collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes  (Lida 388795 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #600 em: 12 de Dezembro de 2016, 22:28 »
Sabem se o valor máximo para que não seja cobrado IVA mudou dos ~22€?

Há pessoas a dizer que compraram artigos de 0.95€ e estão a pedir 15€ na alfândega.. tb não sei o que comprou mas acho estranho.

Se bem me lembro não há isenção de IVA no caso de compras on-line. Mas 15 de IVA para um item de 0.95€ é estranho, a não ser que os portes tenham sido mais altos (o IVA aplica-se em cima de tudo, inclusivé taxas e impressos e a taxa de apresentação à alfandega dos CTT que devem ser agora uns 4 ou 5€).

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #601 em: 12 de Dezembro de 2016, 23:19 »
Sabem se o valor máximo para que não seja cobrado IVA mudou dos ~22€?

Há pessoas a dizer que compraram artigos de 0.95€ e estão a pedir 15€ na alfândega.. tb não sei o que comprou mas acho estranho.

Se bem me lembro não há isenção de IVA no caso de compras on-line. Mas 15 de IVA para um item de 0.95€ é estranho, a não ser que os portes tenham sido mais altos (o IVA aplica-se em cima de tudo, inclusivé taxas e impressos e a taxa de apresentação à alfandega dos CTT que devem ser agora uns 4 ou 5€).

uma vez que me queria cobrar mais do que o valor da encomenda, ele ficava em uns 110, mas na altura foi por teimosia do vendedor em por número mais baixo e ele teve que levar com a despesa

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #602 em: 13 de Dezembro de 2016, 00:10 »
Sabem se o valor máximo para que não seja cobrado IVA mudou dos ~22€?

Há pessoas a dizer que compraram artigos de 0.95€ e estão a pedir 15€ na alfândega.. tb não sei o que comprou mas acho estranho.

Se bem me lembro não há isenção de IVA no caso de compras on-line. Mas 15 de IVA para um item de 0.95€ é estranho, a não ser que os portes tenham sido mais altos (o IVA aplica-se em cima de tudo, inclusivé taxas e impressos e a taxa de apresentação à alfandega dos CTT que devem ser agora uns 4 ou 5€).

15€ de TUDO é o prato do dia actualmente...
8-9€ apresentação para alfandega
x € de Taxas e IVA
4€ de portes, esta parte para mim é a maior palhaçada, eu já paguei os portes, pagar outra vez é só mais uma ilegalidade a juntar ás muitas que por cá se fazem...
Só em valores base tens logo no minimo 12€ seja para um botão de camisa ou para uma palete de tralha..
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #603 em: 13 de Dezembro de 2016, 00:57 »
Como é? as coisas ja mudaram outra vez? Pelo que "ouvi" dizer, os ctts andam a cobrar 8€ para o desalfandegamento (apresentação dos documentos à alfandega para prova da encomenda, só nao entendo é porque nao podemos sermos nós a poder enviar a documentação directamente à alfandega e por email e termos de enviar pros ctts (ou À transportadora) e serem-nos cobrados a taxa de apresentar papeis...), mas nao sabia que andavam a cobrar ainda mais portes adicionais de 4€.

Se fosse pelas transportadoras tipo DHL, 15€ era pouco, pelo que sei a base minima deles é de 34€ para encomendas no valor inferior a 200€ (fora as custas de "armazem" que começam a surgirr a partir do 5º dia).


Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #604 em: 15 de Dezembro de 2016, 17:18 »
Já escrevi neste ou noutro fórum a minha experiência e nas duas únicas ocasiões que recebi uma carta da alfândega, consegui tratar tudo por email ou carta (utilizei as duas opções por isso não sei qual a mais eficaz). Em nenhuma das encomendas o valor ultrapassava os 22 Eur. Foi só apresentar uns comprovativos claros do valor e depois aguardar pelo recebimento da encomenda normalmente pelo correio (não houve nenhum custo adicional).

