collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Sugestões para uma campainha Wireless (longa distância)  (Lida 12350 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Sugestões para uma campainha Wireless (longa distância)
« Responder #15 em: 11 de Setembro de 2016, 17:14 »
Chamo a atenção que na página 16 do datasheet do componente acima apontado, o fabricante sugere 3 condensadores de desacoplamento, 100p, 100n (tinha escrito 1n e depois emendei) e 1micro, em paralelo e a muito curta distância dos pinos do IC.

https://www.silabs.com/Support%20Documents/TechnicalDocs/Si4464-63-61-60.pdf

Quanto à fonte, deve manter-se o trivial. O consumo do componente será inferior a 100mA e, pelos 100mA bastaria 330uF seguido de um regulador de tensão (sem prejuizo dos de dsacoplamento conforme acima explicado).

SC
« Última modificação: 11 de Setembro de 2016, 18:33 por SerraCabo »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Sugestões para uma campainha Wireless (longa distância)
« Responder #16 em: 11 de Setembro de 2016, 17:41 »
Já agora, atenção que essa coisa do ganho das antenas não é coisa trivial. No seu caso, o mais importante é que a antena seja algo decente, mesmo omnidireccional (sem ganho) para que as ondas sejam decentemente libertadas.

O ganho da antena é ... uma forma de se dizer que toda a energia aplicada à antena é enviada num determinado padrão de direcções em detrimento das restantes direcções. É como um reflector de um farol de carro (a luz é despachada toda para a mesma zona).

Para tirar partido dos ganhos de antena (caso sejam de terem ganho) deverá, tanto no emissor quanto no receptor, ajustar a posição das antenas  para optimizar o processo. Tudo isso funciona muito bem em campo livre mas é pouco relevante na selva de paredes.

Imagens elucidantes:

https://www.google.pt/search?q=antenna+gain&client=firefox-b&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwinj5-53ofPAhUEOBQKHdiKDJAQ_AUICCgB&biw=1366&bih=667

Seria mais fácil se conseguisse substituir a portinhola da caixa de correio por uma em plástico :)  (já estou a ver os vizinhos a assinar uma petição).

SC

« Última modificação: 11 de Setembro de 2016, 17:43 por SerraCabo »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Sugestões para uma campainha Wireless (longa distância)
« Responder #17 em: 11 de Setembro de 2016, 20:35 »
Caro SAMC,

Estive a dar uma vista de olhos no chip, e ocorre-me a seguinte pergunta. O SAMC comprou o circuito integrado e pretende montar o circuito para o meter? Ou comprou um circuito já com esse chip montado (um módulo)?

Tenho partido do princípio que comprou o chip (tem que ser um par, um para emitir outro para receber), mas dando uma vista de olhos na datasheet, fico com a impressão que se vai meter numa pós-graduação.

Abraço,

SC

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Sugestões para uma campainha Wireless (longa distância)
« Responder #18 em: 11 de Setembro de 2016, 22:13 »
O que escreveram aqui foi útil. O que o senso disse é verdade (no caso do módulo GSM) podem existir facilmente picos de 2 A que devem ser acautelados. Para o nível de abordagem que se está a dar a este projeto, não é preciso andar a entrar em campos muito técnicos e fazer um "cálculo muito académico" do valor teórico do condensador.
Mas como já referi, esse condensador para lidar com os picos já não é importante (módulo a 433MHz).

@serracabo, obrigado pela ajuda. Eu não comprei o chip individualmente, mas o módulo que já inclui um LDO e um uC além do chip de rádio (também inclui um connector SMA para ligar à antena). Soldar esse package seria impossível para mim e não tenho conhecimentos para desenhar uma PCB fiável para RF. Vai ser alimentado através de um powerbank por isso não estou muito preocupado com os ruídos na alimentação, além do módulo já ter alguns condensadores simples de decoupling.
Quanto a antena existia a opção de a colocar colada da parte de fora (isolada com um autocolante por cima da tampa para ficar escondida), mas não sei se terei vantagens nisso visto que o receptor estará localizado na parte oposta da tampa.
Quando as coisas chegarem (talvez em outubro) já vou fazer os testes e vejo se a antena incluída no módulo tem ganho suficiente.

Abraços
« Última modificação: 11 de Setembro de 2016, 22:15 por samc »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Sugestões para uma campainha Wireless (longa distância)
« Responder #19 em: 12 de Setembro de 2016, 23:50 »
Normalmente encomendas por transportadoras ha sempre a hipotese de deixar numero tlm, até exigem porque assim costumam ligar minutos antes para garantir que a pessoa pode receber na morada respectiva e evitarem irem fazer uma entrega sem ninguem lá para a receber..nos envios pelos CTT de portugal, ja é outra fantochada..ha muitos que nem sequer tocam, levam ja o aviso de nao recepçao feito e metem-no na caixa correio sem sequer tocarem..

Mas como é que os carteiros ou os das transportadoras te contactariam com esse sistema? Ias deixar um botão na respectiva tampa da tua caixa correio que teriam de pressionar? E sem feedback/resposta, como é que o carteiro saberia que alguem recebeu o aviso ou nao e que desceria o prédio para o ir atendê-lo?

(Já é meio estranho as caixas correio dos respectivos inquilinos estarem noutro prédio..quando tentam fazer a entrega em maos, eles "tocavam" no predio onde estao as caixas correio ou no predio onde moras?)

