collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Sugestão para utilizadores do Lusorobotica  (Lida 15930 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Sugestão para utilizadores do Lusorobotica
« em: 25 de Julho de 2009, 23:20 »
Caros lusorobotianos,

Como simples utilizador do fórum venho fazer umas sugestões que penso que deviam ser do conhecimento geral dos utilizadores do fórum, mas pelo que se tem verificado nem toda a gente tem esse conhecimento geral. Esse conhecimento geral tem a ver com o típico caso do "vi este projecto na net e quero fazer mas com alterações e não percebo nada de programação e/ou electrónica e/ou mecânica". Para os utilizadores que estão nesta situação deixo aqui alguns conselhos com as melhores das intenções:

1 - Utilizar código já feito sem compreender as bases resulta numa aprendizagem praticamente nula e, como tal,  dificulta alterações, evolução técnica e obviamente torna quase impossível realizar um projecto original (i.e. não copiado de outro).

2 - Devido às razões focadas no ponto 1, aconselho então a visitarem a parte de "Iniciantes" do fórum onde têm toda a informação que precisam para começar e aprender as bases para que não fiquem limitados ao trabalho de terceiros. Esta atitude pode resultar numa grande aprendizagem.

3 - Ao acharem que não precisam de aprender as bases e quererem saltar para projectos avançados feitos por outrém provavelmente o que vai acontecer é gastarem dinheiro, o projecto nem funcionar e rapidamente desistirem deste fantástico mundo da robótica.

4 - Uma coisa muito importante é "saber fazer as perguntas certas". Facilmente um utilizador mais experiente percebe se vocês têm noção do como fazer o que querem ou se querem dar um passo maior do que a perna. Caso tenham noção é altamente provável que os utilizadores do fórum vos respondam com entusiasmo e vos encaminhem no sentido certo. Caso contrário o mais provável é pensarem "nem vale a pena responder a este tipo porque mesmo que responda a resposta para ele vai parecer chinês".

5 - Ao criarem tópicos com perguntas mal formuladas ou sobre projectos para os quais não estão minimamente preparados estão apenas a contribuir para a desorganização do fórum, tornando assim mais difícil a quem realmente quer aprender encontrar a informação útil. Felizmente o staff do fórum faz todos os esforços possíveis para minimizar esse efeito, estando os utilizadores muito gratos por isso.

6 - Como já foi referido noutros tópicos, quando quiserem acrescentar informação sobre um assunto, não façam posts seguidos no mesmo tópico. Editem o vosso último post, a menos que seja alguma resposta a outro utilizador.

Resumidamente, não queiram pensar que nasceram já a saber tudo ou que ao fazer o download do código X, do circuito Y para fazer o circuito Z vão aprender tudo sem precisarem de bases. Tenham vontade de aprender! O que não falta no fórum são tópicos de aprendizagem com informação muito bem organizada para começarem.

Por fim, espero que não pensem que me estou a "armar" em "boss" do fórum, pois não tenho a mínima intenção disso. São apenas sugestões de um utilizador para outros utilizadores para o bem de todos.

E já agora.. um ditado chinês:

"Não basta dirigir-se ao rio com a intenção de pescar peixes. É preciso levar também a rede."
« Última modificação: 25 de Julho de 2009, 23:32 por msaleiro »
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re:Sugestão para utilizadores do Lusorobotica
« Responder #1 em: 25 de Julho de 2009, 23:52 »
É bem dito, sim senhor.
Li tudo com atenção e parece-me adequado à ocasião... Se é que me faço entender.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Sugestão para utilizadores do Lusorobotica
« Responder #2 em: 26 de Julho de 2009, 00:50 »
100% correcto msaleiro, acho que deveria de ser de leitura obrigatória. Até me acabaste de dar uma ideia que vou escrever e começar a planear a sua implementação ;)

Abraços LusoRobotianos.

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Sugestão para utilizadores do Lusorobotica
« Responder #3 em: 26 de Julho de 2009, 01:19 »
Citar
100% correcto msaleiro, acho que deveria de ser de leitura obrigatória. Até me acabaste de dar uma ideia que vou escrever e começar a planear a sua implementação

Obrigado, fico feliz por poder contribuir desta forma, já que o tempo para contribuir com projectos e robots é escasso :(
Cumps.
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline Kartech

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Re:Sugestão para utilizadores do Lusorobotica
« Responder #4 em: 26 de Julho de 2009, 01:49 »
Concordo plenamente! mesmo sendo eu, um desses que veio aqui pedir ajuda, sem saber nada de nada :-X

100% correcto msaleiro, acho que deveria de ser de leitura obrigatória. Até me acabaste de dar uma ideia que vou escrever e começar a planear a sua implementação ;)

Abraços LusoRobotianos.

