collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: [Noob] Projecto  (Lida 9219 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline RuiFreitas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 13
[Noob] Projecto
« em: 27 de Janeiro de 2013, 23:30 »
Boas..

Sou novo por este forum e esta se tudo correr bem, será a primeira vez que me aventurarei a fazer um projecto que involve electrónica. Não sei se este forum será o adequado para partilhar as minhas dúvidas mas penso que se enquadre. Bem, o que quero fazer é um conjunto volante/pedais/mudanças para ligar á PS3 e poder jogar com ele...

Como já referi, sou totalmente estranho a electrónica... Tenho feito imensa pesquisa em como poder ligar todos os butões, como ligar o "volante" (potenciómetro ?! ), etc. Quem ler isto fica logo a pensar que sou um maluco e que mais valia poupar e comprar um ... Todas as hipóteses, penso eu, que eu teria eram: usar uma placa cujo o propósito ja era ligar um controlador á PS3 (usando um comando e fazer ai as ligações) ou entao usar um Arduino;
Como a primeira não me permite ser muito ambicioso pela falta de muitas funções que pretendo, optei por procurar mais pela hipótese de usar um Arduino; Descobri que o Arduino Uno pode usar um "firmware" que o faz compativel com a PS3....

Será que alguem me poderia, pelo menos, dar umas luzes para isto ?

Como já disse, o que pretendo usar no projecto são estas partes:

-Volante -> Todos os projectos que vejo pela internet semelhantes, foi usado um potenciómetro ligado a este;
-Mudanças -> Os projectos que vi, usavam botões de pressão (julgo serem denominados assim) para cada mudança;
-Pedais -> Aqui tenho mais dúvidas mas talvez deverei usar potenciómetros caso nao surja outra solução;

Espero que tenham percebido e que me consigam ajudar.

Muito obrigado,

Abraço

EDIT: Eu não tenho nenhum hardware ainda. Espero ter respostas sobre as possibilidades de sucesso e ter os conhecimentos mínimos para o que me sujeito e sim depois, comprar o necessário.
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2013, 23:47 por RuiFreitas »

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: [Noob] Projecto
« Responder #1 em: 28 de Janeiro de 2013, 11:11 »
Eu acho que a verdadeira questão é: Será que vale mesmo a pena?

Estás a pensar na hipotese do force feedback, etc? Ou nada disso te interessa?

Quanto às duvidas do material a usar, seja com electronica de um comando, seja com arduino, vais sempre precisar de:
Volante - Potenciometro. No caso de optar por nao limitar a rotaçao do volante um potenciometro multivolta seria o ideal, mas mesmo assim nao aconselharia a ligar o potenciometro directamente ao volante, mas sim a um mecanismo qualquer (quem tem um volante, ou quem ja jogou num deve perceber isto...As forças exercidas no potenciometro iriam parti-lo em pouco tempo)

Mudanças - O mais simples seriam botoes de pressao, sim.

Pedais - Potenciometros. Opticos talvez fosse a melhor opçao (acho que se chamam assim), por causa da sujidade que vai andar por eles. Mas isso dependeria do mecanismo usado. Poderia usar Lineares, multivolta, etc etc...

Eu ja passei por essa ideia, e acabei por perceber que nao vale a pena. Principalmente na parte do "volante" em si, que tem demasiado hardware/software la dentro. Nao estou a dizer que nao seja possivel, mas nao acredito que seja um projecto para alguem "iniciado" em electronica.

Alem de necessitar de bons conhecimentos de mecanica, vai precisar de muitos de electronica e programaçao. Isto se quiser um volante minimamente decente, com alguma precisao e capacidade de efectuar force feedback.

Quanto ao resto dos componentes (pedais e mudanças), nao precisam de nada tao complicado, e pode muito bem fazer adaptando a um volante ja existente (eu proprio ja o fiz, antes de ter um G25, tinha um DFP com caixa manual e pedal de embraiagem feitos por mim)

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: [Noob] Projecto
« Responder #2 em: 28 de Janeiro de 2013, 12:10 »
Podias passar no olx e veres os volantes em 2ª mão.  Há muitos a 30 euros.
Depois acrescentavas o medidor de rotações, um display para a mudança.  Acho que não é dificil.

