collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService  (Lida 21870 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« em: 27 de Maio de 2010, 00:51 »
A comunidade LusoRobótica é cada vez maior, mas também cada vez mais unida. A maior comunidade portuguesa de robótica!

O que fazer para nos unirmos ainda mais? O que está sempre connosco? Como fazer com que o LusoRobótica esteja sempre connosco!?
Temos sempre connosco o nosso telemóvel... Mas o tráfego GPRS gasta muita bateria para além de ser caro.
Como ter o LusoRobótica no nosso telemóvel, mas sem gastar dinheiro? A resposta é SMSs!



O LusoRobóticaSmsChatService é um servidor de SMS criado e mantido por nós que nos permite comunicar uns com os outros sem qualquer custo, com toda a confidencialidade e flexibilidade!




O que eu gostaria de ter?
  • Poder Enviar e Receber SMSs à comunidade toda ou a um só membro
  • Quase em tempo real!
  • Flexibilidade para só receber mensagens quando me apetece
  • Não divulgar o meu número de telefone
  • Não gastar dinheiro para enviar SMSs



Como o posso ter?
  • Servidor do número da minha operadora (possivelmente as 3) p/ SMS grátis
  • Servidor gere os números dando privacidade
  • Servidor permite controlar horários para receber SMSs (não me chateia quando não quero)
  • Servidor reenvia as minhas mensagens (se eu estiver autorizado) para todos os membros que se registaram para as receber
  • Servidor permite-me configurar a minha conta por SMSs e vai-me respondendo com instruções e dados da minha conta
  • Posso sugerir alterações ou mais opções no futuro pois o servidor é criado e mantido pela minha comunidade




Diagrama base:



Vamos fazer um brainstorm!? Que acham do projecto, o que mais gostam e menos, o que alterariam, o que sugeriam... Todos os comentários são uma mais valia! Vamos fazer deste projecto uma realidade...

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #1 em: 27 de Maio de 2010, 00:52 »
Reservado para futura edição.

(desculpem o double post)

Offline Arknum

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 84
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #2 em: 27 de Maio de 2010, 10:09 »
Boas

Eu acho uma bela ideia porque facilita a comunicação entre membros. E hoje em dia quem não tem telemovel e "quase" como estar nú (não falo por mim, detesto esse brinquedo mas tenho um :P) a comunicação seria em tempo real e não como se faz utilizando o fórum, às vezes esperar uns dias (não que seja comum mas pode acontecer).
Ainda bem que aderi a esta comunidade e por estas ideias e muitas mais que vale a pena continuar é pena eu não poder contribuir com mais.

Força Lusorobótica
Visitem os Açores vale a pena.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #3 em: 27 de Maio de 2010, 10:39 »
A ideia era muito boa mas parece-me que o ideal é começar pelos custos, teríamos que ter um cartão no modem gprs e para ter mensagens grátis é necessário ter sempre uma mensalidade.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #4 em: 27 de Maio de 2010, 12:12 »
GPRS para?

Não te preocupes com isso para já metRo_! Certamente que uma das 3 operadores estará interessada em patrocinar o evento.

Estava a pensar que será necessário 2 hash tables (uma por nick outra por número) para indexação mais rápida dos números (remetente e destino) com pointers para dados de uma estrutura (1 por registo) onde teriam os dados todos necessários dessa pessoa.

Depois duas queue lists (uma com as SMSs para todas as pessoas, que estavam por processar, outra com as SMSs individuais)
As SMSs só seriam enviadas das queue individual, e as inscrições na lista de SMSs para grupo, eram processadas gerando uma SMS para cada membro que respeitasse essa inscrição.

Todos os membros inscritos num tipo de subscrição, estaria também inscrito num lista, evitando andar a percorrer todos os registados para saber quais estavam inscritos naquela lista.

As SMSs a inserir na queue individual seriam colocadas com "prioridade" cronológica. Se eu estiver para receber uma SMS mas o meu "horário de recepção" for só para daqui a 3horas, a SMS é colocada na queue nessa zona. Assim o método que processa o envio de SMSs só compara a SMS do topo da lista com o RTC, e se for altura de enviar, envia.

O que acham?

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #5 em: 27 de Maio de 2010, 13:26 »
Esquece o que disse, tinha visto mal a coisa e quanto ao GPRS eu queria dizer GSM LOL

Não percebi muito bem isto:
Citar
Depois duas queue lists (uma com as SMSs para todas as pessoas, que estavam por processar, outra com as SMSs individuais)
As SMSs só seriam enviadas das queue individual, e as inscrições na lista de SMSs para grupo, eram processadas gerando uma SMS para cada membro que respeitasse essa inscrição.
e isto:
Citar
Se eu estiver para receber uma SMS mas o meu "horário de recepção" for só para daqui a 3horas, a SMS é colocada na queue nessa zona.

Essas tabelas estavas a pensar implementar no mbed ou ter isso na net?

É necessário ter em conta o modem GSM pois há uns tempos andei a ver e o numero de mensagens que são capazes de enviar por minuto varia muito.

Infelizmente duvido muito que alguma Operadora patrocine o projecto :( e mesmo que patrocine :) só irá oferecer as mensagens para a mesma rede, por isso se não oferecem é necessário multiplicar o modem por 3.

Seria útil também poder receber os últimos tópicos onde houve respostas assim como depois haver a possiblidade de responder mas isto claro que seria opções a adicionar ao sistema.

