collapse

* Posts Recentes

Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Fluid Clock  (Lida 84664 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: Fluid Clock
« Responder #60 em: 30 de Março de 2015, 12:46 »
De volta ao tão atrasado mas não esquecido projecto  ;D

Quanto aos o-rings consegui resolver com teflon e funcionam perfeitamente, apenas tive de fazer 10 para aproveitar apenas 2, é difícil ficarem bem.

O tanque teve de ser aberto, tinha fugas, levou mais umas anilhas de borracha do lado de dentro e tive de criar mais 3 tubos com rosca, proveniente de rebites :)


As válvulas anti-retorno que comprei eram para ar, de aquários, ora usar líquidos principalmente óleo as coisas não funcionam tão bem e a molita que tem dentro não tem força para as fechar, por isso toca a criar umas novas.


As derivações também tiveram de ser substituídas, as antigas eram bonitas mas racharam


Layout da PCB já realizada com fonte, dupla ponte H, ISP, atmega8, switchs de acerto, RTC, display 7 seg. para acerto horário e à direita a PCB que encaixa no lugar do micro para que possa testar as funções e tempos em VB via LPT de forma a ficar tudo calibradito e levar o micro stand-alone.


ps: os motores fazem um "bocadinho" de barulho, mas nem quero saber, desde que funcione já fico feliz  :)
ps2: o liquido fluorescente (água + marcador) é uma porcaria, algas com fartura e oxidação em tudo o que é metálico, solução, substituir por liquido de refrigeração para radiadores de carro, já tem as propriedades de prevenir oxidações, é antifúngico, não se mistura com óleos e o melhor, tem propriedades fluorescentes. 4 em 1 :P

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fluid Clock
« Responder #61 em: 30 de Março de 2015, 13:44 »
Em vez de usares 4 diodos separados para a ponte H podes usar uma ponte retificadora, poupas ai meio metro quadrado na pcb.
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: Fluid Clock
« Responder #62 em: 30 de Março de 2015, 14:23 »
 :) Os díodos têm de ser rápidos, os das pontes não são, e como encomendei um pouco às cegas apenas pelas propriedades, levei com estes grandalhões.
Antes destes tive uns 1N5817 (20V 1A) em breadboard, não gostaram dos 28V e levaram o L298N com eles.
A placa tem estas dimensões por uma boa razão, é igual à soma das cotas da placa de esferovite + placa do mecanismo, por isso se fizesse mais pequena ficava desproporcional.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Fluid Clock
« Responder #63 em: 30 de Março de 2015, 15:15 »
Não precisam de ser schottky, podias usar os 1N400x.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: Fluid Clock
« Responder #64 em: 30 de Março de 2015, 16:53 »
Não precisam de ser schottky, podias usar os 1N400x.

O recomendado para este IC são diodos com "Reverse Recovery Time" trr<200nS
A série 4000 creio andar por volta de 30uS

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Fluid Clock
« Responder #65 em: 30 de Março de 2015, 19:54 »
Então fizeste bem :) .

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: Fluid Clock
« Responder #66 em: 15 de Abril de 2015, 12:16 »
Primeiros testes:



Bugs:
- Existência de ar no interior das válvulas anti-retorno
- Segmentos com diferentes comprimentos
- Fragmentação dos segmentos ao longo do percurso
- Suporte do tubo com reflexo violeta (apenas nas filmagens)
- Má qualidade de vídeo

Possíveis soluções:
- Colocação de um encoder na saída do fluido para controlar com precisão o seu deslocamento, ignorando os encoders dos motores, sendo estes usados apenas para retornar ao ponto 0
- A fragmentação deve-se por 3 motivos, colocar vários segmentos mais pequenos deve ajudar um pouco, ainda por testar; o movimento do fluido não é constante pelo que não tenho solução para já disso, as curvas do tubo ajudam a separar o liquido pigmentado, também por resolver acreditando que a diminuição dos segmentos ajude.
- O suporte do tubo (esferovite) deverá levar um pano preto para que não reflita os UV (a iluminação não será realizada desta forma tosca, mas mais uniforme)
- Quanto à qualidade do vídeo deve-se à câmara e baixa velocidade de internet, apenas neste pequeno teste.

Esta é a V0.1 ainda há muita coisa a ser melhorada e o cabo LPT será para sair e levar um micro para o efeito.


Offline josecarlos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 394
Re: Fluid Clock
« Responder #67 em: 15 de Abril de 2015, 21:59 »
Boas :)

Grande projecto!
 
Sei que a minha opinião não conta muito porque só tenho a 4 classe e trabalho nas obras mas cá vai.
Penso que obtinhas melhores resultados com um circuito fechado eliminando as entradas de ar.
Mas como impulsionar o fluido com o circuito fechado.
Podes criar dentro do tubo uns separadores magnéticos entre o fluido e o ar depois só precisas de uma bobina e tens um actuador linear .
Penso se criares uma serpentina fora do mostrador podes definir melhor os os segmentos .

