collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Servos  (Lida 9996 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Servos
« em: 16 de Janeiro de 2011, 22:06 »
Ola e Boas Noites a todos,

eu tenho estado a fazer um chassis para o meu 1º robo mas esta a ficar um pouco grande e pesado e penso que seja demais para o 1º robo ou talvez um pouco ambicioso, como já dizia o meu avo "....um Homem sem ambição, não vai a lado nenhum..." ou  algo assim, mas mesmo assim penso que pode ser demais para agora, então resolvi que o melhor mesmo seria começar por fazer algo parecido com smalluino, com servos e aos poucos ir fazendo upgrades ao mesmo, e assim ate me vai ajudar para fazer testes e experiências para aplicar no outro robo que ainda esta a ser feito.

     Então a minha duvida é que servos usar?
De preferência baratos e bons  ;D em principio ainda não sei bem se vou usar 2 servos como o Smalluino ( 2 Rodas ) ou então usar 4 servos ( 4 rodas ). Sei que preciso de servos de rotação continua para isso mas se aconselharem servos de 180 depois também se alteram para continuo. Já estive a ver os da loja LR mas espero pelos vossos conselhos  ;D

   Esses servos mais tarde iram para outros projectos algo tipo um braço ou algo assim por isso penso que tenham de ser razoáveis.

Abraços e óptima continuação

Aguardo os vossos conselhos e desde já o meu obrigado.       
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Servos
« Responder #1 em: 27 de Janeiro de 2011, 17:38 »
Boas,

Servos adquiridos e modificados, pelo menos 2 alterados para rotação continua.

Abraços.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Servos
« Responder #2 em: 27 de Janeiro de 2011, 17:56 »

Compraste que servos?

e mete aí umas fotos da base do robot :)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline tiagogala

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 64
    • therandombit.wordpress.com
Re: Servos
« Responder #3 em: 27 de Janeiro de 2011, 17:57 »
Acho que o único problema de os modificares para rotação contínua é que se depois quiseres fazer outros projectos (como o braço robótico) não tens controlo sobre o ângulo a que os servos viram e dificulta-te muito em termos de calibração. Por outro lado, servos modificados para rotação contínua saem mais baratos do que comprar um motor DC minimamente decente (embora sejam muito mais lentos).

Offline Stigma

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 40
Re: Servos
« Responder #4 em: 27 de Janeiro de 2011, 18:12 »
Acho que o único problema de os modificares para rotação contínua é que se depois quiseres fazer outros projectos (como o braço robótico) não tens controlo sobre o ângulo a que os servos viram e dificulta-te muito em termos de calibração. Por outro lado, servos modificados para rotação contínua saem mais baratos do que comprar um motor DC minimamente decente (embora sejam muito mais lentos).

Mais lentos mas facilitam em mt a sua utilizaçao. Ao contrario dos motores DC, que a maior parte das vezes se tem ate que alimentar com tensoes diferentes, e ainda instalar pontes para proteçao do sistema.

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: Servos
« Responder #5 em: 27 de Janeiro de 2011, 18:26 »
eu uso os que estão na loja (ou estavam, não sei, mas é a sparkfun que os fornece) e são porreiros..

pros: têm o troque standard dos servos, dá pra lhes pôr algum peso em cima que não se queixam


contras: são servos, não são rápidos.
              demora-se um bom bocado a calibrar as velocidades pra pôr o robot a andar a direito


em relação a servos de rotação contínua (de origem) ou servos modificados, prefiro os que já assim são de origem, porque evita a modificação e já vêm minimamente calibrados, pr'além de que têm também um potenciómetro pra afinar o ponto de viragem.


Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Servos
« Responder #6 em: 27 de Janeiro de 2011, 18:36 »
Boas,

-beirao,
        os servos que comprei foi os que o Njay vende, Top Line Servo RS2 - Servo Standard a base ainda não a fiz mas mais um pouco e já vou cortar o acrílico mas em pricipio devo de ir fazer algo um pouco maior que o Smalluino talvez o dobro do tamanho ( em comprimento ) para depois usar quatro rodas, mas primeiro ainda faço um Smalluino para ver como funciona e calibrar os servos e me ambientar com o código.

