collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: KartCross eléctrico  (Lida 9791 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
KartCross eléctrico
« em: 13 de Outubro de 2011, 15:27 »
Viva,

Venho aqui hoje apresentar o meu projecto final de curso: "SEKC: Smart Electric KartCross". Um dos motivos que me fez estar tão ausente do fórum durante algum tempo!

Este projecto teve como objectivos:
- Instalação de dois motores eléctricos em substituição do m.c.i.
- Implementação do efeito diferencial
- Instalação de fonte energética
- Desenvolvimento de uma interface com o utilizador
- Adaptação mecânica e instrumentação do veículo.

Ou seja, pegámos num kartcross que tinha um motor de combustão interna, tirámos o sistema de travagem, tudo o que era do sistema mecânico e utilizámos o chassis. Instalámos dois motores EM-2kW (http://www.batlight.pt/Paginas%20Produtos/Motores/Motores%20DC.htm) e respectivos controladores. Como são motores de scooter, tivemos de fazer uma adaptação mecânica para instalar as rodas.

Com recursos a dois microcontroladores (PIC18F da microchip) desenvolvemos uma interface através de um LCD, botões, etc. Instalámos também sensores nas rodas para saber a velocidade real de cada uma, no volante para ver o ângulo e no pedal. Tudo isto é processado por um dos microcontroladores que efectua uma série de dados e define a velocidade das rodas.

Quanto às baterias, o orçamento já estava grande e pedimos patrocínio, sendo que a empresa Stand Asla forneceu quatro baterias de chumbo-ácido (a autonomia do Kart não era objectivo deste projecto).

Deixo umas fotos do Kart, sendo que fizemos também um vídeo que em breve vai estar nas redes sociais a divulgar o projecto! Falta aqui descrever muita coisa, sendo que como é um projecto da escola não poderei desenvolver muitos detalhes técnicos, mas tudo o que quiserem saber/criticar gostava que o fizessem!

Cumprimentos



« Última modificação: 13 de Outubro de 2011, 15:39 por beirao »
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: KartCross eléctrico
« Responder #1 em: 13 de Outubro de 2011, 15:53 »
Parece estar porreiro, eu estou quase acabar a conversão de fiat pandeireta :D

O objectivo era mesmo tirar tudo que não fosse mecânico? pelo preço de um motor compravas um de 5kW, mas se calhar o vosso objectivo passava por fazer o comando diferencial mas se fosse assim porreiro era às 4 rodas, mas de orçamentos nem todos têm 20k € para uma conversão nem 90K € para fazer uma barcheta de raíz enfim o país que temos.

Depois posta ai as fotos do LCD  estou curioso com esta parte, tenho andado a volta do lcd 3310 para mostrar só o que resta de bateria e pouco mais.

hmm vista geral tá muito fixe mesmo, PARABÉNS.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: KartCross eléctrico
« Responder #2 em: 13 de Outubro de 2011, 15:53 »
boas,

que velocidade consegues atingir com isso?

eu ando a uns tempos tambem a desenvolver um mas com um motor de 200w a 24v, mas ando parado porque não tenho material nem maquinas decentes para soldar e maquinar o ferro.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: KartCross eléctrico
« Responder #3 em: 13 de Outubro de 2011, 16:03 »
Ora bem:

O objectivo essencial do projecto era a construção de uma boa plataforma de um veiculo eléctrico para teste de mil e uma coisas no futuro. E poderei ter deixado mais info técnica sobre o projecto, aqui fica:

 - 2 motores de scooter, cada um de 2kW, 110Nm, 48V de funcionamento. velocidade máxima: 50km/h
 - 4 baterias 12V 70Ah chumbo-ácido
 - 2 PIC18F: um para ler os sinais dos sensores e processar os dados (diferencial electronico) e outro para interface com o utilizador;
 - Diferencial electronico: le os sensores, calcula o ângulo de cada roda em função de relações quadraticas entre o volante e as rodas, e implementa equações do diferencial. Não possuimos uma direcção de ackerman nem paralela, pelo que tivemos de determinar as nossas esquações. envia todos os dados para o outro PIC por i2c
 - Interface: o utilizador pode configurar varios valores do kart (largura por exemplo, para o efeito diferencial) e visualizar valores como a velocidade, corrente consumida, entre outros.