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #605 em: 16 de Dezembro de 2016, 22:34 »
Um bocado off-topic. Para vermos que os proprios servicos do estado se queixam da Alfandega e tem problemas caricatos.

O caso passa-se com a GPIAA ("Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA) é um serviço central da administração direta do Estado, dotado de autonomia administrativa, sob a tutela do Ministério do Planeamento e das Infraestruturas")

À tempos houve um acidente com um voo da QATAR AIRWAYS, turbolencia que fez 4 feridos, que teve de aterrar de emergencia nos Acores.
http://avherald.com/h?article=4a1a4cbf&opt=0

Como o acidente foi em territorio Portugues, a GPIAA é responsavel por fazer a investigacao.
Eles acordaram com a QATAR que o aviao era enviado para o Qatar para ser reparado e que de la eles enviavam a caixa negra (com as gravacoes de voz) para Portugal, para ser analisado.

A QATAR enviou prontamente por DHL.

Acontece que a coisa esta na alfandega parada porque a propria alfandega quer cobrar taxas à GPIAA por achar que ela esta a "aquirir" uma caixa negra :)
A GPIAA esta numa luta à varios dias com a alfandega e DHL para justificar que nao tem de pagar taxas de importacao por aquilo.
EDIT: o GPIAA na entrevista à renascenca queixam-se da DHL, nao sei de que modo a DHL interfere na indicacao de forcar os bens a serem taxados pela alfandega, ou se isso é apenas responsabilidade da alfandega para decidir.

Ler mais aqui:
http://rr.sapo.pt/noticia/71189/caixa_negra_retida_na_alfandega_emperra_investigacao_a_acidente_nos_acores
e aqui:
http://www.gpiaa.gov.pt
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2016, 22:40 por KammutierSpule »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #606 em: 16 de Dezembro de 2016, 22:46 »
Com a DHL nada me admira, depois do que me aconteceu.

Certamente querem cobrar a comissão de desalfandegamento, e como ainda deve ser pesadote e depende dos portes, estão-se a fazer a umas centenas largas de €€€.

Haviam de levar uma cacetada  valente a ver se aprendiam. Um avião parado é uma pipa de massa de prejuízo.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #607 em: 16 de Dezembro de 2016, 23:12 »
como tinha dito em cima, a mim na dhl por uma encomenda que custava 110 €, eles queriam cobrar 120 e tal  € de alfândega, eles deviam era deixar de ser parvos com tanta taxa.. deixei encomenda lá e fiz a tal queixa..

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #608 em: 17 de Dezembro de 2016, 14:40 »
Com a DHL nada me admira, depois do que me aconteceu.

Certamente querem cobrar a comissão de desalfandegamento, e como ainda deve ser pesadote e depende dos portes, estão-se a fazer a umas centenas largas de €€€.

Entao pelo que dizem.. a DHL controla o que "para ou nao" na alfandega?
Imaginemos que nao havia alfandega: a encomenda da DHL ja tinha sido paga.. seguia sem mais custos para o destinatario.

Para quererem cobrar a "comissao de desalfandegamento" é porque tem de ficar retido na alfandega para "cobrar taxas" ? ..

Seria muito mau se houvesse uma concertacao para que a DHL podesse facturar mais.. :/

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #609 em: 17 de Dezembro de 2016, 15:22 »
O que se passa é que a DHL tem interesse em inflacionar o valor das encomendas porque pode cobrar mais dinheiro ao destinatário, apesar do remetente já lhe ter contratado e pago a entrega.


Explico:
Todas as encomendas por transportador vão à alfândega. Aí não há concertação, é um dado adquirido válido para qualquer um.
E a DHL faz serviços de desalfandegamento. Até aqui nada de muito mal , senão tinhas-se de arranjar despachante ou ir tratar pessoalmente à alfândega.

