collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: CNC homemade?  (Lida 48847 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re:CNC homamade?
« Responder #15 em: 27 de Julho de 2009, 21:10 »
O problema é que o software que temos (da máquina) não aceita GCode, e com HPGL corta as pistas todas.

Eu não entendo disto mas quando falas que corta as pistas todas, queres dizer que faz o corte (desbaste) apenas no sitio das pistas.
Alfredo Garcia

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re:CNC homamade?
« Responder #16 em: 27 de Julho de 2009, 21:52 »
Sim PDI, o que o software devia fazer era cortar um contorno a volta de cada pista de forma a fazer o isolamento do restanto cobre. o que acontece é k o ficheiro HPGL contém informação das pistas propriamente ditas e o software manda passar a fresa precisamente no sitio da pista.....  :(

Cumps, Mauro.

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re:CNC homamade?
« Responder #17 em: 27 de Julho de 2009, 23:05 »
Então não pode inverter a imagem de maneira a que desbaste o cobre que não precisa, assim tipo negativo.

E apenas uma ideia de quem quer ajudar, mesmo sem perceber.
Alfredo Garcia

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re:CNC homamade?
« Responder #18 em: 27 de Julho de 2009, 23:36 »
Bem é coisa que nca pensei, de qualquer forma inverter uma imagem de preto para branco é fácil quase todos os editores de imagem fazem isso, mas e um ficheiro HPGL? será assim tão fácil?!

Mas é uma ideia...!!!

Cumps, Mauro.

Offline nokPT

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 22
Re:CNC homamade?
« Responder #19 em: 28 de Julho de 2009, 09:57 »
Não é isso que faz, não corta no lugar da pista, corta à volta pista.

Só que considera cada semi-recta da pista um rectângulo, então corta à volta do rectângulo, imagina que a pista vai ligar a um pino, corta à volta do pino 100% e depois corta a pista 100% há volta do "rectângulo".

Está na imagem que anexei, à 1ª vista, faz o que queremos, mas se olharmos com atenção verificamos que nas curvas corta a pista, nos cruzamentos (ou entroncamentos) de pista, também a corta e nas uniões pinos-pista, também ficam todos cortados.

Offline nokPT

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 22
Re:CNC homamade?
« Responder #20 em: 28 de Julho de 2009, 14:41 »
... A segunda opção é um programa chamado "CopperCAM", este programa tem a capacidade de importar os ficheiros GERBER criados pelos softwares de desenho de PCBs e ...

Já tinha explorado o CopperCAM, mas não tinha conseguido por a funcionar, ele faz exactamente o que necessito para andar à volta das pistas e dos pinos.

Parece que vou ter que largar umas massas...

Obrigado pela dica, deu para tentar mais uma vez (desta vez com mais calma)

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re:CNC homamade?
« Responder #21 em: 09 de Agosto de 2009, 22:26 »
Olá nokPT, pois, com calma e tb se for preciso com assistencia deles. eu nao comprei o programa e eles responderam prontamente ao meu email! por isso penso que farão o mesmo contigo caso precises!

Acho k é um programa bastante util e com potencial, mas acho k ainda precisa de mais umas arestas limadas!

Cumprimentos, Mauro.

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re:CNC homamade?
« Responder #22 em: 22 de Agosto de 2009, 16:18 »
boas

obrigado a todos pelas respostas

já tinha avançado um pouco com a estrutura, mas acabei por desmontar tudo :-X , ficava muito frágil apenas com parafusos a segurar...



alguém sabe o nome técnico disto ou onde se compra em Portugal?

acham que uns motores com 6,2KG de torque são suficientes para alumínio ou cobre?

cumps

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re:CNC homamade?
« Responder #23 em: 22 de Agosto de 2009, 17:42 »
Quanto maior for o diametro da fresa, e quanto mais fundo quiseres cortar em cada passagem, mais força vai ser necessário para os motores. Quanto força não sei, mas os varões roscados fazem uma grande desmultiplicação. E toda a estrutura e pontos de apoio terá que ter uma rigidez a acompanhar.

A dureza do cobre é bastante maior do que a do aluminio. O aluminio parece quase manteiga quando comparado com o cobre.

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re:CNC homamade?
« Responder #24 em: 22 de Agosto de 2009, 18:28 »
a estrutura será toda em alumínio, não será muito grande, talvez uns 30x30x10 (xyz) com algumas partes de apoio em ferro, os varões roscados comprei M6...

vou ser se alguém me solda o alumínio todo para a estrutura ficar mais estável a um preço razoável  ;D

cobre  provavelmente não será utilizado, mas alumínio é provável, mas também deve ser para cortar apenas umas chapas com no máximo 5mm de espessura...  

cumps

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re:CNC homamade?
« Responder #25 em: 23 de Agosto de 2009, 00:35 »
Um monte de CNC homemade, pelo menos a parte da mecânica:
http://www.hobbycnc.hu/English.htm
Alfredo Garcia

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re:CNC homamade?
« Responder #26 em: 23 de Agosto de 2009, 18:01 »
obrigado pelo link, bastante util  8)

cumps

Offline nokPT

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 22
Re:CNC homamade?
« Responder #27 em: 25 de Agosto de 2009, 17:11 »
...


alguém sabe o nome técnico disto ou onde se compra em Portugal?
...

No Porto, na Rua do Paraíso, junto da Lapa, há uma casa que vende desses acessórios.

É uma garagem do lado direito quem vai da lapa para a Rua de Camões e fica numa cave...

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re:CNC homamade?
« Responder #28 em: 27 de Agosto de 2009, 22:58 »
sou de bastante longe mas em principio já estou servido, obrigado

estive a pensar nas facilidades de controlar a cnc por USB em vez da porta paralela, fiz uma pesquisa e encontrei isto:

http://www.sixca.com/eng/articles/usbstepping/

olhando para esta imagem:

8 canais digital output davam para ligar 2 L293


será que com 2 pic's ligados cada um a uma entrada USB isto funcionaria com algum programa tipo KCAM ou semelhante?

se isto funcionasse já não tinha de ter um pc apenas dedicado à cnc e usar o portátil  ::)

cumps

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:CNC homamade?
« Responder #29 em: 28 de Agosto de 2009, 16:01 »
Citar
será que com 2 pic's ligados cada um a uma entrada USB isto funcionaria com algum programa tipo KCAM ou semelhante?

Segundo o que tenho visto os programas de CAM não costumam trazer suporte para controladores USB. Na sua maioria é tudo por porta LPT. Contudo, se procurares por USBCNC no google encontras um controlador por USB com software própri.. mas não é nada barato. Se tiveres paciência também podes tentar criar o controlador USB para o Mach3, pois no Mach3 podes criar plugins. Mas não sei se será fácil..
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com