collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Decodificar cabo  (Lida 8633 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Decodificar cabo
« Responder #15 em: 01 de Dezembro de 2016, 11:43 »
Continuo a dizer que estão a complicar o que não tem complicação!

Hugo, para de trollar o rapaz que com os tuas respostas parece que está cada vez mais confundido.

a minha questão aqui é saber o que faz o ST dentro da ficha ...
O mesmo que fazem todos os st3232, é só ler a datasheet:
http://www.st.com/content/ccc/resource/technical/document/datasheet/group1/40/2c/7f/62/3a/3f/47/3c/CD00002253/files/CD00002253.pdf/jcr:content/translations/en.CD00002253.pdf

Está no título da mesma: "3 to 5.5 V, low-power, up to 400 kbs RS-232 drivers and receivers"

Trata-se de um conversor entre níveis RS-232 e níveis lógicos.

Citar
por o que aqui se tem falado, será unicamente para proteger o comunicador, se o mesmo for ligado directamente a um cabo USB-RS232(+15V-15V) em vez de um USB-Serie(+5V-5V)...

certo?
cumps

Errado. Não é para proteger, mas para converter os níveis RS-232 em níveis lógicos (já me sinto um disco riscado). São tensões muito diferentes com gamas de operação também diferentes, por isso têm-se de usar um integrado conversor.

O cabo convertia o RS232 do PC, onde ligava numa ficha DB9. O que eu e o senso já repetimos várias vezes é que se é para ligar a um PC moderno não precisas de passar por RS232, podes ligar diretamente a um conversor USB-Série sem ter de passar por essa interface desatualizada.



Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Decodificar cabo
« Responder #16 em: 01 de Dezembro de 2016, 17:26 »
O cabo convertia o RS232 do PC, onde ligava numa ficha DB9. O que eu e o senso já repetimos várias vezes é que se é para ligar a um PC moderno não precisas de passar por RS232, podes ligar diretamente a um conversor USB-Série sem ter de passar por essa interface desatualizada.

Que foi basicamente o que eu disse na 1ª resposta a este tópico.
Faz falta neste fórum um boneco duma bola amarela com a mão na testa :)

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Decodificar cabo
« Responder #17 em: 01 de Dezembro de 2016, 19:57 »
sou obrigado a falar contra mim mesmo a a concordar com o Njay...

mas também os foruns sao mesmo para isto :P

cumps

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Decodificar cabo
« Responder #18 em: 01 de Dezembro de 2016, 21:33 »
O cabo convertia o RS232 do PC, onde ligava numa ficha DB9. O que eu e o senso já repetimos várias vezes é que se é para ligar a um PC moderno não precisas de passar por RS232, podes ligar diretamente a um conversor USB-Série sem ter de passar por essa interface desatualizada.

Tb nao disse o contrário..mas caso ele ja tivesse um conversor rs232-usb, podia usar no cabo que ele tinha e usar os dois na vez de comprar um cabo usb-ttl caso nao o tivesse. Foi só aí que falei no conversor rs232-usb..

Os cabos ftdi até sao ligeiramente mais caros que um conversor rs232-usb..

Ok, no resto tvz baralhei um bocado as coisas, porque tb pensei que o st232 nao fosse de facto um equivalente ao max232 ou que tivesse configurado para gerar sinais logicos ligeiramente diferentes e que tivesse sido de proposito do fabricante. Ja que o filjoa disse que o fabricante avisava e só aconselhava o uso dos cabos de programaçao deles ..e o senso falou em meter resistencias.. que continuo a nao entender pró que era.

(ok entendi agora que era pro caso de usar entre um cabo ftdi e o comunicador GSM)

eu não posso ligar isto directamente a um cabo de serie USB-RS232? nunca tenho mais de 5Volts em comunicação...
Ele perguntou e ninguem respondeu-lhe que sim. Falaram numa alternativa com o tal cabo fdti (caso o tivesse) mas pode ligar esse conversor usb-rs232 no cabo do fabricante
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2016, 21:52 por Hugu »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Decodificar cabo
« Responder #19 em: 01 de Dezembro de 2016, 21:43 »
Os cabos ftdi até sao ligeiramente mais caros que um conversor rs232-usb..

