collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Robótica - Como começar?  (Lida 121998 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Robótica - Como começar?
« em: 04 de Julho de 2009, 20:05 »
Robótica - Como começar?


Quero começar a praticar robótica mas não sei como começar, o que devo saber antes de começar a fazer robots, nem sei se tenho conhecimentos para tal, ou disponibilidade monetária. Quanto dinheiro custa fazer um robot?

Este tipo de questões surge muitas vezes a quem ouve falar em robótica e este tópico contém um índice com todos estes temas abordados na robótica servindo como livro de consulta para todos os que estão a começar a praticar robótica ou querem apenas ler que ideias os outros têm sobre cada temática que rodeia a robótica.


Pequena introdução à robótica


A robótica é a ciência que estuda a criação de robots. Esta área da tecnologia envolve um grande número de ramos como a mecânica, a electrónica e a programação, contudo não se pode pensar em robótica sem toda a problemática do meio físico envolvente tal como um sem fim número de factores que influenciam e perturbam as condições perfeitas dos laboratórios. É esta tão grande variedade de ciências que rodeia a robótica que a tornam a senhora das ciências, o tão grande número de parâmetros que se podem alterar a qualquer momento e inviabilizar todo um projecto.

A robótica foca-se em concretizar soluções para os problemas já resolvidos.


O que é um robot?


Um robot é uma máquina capaz de resolver um determinado problema paro o qual foi previamente programado.

Vendo por este ponto de vista, podemos considerar um robot uma máquina de lavar roupa, um atendedor de chamadas ou um despertador. Todas estas máquinas são programadas para fazer uma determinada função e baseiam-se nos inputs (vaiáveis do meio ambiente que vão alterando constantemente) para poderem processar determinadas funções e gerar outputs (resultados processados que nos são convenientes).

Assim para se construir um robot devemos primeiro saber o que pretendemos que este faça!


Como fazer um robot?


A construção de um robot divide-se em várias fases das quais devemos de destacar:

  • Estudo da problemática
Nesta fase, verifica-se qual o problema que pretendemos que o robot resolva e estudamos as várias soluções possíveis, averigua-se qual a resolução optimizada quer em termos da qualidade quer em termos do custo desta resolução.


  • Planeamento da execução
Nesta fase, prepara-se o plano de acção, divide-se a problemática em vários problemas mais simples (modularizar) para isolar possíveis avarias ou soluções mal planeadas, permitindo que se um problema for encontrado, não inviabilize todo o projecto mas apenas nos obrigue a refazer aquele modulo.


  • Pesquisa e aquisição de material
Só depois de estudarmos qual o problema que pretendemos resolver e o planearmos é que devemos adquirir o material, até lá não temos a certeza de que componentes serão ou não necessários e poderemos comprar ou algo é que inferior ao que pretendemos e que se torne inutilizável, ou algo demasiado caro e complexo, que acaba por ser desperdício. (Note-se que não é por algo ser bastante bom que significa que serve para o nosso problema de certeza... é como comprar um CPU de um computador para fazer um robot móvel, este não só vai consumir muita energia, como será mais complexo de adaptar à tarefa em questão, contudo pode haver casos em que seja aconselhado)

Cada componente que existe tem a sua aplicação, senão já não existia no mercado, podemos e devemos, é sempre que adquirimos algo, ponderar comprar algo ligeiramente superior, não só para ter uma margem de segurança como garantia, como também para mais tarde podermos reutilizar esse componente noutro projecto ligeiramente mais complexo.


  • Concepção / Prototipagem do projecto
Agora, depois de termos planeado e adquirido os componentes correctos, podemos prosseguir para a fase de prototipagem onde criamos os diversos elementos do robot e testamos individualmente, esta fase embora seja a mais aliciante é uma das menos importantes, pois só se nos dedicarmos nas anteriores é que conseguimos aqui um bom resultado. Muitas das vezes, especialmente no mercado educacional e hobbista, os robots não passam de protótipo, estes tem apenas como finalidade aplicar conhecimentos e fazer investigação. Quando um protótipo fica concluído, voltamos à fase do estudo de novas problemáticas fechando assim um ciclo de aprendizagem contínuo.


