collapse

* Posts Recentes

Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Comando para ignitores de fogo de artificio  (Lida 38355 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.948
  • NERD!
Re: Comando para ignitores de fogo de artificio
« Responder #60 em: 31 de Julho de 2014, 23:08 »
Esse circuito vai-te sempre mandar uma descarga na alimentação, mesmo com o condensador.
Eu protegia primeiro a parte de controlo: Um díodo da alimentação para a parte de controlo com um condensador jeitoso a seguir (uns 470u). Assim se tiveres um "pico" de consumo o diodo deixa de conduzir e o condensador sustenta um bocado o controlo.

(desculpa, fiz um edit na resposta anterior, julguei que conseguia antes de uma resposta e falhei por 1 minuto)
« Última modificação: 31 de Julho de 2014, 23:20 por jm_araujo »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Comando para ignitores de fogo de artificio
« Responder #61 em: 01 de Agosto de 2014, 00:13 »
Basicamente diodos, e condensadores depois.
Isso tambem é medir a resistência dos ignitores(é uma palavra correcta? ), ou experimentar com condensadores, mas sei que granadas de air-soft era comum ver caixas para as rebentar com condensadores de 470uF.
Avr fanboy

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Comando para ignitores de fogo de artificio
« Responder #62 em: 01 de Agosto de 2014, 02:04 »
Entao vamos por partes em relação à primeira intervenção do jm_araujo:
Espaço "não é problema" logo ate podem ser uns condensadores jeitosos.
Eu penso entao que o melhor é usar reles e transistores.

E o meu plano entao será, testar um condensador para queimar o detonador, e aumento a capacidade (vou experimentando varios, ate ver qual o minimo que faz a detonação.
Se resultar com o condensador, vou usar um transistor para activar um rele que vai desligar o condensador do circuito de bateria, e liga-lo no foguete e PUFF da-se a ignição

Se com um condensador não resultar. Faço esse circuito com o diodo e o condensador depois (para sustentar o controlo quando houver o pico)

PS: Obrigado pela ajuda

« Última modificação: 01 de Agosto de 2014, 02:10 por Kristey »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Comando para ignitores de fogo de artificio
« Responder #63 em: 01 de Agosto de 2014, 18:13 »
A minha ideia era para além do micro ter um diodo de um micro, cada ignitor ter um condensador e diodo a isolar a sua alimentação, tambem podes fazer isso com mosfets e não meter nada de relés á mistura.
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.948
  • NERD!
Re: Comando para ignitores de fogo de artificio
« Responder #64 em: 01 de Agosto de 2014, 18:33 »
Não consigo entender como conseguem isolar a alimentação do ignitor com um diodo.
Se aumenta o consumo, o diodo conduz mais corrente a tentar manter a tensão do condensador igual à da bateria.
Conseguia-se melhor isolamento com uma resistência antes do condensador na alimentação do ignitor. Assim limitavas a corrente máxima pedida à bateria, e o condensador seria responsável pela corrente do ignitor. Não há problema de cycle time porque o ignitor só funciona uma vez e depois tem de ser substituído.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Comando para ignitores de fogo de artificio
« Responder #65 em: 01 de Agosto de 2014, 18:36 »
Não é isolar no real sentido da palavra, é só ir buscar corrente primeiro ao condensador e só depois levar a tensão de alimentação ao chão.
Bobines, comum em proteção de alimentação em sistemas automovel.
Avr fanboy

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Comando para ignitores de fogo de artificio
« Responder #66 em: 07 de Agosto de 2014, 03:01 »
Trago novidades.
Os testes com o condensador foram feitos com sucesso.


Deixo aqui o esquemático do que testei (o transistor está a mais no esquemático, porque para testar nao tinha um NPN comigo, logo o botão está directamente a interromper o circuito que activa o rele).


Penso que agora é so replicar isto para os 6 canais ca vai ter cada modulo, e acrescentar um interruptor de segurança para armar os reles.