E já vi no instrutables se não me engano, um user que pegou num quadrante de um carro  e com o  arduino  ficou a trabalhar como se fosse carro verdadeiro.

Offline RuiFreitas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 13
Re: [Noob] Projecto
« Responder #3 em: 28 de Janeiro de 2013, 12:38 »
Pois, para ja, ainda nao tenho uma verdadeira noção do que isto realmente é capaz de exigir... Em termos de mecânica e da parte não electronica, eu não me preocupo pois tenho essa parte "tratada"... A parte que realmente me coloca mais problemas é na parte electronica.
Quanto á questão do forcefeedback: se realmente avançasse com o projecto, inicialmente pelo menos, nao iria usar pois ia envolver muitas questoes e electronica mais avançada..

Em príncipio ira usar um volante com um sistema limitador com um sistema mecanico independente do potenciometro, ou seja, apesar de estar ligado a este, nao iria exercer todas as forças neste...

Em relação ao resto, está mais ou menos  do que eu ja contava.

Como já disse, eu comecei por assumir que teria de fazer um circuito "de raiz" usando um arduino, por exemplo, pelo simples facto de que uma board de um comando ou de outro volante até poderia me limitar. Por exemplo, atráves de uma board de comando não poderia usar as mudanças (sem serem sequenciais), etc


Agora, a minha principal e maior duvida/problema: Poderei eu fazer um circuito destes e tornar-lo compativel com a PS3 ?

Ou seja, um sistema com: Volante (sem forcefeedback), Caixa de velocidade (6 + R) e 3 pedais ?

O que mais me "assusta" é o facto de esses circuitos feitos com arduino ou outro tipo de placas programaveis serem quase sempre usadas e programadas para serem usadas com um PC e este permite um vasto leque em termos de programação. No caso do que eu poderei usar no meu projeto, teria de tornar todo o circuito programado para poder ser reconhecido, aceite e ser compativel com a PS3 ...

Para alem de ser um projecto que envolve trabalhar em areas que nunca antes trabalhei, gostava de o realizar, não só para poder ter algo feito por mim e algo que possa usar, mas tambem serviria para aprender mais um pouco numa area que ate me interessa .

Muito obrigado desde já pela resposta.

Abraço
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2013, 14:58 por RuiFreitas »

Offline RuiFreitas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 13
Re: [Noob] Projecto
« Responder #4 em: 28 de Janeiro de 2013, 13:40 »
Podias passar no olx e veres os volantes em 2ª mão.  Há muitos a 30 euros.
Depois acrescentavas o medidor de rotações, um display para a mudança.  Acho que não é dificil.

E já vi no instrutables se não me engano, um user que pegou num quadrante de um carro  e com o  arduino  ficou a trabalhar como se fosse carro verdadeiro.

Sim, eu sei que existem vários anuncios pois tambem ja me ocorreu essa ideia mas cheguei á conclusão que os conjuntos que tem volante + mudancas não sequenciais + 3 pedais (com embraigem) sao muito caros para mim, mesmo sendo usado, e que os conjuntos mais comuns (volante + manete mudancas sequenciais + 2 pedais) nao iriam servir para eu utilizar e posteriomente modificar porque á partida se nao tem essas funcões, a placa deles nao iria servir para adicionar isso...

Até posso estar errado...  Mas eu tambem nao vou fazer tudo do 0, irei usar partes mecanicas de um conjunto antigo que tenho e umas peças de carros, dai afirmar que a parte mecanica não me assusta. O pior é mesmo a parte electronica porque, como evidenciei, teria de fazer algo do "0" (usando um placa tipo arduino ou mesmo um).

Abraço

Offline RuiFreitas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 13
Re: [Noob] Projecto
« Responder #5 em: 28 de Janeiro de 2013, 14:56 »
Só para acrescentar um pequena informação que me esqueci.. Para quem não sabe, o metodo que eu referi que permite usar um Arduino Uno com uma PS3 chama-se UnoJoy (code.google.com/p/unojoy/) ...

E já agora pergunto tambem isto: por quanto pode ficar um desses Uno ? (valor médio)..