TigPT não sei se ja existe isto no forum, mas acho que deveria existir uma secção para ajudar os iniciantes, uma espécie de guia. Em que este post do msaleiro seria o 1º de todos e onde se apresentaria como usar o forum, links para os tutorials, algumas regras para manter a organização, etc.

Abraço

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Sugestão para utilizadores do Lusorobotica
« Responder #5 em: 26 de Julho de 2009, 02:05 »
http://lusorobotica.com/index.php/topic,1067.0.html algo deste genero mas mais virado para a utilização do forum, que posts visitar e assim, certo? Parece-me boa ideia e depois colocava-se na primeira pagina como esta já um no menu "links importantes".

Offline rjrv

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 84
Re:Sugestão para utilizadores do Lusorobotica
« Responder #6 em: 26 de Julho de 2009, 03:05 »
http://lusorobotica.com/index.php/topic,1067.0.html algo deste genero mas mais virado para a utilização do forum, que posts visitar e assim, certo? Parece-me boa ideia e depois colocava-se na primeira pagina como esta já um no menu "links importantes".
Eu já tinha dado uma sugestão parecida, acho que no menu inicial, devia haver uma opção de "tutoriais", outra "como começar".
Com o nº de tópicos a aumentar exponencialmente, torna-se dificil, especialmente para quem chega agora, saber onde encontrar (e se existe) aquilo que procuram.
"Somos humanos, demasiado humanos." - Friedrich Nietzsche

Offline tcustodio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 344
  • "beware of programmers who carry a soldering iron"
    • Youtube
Re:Sugestão para utilizadores do Lusorobotica
« Responder #7 em: 26 de Julho de 2009, 04:57 »
msaleiro, ninguém teria dito melhor, ainda hoje, ao ler tópicos ditos "inúteis" tinha pensado nisso, na velocidade com que aparecem novos tópicos sobre assuntos já batidos... considero um dos tópicos de maior relevo para a estruturação e organização do fórum, é de facto bom ver este tipo de contribuição
(não sei se me fiz entender, caso contrário peço desculpa, estou alegremente alcoólico e acabdo de chegar a casa ;D)
Tiago Custódio,
- Não me dêem álcool se estiver um piano por perto.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Sugestão para utilizadores do Lusorobotica
« Responder #8 em: 26 de Julho de 2009, 10:01 »
Sim, realmente existe cada vez mais a necessidade de começar a organizar e arranjar plataformas simpáticas para divulgar todas as informações de qualidade. Vou ficar a meditar sobre o assunto pois vou tirar uns diazinhos de férias, contudo vou continuar a ver o fórum diariamente por isso spammers não vale a pena atacarem :D

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re:Sugestão para utilizadores do Lusorobotica
« Responder #9 em: 26 de Julho de 2009, 13:01 »
Este tópico podia estar fixo em "iniciantes", mas acho que invés de ser "iniciantes" poderia ser "iniciante comece por aqui" ou "iniciante como começar" embora possa parecer supérfluo, creio que seria mais intuitivo.
Alfredo Garcia

Offline xispeteo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 12
Re:Sugestão para utilizadores do Lusorobotica
« Responder #10 em: 04 de Agosto de 2009, 18:05 »
TigPt boas férias e se tiveres um tempito para nós iniciantes lembra-te que continuamos a aguardar a continuação do teu tutorial...

Cuidados com os escaldões  :P ::)
Paulo Rita
________

 Alenquer

Offline tops72

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 263
  • Robotica é uma Arte
    • MicroTops
Re: Sugestão para utilizadores do Lusorobotica
« Responder #11 em: 06 de Março de 2012, 22:11 »
1000 % correcto!! ;D ;D ;D ;D
Nao há impossiveis, na Robotica
http://microtops.allalla.com/index.html
ToPs SaNtoS

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Sugestão para utilizadores do Lusorobotica
« Responder #12 em: 06 de Março de 2012, 22:33 »
Está prevista uma nova forma de organizar este tipo de posts como páginas fixas que irão passar a ser referência e ajudar a navegar no fórum:

http://lusorobotica.com/index.php?page=electronica

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Sugestão para utilizadores do Lusorobotica
« Responder #13 em: 07 de Março de 2012, 12:58 »
Eu tb sou um dos novatos que faz-vos perguntas, mas tenho bem a noção do que o que msaleiro disse é verdade. E consigo ver isso bem representado no projecto que ando a desenvoler da cnc, nomeadamente com todo o desenvolvimento que tive com o Labview.

É dificil arrancar num projecto quando nao se tem bases, quando nao se tem conhecimento empirico sobre o tema. É lixado nao conseguir programar e acertar à primeira e as coisas correrem mal. E pior é pensar que, fogo nao sei programar e por isso qualquer ideia que tenho, nao deve servir de muito pq nao vai funcionar.

Mas na verdade o que só custa é tentar. Porque a partir do momento em que a gente tenta e erra, tenta mais uma vez e da mal na mesma, tenta uma terceira e corre mal e depois à quarta acerta... Txi é um enorme prazer ver que conseguimos. É uma alegria, sabe mesmo muito bem.

Eu no inicio quando peguei no projecto passei por isso, alias pensava que ia demorar meses a construir o codigo, quando o fiz em semanas. E muitas as vezes pensei que o codigo que tava a construir nao ia funcionar, por nao perceber grande coisa e às vezes funcionava à primeira.

A partir do momento que damos este passo, acreditem que o projecto começa-se a desenvolver rapidamente e a ser cada vez melhor estruturado na nossa cabeça. E começamos a ver que somos capazes de fazer cada vez melhor.
E quanto aos erros todos que cometemos, nao sao tempo perdido. Sao experiencia empiricas que nos vão ser uteis para racicionar.

Entretanto ganhamos com isto tudo, muita motivação para o nosso projecto e projectos futuros, grande conhecimento das tematicas que estamos a trabalhar e muita alegria e força de vontade :D

Acreditem é so começarem a tentar, tentar e tentar  ;D

Abraços
« Última modificação: 08 de Março de 2012, 02:06 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Sugestão para utilizadores do Lusorobotica
« Responder #14 em: 07 de Março de 2012, 15:18 »
Eu tb sou um dos novatos que faz-vos perguntas, mas tenho bem a noção do que o que msaleiro disse é verdade. E consigo ver isso bem representado no projecto que ando a desenvoler da cnc, nomeadamente com todo o desenvolvimento que tive com o Labview.

É dificil arrancar num projecto quando nao se tem bases, quando nao se tem conhecimento empirico sobre o tema. É lixado nao conseguir programar e acertar à primeira e as coisas correrem mal. E pior é pensar que, fogo nao sei programar e por isso qualquer ideia que tenho, nao deve servir de muito pq nao vai funcionar.

Mas nao verdade o que só custa é tentar. Porque a partir do momento em que a gente tenta e erra, tenta mais uma vez e da mal na mesma, tenta uma terceira e corre mal e depois à quarta acerta... Txi é um enorme prazer ver que conseguimos. É uma alegria, sabe mesmo muito bem.

Eu no inicio quando peguei no projecto passei por isso, alias pensava que ia demorar meses a construir o codigo, quando o fiz em semanas. E muitas as vezes pensei que o codigo que tava a construir nao ia funcionar, por nao perceber grande coisa e às vezes funcionava à primeira.

A partir do momento que damos este passo, acreditem que o projecto começa-se a desenvolver rapidamente e a ser cada vez melhor estruturado na nossa cabeça. E começamos a ver que somos capazes de fazer cada vez melhor.
E quanto aos erros todos que cometemos, nao sao tempo perdido. Sao experiencia empiricas que nos vai ser uteis a racicionar.

Entretanto ganhamos com isto tudo, muita motivação para o nosso projecto e projectos futuros, grande conhecimento das tematicas que estamos a trabalhar e muita alegria e força de vontade :D

Acreditem é so começarem a tentar, tentar e tentar  ;D

Abraços

Era exactamente esse espírito que queria estimular nos membros do fórum mais inexperientes quando escrevi aquele post :) Se os interessados na robótica querem concretizar os projectos têm que ter vontade e prazer em aprender, têm que ter persistência e batalhar até conseguir. Os que chegam aqui e pedem ao pessoal para lhes "fazerem os TPCs", o mais certo é não terem resposta e não concretizarem as ideias. Para quem gosta e quer aprender, saberá certamente usufruir deste espaço da melhor forma. Temos que pensar que é um privilégio virmos a este fórum e sabermos que podemos tirar dúvidas de qualquer assunto relacionado com tecnologia porque temos cá membros que percebem muito de electrónica, programação, mecânica, etc. e que ainda por cima têm todo o gosto em explicar e ajudar :)
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com