Ja agora. Comprei 2 reles para testes, 12V; 220V, 10A. 3.50€ cada
Ora isto so em reles vai-me ficar a 21 euros... Alguma ideia para poder poupar neste componente? é que nunca tinha pesquisado sobre reles antes.

« Última modificação: 07 de Agosto de 2014, 22:47 por Kristey »

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Comando para ignitores de fogo de artificio
« Responder #67 em: 28 de Agosto de 2015, 05:54 »
Ora boas, quero incrementar aqui uma função ao meu bicho.

Teste de continuidade no ignitor.
Normalmente uso o multimetro e meço a resistencia, como a corrente é baixa aquilo não explode.
Contudo gostaria meter la um circuito que acendesse um led a confirmar a conectividade fechada do circuito.

Desenhei isto e gostava da vossa opinião sobre a probabilidade de quando implementar este circuito acessório alguma coisa correr mal.


OBS: A corrente a passar no ignitor sem que acha fogo, é de 10mA
O sitio do Switch é onde ira ficar ligado o foguete



EDIT
Ao fazer o circuito todo, com a respectiva ignição, ja reparei que ha problemas,
Podem conferir no seguinte ficheiro a preto.
(relembro que a ignição é feita por aquele condensador que é descarregado no foguete)
Eu so adicionei o circuito de continuidade aos terminais do foguete.
Mas ja estou a ver que não funciona.
E fiquei sem ideias.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2015, 06:32 por Kristey »

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Comando para ignitores de fogo de artificio
« Responder #68 em: 28 de Agosto de 2015, 12:39 »
Só uns pequenos reparos que achei pertinentes:
    - Como achas-te os  10mA como corrente segura? Tens a certeza que os 10mA continuamente no circuito a "longo prazo" não provocam a ignição do fulminante, não por aquecimento rápido mas por um aquecimento lento deste? Já agora qual a resistência interna do fulminante?
A minha abordagem a estas questões seria sacrificar dois fulminantes, no primeiro testar com uma fonte de corrente qual a corrente necessária para uma ignição instantânea, com o segundo submetia-o a uma corrente de cerca da que resultou na ignição do fulminante durante uns 15 ou 20 minutos para ter a certeza que esta corrente não provoca a ignição do fulminante a "longo prazo", caso seja este o caso então usaria essa corrente.

     - Porquê estar constantemente a testar a continuidade, é mesmo necessário? A minha abordagem seria um botão de teste que só realizaria o mesmo quando pressionado.

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Comando para ignitores de fogo de artificio
« Responder #69 em: 29 de Agosto de 2015, 07:44 »
Já discuti isso aqui mas não vou procurar posso escrever outra vez. ;)

Os ignorares eléctricos têm de obedecer de determinadas regras e padrões, há no mercado 3 grandes modelos de ignitores. E todos eles têm uma corrente de específica para "no fire", "fire current", recomended fire current,

10 mA é menos de metade da corrente no fire mais baixa de qualquer um dos modelos de ignitor.
Posto isto, obviamente que já testes, deixei um ligado na fonte de alimentação com corrente limitada a 15/17mA, e nada aconteceu.

Quanto à resistência, depende do modelo, mas a máxima que medi foi 8ohm

Gostei da tua ideia do botão de teste.
Gasta menos bateria e posso acionar quando eu quiser.

A ideia de estar sempre a medir era também para que eu pudesse " medir essa continuidade com o microcontrolador"
É assim se houvesse algum problema ele mesmo avisava para o master que aquele módulo estava com um problema.

