collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: demannu  (Lida 19790 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: demannu
« Responder #30 em: 11 de Fevereiro de 2010, 22:38 »
Eii, sim senhor, tens aí outro belo acelera :)!

Offline Raul

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 185
Re: demannu
« Responder #31 em: 11 de Fevereiro de 2010, 22:46 »
Finalmente vamos falar sobre assuntos que realmente interessam :)

Tal como o Raul disse, quando o sensor de cima olha para um lado, e se o obstáculo aparecer do outro lado ele vai colidir, logo adiccionei estes dois sensores e posiccionei-os ligeiramente na diagonal. Estes sensores são de curto alcance, e programei de maneira a que quando detectam um obstáculo +- a 10 cm o motor oposto inverte a rotação. Se olhares para o video com atenção reparas que quando os obstáculos estão longe ele vira ligeiramente, quando os obstáculos estão próximos ele vira sobre ele próprio.

Outra razão que me levou a adiccionar estes dois sensores foi a estrutura do chassis, a distância entre rodas é bastante, logo usando só o sensor de cima não tinha a sensibilidade que eu queria atingir.

Sim, podia ter usado somente os sensores de baixo, mas quis manter o de cima para detectar obstáculos mais distantes.

Desculpa ai Microbyte não me lembrei que ele tinha escrito que a distância de alcance dos sensores era diferente.


Cumprimentos

Offline SShavyer

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2
Re: demannu
« Responder #32 em: 12 de Fevereiro de 2010, 16:20 »
Boas
O teu projecto (robot) esta bem estruturado e funciona bem pelo que vi. :) tivest boas ideias!!!  :)
mas tenho uma coisa pra te perguntar tu numa das imagens parece que colocast uma esfera como roda de tras mas depois tiraste-a... qual a diferença entre a esfera e a roda que usas-t?
na vez de tentares a esfera podias expimentar um rol`on dos desoderizantes... ja explimentas-t qual a melhor soluçao?

Offline andnobre

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 402
Re: demannu
« Responder #33 em: 12 de Fevereiro de 2010, 22:15 »
ola a tudos
primeiro tenho de dar os parabens ao autor do robo.Gostei tb do material que usas, mas ja conhecia esta tecnica de usar os ligadores de elctricidade p robotica, sai bem barato do que os de aeromodelismo eheheh. Na partilha de codigo pronto se n queres tudo bem, mas isto faz lembrar os meus tempos de faculdade que ninguem dava nada a ninguem ( isto p a micro rato). Por isso que eu admiro os brasileiros nao tem receio de partilhar nada. Mas eu acho que o site LR foi criado p partilhar conhecimento e so assim é que se anda para a frente no conhecimento.

ps: desde ja n quero ofender ninguem mas tb so temos de dar o merito a pessoas como o GUI...

Offline guibot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 651
    • Guibot
Re: demannu
« Responder #34 em: 12 de Fevereiro de 2010, 23:19 »
Citar
Boas
O teu projecto (robot) esta bem estruturado e funciona bem pelo que vi. :) tivest boas ideias!!!  :)
mas tenho uma coisa pra te perguntar tu numa das imagens parece que colocast uma esfera como roda de tras mas depois tiraste-a... qual a diferença entre a esfera e a roda que usas-t?
na vez de tentares a esfera podias expimentar um rol`on dos desoderizantes... ja explimentas-t qual a melhor soluçao?

Inicialmente usei a roda omnidirecional (tipo roll-on) mas fazia muita aderência, especialmente em piso irregular, e então mudei para o rodízio.

Nunca aproveitei um roll-on (desodorizante) para fazer este tipo de roda.. mas deve funcionar.


Offline Pauleta

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 174
Re: demannu
« Responder #35 em: 13 de Fevereiro de 2010, 22:37 »
Parabéns Guibot por mais uma criação. Gostei especialmente das rodas dentadas. Vejo que a minha ideia dos ligadores para as rodas funcionou na perfeição, realmente penso que é uma solução bastante prática.

Continua!!!
Cumprimentos,
Tiago Oliveira

Offline guibot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 651
    • Guibot
Re: demannu
« Responder #36 em: 13 de Fevereiro de 2010, 23:00 »
Obrigado Pauleta! Já usei esta solução mais do que uma vez, e não serve só para prender rodas a eixos, serve para prender cordas, cabos de aço e até elásticos.

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: demannu
« Responder #37 em: 18 de Fevereiro de 2010, 14:18 »
Boas! O projecto está bastante interessante.

Tenho só uma questão, como é que o robot reage a "degraus"?

Como tens 3 sensores podias colocar os das pontas com um angulo para ver quando o chão "acaba", ou prevines isso de outra forma?
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline guibot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 651
    • Guibot
Re: demannu
« Responder #38 em: 18 de Fevereiro de 2010, 17:01 »
Não reage.. Talvez pense nisso de futuro.
Ele tem uma coisa que não é lá muito boa, as rodas estão muito afastadas do chassis, possivelmente se as chegar mais para o centro e se modificar os sensores ele fique mais optimizado no sentido de evitar "quedas".

Offline mermerchin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 50
Re: demannu
« Responder #39 em: 23 de Fevereiro de 2010, 08:01 »
Epá assim sim!

Assim vale a pena um gajo vir ver o LR, em vez de falar de PCs e Macs.

Gostei muito muito muito de ver o robô, está muito engraçado e portou-se lindamente com os sensores.

Por muito que tu ( o pai do bicho ) já saiba que é verdade aquilo que eu disse acima, nada como expressar isso mesmo.

Muito porreiro mesmo.
[color="#009900"]Exc[/color][color="#000099"]elle[/color][color="#993399"]