Parece estar porreiro, eu estou quase acabar a conversão de fiat pandeireta :D

O objectivo era mesmo tirar tudo que não fosse mecânico? pelo preço de um motor compravas um de 5kW, mas se calhar o vosso objectivo passava por fazer o comando diferencial mas se fosse assim porreiro era às 4 rodas, mas de orçamentos nem todos têm 20k € para uma conversão nem 90K € para fazer uma barcheta de raíz enfim o país que temos.

Depois posta ai as fotos do LCD  estou curioso com esta parte, tenho andado a volta do lcd 3310 para mostrar só o que resta de bateria e pouco mais.

hmm vista geral tá muito fixe mesmo, PARABÉNS.


Obrigado! o LCD foi um da farnell, de 20x4 linhas. Sim, não comprámos apenas um motor porque queríamos ter motores independentes nas rodas. só colocámos nas duas rodas de trás porque isto tem de ir passo a passo :) e o dinheiro não estica é verdade. Já agora, 20k€ ? este projecto anda à volta dos 1500€ (com motores, baterias, etc)

boas,

que velocidade consegues atingir com isso?

eu ando a uns tempos tambem a desenvolver um mas com um motor de 200w a 24v, mas ando parado porque não tenho material nem maquinas decentes para soldar e maquinar o ferro.


Como disse, 50 km/h. 200w ? parece pouco.. mas no nosso caso é diferente, o kart com uma pessoa la dentro pesa uns 350kg..
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: KartCross eléctrico
« Responder #4 em: 13 de Outubro de 2011, 16:07 »
boas,

que velocidade consegues atingir com isso?

eu ando a uns tempos tambem a desenvolver um mas com um motor de 200w a 24v, mas ando parado porque não tenho material nem maquinas decentes para soldar e maquinar o ferro.


talvez seja pouco dependendo do binário.


1500€?? já é bom :D eu so tive direito a 1000€ sorte foi que alguém patrocinou o carro e outro alguém emprestou as baterias, comprei o motor e controlador e acabei por fazer um controlador também podia ter aproveitado esse dinheiro.

Este tipo de projectos tem pano para mangas mil e uma coisa para fazer.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2011, 16:15 por ivitro »

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: KartCross eléctrico
« Responder #5 em: 13 de Outubro de 2011, 16:18 »
estou a utilizar um quadro de bicicleta para rodas de 16" por isso é pequeno, tenho é de alterar o meio do quador para o esticar e ter espaço para as baterias e tentar reduzir ao máximo o peso no quadro, o motor veio de uma scoter electrica por isso deve mexer alguma coisa
aqui algumas fotos
http://lusorobotica.com/index.php?topic=3802.0
« Última modificação: 13 de Outubro de 2011, 16:20 por andre_f_carvalho »

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: KartCross eléctrico
« Responder #6 em: 13 de Outubro de 2011, 16:21 »
Esqueci-me de dizer que o projecto ficou em 1500€ "virtuais" ! Porque as baterias foram patrocinadas!

estou a utilizar um quadro de bicicleta para rodas de 16" por isso é pequeno, tenho é de alterar o meio do quador para o esticar e ter espaço para as baterias e tentar reduzir ao máximo o peso no quadro, o motor veio de uma scoter electrica por isso deve mexer alguma coisa
aqui algumas fotos
http://lusorobotica.com/index.php?topic=3802.0

