collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Maquete de robot com leds  (Lida 17011 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Maquete de robot com leds
« em: 24 de Junho de 2013, 18:43 »
Ora boas!
Bem, para um projecto meu decidi que seria interessante fazer uma maquete de o que virá a ser o robot no final do projecto. Como o projecto vai ser para alguns miudos com idades entre os 5 e os 15, achei que em forma de apresentação seria interessante fazer com que varius Leds piscassem aliatoriamente na dita maquete quando alguem se aproxima-se dela.

O problema aqui é que tem tudo de ser o mais "low cost" possivel.
Têm algumas ideias?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Maquete de robot com leds
« Responder #1 em: 24 de Junho de 2013, 19:13 »
Quando se aproximarem da maquete?
Mas perto, ou tipo 1-2m?
Se for perto(20-30cm) o mais barato será leds e emissores IR.
Avr fanboy

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Maquete de robot com leds
« Responder #2 em: 24 de Junho de 2013, 19:40 »
Quando se aproximarem da maquete?
Mas perto, ou tipo 1-2m?
Se for perto(20-30cm) o mais barato será leds e emissores IR.

A ideia é que quando alguém se aproxima (uma criança por exemplo) a maquete ganha um pouco de vida. Portanto diria que algo entre 50cm-1m seria ideal.

Quanto à tua sugestão, isso seria acoplado com um circuito totalmente electrónico ou estavas a falar de algo tipo arduino (neste caso usava-se só o ATmega e não o produto inteiro, certo?)


Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Maquete de robot com leds
« Responder #3 em: 24 de Junho de 2013, 20:54 »
Já fiz um projecto desses e para alem dos leds utilizei um Vmusic2 para produzir musica.

Na altura utilizei um sonar da maxbotic (qualquer um serve mas foi este q usei), uma tira de leds de 12v, um transistor npn, um pic (n me lembro da referencia mas é o mm que é usado no 8m2 da picaxe) e um Vmusic2 para a musica.

Estive entre o sonar e um detector de movimento, mas o detector tinha o inconveniente de não detectar caso a pessoa ficasse imovel uns minutos.




Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Maquete de robot com leds
« Responder #4 em: 24 de Junho de 2013, 21:50 »
Dá para fazer isso tudo só com um atmega, meia duzia de leds, um sonar do ebay por 3€(tenho uns quantos em casa, posso-te vender a preço de custo se tiveres apertado de tempo).
E um cartão SD, com wav's de 8bits a 8Khz, é play directo com dois timers de 8 bits.
Avr fanboy

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Maquete de robot com leds
« Responder #5 em: 24 de Junho de 2013, 23:25 »
Já fiz um projecto desses e para alem dos leds utilizei um Vmusic2 para produzir musica.

Na altura utilizei um sonar da maxbotic (qualquer um serve mas foi este q usei), uma tira de leds de 12v, um transistor npn, um pic (n me lembro da referencia mas é o mm que é usado no 8m2 da picaxe) e um Vmusic2 para a musica.

Estive entre o sonar e um detector de movimento, mas o detector tinha o inconveniente de não detectar caso a pessoa ficasse imovel uns minutos.

Hmmm e por quanto é que ficou isso?

Dá para fazer isso tudo só com um atmega, meia duzia de leds, um sonar do ebay por 3€(tenho uns quantos em casa, posso-te vender a preço de custo se tiveres apertado de tempo).
E um cartão SD, com wav's de 8bits a 8Khz, é play directo com dois timers de 8 bits.

Eu por acaso nunca trabalhei só com atmega, é diferente do arduino?
E uma vez mais, mais ao menos por quanto ficaria isso tudo?

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Maquete de robot com leds
« Responder #6 em: 24 de Junho de 2013, 23:57 »
No meu caso o projecto ficou caro e o vmusic foi o componente mais caro, mas para o teu caso pode n ser necessario, eu precisava mesmo de uma boa qualidade de som.

Mas basta fazeres contas:

Sonar = 3€ (no caso dos do Senso)
Picaxe = 3€ (para te facilitar a programação, tenho varios para formação posso-te vender um a preço de custo tb)
Transistor NPN = 0,5€? (vais precisar de um que aguente alguma currente)
Tira de leds = 5€ (mas podes usar leds separados q ficam mais baratos)
Circuito pcb = 5€ (G7) ou 0€ se usares uma breadboard.

Se precisares de som é adicionar um piezo, e os picaxes tb tem uma forma simples de fazer "musica"

Espero ter ajudado.

Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Maquete de robot com leds
« Responder #7 em: 25 de Junho de 2013, 00:48 »
Um atmega é o micro-controlador que está no arduino.
Avr fanboy

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Maquete de robot com leds
« Responder #8 em: 25 de Junho de 2013, 01:42 »
No meu caso o projecto ficou caro e o vmusic foi o componente mais caro, mas para o teu caso pode n ser necessario, eu precisava mesmo de uma boa qualidade de som.