  • Produção
A maior parte das vezes não se chega a esta fase, a produção final do robot, contudo se o protótipo tiver potencial, pode surgir o interesse de fazer uma linha de produção e comercializar o robot. Geralmente antes de atingir esta fase, o protótipo é novamente revisto, sendo analisado desde o início com o objectivo de maximizar o seu desempenho e minimizar os custos de produção do mesmo, permitindo que seja praticável a sua comercialização e o respectivo sucesso do robot.





Índice de elementos essenciais da robótica:

  • Locomoção na robótica
  • Alimentação na robótica
  • Controlo e processamento na robótica
  • Sensores na robótica
  • Comunicações na robótica


(em desenvolvimento, aceitam-se criticas e sugestões aos temas abordados e a temas a abordar)
« Última modificação: 05 de Julho de 2009, 19:21 por TigPT »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Robótica - Como começar?
« Responder #1 em: 04 de Julho de 2009, 20:13 »
Um tópico interessante, vou ler novamente com cuidado e tentar ajudar.

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Robótica - Como começar?
« Responder #2 em: 04 de Julho de 2009, 21:41 »
Tópico muito Bom TigPT ;)

parabens. :)

Tal como o metRo_ tambem vou tentar ajudar ;)

Offline wear

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 84
Re:Robótica - Como começar?
« Responder #3 em: 04 de Julho de 2009, 21:52 »
muito bom, espero por mais tópicos destes para pessoas como eu de certeza que vai ser bastante útil  ;D


Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re:Robótica - Como começar?
« Responder #4 em: 05 de Julho de 2009, 00:18 »
bastante interessante,  com exelente conteudo.

muitos parabens

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Robótica - Como começar?
« Responder #5 em: 05 de Julho de 2009, 00:22 »
tou cá pr'ajudar.. (não li tudo k me tão a doer os olhos, mas do que li, quero ajudar..)

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Robótica - Como começar?
« Responder #6 em: 05 de Julho de 2009, 01:24 »
Obrigado a todos, a vossa ajuda a rever e criticar o texto é muito importante para que este seja o mais claro e construtivo possível.

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re:Robótica - Como começar?
« Responder #7 em: 05 de Julho de 2009, 01:27 »
Muito bom, acho que se encaixa perfeitamente no espírito que das ao fórum e queres continuar, parabéns.
Acho que a única coisa que falta ai e a "utilidade", sim eu sei que fazemos por gosto, mas não se deve descurar a utilidade que um projecto deve ter nem que seja o evoluir e,ou a diversão.
Alfredo Garcia

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Robótica - Como começar?
« Responder #8 em: 05 de Julho de 2009, 01:31 »
Sim, tens razão, esqueci-me de focar qual o valor da robótica e a que se destina.. a ver se amanha edito ;)

Obrigado!

Offline patinhofeio_old

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1
Re:Robótica - Como começar?
« Responder #9 em: 06 de Julho de 2009, 00:08 »
Muito bom! continua, de certeza que vai ser útil a muito boa gente  ;D

Offline ricard0g0mes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 146
Re:Robótica - Como começar?
« Responder #10 em: 06 de Julho de 2009, 16:44 »
Encontrei um documento que fala de sensores que me pareceu interessante para quem está a iniciar-se na robótica:
http://users.isr.ist.utl.pt/~mir/pub/sensores.pdf

espero não estar a cometer nenhuma infracção ao colocar cá este link... se estiver, peço aos moderadores que retirem. ;)

Offline andnobre

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 402
Re:Robótica - Como começar?
« Responder #11 em: 06 de Julho de 2009, 23:35 »
aqui deixo coneccoes de varios sensores ao arduino.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Robótica - Como começar?
« Responder #12 em: 06 de Julho de 2009, 23:44 »
Obrigado a ambos, vai ajudar a fazer os artigos seguintes.

Offline antonio_jose

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 336
Re:Robótica - Como começar?
« Responder #13 em: 06 de Julho de 2009, 23:45 »
aqui deixo coneccoes de varios sensores ao arduino.


Boa  ;D

Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re:Robótica - Como começar?
« Responder #14 em: 17 de Julho de 2009, 00:54 »
concordo... muito útil...

Continua e não pares a meio.

Leva este até à concretização de um exemplar, claro que com a ajuda

de todos    e,      e,      e,     o mais importante

 um confronto entre os seres aqui criados numa prova "competição"   

Já está na hora de sair qualquer coisa em grande a nível NACIONAL do LUSOROBÓTICA

que eu muito estimo...

jp_