collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Fluid Clock  (Lida 84141 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fluid Clock
« Responder #75 em: 18 de Abril de 2015, 20:43 »
Era realmente mais facil passar numa tipográfica/gráfica que faça paineis de publicidade e pedir uns restos de acrilico.
Avr fanboy

Offline josecarlos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 393
Re: Fluid Clock
« Responder #76 em: 18 de Abril de 2015, 20:57 »
Boas :)

Também podes imprimir......


Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #77 em: 18 de Abril de 2015, 21:07 »
As agências de publicidade ou aquários costumam ter acrílicos bem grossos, é uma boa hipótese, de outra forma não encontro à venda sem ser online a preços nada agradáveis, é uma coisa tão pequena e tão simples que até estou a achar estranho não encontrar.

O problema de os colar é devido às bolhas, se aquecer pouco não derrete para uma boa união, se aquecer demasiado aparecem bolhas, amanhã faço nova tentativa...

Obrigado a todos  :)

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Fluid Clock
« Responder #78 em: 18 de Abril de 2015, 21:22 »
acho que te arranjo um bloco de acrilico com 2cm de espessura onde mando fazer as caixas prós rpis, mas n deve ficar por menos de 5€.. (cheguei a fazer uma rodela em acrilico de 2cm ou pro senso ou pro cbx (ou nenhum dos dois LOL) e acho que ficou em 4 ou 5€..ja n me lembro)

ya, tb ha 3dprinters que imprimem acrilico, mas acho que o "filamento" é com bolinhas/pelletes de acrilico e nao em fio, por isso teria de ser uma 3dprinter com capacidade de imprimir sob essa forma...
« Última modificação: 18 de Abril de 2015, 21:26 por Hugu »

Offline josecarlos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 393
Re: Fluid Clock
« Responder #79 em: 18 de Abril de 2015, 22:54 »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #80 em: 19 de Abril de 2015, 14:12 »
As bombas peristálticas são interessantes, tenho uma recuperada de uma impressora só que é muito lenta.
Os tubos "sofrem" um bocadinho e têm de ser de silicone ou algo parecido.

As grandes vantagem desse sistema seria a anulação das válvulas anti-retorno, fluxo constante e boa precisão, entretanto já passei tanto tempo com isto que já começo a desanimar, não me apetece estar a refazer todo o mecanismo que ainda me deu algum trabalho, por isso vou colocar o encoder de fluxo e logo se vê.



Hoje fiz o cubo do lado esquerdo ficou um bocadinho melhor.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Fluid Clock
« Responder #81 em: 20 de Abril de 2015, 09:20 »



Hoje fiz o cubo do lado esquerdo ficou um bocadinho melhor.


Para conseguires ficar sem as bolhas de ar, se tiveres oportunidade de colocar o epoxy dentro de um recipiente de onde possas fazer vacuo/sugar o ar, ao fim de alguns minutos as bolhas desaparecem e parece vidro autentico.


Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #82 em: 20 de Abril de 2015, 11:59 »
Para conseguires ficar sem as bolhas de ar, se tiveres oportunidade de colocar o epoxy dentro de um recipiente de onde possas fazer vacuo/sugar o ar, ao fim de alguns minutos as bolhas desaparecem e parece vidro autentico.

Epoxy era bem pensado, daí ter um problema, não tenho câmara de vácuo...
O aspirador não é forte o suficiente, onde estive a trabalhar (worten resolve) haviam umas câmaras para encher tinteiros, essas eram boas para o pretendido, mas mesmo assim a segurança era tão apertada que cheguei ao ponto de começar a despir-me à frente de um segurança desconfiado.

Hoje vou construir o encoder e coloco fotos aqui assim que acabar  ;)

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Fluid Clock
« Responder #83 em: 20 de Abril de 2015, 13:16 »
Ha umas bombas pequenas de vacuo q nao fazem 1bar mas chegam lah perto.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #84 em: 20 de Abril de 2015, 15:16 »
Ha umas bombas pequenas de vacuo q nao fazem 1bar mas chegam lah perto.
Não te enganaste nas unidades, é que 1 bar é aproximadamente o valor da atm (pressão atmosfera padrão), um aspirador normal pode chegar a 5 bar.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Fluid Clock
« Responder #85 em: 20 de Abril de 2015, 16:33 »
Ha umas bombas pequenas de vacuo q nao fazem 1bar mas chegam lah perto.
Não te enganaste nas unidades, é que 1 bar é aproximadamente o valor da atm (pressão atmosfera padrão), um aspirador normal pode chegar a 5 bar.