Mas basta fazeres contas:

Sonar = 3€ (no caso dos do Senso)
Picaxe = 3€ (para te facilitar a programação, tenho varios para formação posso-te vender um a preço de custo tb)
Transistor NPN = 0,5€? (vais precisar de um que aguente alguma currente)
Tira de leds = 5€ (mas podes usar leds separados q ficam mais baratos)
Circuito pcb = 5€ (G7) ou 0€ se usares uma breadboard.

Se precisares de som é adicionar um piezo, e os picaxes tb tem uma forma simples de fazer "musica"

Espero ter ajudado.

Quais as vantagens/desvantagens do picaxe em relação ao atmega?
E como se programa ambos?


Um atmega é o micro-controlador que está no arduino.

Sim isso eu sei, mas a minha questão era mesmo como usar o atmega em separado :O

« Última modificação: 25 de Junho de 2013, 01:45 por nvoltex »

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Maquete de robot com leds
« Responder #9 em: 25 de Junho de 2013, 12:45 »
Picaxe é feito para principiantes e pessoas com poucos ou nenhuns conhecimentos de programação. Dá inclusive para programar por blocos (ja ha forma de fazer isso no arduino tb).

A grande diferença é que um picaxe em modo standalone é muito simples mesmo de implementar necessitando apenas de 2 resistencias, ao contrario q uma atmega328 com arduino necessita de mais algumas coisas como um cristal, etc. (isto se n se modificar o bootloader)

A nivel de programação, o arduino é programado ligando por USB ao pc, usando um modulo FTDI (tipo este http://www.dronetech.eu/store/index.php?route=product/product&product_id=53) caso seja standalone ou se for uma board completa então é só ligar o cabo.

No caso do Picaxe, tem um cabo e um programador barato que se usa.

A linguagem Arduino é um derivado do C (Processing), e a Picaxe é Basic (ou por blocos no IDE oficial da Picaxe)

Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Maquete de robot com leds
« Responder #10 em: 26 de Junho de 2013, 15:00 »
Picaxe é feito para principiantes e pessoas com poucos ou nenhuns conhecimentos de programação. Dá inclusive para programar por blocos (ja ha forma de fazer isso no arduino tb).

A grande diferença é que um picaxe em modo standalone é muito simples mesmo de implementar necessitando apenas de 2 resistencias, ao contrario q uma atmega328 com arduino necessita de mais algumas coisas como um cristal, etc. (isto se n se modificar o bootloader)

A nivel de programação, o arduino é programado ligando por USB ao pc, usando um modulo FTDI (tipo este http://www.dronetech.eu/store/index.php?route=product/product&product_id=53) caso seja standalone ou se for uma board completa então é só ligar o cabo.

No caso do Picaxe, tem um cabo e um programador barato que se usa.

A linguagem Arduino é um derivado do C (Processing), e a Picaxe é Basic (ou por blocos no IDE oficial da Picaxe)

Então em teoria se eu montasse tudo com o arduino no final nao seria muito dificil modificar as coisas de forma a por uma picaxe, certo?

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Maquete de robot com leds
« Responder #11 em: 26 de Junho de 2013, 15:44 »
Picaxe é feito para principiantes e pessoas com poucos ou nenhuns conhecimentos de programação. Dá inclusive para programar por blocos (ja ha forma de fazer isso no arduino tb).

A grande diferença é que um picaxe em modo standalone é muito simples mesmo de implementar necessitando apenas de 2 resistencias, ao contrario q uma atmega328 com arduino necessita de mais algumas coisas como um cristal, etc. (isto se n se modificar o bootloader)

A nivel de programação, o arduino é programado ligando por USB ao pc, usando um modulo FTDI (tipo este http://www.dronetech.eu/store/index.php?route=product/product&product_id=53) caso seja standalone ou se for uma board completa então é só ligar o cabo.

No caso do Picaxe, tem um cabo e um programador barato que se usa.

A linguagem Arduino é um derivado do C (Processing), e a Picaxe é Basic (ou por blocos no IDE oficial da Picaxe)

Então em teoria se eu montasse tudo com o arduino no final nao seria muito dificil modificar as coisas de forma a por uma picaxe, certo?

São tecnologias e linguagens diferentes. 
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Maquete de robot com leds
« Responder #12 em: 26 de Junho de 2013, 17:45 »
Sim, mas em termos de hardware seria a mesma coisa, depois seria fazer o programa e as coneções necessárias, ou estou muito enganado?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Maquete de robot com leds
« Responder #13 em: 26 de Junho de 2013, 17:54 »
Não é por um cristal que vais á falencia e eu nunca uso um micro sem cristal, por algum motivo preciso de serial para debug, ou re-uso as placas para outra coisa e o cristal faz falta, por 30-40 centimos que custa o cristal e os condensadores, prefiro que estejam lá.
Avr fanboy

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Maquete de robot com leds
« Responder #14 em: 26 de Junho de 2013, 20:54 »
O picaxe da bem sem cristal externo. Mas é verdade que quando lhe meti um ressoador notou-se diferença e também permitiu uma velocidade maior de processamento
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/