collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Programador de EEPROMs i2c (exter) através do Arduino - Útil para o LCD da Nokia  (Lida 37260 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Olá a todos mais uma vez,

Desta vez venho apresentar-vos o meu projecto do meu dia de trabalho.. de hoje! Sim porque as vezes o meu trabalho é como que uma Whirlpool de 8 Kgs AWZ 8678 (que grande Secador...)
Entao hoje quando cheguei ao meu emprego e vi que ia ter umas boas horas de seca pura, lembrei-me que podia fazer algo de útil...


P: E que tal um programador de eeproms?
R: Uma vez que graças à limitação do Arduino não conseguimos por os arrays em memória, se conseguíssemos enviá-los byte a byte era óptimo! Claro que conseguimos, até o próprio Arduino.exe o faz... mas bem enviar, por exemplo 30000 bytes através daquele pseudo-SerialMonitor/Terminal... era no mínimo tão mau como uma tortura feita por Vlad.
Então se o conseguisse fazer, já podia enviar tudo o que me apetecesse para a eeprom, rápidamente e sem grande trabalho.  Assim até podia fazer os bitmaps para o LCD da Nokia, descarregá-los na eeprom e por o Arduino a mandá-los para o LCD!  2 imagens a fullscreen para o LCD já atrofiam o Arduino... Mas na eeprom posso por 32 e ainda sobra memória!

Então fiz a aplicação em VB e deu nisto na imagem do topo do tópico.
(editado por TigPT para a imagem aparecer na primeira página)

que com as configurações que vêm na imagem dá nisto:


Bom, o programa é bastante fácil de usar:

1º - na pasta flasheeprom que está dentro do rar (anexo), está o programa que tem de descarregar para o Arduino.
       Este programa escuta a porta Serie e interpreta o que recebe.

2º - abrir o programa Arduinoeeprom.exe e lá têm várias opções:
        - COM: Aqui indicam o número da vossa porta COM que está associada ao Arduino, quando a escolhem e clicam
           em ligar o LED tem de piscar.
        - Baud Rate: aqui definem o baud rate da comunicação. Por omissão é 9600, podem alterar mas depois têm de
           alterar de acordo no programa do Arduino.
        - Endereço: Aqui indicam a posição de memória na EEPROM onde querem começar a ler ou a escrever.
        - Radio Buttons, Leitura, Escrita ou LCD... São bem específicos. Na opção "Escrita",  tudo o que fôr escrito na
           EEPROM vai aparecer no LCD da Nokia caso tenham um ligado.
           Na opção LCD o programa simplesmente mostra o bitmap gerado no LCD! (usam o programa FastLCD para
           gerar o bitmap)

3º - Depois de configurado ao vosso jeito, clicam em ligar. Se tudo estiver ok vêm o LED a piscar e aparece uma  
       mensagem a dizer que está tudo ok com a COM. Atenção se a com existir e não for a do Arduino o programa diz
       que está tudo bem mas o LED no Arduino não pisca!


4º - Clicam em enviar e já está!


Este programa é útil não só para programar e ler eeproms i2c, mas também permite a todos aqueles que tenham um LCD da NOKIA enviar imagens para lá sem grande esforço e poupando o Arduino a eventuais desgraças!

Outro exemplo é, em vez de definir a font do LCD da NOKIA num array em memória no Arduino, enviam-no para a eeprom e alteram a função putchar();, que eu forneci, para ir à eeprom buscar os caracteres!

Para quem quiser um LCD da Nokia barato o utilizador metr0_ propôs uns baratos (2 ou 3 euros cada) aqui:
http://lusorobotica.com/index.php/topic,447.0.html

Quem quiser saber mais sobre este LCD veja este tópico:
http://lusorobotica.com/index.php/topic,431.msg2619.html

Mais info sobre eeproms i2c:
http://lusorobotica.com/index.php/topic,461.0.html

Mais sobre o protocolo i2c:
http://lusorobotica.com/index.php/topic,33.0.html

 ;D
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2009, 14:27 por tr3s »
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Programador de EEPROMs i2c através do Arduino - Útil para o LCD da Nokia
« Responder #1 em: 26 de Janeiro de 2009, 13:58 »
Muito bom :)
Isto escreve na eeprom do arduino, certo? Agora era um tutorial para gravar numa eeprom externa :)

No entanto
 Off-topic: Outra coisa o LCD usa a comunicação SPI, certo?

