collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Projecto Pythonic - Teoria  (Lida 20086 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Projecto Pythonic - Teoria
« Responder #30 em: 28 de Janeiro de 2010, 21:22 »
oi metRo_

Na minha opinião, há pormenores muito mais importantes e que podiam ser muito bem explorados aqui no fórum, aproveitando o know-how do pessoal das electrónicas que por aqui "deambula".

Parece-me mais interessante e importante, por exemplo, discutir qual IMU, desenvolver um shield para ligar tudo, etc do que discutir qual o sentido de rotação das hélices, rotores (ou como lhe quiserem chamar), algo que está mais que provado qual a forma mais eficiente.

Tens razão quando dizes que não se deve construir por construir. Concordo que devemos sempre tentar aprender o porquê ou o como funciona.

Deixo aqui algumas perguntas que considero importantes para o vosso projecto:

1- Em que material estão a pensar fazer a estrutura? E como ?
2- Já têm alguns componentes ou ainda estão a pensar em adquirir?
3- Qual a potência e peso dos motores?
4- Quantos Ampères suportam os Esc ?
5- Que IMU vão utilizar ?
6- Já têm alguma shield em vista, ou pretendem fazer uma?
7- Vão utilizar o arduino como processador central ? Em que modelo? 328 ou mega?
8- Que sensores pensam incluir no pythonic ? GPS, sensor de altitude, sensor de colisão, etc.
9-  Estão a pensar incluir algum sistema FPS ou pelo menos alguma câmara ? E sistemas OSD, têm algum em vista?

Há aqui algumas coisas que até se podiam comercializar ... se desenvolvidas correctamente.

Bom, não vale a pena continuar as perguntas senão ia continuar e só acabava amanhã.
Se quiserem a minha ajuda posso ir dando uns bitaites.  ;D

Já tenho alguma coisa do meu quadcopter montada ... assim que puder coloco no meu tópico.

Digam qq coisa.
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Projecto Pythonic - Teoria
« Responder #31 em: 29 de Janeiro de 2010, 01:12 »
Citar
Parece-me mais interessante e importante, por exemplo, discutir qual IMU, desenvolver um shield para ligar tudo, etc do que discutir qual o sentido de rotação das hélices, rotores (ou como lhe quiserem chamar), algo que está mais que provado qual a forma mais eficiente.
Quanto a esta parte concordo e o objectivo não é eu provar que tem que ser assim simplesmente surgiu esta duvida pois do que tinha lido não tinha ficado com a ideia de como seriam montadas e supus que bastava virar daí ter nascido esta questão. Se eu tivesse lido em algum lado de confiança ou se tu tivesses dito logo no inicio que seriam necessários dois pares de hélices estes post's não teriam existido, simplesmente as coisas estavam um pouco confusas, só isso.

Algumas das questões que referis-te são fases pelas quais iremos passar sim :)

Offline LONEWOLF_old

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Re: Projecto Pythonic - Teoria
« Responder #32 em: 24 de Maio de 2010, 19:14 »
boas a todos, eu nao percebo muito de programação e electronica mas ja tive alguns helicopteros e na questao das pas das helices o que vos posso dizer é que para esse projecto tem de ter um par de helices "direitas" e outro par de helices "esquerdas" ambas a rodar no mesmo sentido e ter o controlo das rotaçoes de cada motor isto pq sao quatro eixos, se fosse so de um eixo teria de ser uma pa direita e outra esquerda a rodar em sentido contrario para se ter estabilidade e ambos os motores teriam de dar elevação, pois se colocarem dois a elevar e os outros dois o inverso o que ia acontecer era que o aparelho nao parava de dar cambalhotas lol (mas eu tb percebo pouco disto e posso estar a cometer uma grande gafe) mas deixo aqui uns videos que pode ajudar a perceber isso das helices









e me desculpem se estiver enganado pois errar é humano lolol ;)
e so agora vi a data do post e o projeto ate ja pode estar concluido..... caso seja podem apagar o post.

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Projecto Pythonic - Teoria
« Responder #33 em: 09 de Janeiro de 2011, 18:32 »
A proposito deste topico voltei-me a lembrar deste mesmo.

metRo_, chegaste a construir alguma coisa ou ainda pensas vir a construir?

Ando com ideias de nas férias comprar uns materiais e fazer qualquer coisa. Se houvesse mais pessoal a trabalhar no mesmo era bom para partilhar ideias.

Offline souza

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 41
Re: Projecto Pythonic - Teoria
« Responder #34 em: 09 de Janeiro de 2011, 19:50 »
Também estou curioso.
Ainda não vi por aí um quadcopter made in portugal ou pelo menos um clone.

Eu também tenciono fazer um num futuro próximo, mas até agora tenho apenas
visto como as outras implementações que andam pela net foram feitas.

Estarei atento a este assunto aqui no fórum e se entretanto começar, tenciono vir aqui partilhar ideias.
"Engineering is the art of making what you want from things you can get."

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Projecto Pythonic - Teoria
« Responder #35 em: 09 de Janeiro de 2011, 22:38 »
Ficou parado por falta de tempo e  dinheiro, quer dizer dinheiro +-, bastava poupar noutros lado :p.
A verdade é que quando fizer quero estudar algumas coisas e esta parte ocupa muito tempo. Para quem simplesmente quiser fazer, eu diria que com 250€/300€ já fazem algo bem engraçado. Se calhar estou a dar o valor um bocadinho por baixo mas a verdade é que já há bastantes kits etc.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Pythonic - Teoria
« Responder #36 em: 09 de Janeiro de 2011, 23:06 »
Fazendo o chassis com tubo de aluminio e madeira, comprando ESC's, motores brushless, muitas helices EPP, que as APV são mais caras, um comando e receptor, e preço de um IMU com giro e acell, baterias e carregador, fica na casa dos 300€, já ando a poupar lol
Avr fanboy

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Projecto Pythonic - Teoria
« Responder #37 em: 09 de Janeiro de 2011, 23:54 »
Eu também já ando há algum tempo a querer fazer alguma coisa que voe  ::)


Mas com esses preços não sei se não compro um helicóptero já feito como este que fica por 72€ no ebay e depois o modifique:

http://cgi.ebay.co.uk/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=330485985910&rvr_id=196023476175&mfe=sidebar#ht_3409wt_808

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Projecto Pythonic - Teoria
« Responder #38 em: 10 de Janeiro de 2011, 09:35 »
lool da uma vista de olhos aqui tambem hobbyking.com

Para começar a brincar com a parte de estabilização e navegação parece muito fixe. Eu se calhar devo ir para um avião destes: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewitem.asp?idproduct=8359 devo investir mais num bom comando pois este depois da para tudo.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2011, 09:44 por metRo_ »