Nao enganei nao, Uma Atmosfera eh suficente para tirar as bolhas do epoxy. Pode demorar alguns minutos devido ah densidada do fluido, mas as bolhas sao todas sugadas.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #86 em: 20 de Abril de 2015, 18:26 »
Ha umas bombas pequenas de vacuo q nao fazem 1bar mas chegam lah perto.
Não te enganaste nas unidades, é que 1 bar é aproximadamente o valor da atm (pressão atmosfera padrão), um aspirador normal pode chegar a 5 bar.
Nao enganei nao, Uma Atmosfera eh suficente para tirar as bolhas do epoxy. Pode demorar alguns minutos devido ah densidada do fluido, mas as bolhas sao todas sugadas.
Já estava a questionar teu oficio LoL
Costumo usar cola epoxy em muitos casos (rápida de 2 componentes), tenho sempre presente para o que vier.
A mistura é crucial, misturar com um pauzinho não é suficiente e acaba por nunca ficar dura, por isso recorro ao mini-drill até ficar com uma cor esbranquiçada, depois tenho 1 minuto para a aplicar, a partir daí endurece rapidamente e já não se consegue fazer grande coisa, daí não puder esperar alguns minutos em vácuo.
A maior parte das bolhas acabam por desaparecer.

Supostamente se for cola epoxy sem ser rápida o vácuo já tem algum efeito, nunca experimentei mas é sempre bom saber desses pormenores técnicos, se reparares eu raramente aplico peças já feitas nos meus projectos, até podem existir à venda mas construi-las dá-me mais gozo :)

ps: quando se fala de vácuo os valores de pressão são negativos, tipo -1 bar?

ps2: hélice em ptfe (não sei se a forma das 6 pontas prejudica ou se corto a direito):

« Última modificação: 20 de Abril de 2015, 19:41 por dropes »

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Fluid Clock
« Responder #87 em: 21 de Abril de 2015, 08:22 »
Esse Helice ficou jeitoso.

Atencao q qd falo em Epoxy, nao estou a falar em cola.
Estou a falar sim na solucao usada para fazer moldes, prototipos, o famoso "potting". Normalmente misturado com um endurecedor e/ou acelerador, pode ter varias cores.
Misturas os fluidos bem e depois verte-se sobre o que queres isolar.

No meu caso tenho moldes de silicone onde coloco a PCB e ver-to a solucao de Epoxy. Coloco a engenhoca numa "panela de pressao" onde tenho ligado um tubo a um compressor q me suga o ar ateh ~ 1 bar. A tampa da "panela" eh transparente e consigo ver as bolhas a vir ah superficie e a fazer uma espuma. 5mins sao o suficiente para ficar depois transparente como vidro.

Fica entao a curar durante 24h ah temperatura ambiente ou mais rapido se for a uma estufa.


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fluid Clock
« Responder #88 em: 21 de Abril de 2015, 09:19 »
Por acaso...
Onde é que se encontra epoxy/potting compounds á venda em Portugal?
É que mandar vir da Mouser é o tipico preenchimento de papeis e nem sei se o enviam dado que vem por avião e tal.
Avr fanboy

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Fluid Clock
« Responder #89 em: 21 de Abril de 2015, 10:12 »
Por acaso...
Onde é que se encontra epoxy/potting compounds á venda em Portugal?
É que mandar vir da Mouser é o tipico preenchimento de papeis e nem sei se o enviam dado que vem por avião e tal.


Em PT nao te consigo responder, pois estou no UK e eh onde compro. Provavelmente mais facil de importar do q da Mouser ?

Let me know, posso-te conseguir os nomes dos distribuidores e dos pottings q estamos a usar.