Mas... Não descarto a solução do botão.
;)
« Última modificação: 29 de Agosto de 2015, 07:48 por Kristey »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Comando para ignitores de fogo de artificio
« Responder #70 em: 29 de Agosto de 2015, 10:37 »
Podes medir uma vez por segundo por exemplo.
E se a medida é local nem de 1mA precisas de lá passar, para isso usas um IO, uma resistência de 10Kohm á saida passa pelo ignitor e volta a um IO.
Avr fanboy

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Comando para ignitores de fogo de artificio
« Responder #71 em: 29 de Agosto de 2015, 11:01 »
Outro problema que  detecto no teu esquema é que tens a base do transistor ligada directamente à massa pelo que nunca terás corrente na base para activar o transistor, nada como simular para testar.

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Comando para ignitores de fogo de artificio
« Responder #72 em: 29 de Agosto de 2015, 19:47 »
Podes medir uma vez por segundo por exemplo.
E se a medida é local nem de 1mA precisas de lá passar, para isso usas um IO, uma resistência de 10Kohm á saida passa pelo ignitor e volta a um IO.
Estas a dizer para eu fazer isto aos terminais do foguete certo?
Duvido que não frite o IO quando na parte do lançamento descarregar o codensador para disparar o foguete.


Outro problema que  detecto no teu esquema é que tens a base do transistor ligada directamente à massa pelo que nunca terás corrente na base para activar o transistor, nada como simular para testar.
Esse foi precisamente o problema que detectei. E que me levou a concluir que nunca iria funcionar. Nem fiz simulação.
Ou seja o meu circuito so funciona se eu tiver o tal botão de teste.
Se não arranjar alternativa é assim que vou fazer ;)

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Comando para ignitores de fogo de artificio
« Responder #73 em: 30 de Agosto de 2015, 00:41 »
entretanto meti-me aqui a simular...
Podes ver aqui o circuito que usei:


E aqui os resultados da simulação:


- O primeiro gráfico representa a corrente no fulminante, é fácil de distinguir pelo pico de descarga do condensador.
- O segundo é a corrente na resistência de base do transistor do led.
- O terceiro é a corrente no próprio led.

O circuito pode-te parecer estranho por causa do modo como simulei o accionamento dos botões, basicamente é um gerador de onda quadrada simétrica com um período de um segundo.
A base do circuito é a mesma apenas mudei a posição da resistência limitadora de corrente no circuito de teste para a frente do fulminante (representado pela resistência de 8 ohms) e adicionei um interruptor entre o fulminante e a massa, assim consegues contornar o problema que referi no último post, quando quiseres testar os fulminantes abres a ligação à massa deste e fechas a ligação directa a VCC passando assim o transistor a conduzir caso o fulminante esteja em bom estado.
Como já usas um relé para activar o fulminante se este for de dois contactos usas o segundo contacto para fazer o corte da linha de massa do fulminante sempre que estiver a carregar o condensador, provavelmente os relés que usas são de apenas um contacto para ser mais barato, nesse caso usas um outro relé e ligas através da saída normalmente fechada do relé todos os fulminantes em paralelo à massa, quando quiseres testar activas esse relé juntamente com um transistor a alimentar o circuito de teste (não esquecer que quando for para disparar o fulminante tens de desactivar este relé, daí que a primeira hipótese é mais fiável contra erros de ligação\programação).

P.S.: Uma opinião pessoal implementa a rotina de teste quer para antes do espectáculo quer para a altura de arrumar as tralhas, assim ficas a saber se houve alguma carga que não rebentou.

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Comando para ignitores de fogo de artificio
« Responder #74 em: 27 de Setembro de 2015, 14:22 »
Finalmente posso ter tempo de comentar isto, que "verão de loucos", cada vez a menos tempo para os projectos pessoais (fico a pensar bue vezes onde este mundo vai parar com tanta exigência de tempo que existe.


Bem, eu estive a pensar e o ideal é mesmo um botão para testar continuidade.
E esse circuito é ideal para isso.
Se queria era ter um botão e não dois (desligar a massa, e outro para ligar o vcc)
Mas não deve ser difícil de adaptar o que tens ai, mesmo com a sugestão do rele que me deste.

Muito obrigado Artur