collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: TV Avariou - Sanyo  (Lida 21399 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
TV Avariou - Sanyo
« em: 29 de Agosto de 2016, 22:34 »
Ao chegar a casa o disjuntor estava desligado, não percebi porquê mas mais tarde vi que tinha sido a TV. Estava desligada, apenas com a ficha na tomada e rebentou qualquer coisa. Não liga.

é uma Sanyo ("HD Ready") o modelo ao certo não sei, o papel que estaria colado atrás já não existe. é tipo esta.

Deve ser a fonte de alimentação, o fusível deve ter rebentado por algum componente marado. Alguma dica? Condensadores não parece ser.

Tenho esta refª na fonte: 17PW26-3

















O melhor se calhar é ver de uma fonte nova..
« Última modificação: 31 de Agosto de 2016, 16:15 por almamater »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: TV Avariou
« Responder #1 em: 29 de Agosto de 2016, 23:41 »
Finalmente, alguém que coloca aqui fotografias decentes  ::)

Já apanhei várias TVs em que os díodos rápidos entram em curto, esse modelo não conheço mas sempre podes ver com o multímetro a continuidade deles, são os maiores; depois de ver a ponte nunca se sabe.

Tirando os díodos, verificava os transístores que estão encostados aos dissipadores.

A placa apresenta alguns pontos de queimado mais perto do transformador principal, algum verdete à mistura e por baixo não colocaste nenhuma foto.

Visto por cima parece uma placa simples de diagnosticar.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: TV Avariou
« Responder #2 em: 30 de Agosto de 2016, 00:20 »
Pois, tirei agora a placa e por baixo tem um monte de componentes tb:










Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: TV Avariou
« Responder #3 em: 30 de Agosto de 2016, 11:48 »
Lá se foi o simples de diagnosticar  ???

A ponte retificadora está boa, parece ter aquecido bem?

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: TV Avariou
« Responder #4 em: 30 de Agosto de 2016, 17:33 »
Fui de férias, a TV ficou desligada, apenas com a ficha na tomada e quando voltei está avariada  :o vai-se lá perceber.

Acho que reparar isto é complicado, numa loja devem pedir +de 75€.. andei a ver no ebay e encontrei isto:

Link 1

Link 2

Dizem que estão a funcionar..

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: TV Avariou
« Responder #5 em: 30 de Agosto de 2016, 18:28 »
Se não medires nada fica mesmo complicado de se saber o que está avariado, nesse tipo de fonte costuma ser um dos componentes que referi.

Cheguei a trocar várias fontes e o preço pelos fornecedores rondava os 15€, se for para o exterior não vendem.
Saía mais barato trocar a placa que perder tempo a trocar componentes, achei isso mau mas mesmo assim ainda trocava de vez em quando com placas que ia juntando.

Estas tecnologias são de doidos, parece tudo descartável e a novas TVs só têm duas placas, no tempo dos CRTs o pessoal ainda mandava arranjar e lá estava o técnico para diagnosticar e dar um orçamento, agora, qualquer um passa por técnico... tipo lego, incrivelmente das 4 casas de assistência técnica em que estive, não encontrei ninguém que soubesse diferenciar um único componente, técnicos...  >:(

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: TV Avariou
« Responder #6 em: 31 de Agosto de 2016, 16:15 »
Os diodos, não os tirei do circuito, medi-os com o teste de continuidade e parecem bem, apenas existe passagem num sentido, medi todos os da parte de cima e os que fui encontrando na parte de baixo.

Falta ver a ponte retificadora, mas tenho de a retirar da board..

Se conhecerem alguma casa de reparações de TV´s que possa ter uma placa destas.. agradecia que disessem p.f.

Por acaso o vendedor do ebay até parece porreiro: "If you are buying to try it any problems just return to us and we will refund but please get in touch with us" o problema é que com os portes fica um pouco cara a placa.. se conseguisse arranjar uma cá em PT era melhor.

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: TV Avariou - Sanyo
« Responder #7 em: 31 de Agosto de 2016, 17:48 »
Offtopic:
Compreendo o teu post dropes, mas também temos de levar em conta que a eletrónica mudou bastante. Quando abrias um CRT tinhas ainda muito "espaço de manobra para brincar", eram diversas placas interligadas com componentes through hole. Agora é tudo com muitos componentes SMD e placas com várias layers, a reparação começa a ficar ingrata e com um nível de perícia muito alto... economicamente dá para perceber a questão (uma placa a sair da linha de montagem totalmente automática acaba por ficar muito barata).

Ainda hoje vi um vídeo de um tipo a reparar um iPhone 6 (touch IC chip) e a minha conclusão que o que ele deve pedir por aquela reparação deve ser bem merecido, devido aos equipamentos que tem de ter e ao "talento" que precisa para soldar chips com aquele package!

