collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Robocup 2009  (Lida 8937 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Robocup 2009
« em: 07 de Julho de 2009, 11:56 »
Boas!

É só para informar os interessados que a Robocup 2009 acabou no domingo passado e que este ano infelizmente nenhuma equipa  Portuguesa conseguiu alcançar o título de campeã mundial. Contudo, a CAMBADA da universidade de Aveiro, campeã mundial em 2008 ainda foi ao pódio alcançando o 3º lugar. As outras duas equipas portuguesas IsocRob e IsePorto defrontaram-se logo no primeiro jogo, empatando a 0 golos. Ambas ficaram afastadas dos lugares cimeiros mas valeu a tentativa. Pode ser que para o ano lhes corra melhor.

O primeiro lugar foi para uma equipa alemã COPS, o segundo para uma equipa holandesa Tech United e o terceiro para a CAMBADA nacional :P

Já agora um pequeno pormenor.. a equipa holandesa para alem de todo o equipamento necessário e dos robots levaram nada mais nada menos que um FRIGORIFICO com comida para não terem que arredar pé durante 15 horas... :P
Se fossem os tugas a levar frigorifico presumo que em vez de comida estaria cheio de "mines" :P

Enfim, parabéns às equipas IsocRob e IsePorto pela tentativa e à equipa da universidade de aveiro pelo 3º lugar!

Parabéns também às equipas da CENATEX, da APCS e da Escola Gustave Eiffel pelas suas boas classificações e participações nas categorias juniores!

Para quem quiser mais informações em português:

http://aeiou.expresso.pt/robotizando=s25159
http://abertoatedemadrugada.com/2009/06/robocup-2009-graz.html
« Última modificação: 07 de Julho de 2009, 12:28 por msaleiro »
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re:Robocup 2009
« Responder #1 em: 07 de Julho de 2009, 12:16 »
Muito bom! É mesmo muito bom saber que Portugal está sempre entre os primeiros! :D
Quais foram e como eram os robots utilizados pelos Portugueses? Gostava de ver fotografias deles!
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Robocup 2009
« Responder #2 em: 07 de Julho de 2009, 12:18 »
Queria deixar os meus parabens às equipas Junior! Nomeadamente, a APCS (do Docilio) e a Cenatex! Ficaram no pódio a mostrar de onde saem os melhores robots!

Parabens ;)

ps:tr3s, se quiseres quando os da cenatex chegarem tiro umas fotos aos robots :P

Offline wear

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 84
Re:Robocup 2009
« Responder #3 em: 07 de Julho de 2009, 12:20 »
Parabéns às equipas portuguesas, com ou sem pódio  ;D

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Robocup 2009
« Responder #4 em: 07 de Julho de 2009, 12:30 »
Aqui têm um vídeo da qualificação da CAMBADA:

msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Robocup 2009
« Responder #5 em: 07 de Julho de 2009, 13:12 »
Muito bom.. pena que nesta altura de exames, acabei por não dar muita atenção ao evento mas ainda bem que existem membros atentos!

Parabéns a todos os participantes, e em especial como é óbvio, aos que conseguiram ver o seu trabalho reconhecido com o 3º lugar. Muito bom!

PS -  gostei do vídeo.. é bom ver sempre algumas melhorias de ano para ano, bom drible de bola, sem dúvida que é o destaque em relação ao nacional.
« Última modificação: 07 de Julho de 2009, 13:14 por TigPT »

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Robocup 2009
« Responder #6 em: 07 de Julho de 2009, 14:14 »
Só é pena que as pessoas associadas a estes projectos não passem aqui pelo fórum. Seria um grande contributo a nível de aprendizagem e motivação. Quem sabe quando começarem a aparecer por aqui robots mais evoluídos comecem a olhar para este cantinho :P
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Robocup 2009
« Responder #7 em: 07 de Julho de 2009, 14:51 »
Esperemos conseguir mudar as mentalidades e aumentar a partilha de conhecimentos...

Offline ricard0g0mes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 146
Re:Robocup 2009
« Responder #8 em: 07 de Julho de 2009, 15:04 »
parabens aos cambada... tinha de ser na UA... hehehee

Offline antonio_jose

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 336
Re:Robocup 2009
« Responder #9 em: 07 de Julho de 2009, 19:11 »
Só é pena que as pessoas associadas a estes projectos não passem aqui pelo fórum. Seria um grande contributo a nível de aprendizagem e motivação. Quem sabe quando começarem a aparecer por aqui robots mais evoluídos comecem a olhar para este cantinho :P