Last but no least e se o preço disto tudo, mbed, modem's, bateria for para uns 150€, com este preço monta-se um PC muito bom para esta tarefa e com bastante mais liberdade e menos trabalho, perdia-se no entanto a possibilidade de aprendizagem, embora não esteja ainda muito claro quais serão as tarefas do mbed.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #6 em: 27 de Maio de 2010, 13:52 »
Tudo seria no mbed (quem diz mbed diz outro micro), e não na web. Totalmente independente do resto.

As mensagens tem que ser processadas. O mais rapidamente possível para que fique só limitado à velocidade do módulo GSM. Creio que se consegue velocidades interessantes.

Assim, mesmo que eu tenha uma SMS por receber, mas eu tenha configurado que não quero receber SMSs depois das 20horas, esta vai para a lista de espera para envio para as 9horas do dia seguinte, fazendo com que o micro não tenha que a estar sempre a testar. Só se já tiver passado o tempo de espera necessário.

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #7 em: 27 de Maio de 2010, 14:34 »
Bem, acho a ideia muito gira!

Em relação ao patrocínio das operadoras. Não sei se sabem mas inicialmente o Twitter enviava mensagens para o telemovel dos "followers", que parecce-me que no fundo é isso que se pretende aqui. Eu registei-me no twitter precisamente por ísso, seguia o "FestivaisPT" e eles mandavam-me sms's de borla com novidades sobre concertos. No entanto, isso deixou de ser possível, muito provavelmente por restrições impostas pelas operadoras nacionais (e de outros países, visto que é restrito o numero de países em que isso funciona actualmente).

Quanto a hardware, por forma a reduzir os custos:
- mbed ligado por ethernet ao modem que já tens em casa
- alimentação directa da rede (usar transformador em vez de baterias)

Assim o custo do projecto seria basicamente o do mbed visto que o resto já tinhas por casa. Aliás, isso e o módulo gsm!

Offline GnobarEl

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 92
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #8 em: 27 de Maio de 2010, 14:50 »
Esta ideia é muito interessante, mas ter uma operadora a enviar sms de graça para outra rede? Não me parece.
Colocar uma máquina em casa dedicada a essa tarefa?! É muito mais configurável, mas os custos são maiores. Bem maiores.

Gostei muito da ideia e apoio este projecto, ma não estou a ver uma forma de o fazer gratuitamente.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #9 em: 27 de Maio de 2010, 15:04 »
Esta ideia é muito interessante, mas ter uma operadora a enviar sms de graça para outra rede? Não me parece.
Colocar uma máquina em casa dedicada a essa tarefa?! É muito mais configurável, mas os custos são maiores. Bem maiores.

Gostei muito da ideia e apoio este projecto, ma não estou a ver uma forma de o fazer gratuitamente.

Por 150€ tens uma máquina para isto muito boa!

Visto que é tudo para ser implementado no mbed há essa vantagem da aprendizagem pois noutro caso parece-me que a solução do PC muito melhor!

Offline GnobarEl

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 92
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #10 em: 27 de Maio de 2010, 16:41 »
E enviar as sms?
podemos ver o www.tweetaporsms.com, trabalha muito bem o serviço e em certa parte é gratuito, mas tem um custo mínimo de 30 euros mensais visto que é um cartão por operadora. E só aceita números com o mesmo tarifário, para as sms serem de borla.
Há alguma maneira de ter sms de borla?
Podemos usar o google calendar, apesar de enviar sms é extremamente limitado. Por isso acho que fica logo fora de hipótese.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #11 em: 27 de Maio de 2010, 17:06 »
Não vi 30€ lá no site, mas esse serviço não faz o pretendido, aqui vai existir a opção de receberes informação do forum etc.

Offline GnobarEl

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 92
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #12 em: 27 de Maio de 2010, 17:31 »
Não entendes-te, assim por alto, pelo menos no inicio do projecto quando acompanhei mais de perto era assim, entretanto evoluiu e não sei se ainda é ou não, mas no inicio os 30 euros que falei era o "dono" do site que pagava todos os meses para carregar os cartões de telemóvel. Ele tinha um telemóvel ligado ao pc. recebia as sms processava a sms e, ou enviava  a resposta para o telemóvel, ou actualizava o tweeter. Isto foi uma conversa que tive com um programador brasileiro que tinha um serviço semelhante no Brasil e pelo que me disse o serviço de cá era feito da mesma forma.

Código: [Seleccione]
# Qual o custo de tweetar por sms?
# O custo é apenas o de uma sms, se tiveres sms à borla então .. bem é à borla

Ou seja, se tivermos um tarifário com sms á pala o serviço é gratuito, caso contrário é pago.
Mas de qualquer das formas, ele também não consegui apoios das operadoras (como era a sua intenção no inicio do projecto).
Ou seja, o envio das sms tem um custo.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #13 em: 27 de Maio de 2010, 18:23 »
Eu percebi que tinhas sugerido usar esse serviço mas suponho que indicas-te esse serviço como referencia para o que queremos fazer e sim é algo do género e os tais 30€ podem ser baixados para os 20€ visto duas das operadoras agora terem aqueles tarifários a 5€.

Offline GnobarEl

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 92
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #14 em: 27 de Maio de 2010, 19:01 »
Exactamente, expressei-me mal.
Mas é mesmo isso. Isso é apenas uma amostra de um serviço funcional, gratuito para o utilizador que responde às necessidades para que foi projectado.
Se tivéssemos o apoio de pelo menos uma operadora, já era uma boa ajuda.