Link ou é treta. Mais não seja porque conversor USB-RS232 além de ter um conversor USB-série também leva um max232 + ficha DB9, o que encarece o mesmo.

Os meus últimos conversores USB-Série que comprei custaram-me 1.15€. Não são mesmo FTDI, mas as referências (que eu nunca fiz) foram à função mais que à marca, e os de outras marcas fazem o mesmo e o risco de serem falsificados é menor.

eu não posso ligar isto directamente a um cabo de serie USB-RS232? nunca tenho mais de 5Volts em comunicação...
Ele perguntou e ninguem respondeu-lhe que sim. Falaram numa alternativa com o tal cabo fdti (caso o tivesse) mas pode ligar esse conversor usb-rs232 no cabo do fabricante

Continuas a lançar confusão. Ninguém respondeu porque ele não perguntou isso:
ora ai está uma boa questão que até podia ter medido quando tinha o o cabo, para saber se ele estava a funcionar a 5V ou a 3.3V, mas já não o tenho comigo...
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2016, 22:23 por jm_araujo »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Decodificar cabo
« Responder #20 em: 01 de Dezembro de 2016, 23:11 »
Link ou é treta. Mais não seja porque conversor USB-RS232 além de ter um conversor USB-série também leva um max232 + ficha DB9, o que encarece o mesmo.

Os meus últimos conversores USB-Série que comprei custaram-me 1.15€. Não são mesmo FTDI, mas as referências (que eu nunca fiz) foram à função mais que à marca, e os de outras marcas fazem o mesmo e o risco de serem falsificados é menor.
à dois anos tive de comprar um cabo ftdi, custou-me quase 18€ e mais ou menos na altura comprei 5 conversores rs232-usb e custaram-me 5dollares.. ok hoje no ebay arranjas pelo mesmo preço e com ics de marca branca ou recuperados..mas os cabos ftdi sempre foram caros nas lojas..pois às tantas é por usarem um fdti mesmo.. Mas mesmo que custassem ambos o mesmo, se ja tens um, comprar o outro de preposito e que nao tenhas hipoteses de esperar um mês por um do ebay, sai mais caro.

FT232 da FTDI 4€ o ic
max232 com um usb serial da Fairchild, 80centimos

Citar
Continuas a lançar confusão. Ninguém respondeu porque ele não perguntou isso:
Ok posso ser um pouco confuso, mas n estou a inventar nada, no primeiro post do topico o filjoa pergunta se nao pode ligar a "ISTO" (isto o acabo do fabricante, ja que começa o topico a falar num cabo que tinha por breves momentos e que o abriu pra ver como ela por dentro e que até desenhou as ligaçoes..) a um "cabo usb-rs232", o conversor pra usar em conjunto com o cabo "isto". Mas ele que confirme o que estava realmente a perguntar.. eu percebi que fosse usar o cabo + o conversor em conjunto enquanto tinha o cabo e por ter disponivel tb um conversor rs232-usb..

Essa segunda citação ja foi quase 2 dias depois.. ontem às 23horas. A pergunta do ligar o rs232-usb ao "isto" foi dia 29 às 18H..

Mas pela conversa do filjoa, ele ja tinha um conversor rs232-usb.. logo nao precisaria de gastar dinheiro e adquirir um cabo usb-ttl de preposito (fora o tempo que teria de esperar para comprar um por 1.5€..)

Mas eu lendo um aviso do fabricante a avisar para só usarem apenas os cabos de programação deles, tb desconfiaria porque só o deles e nao com os outros... da minha parte o resto foram apenas teorias da conspiração!  ;D

filjoa: desculpa se acabei por confundir mais as coisas