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: TV Avariou - Sanyo
« Responder #8 em: 10 de Setembro de 2016, 17:36 »
Preciso das vossas opiniões novamente, removi todos os condensadores, ponte rectificadora e fusível da board:




Depois de os medir todos, têm os valores muito aproximados, os mais diferentes são:

  • 442uF / 470uF
  • 443uF / 470uF

Não sei se podem ser estes 2 os responsáveis. A ponte rectificadora medi (no modo de díodo) 0.5 \ 0.5 e 0.9:


Que posso testar a seguir? Tirar aqueles dissipadores todos com os Mosfets agarrados e testá-los? 

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: TV Avariou - Sanyo
« Responder #9 em: 10 de Setembro de 2016, 19:16 »
Quando se testam componentes usando o multímetro há que ter em atenção algumas coisas.

Se o teste indicar que o componente está avariado, ele está avariado. No entanto, se não houver indicação de avaria, pode ser que o componente esteja em bom estado ... ou avariado.

Vejamos, por exemplo, o caso dos condensadores. O teste com o multímetro apenas faz cócegas ao condensador. O dialéctico pode estar em mau estado e a deficiência só se revelar aplicando-lhe tensões altas.

Eu prefiro, regra geral, testar no circuito, com tensão aplicada (nem sempre é possível) muito embora seja mais perigoso e exija mais conhecimento.

Quando eu comecei a trabalhar em electrónica, o mais sofisticado a que se podia recorrer era um multímetro de ponteiro, mas também os circuitos eram a válvulas e com um mínimo de componentes. Osciloscópio naquela altura, só por um canudo.. Hoje, tendo havido a evolução que houve, parece-me difícil fazer-se o que quer que seja sem um osciloscópio e, atenção, se o circuito incluir alguma forma de comando por microprocessadores, a coisa complica-se muitíssimo.

As fontes de alimentação comutadas são muito mais complicadas e matreiras que as fontes não comutadas. Por exemplo, elas podem resolve desligar-se por 1 minuto apenas por verem uma ligeira sobrecarga ou por, não havendo sobrecarga, parecer que há.

Voltando aos tentes com circuito a funcionar, MUITO cuidado com os dedos e com os olhos. Nos dedos apanham-se esticões de atingir os anéis de Saturno e os olhos são bons alvos para cacos de componente.

SC


Sent from my iPad v. Tutankamon using Tapatalk

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: TV Avariou - Sanyo
« Responder #10 em: 10 de Setembro de 2016, 19:22 »
Veja se os condensadoes elctrolíticos têm este aspecto ligeiramente curvado (ligeiramente cónico) no topo.

http://guideimg.alibaba.com/images/shop/2016/07/21/4/xbox-360-motherboard-for-hdmi-only-capacitor-repair-kit-26-capacitors_21749304.jpeg

Se tiverem, a 'baba' já deu o que tinha a dar diga o que disser o multímetro.




Sent from my iPad v. Tutankamon using Tapatalk

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: TV Avariou - Sanyo
« Responder #11 em: 10 de Setembro de 2016, 19:58 »
Não, estão todos bem :( tinha esperança que fosse um deles.. assim torna tudo mais complicado, eu não quero testar a fonte com a alimentação ligada. Tanto que o fusível está rebentado e teria de colocar um novo.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: TV Avariou - Sanyo
« Responder #12 em: 10 de Setembro de 2016, 20:18 »
Não torna tudo mais complicado, o caro Almamater é que se está a aperceber que as coisas são mais complicadas do que suspeitava.

Quanto ao fusível, há truques, que incontornavelmente nem sempre são solução. Um deles chama-se a técnica do balastro.

Imaginemos que o fusível que lá estava era de 1A. Pega- se numa lâmpada de halogénio de 50W e liga-se a lâmpada em série com o circuito a testar, neste caso a fonte, mas sem ligar a fonte ao circuito que ela normalmente alimenta (coisabque não é necessariamente trivial). Se a fonte continuar com problemas é provavel que a lâmpada acenda sem que o circuito estoire ainda mais. Atenção, é provavel mas não garantido. Se a coisa parecer preender funcionar, mede-se o circuito da fonte com equipamento apropriado para se tentar encontrar algo que não esteja bem. Para tal é necessário que se conheça como esse tipo de circuitos fucionam ... e muita paciência.

SC


Sent from my iPad v. Tutankamon using Tapatalk

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: TV Avariou - Sanyo
« Responder #13 em: 10 de Setembro de 2016, 20:29 »
Quanto à necessidade de colocar um fusível novo mais ou menos condenado à partida, são os ossos do ofício. Por vezes fazem-se fusíveis artesanalmente para que a coisa fique mais barata.

SC


Sent from my iPad v. Tutankamon using Tapatalk

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: TV Avariou - Sanyo
« Responder #14 em: 10 de Setembro de 2016, 20:32 »
... agora imagine o desespero do técnico a quem um cliente pede um orçamento de reparação de uma coisa desse tipo :) ... Depois aparecem os sabichões da DECO a dizer isto e mais aquilo.

SC


Sent from my iPad v. Tutankamon using Tapatalk