Ou então o Forum devia estar obrigatoriamente presente nos sites das Universidades, nos cursos base, electronica, mecânica, Informática etc etc, e depois o nosso forum iria ter vários quadros para cada universidade do país com vários subquadros para cada curso de cada universidade, e á medida que iria decorrendo os cursos, esse pessoal podia postar as suas duvidas, assuntos interessantes, projectos a construir, teses acabadas, ajudar-nos nas nossas dúvidas, epá mil e uma coisas, lol
Mas acho que seja possivel, basta que um estudante aderir-se ao forum e falasse com os colegas, e depois com os directores das universidades... isto a nível nacional... Acho que seria excelente a partilha de informação, do pessoal que frequenta cursos superiores

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Robocup 2009
« Responder #10 em: 07 de Julho de 2009, 19:17 »
Eu também gostava de viver nesse sonho mas infelizmente já acordei dele, O LR até já esteve on site da SPR mas não sei porque... (talvez inveja) fomos retirados dos links, e mesmo após inúmeros contactos a perguntar a razão e pedir para nos recolocarem lá simplesmente recebemos respostas parvas como ahh estamos a refazer o site, e o vosso site tem alguns links de publicidade e tal, não vos colocamos. Mesmo quando sugeri remover toda a publicidade existente no LR, fui ignorado.

Simplesmente eles não querem perder a atenção que tem, pois com essa atenção é que conseguem fundos de empresas para financiar as universidades. Estão a evitar dar-nos atenção tal como fizeram com as escolas básicas e secundárias estes últimos anos, o que causou a criação de mais eventos independentes como a robotop para permitir que todos participem.

Não vale a pena continuar a enganarmos-nos, vamos ter que continuar a crescer sozinhos e mostrar que queremos fazer coisas úteis, ajudar e divulgar a robótica em Portugal, já sabemos é que estamos sozinhos, mas isso é outra conversa.

Offline antonio_jose

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 336
Re:Robocup 2009
« Responder #11 em: 07 de Julho de 2009, 19:27 »
Fogo dessa não sabia eu  :-[  ...
Deixa iremos crescer sozinhos, sem ajuda de que escola for, depois um dia quando formos conhecidos a nivel nacional, e o forum for suficientemente grande, e essas escolas quiserem alguma coisa, fazemos-lhe os mesmo.

PS: Não tou a dizer que se faça isso, mas comigo era assim!!!

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Robocup 2009
« Responder #12 em: 07 de Julho de 2009, 19:28 »
TigPT, mais vale sozinhos....do que mal acompanhados! ;)

Não querem, também não precisamos deles. Se toda a comunidade ajudar, seremos os melhores na mesma. :D

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Robocup 2009
« Responder #13 em: 07 de Julho de 2009, 19:30 »
Eu já sabia que este espírito fechado existia, foi por isso mesmo que criei o LR, para contrariar essa situação.

Vamos mostrar-lhes que com a partilha de conhecimentos e uma comunidade mais unida se aprende muito mais e muito mais depressa, não quero trata-los como nos estão a tratar a nós, quero sim mudar a mentalidade deste povo para virmos a ser alguém.

Espero que mais cedo ou mais tarde as escolas comecem a participar mais aqui e consigamos fazer crescer ainda mais este gosto pela robótica e pela partilha de conhecimentos!

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Robocup 2009
« Responder #14 em: 07 de Julho de 2009, 21:39 »
Eu realmente já tinha pensado que a SPR estava a tornar-se um grupo bastante restrito e fechado. Basicamente pensei nisso quando reparei que eles é k organizam o Robotica 200x.. e comecei a olhar para as categorias.. e a nível senior só existem 2 categorias: Futebol Robotico MSL e condução autonoma. Se observarmos bem tanto uma como outra são categorias extremamente dispendiosas e que limitam seriamente o número de concorrentes (este ano houve apenas 4 concorrentes em MSL... ). Não é qualquer universidade que tem verbas para investir na construção\compra de robots para essas modalidades. Por outro lado perguntei-me.. "porque raio não existe uma liga SSL??" Uma liga SSL é bastante mais acessível em termos de custos e iria proporcionar uma maior competitividade e maior numero de participantes... Existe tambem a liga Mirosot da FIRA que também é bastante mais acessível. Outra modalidade também muito acessível e famosa é o Robot Sumo..
Resumindo.. a minha principal pergunta sem resposta era.. "Com tanta modalidade acessível e com potencialidade de aumentar o número de participantes porque só apostam naquelas duas, que são tão limitativas e dispendiosas?".
Penso que com o que foi dito neste topico uma boa parte desta pergunta já ficou respondida..

Mas enfim.. vamos continuando por aqui.. já se viu que este fórum veio para ficar, já somos quase 500.. Qualquer dia tornar-se-à impossível de continuarem a querer ignorar este fórum. Com eles ou sem eles, continuaremos a aprender, a ensinar e a divertir-nos com a robótica :)
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com