Sim, ainda no outro dia li o teu post porque ando com ideias de fazer uma bicicleta electrica :D (mas para mim, nao para a escola!)
mas isto anda mal de dinheiro.. ja andei a ver de uns motores, mas não tá facil :)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: KartCross eléctrico
« Responder #7 em: 13 de Outubro de 2011, 16:31 »
pois isto é para mim, ja gastei uns 300 e tal € e ainda nem quadro tem de jeito xD aos tempos que não soldo e como em casa só tenho um aparelho de soldar DC a electrode trona-se dificil de treinar do nada e mais soldar tubo a tubo, é como digo falta de maquinas apropriadas é difícil de trabalhar, ja agora eu comprei as coisas nesta loja http://www.electricscooterparts.com/wheels.html, menos o motor e controlador porque isso veio de outro negocio do melhor xD

ps.: tens é o inconveniente desta loja é que se parar na alfandega pagas as taxas, mas como não existe disto em portugal não ah outra alternativa
« Última modificação: 13 de Outubro de 2011, 16:32 por andre_f_carvalho »

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: KartCross eléctrico
« Responder #8 em: 13 de Outubro de 2011, 16:33 »
pois isto é para mim, ja gastei uns 300 e tal € e ainda nem quadro tem de jeito xD aos tempos que não soldo e como em casa só tenho um aparelho de soldar DC a electrode trona-se dificil de treinar do nada e mais soldar tubo a tubo, é como digo falta de maquinas apropriadas é difícil de trabalhar, ja agora eu comprei as coisas nesta loja, menos o motor e controlador porque isso veio de outro negocio do melhor xD

ps.: tens é o inconveniente desta loja é que se parar na alfandega pagas as taxas, mas como não existe disto em portugal não ah outra alternativa

Eu tava a pensar usar uma bike que tenho, nao tava com ideias de gastar guito num quadro e restante por agora, até porque tava com ideias de arranjar um motor HUB. vi na GoldenMotor uns motores fixes, mas os portes são lixados.. pedi orçamento ao representante deles cá em portugal e fica nos 300 e tal euros..
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: KartCross eléctrico
« Responder #9 em: 13 de Outubro de 2011, 16:36 »
pois isto é para mim, ja gastei uns 300 e tal € e ainda nem quadro tem de jeito xD aos tempos que não soldo e como em casa só tenho um aparelho de soldar DC a electrode trona-se dificil de treinar do nada e mais soldar tubo a tubo, é como digo falta de maquinas apropriadas é difícil de trabalhar, ja agora eu comprei as coisas nesta loja, menos o motor e controlador porque isso veio de outro negocio do melhor xD

ps.: tens é o inconveniente desta loja é que se parar na alfandega pagas as taxas, mas como não existe disto em portugal não ah outra alternativa



Eu tava a pensar usar uma bike que tenho, nao tava com ideias de gastar guito num quadro e restante por agora, até porque tava com ideias de arranjar um motor HUB. vi na GoldenMotor uns motores fixes, mas os portes são lixados.. pedi orçamento ao representante deles cá em portugal e fica nos 300 e tal euros..

tem preços bons mas é como sempre fica caro, e o quadro usei uma bike   velha, se calhar fiz mal em começar logo por este investimento mas   pronto
« Última modificação: 13 de Outubro de 2011, 17:12 por andre_f_carvalho »

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: KartCross eléctrico
« Responder #10 em: 14 de Outubro de 2011, 19:20 »
Muito bom trabalho! os meus parabéns! gostaria de ver isso pessoalmente ;)

Que tal um vídeo demonstrativo do sistema e depois do Kart em andamento? :)

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: KartCross eléctrico
« Responder #11 em: 18 de Novembro de 2011, 16:58 »
Obrigado asena! :)

Deixo aqui o vídeo que já tinha prometido.. ! ;)

"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: KartCross eléctrico
« Responder #12 em: 19 de Novembro de 2011, 00:57 »
6 * :)

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: KartCross eléctrico
« Responder #13 em: 19 de Novembro de 2011, 16:43 »
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein