collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Usar FPGA para dividir sinal RGB de um LCD  (Lida 3872 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Usar FPGA para dividir sinal RGB de um LCD
« em: 25 de Janeiro de 2015, 13:03 »
Ultimamente tenho andado a ver como funcionam as interfaces dos lcds mais recentes e possibilidades de os ligar a uma saida HDMI por exemplo RPi e um dos chips mais usados e' o TFP401 que recebe um sinal HDMI e converte para RGB Paralelo.

Na aplicacao que tinha em mente precisava de algo bastante panoramico o que nao se encontra facilmente entao surgiu-me a ideia de usar dois lcds juntos mas nao queria usar 2 dispositivos para gerar video. E surgiu-me a ideia de fazer o seguinde, pegar nos sinais RGB, clock passar pela FPGA e dividir o sinal por 2 lcds. Por exemplo 2 lcds    800x480 = 1600x480.

Eu sei que estas aplicacoes ja envolvem sinais a muitos MHz e a pcb tera que ser muito bem desenhada, etc, mas excepto essa parte alguem mais experiencia no drive de lcds, acha isto fasivel?

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Usar FPGA para dividir sinal RGB de um LCD
« Responder #1 em: 25 de Janeiro de 2015, 14:45 »
Nao estou bem a perceber ou conhecedor dos interfaces e barramentos que referes.
Suponho que esse RGB paralelo, fique no domínio digital de sinal, mas suponho também que depois terias de enviar para outro RGB paralelo para converter para o barramento que o LCD aceita (ou HDMI novamente).

Outra duvida e' se nessa divisao, terias de ter um buffer (RAM) intermedia para guardar os pixeis e enviar depois so de uma vez para o outro barramento (se nao vai haver intervalos entre pixeis e imagino que nao possa existir)

Tambem nao estou a perceber bem ai a instalacao/cenario, so 800x480? sao pequenos LCDs OEM? Nao podes usar LCDs de monitores de PC normais?

Anyway, eu sei que cada pessoa caça com as armas que tem e sabe usar, eu no meu caso, procuraria uma solucao mais "alto nivel" (por software) e tentar usar os dois dispositivos (2 RPi?) para gerar o video. Agora a solucao e "fasibilidade" ja depende do que pretendes fazer / mostrar.

Se chegares a uma solucao posta aqui! ;)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Usar FPGA para dividir sinal RGB de um LCD
« Responder #2 em: 25 de Janeiro de 2015, 15:33 »
Lcd's mais recentes é tudo interfaces LVDS, terás de usar uma eeprom e alterar o EDID da mesma para se apresentar como um lcd nativo com a dimensão que queres e é preciso que o blob binário gráfico da RPi aceite uma resolução dessas, porque 1600*480 nem é 4:3 nem 16:9 nem 16:10 nem lá perto, logo estando fora desses valores comuns a gráfica pode-te mandar á fava e não suportar nada disso.

Idealmente é usar lcd's com interfaces digitais, o ser possivel é, porque existe hardware especifico para fazer video wall, mas não sei se isso é assim tão "simples" quanto imaginas.
Avr fanboy

StarRider

  • Visitante
Re: Usar FPGA para dividir sinal RGB de um LCD
« Responder #3 em: 25 de Janeiro de 2015, 15:48 »
Boas,

Existem soluções para video wall implementadas somente em firmware (RGB directo) ... mas tudo depende
do hardware que estás a pensar usar. Penso que o LCD em si é o menor dos problemas.

Abraços,
PA

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Usar FPGA para dividir sinal RGB de um LCD
« Responder #4 em: 25 de Janeiro de 2015, 16:16 »
Anyway, eu sei que cada pessoa caça com as armas que tem e sabe usar, eu no meu caso, procuraria uma solucao mais "alto nivel" (por software) e tentar usar os dois dispositivos (2 RPi?) para gerar o video. Agora a solucao e "fasibilidade" ja depende do que pretendes fazer / mostrar.
E' uma possiblidade usar duas fontes de video, sei que posso criar uma sessao em linux e mandar o framebuffer para algo tipo gstreamer ou ffmpeg, fazer a divisao e depois distribuir pelos varios ecras, algo tipo isto: http://www.raspberrypi.org/video-wall/

Lcd's mais recentes é tudo interfaces LVDS, terás de usar uma eeprom e alterar o EDID da mesma para se apresentar como um lcd nativo com a dimensão que queres e é preciso que o blob binário gráfico da RPi aceite uma resolução dessas, porque 1600*480 nem é 4:3 nem 16:9 nem 16:10 nem lá perto, logo estando fora desses valores comuns a gráfica pode-te mandar á fava e não suportar nada disso.

Idealmente é usar lcd's com interfaces digitais, o ser possivel é, porque existe hardware especifico para fazer video wall, mas não sei se isso é assim tão "simples" quanto imaginas.
Os mais recentes sao MIPI DSI mas esses e' necessário pretender a MIPI Alliance etc para saber mais informações.

Aqui o meu problema e' mesmo esse, e' saber que resoluções consigo definir no dispositivo que e' fonte de video, sabes o que limita isso? como posso saber que resolucoes aceita?

Existem soluções para video wall implementadas somente em firmware (RGB directo) ... mas tudo depende
do hardware que estás a pensar usar. Penso que o LCD em si é o menor dos problemas.
Conheces alguma, nesta fase andava a tentar perceber como algo poderia ser feito tendo como fonte de video HDMI e o LCD com interface RGB ou LVDS que sao aqueles que se conseguem comprar facilmente, baratos e para a qual a conversao HDMI-RGB e relativamente simples.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Usar FPGA para dividir sinal RGB de um LCD
« Responder #5 em: 25 de Janeiro de 2015, 16:28 »
Não faço ideia, talvez perguntar no forum oficial da RPi e ver se alguem te responde?
MIPI DSI é praticamente DisplayPort, tanto que tens montes de pcb's para usar displays de Mac e Ipad com display port que é pouco mais que um adaptador de fichas.

Quanto á resolução, deves ter um conf qualquer no linux, mudas e vês se ele gosta ou se rebenta.
Avr fanboy

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Usar FPGA para dividir sinal RGB de um LCD
« Responder #6 em: 25 de Janeiro de 2015, 16:46 »
talvez consigas dividir a trama contando o Hsync, menos de 800 mandas o sinal através de uma interface LVDS, mais de 800 mandas através da outra, vais ter é de replicar o sinal enable e o Vsync, tudo isto com um único FPGA

o maior problema vai ser manter os timmings

teoricamente falando, claro, não sei se é exequível  :P

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Usar FPGA para dividir sinal RGB de um LCD
« Responder #7 em: 25 de Janeiro de 2015, 16:55 »
Podias explicar melhor o que vai o RPi mostrar?
'E que se o software ou dependendo do que estejas a fazer / como estas a fazer, pode ser mais facil pensar de uma outra maneira dividir as coisas.
Por exemplo, se fores tu a controlar o que estas a desenhar, podes dividir isso em buffers.
Se nao for para video (por exemplo se for so um GUI?) entao penso que tens mais flexibilidade de pensar em outras maneiras (por software).

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Usar FPGA para dividir sinal RGB de um LCD
« Responder #8 em: 25 de Janeiro de 2015, 17:07 »
talvez consigas dividir a trama contando o Hsync, menos de 800 mandas o sinal através de uma interface LVDS, mais de 800 mandas através da outra, vais ter é de replicar o sinal enable e o Vsync, tudo isto com um único FPGA

o maior problema vai ser manter os timmings

teoricamente falando, claro, não sei se é exequível  :P

Pois, era essa a minha ideia, teoricamente... :p

Podias explicar melhor o que vai o RPi mostrar?
'E que se o software ou dependendo do que estejas a fazer / como estas a fazer, pode ser mais facil pensar de uma outra maneira dividir as coisas.
Por exemplo, se fores tu a controlar o que estas a desenhar, podes dividir isso em buffers.
Se nao for para video (por exemplo se for so um GUI?) entao penso que tens mais flexibilidade de pensar em outras maneiras (por software).
A ser seria para mostrar uma GUI. Se fosse video era mais simples.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Usar FPGA para dividir sinal RGB de um LCD
« Responder #9 em: 25 de Janeiro de 2015, 17:30 »
A ser seria para mostrar uma GUI. Se fosse video era mais simples.

Depende como estas a desenvolver o GUI, mas acho que ate' seja mais simples sendo um GUI, se nao houver "coisas animadas em tempo real"
Acho que podes arranjar varias maneiras por software.
Deve haver maneiras do linux para o render ser para um dispositivo virtual (buffer) e poderes enviar isso como quiseres para outros sítios.
seria uma solucao RPi+FPGA vs 1 + n RPi
:P