collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: duvidas gerais  (Lida 3037 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline FarraJ

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 30
duvidas gerais
« em: 30 de Março de 2010, 15:09 »
Boas a todos.
 Estou a tentar fazer o smalluino da LR (similar) mas tou com umas duvidas basicas:

precisava de fio de cobre, entao cortei um fio de um transformador cujo jack encaixa no duomilanove (primeira pergunta: Podera haver algum problema, ou bastq que encaixe?). descarnei a ponta que estava ligada ao transformador em si, e reparei que um dos "canais" tem uma linha branca ao longo da borracha envolvente. segunda pergunta: isto e um indicador de qual e o positivo e o negativo? e qual é qual?

Tenho uma bateria que sao basicamente 6 "amostras" de pilha encapuçadas, e embora tenham os ditos 6V, a intensidade é de 300 mAh. terceira pergunta: isto (os 300Mah) nao chega pois nao?
Caso nao chegue: preciso mesmo de ir partir um brinquedo  qualquer ( lol ) para o suporte de pilhas?

Estou a pensar fazer um carregador para as pilhas. se um transformador de um aparelho qualquer tiver um output de 6v e uma intensidade boa (suponho que haja um limite para as pilhas, e nao sei se será igual ao output delas) e ligar as pilhas, deve carregar, certo?


Acho que por agora e tudo, peço desculpa pelas perguntas todas :P.

Estou ansioso por ver o bicho a ir contra as paredes, portanto qualquer ajuda seria bastante agradecida

Obrigado


Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: duvidas gerais
« Responder #1 em: 31 de Março de 2010, 00:45 »
Bem, vamos lá ver se consigo responder a tudo.

A ficha funciona desde que encaixe. Só precisas de ter atenção qual o positivo e o negativo. A risca branca no fio indica que esse é o fio positivo do transformador. No entanto, essa polaridade pode ser diferente no Arduino, por isso convém testar antes. Para isso, deve-se usar um multímetro e testar qual dos pólos da placa corresponde ao negativo do fio da ficha.

A bateria de 6V/300mAh pode chegar, mas também pode não chegar. Depende sempre do que vais ligar...De qualquer das maneiras, caso não tenha capacidade suficiente (mAh) apenas te vai gastar a bateria mais depressa.

O carregador tens de ter atenção ao tipo de pilhas (Ni-Cd, Ni-Mh, Li-Po, etc) Nem todas podem ser carregadas ligando-as directamente a um transformador. A intensidade do transformador vai variar o tempo de carga. Quanto mais capacidade tiver o transformador, mais rápido vai carregar. No entanto, penso que não seja aconselhável carregar as pilhas com mais de 80-100% da sua intensidade, pois elas vão aquecer e entre outros factores, vai reduzir a vida útil delas.

Penso que respondi a tudo, mais dúvidas estamos cá para ajudar ;)

ps: se me enganei em algo é favor corrigirem-me :D

Cumprimentos

Offline FarraJ

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 30
Re: duvidas gerais
« Responder #2 em: 31 de Março de 2010, 19:02 »
muito obrigado, mas isso da polaridade ser a mesma do arduino nao percebi muito bem, porque no arduino nesse caso nao ha manobra de escolha, lol, e so por o jack :P.

Outra coisa: noutra bateria, existe uma saida GROUND, o que faço com isto? o carregador so tem duas saidas

Num carregador, um dos fios tem uma borracha vermelha, e o outro amarela, qual deles e o positivo e negativo? e aqui entra a questao do positivo do carregador nao ser o positivo da bateria? como e que isso e possivel? lol

Obrigado

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: duvidas gerais
« Responder #3 em: 31 de Março de 2010, 21:05 »
Isso convem sempre medir com um multimetro para determinares a polaridade, cuidado que essas baterias não é só ligar a um transformador e pronto, têm de ser carregadas de uma certa maneira e com corrente limitada.
Avr fanboy