collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Relógio de Picagem  (Lida 4915 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Relógio de Picagem
« em: 02 de Outubro de 2013, 00:04 »
Bem ano passado tive a explorar um pouco os RFID então estive a fazer um Relógio de Picagens:

O Projecto tinha:

-Base de Dados em PostgresSQL
-RFID
-LCD
-Arduino Mega
-Ethernet Shield

Basicamente foi criado um Servidor e um Cliente, no LCD estava sempre a mostrar as horas quando passava algum RFID conhecido, aparecia "Olá <Nome da pessoa>" mandava o ID do RFID para o Servidor e este registava a hora de entrada do respectivo ID.
Do lado do Servidor conseguia-se fazer um levantamento das picagens por semana, por dia ou até por pessoa, bem como imprimir as picagens, isto foi feito em Java.

Segue-se a foto que tenho do material na altura e do protótipo final...



Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline helderjsd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 149
Re: Relógio de Picagem
« Responder #1 em: 02 de Outubro de 2013, 11:20 »
Boas,

Eu já no passado fiz algo semelhante, para marcar as "presenças" nas rueniões da minha assoicação, em que cada socio tinha um cartão.

No entanto, tive dificuldades com a comunicação RFID com o arduino. Que receptopr estas a usar?

Outra duvida que tenho, como alimentaste isso? Só por USB??? E não deu raia?

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Relógio de Picagem
« Responder #2 em: 02 de Outubro de 2013, 11:34 »
Olá,

O receptor penso que te refiras ao leitor RFID, o que usei foi o ID-20 como se vê nas imagens...

Sim a alimentação foi feita somente por USB, não tive problemas nenhuns com a alimentação, todos os problemas que ia tendo normalmente era código mal implementado, o hardware foi simples de montar...
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Relógio de Picagem
« Responder #3 em: 02 de Outubro de 2013, 11:35 »



very good! :)

E para quando largar o Arduino e usar Micros directamente com o seu proprio IDE e compilador ? ;)

Offline helderjsd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 149
Re: Relógio de Picagem
« Responder #4 em: 02 de Outubro de 2013, 12:16 »



very good! :)

E para quando largar o Arduino e usar Micros directamente com o seu proprio IDE e compilador ? ;)

Boas,

Não percebi o teu comentario..
Referes-te exactamente a que?

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Relógio de Picagem
« Responder #5 em: 02 de Outubro de 2013, 12:43 »
Foto direita de baixo, foi o leitor RFID que usei, penso que é isso que te referes como Rx...

Asena assim que entregar a tese de mestrado (só 2014) isto ira ser migrado para uma board única para fazer controlo de picagens e gestão de stock...isto supostamente, vai depender depois se vão querer que avance com isto ou não.. ;)
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline helderjsd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 149
Re: Relógio de Picagem
« Responder #6 em: 02 de Outubro de 2013, 16:39 »
Foto direita de baixo, foi o leitor RFID que usei, penso que é isso que te referes como Rx...


Boas, sim isso eu percebi.
O que eu nao percebi foi isto do asena:


E para quando largar o Arduino e usar Micros directamente com o seu proprio IDE e compilador ? ;)

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Relógio de Picagem
« Responder #7 em: 03 de Outubro de 2013, 12:30 »
very good! :)

E para quando largar o Arduino e usar Micros directamente com o seu proprio IDE e compilador ? ;)

Boas,

Não percebi o teu comentario..
Referes-te exactamente a que?




Agarrar em microcontroladores sozinhos, seu ambiente de trabalho IDE, compilador, e fazer tudo "manualmente" sem a ajuda do ambiente Arduino.

Arduino eh mt giro, mas apenas p provar conceitos. Gosto de lhe chamar q a partir de certa fase de aprendizagem, eh um estupidificador de cabecas pois nao permite a pessoa ir alem do IDE q ele apresenta.

Quando o pessoal largar o IDE Arduino e tiver q comecar a fazer as suas proprias bibliotecas, entam vai descobrir q afinal a coisa nao eh assim tao facil como aparenta ser e "possivelmente" vai-se interessar pelo q estah debaixo do capot.

# Para artistas e makers q nunca viram electronica na vida, Arduino eh excelente.

# Para gente ligada ah electronica, eh excelente p provar o conceiito rapidamente e muito mau para fazer depolyment de coisas p industria/clientes/desenvolvimento/bla-bla-bla.


Nao me levem a mal dizer isto, sou um defensor de iniciacao rapida e entrada rapida no desenvolvimento, especialmente de criancas, mas a partir de certo ponto hah q evoluir. E nao eh pelo Arduino.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Relógio de Picagem
« Responder #8 em: 03 de Outubro de 2013, 14:21 »
Concordo plenamente asena, mas isto foi uma coisa feita no máximo em 2 semanas e não foi 8h por dia nem lá perto... portanto como disses-te para prova de conceito funcionou perfeitamente...

Cumps,
André.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Relógio de Picagem
« Responder #9 em: 03 de Outubro de 2013, 14:28 »
Estah mt bom! ;)
keep up the good work