Abraço

Offline andElectrons

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 257
Re: [Noob] Projecto
« Responder #6 em: 28 de Janeiro de 2013, 15:27 »

+/-25€

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: [Noob] Projecto
« Responder #7 em: 28 de Janeiro de 2013, 15:34 »
Podes usar uma placa de um comando, se nao queres usar o arduino..E vendo bem, se usares de um Sixaxis ate ficas com um volante sem fios :P

Por exemplo, um sixaxis tens:
14 botoes + Start/select
4 inputs analogicas

tu precisas de que? 7 + 4 analogicos?

Depende depois se podes ou nao no jogo "mapear" (nao sei o nome em tuga :P "button mapping") os botoes a vontade....

Se fosse para PC, poderias muito bem arranjar um volante minimamente bom, e fazeres apenas a caixa manual + pedais (como disse, ja o fiz), mas em PS3 penso que nao existam jogos que permitam varios controlos para 1 jogo, mas posso estar enganado, ja que nao conheço muito bem a area em PS3....

Offline RuiFreitas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 13
Re: [Noob] Projecto
« Responder #8 em: 28 de Janeiro de 2013, 17:45 »

+/-25€

Obrigado.. Pensei que fosse mais.. Ja agora, comprando um Uno, vem so mesmo a placa ou traz extras ?


Podes usar uma placa de um comando, se nao queres usar o arduino..E vendo bem, se usares de um Sixaxis ate ficas com um volante sem fios :P

Por exemplo, um sixaxis tens:
14 botoes + Start/select
4 inputs analogicas

tu precisas de que? 7 + 4 analogicos?

Depende depois se podes ou nao no jogo "mapear" (nao sei o nome em tuga :P "button mapping") os botoes a vontade....

Se fosse para PC, poderias muito bem arranjar um volante minimamente bom, e fazeres apenas a caixa manual + pedais (como disse, ja o fiz), mas em PS3 penso que nao existam jogos que permitam varios controlos para 1 jogo, mas posso estar enganado, ja que nao conheço muito bem a area em PS3....

Sim um sixaxis daria bem, ate um dos chinocas servia e nao tinha o trabalho de trabalhar com arduino... Mas pensa, um comando desses tem algo que se pareca com ligacoes para um gearbox nao sequencial ? o meu maior problema esta ai... usando um comando, teria de usar mudancas sequenciais....

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [Noob] Projecto
« Responder #9 em: 28 de Janeiro de 2013, 17:54 »
Mas a playstation vai-te aceitar esses botões todos?
E eu nunca faria um guiador com um potenciometro, com um encoder sim..

O que queres fazer é basicamente usar um guiador antigo, arduino dentro a ler os botões e coiso antigos, meter mais umas coisas e está feito, é isso?
Avr fanboy

Offline RuiFreitas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 13
Re: [Noob] Projecto
« Responder #10 em: 28 de Janeiro de 2013, 18:48 »
Mas a playstation vai-te aceitar esses botões todos?
E eu nunca faria um guiador com um potenciometro, com um encoder sim..

O que queres fazer é basicamente usar um guiador antigo, arduino dentro a ler os botões e coiso antigos, meter mais umas coisas e está feito, é isso?

Boas,

as minhas maiores preocupações concentram-se nessa parte: conectividade com a PS3...  Apesar do tal UnoJoy e ja ter visto videos disso a funcionar bem, tenho sempre receio.... Tendo essa parte como garantida, começo realemente a projectar e a idealizar todas as partes do projecto.. sem isso, nada feito obviemente...

Até apelo aqui para quem tiver um Uno e uma PS3, que tentasse fazer esse teste para ver como correm as coisas... Eles explicam como fazer no site que indiquei...

Quanto á dica do encoder, tirando a parte da ligação á PS3, isso da ligacao electronica do volante era o passo a seguir a resolver/melhorar... nunca gostei da ideia de usar um potenciometro para algo que levaria um serio desgaste ao longo do tempo...  Mas tenho de manter presente que, apesar de ser um projecto para me entreter e fazer algo divertido, nao me posso esticar muito em termos de orçamentos... Não sei qual seria a diferença em termos de preço entre potenciometro e encoder...  e essa solucao elimina a parte do desgaste da peça em si ?