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Sugestões para uma campainha Wireless (longa distância)
« Responder #20 em: 13 de Setembro de 2016, 02:11 »
Não tenho tido sorte com os telefonemas das transportadoras. Parece que a política de algumas agora é nem sequer dar um telemóvel de serviço aos motoristas (são várias as empresas que têm essa política como a GLS).
Quanto ao feedback de resposta já tenho alguns sistemas pensados para avisar a pessoa que deve aguardar (uma indicação luminosa ou sonora). Mas tudo ainda tem de ser melhor estudado ;-)

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Sugestões para uma campainha Wireless (longa distância)
« Responder #21 em: 13 de Setembro de 2016, 19:57 »
Ja estou a ver que a tampa da sua caixa correio vai ter muitos botoes e leds e com mensagens à frente a explicar cada situação :)

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Sugestões para uma campainha Wireless (longa distância)
« Responder #22 em: 16 de Setembro de 2016, 00:53 »
Ja estou a ver que a tampa da sua caixa correio vai ter muitos botoes e leds e com mensagens à frente a explicar cada situação :)
E eu já estou ver tu a imaginares que vou fazer algo do género do painel de controlo de uma nave espacial de uma qualquer série de ficção científica "à lá Star Trek"...



 8)

Mas não é preciso muito, basta um sinal sonoro para a pessoa saber que pressionou com sucesso no botão e um led a piscar com a indicação escrita para aguardar uns minutos (ou então ver se da para reproduzir um pequeno wav dizer para aguardar - esta opção talvez fique mais estranha... )  ???
« Última modificação: 16 de Setembro de 2016, 03:27 por samc »

Offline xmatias

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 72
Re: Sugestões para uma campainha Wireless (longa distância)
« Responder #23 em: 19 de Setembro de 2016, 14:16 »
Com o Si4463 vais usar que modulação?

Estou aqui de volta de um projecto (daqueles que se vai fazendo muito aos poucos), vou precisar de transmitir em 433MHz e 315MHz, modulação 2-FSK. São dois circuitos/pcbs diferentes para cada frequência mas preferia usar o mesmo chip/mesmo design.

Depois avisa como correu o uso do si4463.

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Sugestões para uma campainha Wireless (longa distância)
« Responder #24 em: 20 de Setembro de 2016, 00:22 »
Vou usar 433Mhz (esta optimizado para esse uso com a antena que vem no conjunto) e vou experimentar diferentes modos de transmissão (reduzir a potência gradualmente até conseguir ter uma boa relação entre o consumo e o alcance).
Como são coisas "da China" vai demorar um pouco até receber todos os componentes e começar a fazer os testes, mas eu depois coloco aqui os resultados (mesmo que seja um fail).

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Sugestões para uma campainha Wireless (longa distância)
« Responder #25 em: 13 de Outubro de 2016, 20:39 »
Acabei por "desenrascar temporariamente" o problema com uma campainha que comprei hoje no LIDL por 6.99 Eur. Consigo receber o sinal da campainha em casa e nem foi preciso furar a caixa para colocar o transmissor (bastou aproveitar a janela plástica para meter um papel com o nome).

http://www.lidl.pt/pt/Ofertas.htm?action=showDetail&id=45461&ar=93



Como ando com muito pouco tempo livre devido aos meus trabalhos, acabei por experimentar esta opção (que é económica e rápida). Quanto a detalhes sobre a campainha, não dá para a abrir sem perder a garantia, por isso, não consegui ver os detalhes do circuito interno. Apenas sei que usa a frequência de 433 MHz e parece que há alguma espécie de comunicação bidireccional porque o LED no transmissor apenas se apaga quando é feita a comunicação com o receptor. Quanto aos componentes para este projeto, já recebi os transceivers e outros componentes, mas vão ser utilizados noutro projeto que depois partilho no fórum (alarme para o surf)  :)
« Última modificação: 13 de Outubro de 2016, 20:41 por samc »

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Sugestões para uma campainha Wireless (longa distância)
« Responder #26 em: 13 de Outubro de 2016, 21:26 »
Boa!  tens o problema resolvido !

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Sugestões para uma campainha Wireless (longa distância)
« Responder #27 em: 13 de Outubro de 2016, 22:13 »
por 6.99 Eur

Este Lidl / SilverCrest eh um amigo :)

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Sugestões para uma campainha Wireless (longa distância)
« Responder #28 em: 13 de Outubro de 2016, 22:39 »
O "amigo parkside" também dá jeito muitas vezes  ;)
Outro pormenor "interessante" é que o emissor usa apenas uma simples pilha CR2032. Daqui a uns meses já posso ter uma noção se isso vai ser um problema ou não.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Sugestões para uma campainha Wireless (longa distância)
« Responder #29 em: 15 de Outubro de 2016, 19:12 »
Acabo por nao dar metade do gozo, mas tb quando custa 4 ou 5 vezes menos, mais vale nao inventar muito..até me lembrei destas campainhas sem fios, mas devido às distancias achei que seria um problema, porque eu ja tive de comprar uns 3 kits destes e funcionavam só às vezes lol.. o senao destes kits é que uma pessoa chega à altura que a pilha vai-se e as pessoas tocam ou pensam que estao a tocar, mas como nao toca, ninguem atende porque nao se apercebe, e por ninguem atender, as pessoas vao embora.. e só passado semanas é que um gaijo repara que afinal a campainha ja nao toca! lol.. devia existir um indicador de bateria gasta nestas campainhas..pelo que tenho visto, ainda n vi nada. Essa do lidl smp tem um led, mas nem todos sabem o que quer dizer o led, por isso mais vale meter uma nota indicativa. Mas mesmo que funcione bem, tens de ver quando chegar o inverno a sério.. Tb acaba por ser um sistema que nao informe/indicar se alguém virá ou não à chamada.
Tb duvido que mesmo abrindo isso, dê pra fazer upgrade ao sistema, por isso nao desistia do projecto.
Ou entao quando aparecerem uns walkie-talkie a bom preço no lidl :P