter sérios problemas com isto...

Em piso tipo tijoleira mas liso, ou seja um tampo de uma mesa a compensar o motor desfavorecido ele quando se lembra faz piões...

Vou trocar a relação das gearbox, para ver se tenho mais torque porque estes motores com relação 30:1 tem 4oz - in vou colocar uma de 100:1 com 12oz-in...

Cumprimentos,
André Carvalho.