O que está mal é um acumular do que se passa a seguir:
1º - A DHL cobra pelo serviço de desalfandegamento. Se todas a encomendas vão à alfândega e o remetente pagou para entregar a encomenda, porque é que já não está incluído nos portes? Simples: pode cobrar 2 vezes pelo mesmo serviço.

2º - O que a DHL cobra pelo desalfandegamento depende do valor total da encomenda (portes+produtos), apesar da burocracia ser exatamente a mesma.

3º - O valor total da encomenda é declarado à alfandega pela DHL. Se a fatura não for válida (porque falta a data, não vem numerada ou sei lá o quê), pode apresentar valores com base num printscreen dum site de vendas online.

4º - Se os valor dos portes não vierem descriminados (portes que a DHL cobrou ao remetente!!!!), inventam que o valor dos mesmos são iguais ao que custa para enviar a encomenda em sentido contrário, estupidamente mais caros.


Tudo junto pode levar ao que me aconteceu a mim: Ignoraram a fatura que vinha com tudo descriminado porque não tinha a data certa, pedem-me um print-screen que já não tinha portes descriminados, e mandam para a alfândega que os portes tinham sido de mais de 300€, a somar a uma encomenda que me custou 210€ (portes incluídos). Paguei IVA à alfândega da soma, e a comissão de desalfandegamento da DHL foi mais do dobro do que devia ter sido. Toda a gente ficou a ganhar menos eu que paguei 230€ pelo IVA+DHL numa encomenda que me tinha custado 210€...

Neste caso está a fazer algo semelhante: como não há fatura, não há portes descriminados, quer arbitrar que o fligh-recorder custa uma pipa de massa e é muito caro de transportar para meter uma comissão de desalfandegamento choruda. O efeito secundário é a Alfândega cobrar também uma pipa de massa de IVA mas como quem paga é o cliente, ficam todos satisfeitos e o cliente se não gostou que se lixe...

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #610 em: 17 de Dezembro de 2016, 18:02 »
Agora que me lembro eles fizeram isso que dizes no ponto 4

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #611 em: 18 de Dezembro de 2016, 12:18 »
caso para dizer: "fonix ca cena meu!"

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #612 em: 13 de Janeiro de 2017, 11:18 »
Na sequencia do assunto do "GPIAA, alfandega e caixas negras", o director do GPIAA (Alvaro Neves) foi "exonerado do cargo por desrespeito do Estatuto do Pessoal Dirigente"

https://www.publico.pt/2017/01/12/sociedade/noticia/diretor-do-gabinete-de-acidentes-com-aeronaves-exonerado-por-desrespeito-de-estatuto-1758134

No site do GPIAA http://www.gpiaa.gov.pt existiam dois artigos publicados sobre os problemas que estavam a ter com a alfandega que foram entretando retirados da lista de noticias.

É preciso ter cuidado a falar da alfandega.. parece que a PIDE ainda anda por lá ;)

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #613 em: 13 de Janeiro de 2017, 11:56 »
A Alfândega é parte integrante da autoridade tributárias (Fisco).

Com eles não se brinca, exceto se tiveres dívidas que nesse caso é só esperar que o orçamento fique apertado para darem umas borlas aos que andam a gozar com os que cumprem todas as suas obrigações.

Alguém sabe como não pagar IRS e TSU? A ideia é por a render e sacar uns juros, mas com vista regularizar mais tarde a custo 0  >:(

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #614 em: 13 de Janeiro de 2017, 14:07 »
Alguém sabe como não pagar IRS e TSU? A ideia é por a render e sacar uns juros, mas com vista regularizar mais tarde a custo 0  >:(

:D
Offtopic: acho que se fores "trabalhador por conta de outrem" nao dá, terias de criar a tua empresa unipessoal e prestar servicos aos teu "empregador" (perdendo assim as "regalias" de ser um trabalhador). A partir daqui ficas responsavel pelos teus impostos e contribuicoes para a seg social, que podes entao nao pagar e ficar em dívida ao estado.