-tiagogala,
       pois foi a pensar no braço robótico que só modifiquei 2 servos dos que comprei, serem lentos penso que seja o melhor, pelo menos agora porque um robo rápido também deve de ser mais difícil de controlar

-Stigma,
       concordo com o que diz.

Abraços e óptima continuação  ;)
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Servos
« Responder #7 em: 31 de Janeiro de 2011, 11:30 »
Boas,

 Já tenho uma amostra de chassis feito assim a pressão que depois irei melhorar a medida que for necessário, essas "lagartas" são provisórias assim como os eixos, então aqui fica uma foto:



...Agora apresento o projecto aqui neste post ou é melhor abrir um só para isso?

Abraços e óptima continuação  ;)
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2011, 11:35 por kilobyte »
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Servos
« Responder #8 em: 31 de Janeiro de 2011, 12:02 »
Está a ficar com bom aspecto :)

Abre um post só para isso.

Offline Stigma

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 40
Re: Servos
« Responder #9 em: 31 de Janeiro de 2011, 15:13 »
Esta a ficar mt porreiro.
Mas ha uma coisa que me deixou intrigado: os elasticos sao mt fortes? é que se forem, talvez estejam e exercer demasiada pressao sobre os servos. Nao sei...

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Servos
« Responder #10 em: 31 de Janeiro de 2011, 23:46 »
Boas,

Obrigado, aos dois e sim os elásticos exercem um pouco de força mas também era provisório mas mesmo assim não funcionam pois se rodar o servo a mão meia dúzia de vezes os elásticos saltam fora como eu já previa, ando aqui a ver o que posso arranjar para substituir agora só para testes, depois já faço um post só para o bicho, queria ver se o metia a andar 1º....

Abraços e óptima continuação  ;) 
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Servos
« Responder #11 em: 01 de Fevereiro de 2011, 19:20 »
Boas,

Tenho umas duvidas se poderem ajudar agradecia, então é assim, eu tenho estado a calibrar os servos mas ele nunca fica "parado" alias ele esta parado mas esta sempre a zumbir e com isso ele aquece o que pode ser?

...outra coisa qual o melhor valor para ele ficar parado é o 127? eu se meter o potenciómetro a meio ele fica "parado" entre 150 e os 167 mas se rodar o potenciómetro mais 25% ele já fica "parado" entre os 127 e os 140, agora regulo isto para os 127 ou é deixar o potenciómetro a meio e depois é usar um dos valores que der? qual é a maneira indicada para isto?

Abraços

 
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: Servos
« Responder #12 em: 01 de Fevereiro de 2011, 19:56 »
o ideal era conseguires regular o pot pra o servo parar aos 127 certos.. mas como ele pára com alguma margem do valor pró qual o regulas, é um bocado indiferente.. o que notas mais é o incremento de velocidade poder ser diferente para os dois lados, dependendo do valor para o qual regulaste o potenciómetro..

127 é o meio dos 255 valores possíveis..

o zumbir (não anda) e aquecer é normal que aconteça quando lhe defines um valor de rotação muito baixo e o servo não consiga por isso andar pra nenhum dos lados (por causa do peso e da pouca rotação).. convém que evites esse 'estado'..

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Servos
« Responder #13 em: 01 de Fevereiro de 2011, 20:45 »
Boas e obrigado pela resposta,

Já experimentei os valores todos em que ele esta parado e ele esta sempre a zumbir, eu não sei como o ruído se manifesta nos servos mas será isto ruído? ou da alimentação?

Isto esta assim um condensador 16v 100uf antes la ligação som o servo o vcc do servo esta ligado nos 5v do arduino e no GND e esta ligado por USB.
antes de postar já tinha pesquisado e não encontro nada a falar de algo do género.

Abraços e óptima continuação  ;)
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Servos
« Responder #14 em: 01 de Fevereiro de 2011, 20:48 »
Já experimentei os valores todos em que ele esta parado e ele esta sempre a zumbir

os elasticos sao mt fortes? é que se forem, talvez estejam e exercer demasiada pressao sobre os servos. Nao sei...

É porvável que seja isto...