collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: drill press homemade  (Lida 8046 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline andlig

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 153
Re: drill press homemade
« Responder #15 em: 15 de Dezembro de 2014, 02:43 »
Sim ja la estao a algum tempo mas secalhar noutros lados sao mais baratas as maquinas mas para o que quero fazer acho que a solucao que estou a ponderar nao é mal pensada

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: drill press homemade
« Responder #16 em: 15 de Dezembro de 2014, 11:41 »
Só tenho o berbequim e é bastante bom. Eles têm fama de ter boa qualidade em toda a gama.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: drill press homemade
« Responder #17 em: 15 de Dezembro de 2014, 12:14 »
Bem melhor que a dremel que tem um nome mais soante

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: drill press homemade
« Responder #18 em: 15 de Dezembro de 2014, 12:50 »
Nem tem comparação, os acessórios da Dremel são uma m&rd@, é tudo plástico com folgas. Eu tenho o suporte da Dremel há anos, e ainda hoje choro os ~50€ que dei por ele na altura. O eixo roda centrado (não vejo o problema que o tipo do video diz), mas quando encostas a broca no material aquilo flecte para o lado 1mm. Hoje em dia consigo furar mais ou menos no sítio que quero, mas tive que apertar ao limite todos os parafusinhos de encosto que aquilo tem (inicialmente cheguei a ter um elástico para remover a folga que ele flecte) e tenho que fazer um "center punch", o que funciona para metal mas para madeira esquece, que é muito mole e a broca dança à vontade à mesma (portanto dizer que serve para madeira, bleehh).
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2014, 13:00 por Njay »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: drill press homemade
« Responder #19 em: 15 de Dezembro de 2014, 13:39 »
Para madeira, e mesmo para pcb's caseiras o ideal são brocas com ponta estilo Brad, exemplo:


O centro é um bico bastante afiado com faces de corte que permite centrar a broca para ela não andar a dançar, tipicamente usado para madeira não sei se há Brad points em tungsténio, em HSS(vários sabores de HSS) há a pontapé.
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: drill press homemade
« Responder #20 em: 15 de Dezembro de 2014, 14:33 »
Para uso diário a dr&m&l é uma dor de cabeça, tem uma cor bonita e acaba aqui.
Qualquer movimento lateral enquanto se fura equivale a uma broca nova e quando se aumenta a velocidade aquilo parece que se vai desmontar tudo... ou fugir.
Minha coluna já moeu o parafuso e porca de aperto em altura, tive de cortar o parafuso e colocar nova porca, quanto ao torno também da mesma marca, tem um sistema de travamento que mete dó, depois de fixar a peça, se a for serrar o torno desbloqueia-se e tenho de voltar a apertar a peça.

Aliás, os acessórios da Proxxon são bem mais baratos, porque da outra marca é tudo 20€ para cima.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: drill press homemade
« Responder #21 em: 15 de Dezembro de 2014, 14:47 »
Nunca vi num dremel os 100€ ou mais que pedem por eles, até hoje o melhor mini-berbequim que tive foi um Einhell digital amarelo, daqueles ainda Made in Germany, comprado á 7 anos, muita fresa, ferro e aluminio roeu ele, teve um fim trágico, um dos enrolamentos do motor queimou e trabalhava aos arranques, coitado, ainda hoje tenho os colares de aperto dele que continuam a durar e a ser usados em outros einhell azuis ranhosos(que custam na casa dos 30€).

Diria que barato e bom não há, mas caro e fraco á com fartura
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: drill press homemade
« Responder #22 em: 15 de Dezembro de 2014, 15:16 »
Diria que barato e bom não há, mas caro e fraco á com fartura
LOL!... É mesmo, com fartura.

Vamos juntar um dia e fazer uma grande fogueira com o nosso material dr&m&el, pode ser que dê para aproveitar algum metal derretido para fazer alguma ferramenta de jeito :)

Também tenho/tinha uma dessas einhel amarelas, q por acaso pifei ao tentar serrar uma dobradiça de porta com o disco de corte. Em qualidade não perdia *rigorosamente nada* para a minha dr&m&l. Por acaso o material da einhel nunca me deixou ficar mal e tem preços baixos (o berbequim foi mesmo abuso da ferramenta, a dobradiça tem uns 3mm de ferro/aço na zona que eu queria cortar, depois fui buscar a rebarbadora que ainda levou "um pouco" a fazer o corte).

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: drill press homemade
« Responder #23 em: 15 de Dezembro de 2014, 15:42 »
Vamos juntar um dia e fazer uma grande fogueira com o nosso material dr&m&el, pode ser que dê para aproveitar algum metal derretido para fazer alguma ferramenta de jeito :)

Vai sobrar plástico com fartura, seria um novo desafio... naaaa, está frio e a fogueira é mais proveitosa  ;D

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: drill press homemade
« Responder #24 em: 15 de Dezembro de 2014, 17:02 »
 :)