Na sua essencia, queria começar por fazer algo "simples" e funcional.. Caso funcionasse e gostasse do que estava a conseguir, iria começar a tornar lo cada vez melhor e a fazendo upgrades...
Mas a ideia nao foge muito ao que disseste: Pegar num volante de um carro, manete de velocidade, travao de mao e pedais, meter um circuito e ligar a PS3 =)


Abraço

EDIT: Eu percebo que para os utilizadores deste forum este topico nao seja muito bem vindo por nada ter a ver directamente com robotica mas penso que a parte electronica do projecto é mais que cativante e interessante para qualquer um que tenha um bichinho por isto =)

Obrigado
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2013, 18:57 por RuiFreitas »

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: [Noob] Projecto
« Responder #11 em: 28 de Janeiro de 2013, 19:58 »
Mas pensa, um comando desses tem algo que se pareca com ligacoes para um gearbox nao sequencial ?

Tás a complicar sem necessidade...Que ligaçoes para gearbox? Se meteres botoes no sitio das "mudanças", basta ligar esses botoes no local dos botoes originais do comando...

EDIT: Eu percebo que para os utilizadores deste forum este topico nao seja muito bem vindo por nada ter a ver directamente com robotica mas penso que a parte electronica do projecto é mais que cativante e interessante para qualquer um que tenha um bichinho por isto =)

Ja passaram todo o tipo de projectos por este forum, nao só de robotica...E todos somos adeptos de "coisas diferentes". Mas o que estamos a querer dizer é que com o dinheiro que gastas num UNO, por exemplo, compras um volante basico, a funcionar...

Eu apoio muito mais a possibilidade de comprares um volante simples, com tudo ja feito e a funcionar, e depois fazeres o resto das "brincadeiras", do que fazeres o volante...Vais gastar tempo e dinheiro, desnecessariamente ;)

Offline RuiFreitas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 13
Re: [Noob] Projecto
« Responder #12 em: 28 de Janeiro de 2013, 20:55 »
Das duas uma, ou eu estou a pensar coisas erradas ou entao não estás a compreender bem o que disse =D

Usando uma caixa de velocidades, por exemplo, nao sequencial, ou seja, que tem 8 "estados" ( 6 velocidades + R + "ponto morto" nao é possivel usar, como placa, um comando ou uma placa de um volante simples pois estes nao tem as ligaçoes especificas para cada "estado" de mudanca percebes ? por exemplo, um comando nao tem botoes para cada "estado de mudanca" mas sim um botao que pode aumentar e outro que pode reduzir mas nesse caso teria de usar uma caixa sequencial ....

Espero que tenhas percebido agora =)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [Noob] Projecto
« Responder #13 em: 28 de Janeiro de 2013, 21:01 »
Mas um botão é um botão, desde que depois no jogo da ps possas dizer o que cada botão faz como função, não importa se a primeira lhe aparece como L1 ou triangulo ou uma letra qualquer se isso funcionar com teclados, o mesmo acontece com os jogos em pc, o jogo pouco se importa se usas o W para andar para a frente ou o 5 ou o ' , o que importa é que seja um botão e que seja mapeável(tipicamente não podes usar os F1-12, ESC e pouco mais.
Se puderes fazer isso, força, se não nem vale a pena começar, pelo menos não para a ps.

Para o que queres, o melhor será um encoder óptico, se não vais sentir saltinhos num encoder mecânico e muito provavelmente terá demasiado boucing para curvas rápidas.
Avr fanboy

Offline RuiFreitas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 13
Re: [Noob] Projecto
« Responder #14 em: 28 de Janeiro de 2013, 21:07 »
O problema é que a hipotese de configurar as teclas nao é tao completa na PS3 como num PC... alem disso num PC podes sempre usar um programa para mapear as teclas como bem quiser e obviemente que na PS3 nao tem nada disso.... Tipo, eu nao desisto da ideia porque sei que nao é impossivel...

Já andei a ver isso do encoder optico, obrigado pela dica...
Tambem pesquisei sobre o potenciometro optico, dica dada pelo user Fifas, mas nao encontrei muita coisa sobre isso... É algo que tem de ser feito por nos e nao se compra ?

Acho que para a maioria dos entendidos de programação e robotica e de quase todos que me ajudaram ate agora ficam com a ideia que é algo totalmente impossivel por ser algo desconhecido para a maior parte de vos mas é real... se procurarem um pouco iram perceber onde vou buscar a esperança xD

aqui fica um dos poucos exemplos em video que se arranja:


Abraço