Nota não quero de maneira nenhuma dizer que as tuas ideias não são validas  mas é mais uma ideia ;)

Força nisso


Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: Fluid Clock
« Responder #68 em: 15 de Abril de 2015, 22:33 »
Obrigado @josecarlos :)

Esquece lá a escolaridade que não ligo nenhuma a isso, eu não entendo nada de mecânica ou pneumática, daí andar a brincar um pouco com isto enquanto penso na forma de resolver os problemas que vão aparecendo.

Por acaso já tinha pensado em usar actuadores lineares, a contrapartida é que são caros e grandes.
Usar um circuito fechado é uma boa ideia, pelo menos no que respeita à entrada de ar, seria um sistema parecido ao posicionamento das cabeças dos discos rígidos, a grande desvantagem de um sistema desse género seria a força necessária para movimentar os separadores além das variações de pressão em que no caso dos pistões consigo controlar e nesse caso os separadores ficariam numa posição desconhecida.

De qualquer forma agradeço, é sempre bom ouvir opiniões de outras pessoas quando as soluções até são simples mas não nos lembramos delas ;)

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: Fluid Clock
« Responder #69 em: 18 de Abril de 2015, 11:22 »
Estou com ideias em fazer o encoder do fluxo recorrendo a peças de um rato antigo.
Já tenho planeado a forma de o construir mas necessitava de um bloco de acrílico com 20mm por lado.
A 1ª coisa que me lembrei foi daqueles blocos que há à venda nos chineses com signos gravados a laser.

Dobrar já condigo mas mudar a forma não tenho conhecimentos para o fazer.
Entretanto tenho bastantes placas de acrílico e gostaria de saber se alguém já tentou derreter para dar outra forma?

Em principio seria necessário um forno acima de 160ºC, mesmo que ficasse irregular daria para rectificar:
https://www.plexi-craft.com/acrylic-plexiglass-lucite-clear-plastic.html

ps: a última vez que tentei criar uma peça em plástico, foi através de um molde metálico aquecido a álcool, o resultado estava a ficar bom até ter incendiado um sofá (literalmente)
« Última modificação: 18 de Abril de 2015, 11:45 por dropes »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Fluid Clock
« Responder #70 em: 18 de Abril de 2015, 11:26 »
A 1ª coisa que me lembrei foi daqueles blocos que há à venda nos chineses com signos gravados a laser.

esses blocos n sao de acrilico mas vidro onde dois lasers conjuntos fazem o vidro estalar criando uma nuvem de pontos dentro do vidro criando uns desenhos em 3D..

o acrilico dobra-se com o calor, uma pistola de ar quente serve, mas daí a moldar como se fosse plasticina nao sei nao...

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: Fluid Clock
« Responder #71 em: 18 de Abril de 2015, 11:51 »
Estava mesmo convencido que fossem de acrílico e não de vidro, não fazia ideia que eram gravados dessa forma, valeu :)
Para dobrar à pistola não funciona lá muito bem porque o aquecimento tem de ser uniforme... mas não é essa a questão.
Queria mesmo era derreter em vez de colar, criava uma forma em metal, colocava várias placas e aquecia até se derreterem.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Fluid Clock
« Responder #72 em: 18 de Abril de 2015, 12:30 »
Nunca experimentei, mas podes sempre juntar leite e vinagre :)

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Fluid Clock
« Responder #73 em: 18 de Abril de 2015, 14:24 »
Estava mesmo convencido que fossem de acrílico e não de vidro, não fazia ideia que eram gravados dessa forma, valeu :)
Para dobrar à pistola não funciona lá muito bem porque o aquecimento tem de ser uniforme... mas não é essa a questão.
Queria mesmo era derreter em vez de colar, criava uma forma em metal, colocava várias placas e aquecia até se derreterem.


que espessura de acrilico querias e que formas querias criar?

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: Fluid Clock
« Responder #74 em: 18 de Abril de 2015, 20:10 »
Nunca experimentei, mas podes sempre juntar leite e vinagre :)


... LoL, a ver vamos, assim não vou a lado nenhum  :P

A forma que pretendo é cúbica 20mm por aresta. (transparente)
Se fosse para ficar opaca usava daquelas barrinhas reparadoras ou fazia em madeira.
Esta seria a forma original, depois trabalhava-a para obter o medidor de fluxo, parece-me simples.

1ª tentativa (4 placas coladas depois de derretidas com pistola de ar quente):

A fotografia ficou má porque foi tirada com web-camera e a máquina fotográfica pifou.

Ficou bastante sólido e fez-me lembrar imediatamente as semelhanças de um puxador, fui ao maxmat e para variar não tinham nada que parecesse.
« Última modificação: 18 de Abril de 2015, 20:24 por dropes »