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Programador de EEPROMs i2c através do Arduino - Útil para o LCD da Nokia
« Responder #2 em: 26 de Janeiro de 2009, 14:06 »
Muito bom :)
Isto escreve na eeprom do arduino, certo? Agora era um tutorial para gravar numa eeprom externa :)

No entanto
 Off-topic: Outra coisa o LCD usa a comunicação SPI, certo?

Se bem percebi isto permite tornar o Arduino num programador de eeproms por i2c ao fazer o arduino agarrar na informação serial e enviar por i2c para a eeprom, depois mudamos a código do arduino para ler a eeprom que acabamos de gravar e utilizar na tarefa que pretendemos.

Parabéns pelo excelente trabalho tr3s, adicionado como artigo.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2009, 14:09 por TigPT »

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re:Programador de EEPROMs i2c através do Arduino - Útil para o LCD da Nokia
« Responder #3 em: 26 de Janeiro de 2009, 14:25 »
Muito bom :)
Isto escreve na eeprom do arduino, certo? Agora era um tutorial para gravar numa eeprom externa :)

No entanto
 Off-topic: Outra coisa o LCD usa a comunicação SPI, certo?

Não, escreve numa EEPROM externa!

O tutorial já está aqui ;D
http://lusorobotica.com/index.php/topic,461.0.html
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2009, 14:28 por tr3s »
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline Reggie

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
Tres Olá, eu vi o excelente tutorial sobre alguns sites Inglês, eu estou tentando baixar o arquivo arduinoEEPROM.rar mas os cabeçalhos são corruptos. Qualquer chance que você poderia consertar isso como eu esperava há algumas pessoas que gostariam de experimentar o seu software.

Desculpe se meu escrever parece estranho que eu estou usando o Traduz Google.


Reggie.

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Tres Olá, eu vi o excelente tutorial sobre alguns sites Inglês, eu estou tentando baixar o arquivo arduinoEEPROM.rar mas os cabeçalhos são corruptos. Qualquer chance que você poderia consertar isso como eu esperava há algumas pessoas que gostariam de experimentar o seu software.

Desculpe se meu escrever parece estranho que eu estou usando o Traduz Google.


Reggie.


Olá Reggie, podes escrever em Inglês. O google não é muito bom nestas traduções ;)

Tivemos um problema com os anexos do fórum, e não estão disponíveis para download. Pedimos desculpa pelo incómodo e se poderes aguardar uns dias seria o ideal ;)

Cumprimentos


____________


   

Hello Reggie, you can write in English. The google is not very good in these translations ;)

We had a problem with the attachments of the forum, and they arent available for download. We apologize for the inconvenience and if you are able to wait a few days would be ideal ;)

Greetings

Offline Reggie

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
Hi Tr3s, Sure, no problem I don't mind waiting :)  I had a feeling google might be doing a bad job on my behalf :)

Regards,
Reggie.

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
LusoRobótica crossing all the borders  ;D

Offline Reggie

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
Hi Everyone, any news on getting the file download sorted?  Could you PM me Tr3s and arrange emailing it to me please?


Regards,
Reggie.

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Programador de EEPROMs i2c (exter) através do Arduino - Útil para o LCD da N
« Responder #9 em: 17 de Novembro de 2009, 23:10 »
I haven't seen tr3s online for a long time...

I dont know if he ever saw your post...

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Hi Everyone, any news on getting the file download sorted?  Could you PM me Tr3s and arrange emailing it to me please?
Regards,
Reggie.

As soon as possible a moderator will solve this situation, sorry.

Offline Reggie

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
thanks for taking the time to look Metro_ and Microbyte, I've just realised that i've never actually spoken to tr3s on here, but it will be nice to actually get to use the software :).

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Programador de EEPROMs i2c (exter) através do Arduino - Útil para o LCD da N
« Responder #12 em: 18 de Novembro de 2009, 13:04 »
The "corrupt" problem has been around the forum for a while...
So, there is no other solution than wait for tr3s to upload the file to a mirror, unless anyone else has downloaded the file with success and probably can re-upload it...

(PT_ Alguém tem o ficheiro do post inicial? Parece que é mais um com o problema dos ficheiros corruptos)

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Sim microbyte. É um problema com ficheiros corruptos que afectou todo o fórum quando mudamos de servidor (penso que foi isso)

O TigPT tem andado a tentar resolver, mas como anda cheio de trabalho acho que ainda não conseguiu fazer isso :) Resta-nos esperar um pouco.....


Ó Tr333333333333s!!!! Onde andas tu? :D

Offline BaNoBi

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 23
Alguém consegue arranjar o ficheiro ArduinoEEPROM.rar que está na primeira mensagem?

Sempre que tento fazer o download dá erro :(