collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Mini estação meteorológica -AtMega2560+ DHT11 + LCD TFT 2.8  (Lida 16254 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Pisciano

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Mini estação meteorológica -AtMega2560+ DHT11 + LCD TFT 2.8
« em: 21 de Fevereiro de 2014, 20:23 »
Boas.

A ideia é construir uma mini estação meteorológica (humidade e temperatura) e apresentar essa informação num LCD, utilizando o arduino Mega.

Posteriormente, irei acrescentar aquisição de dados com gravação num cartão SD, para que essa informação possa ser apresentada no Excel para análise.

Para além dos dados de humidade e temperatura, também será guardado no cartão SD, a hora a que foram obtidos, com a utilização de um RTC com o ds1307.

Tanto o esquema como o código para o arduino (Sketch) irão ser totalmente partilhados e facultados para quem quiser.

Gostava que dessem ideias, sugestões, que façam perguntas, etc. (Sejam chatos à vontade)

Offline Pisciano

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Re: Mini estação meteorológica -AtMega2560+ DHT11 + LCD TFT 2.8
« Responder #1 em: 21 de Fevereiro de 2014, 21:05 »
Lista de material:

Compatible Arduino Mega2560


Sensor de Humidade/Temperatura - DHT11



Display LCD TFT - ITDB02-2.8 com o controlador ILI9325DS



1º Ponto Importante:

Não posso pegar no display e coloca-lo directamente no arduino.
O display dispõe de 40 pinos, mas não são todos usados.
Poderia tentar fazer a ligação do arduino e do display através de fios, mas parece-me uma solução inconveniente. Bastaria um fio não fazer bem contacto para que o sistema não funcione correctamente. E teria que ter cuidado com a alimentação de 5V e de 3,3V sob risco de queimar o display.

A solução que encontrei para este ponto foi comprar um shield (a baixo preço) que permitisse ligar o display ao arduino:


Com esta compra, "ganhei" um RTC que vem com o shield.
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2014, 21:13 por Pisciano »

Online almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Mini estação meteorológica -AtMega2560+ DHT11 + LCD TFT 2.8
« Responder #2 em: 22 de Fevereiro de 2014, 13:15 »
Tb tenho um TFT desses e uma shield dessas. Como existem muitos pinos que ficam livres e com a shield não conseguimos aceder aos mesmos, entre a shield e o Arduino Mega coloquei uma placa (intermédia) e nela retirei os pinos não usados e os que são precisos para o TFT não mexi.






« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2014, 13:26 por almamater »

Offline Pisciano

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Re: Mini estação meteorológica -AtMega2560+ DHT11 + LCD TFT 2.8
« Responder #3 em: 22 de Fevereiro de 2014, 13:58 »
O que normalmente tenho usado para continuar a ter acesso aos pinos do Arduino não utilizados são headers:



Coloco-os onde são necessárias as ligações do shield ao arduino, ficando com altura suficiente para ligar fios directamente no arduino, nos pinos ainda disponíveis.


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Mini estação meteorológica -AtMega2560+ DHT11 + LCD TFT 2.8
« Responder #4 em: 22 de Fevereiro de 2014, 14:12 »
No caso desse shield para o lcd, se lhe meteres desses headers maiores, não consegues montar o lcd no shield.
É preferivel usar um ecrã com comunicação via SPI, muito menos fios e com o Atmega a 16Mhz o SPI pode funcionar a 8Mhz.
Avr fanboy

StarRider

  • Visitante
Re: Mini estação meteorológica -AtMega2560+ DHT11 + LCD TFT 2.8
« Responder #5 em: 23 de Fevereiro de 2014, 18:01 »
Boas,

Este projecto só mesmo por "carolice" pois a relação custo/desempenho perde sempre em comparação
com uma solução comercial.

De qualquer forma pelo menos é um "tema" pouco visto no forum, e que pode evoluir para algo mais
completo ... só critico a utilização do arduino, mas esse é um "mal" que infelizmente tem vindo a dominar
este forum.

Abraços,
PA

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Mini estação meteorológica -AtMega2560+ DHT11 + LCD TFT 2.8
« Responder #6 em: 23 de Fevereiro de 2014, 18:15 »
Usar ou nao arduino é muito relativo. Para quem está aprender e a dar os primeiros passos é ideal.

Grande parte dos projectos em relação custo/desempenho ficam sempre a perder com soluções comerciais. Acho o que o mais importante  é  apreender com eles.


Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Mini estação meteorológica -AtMega2560+ DHT11 + LCD TFT 2.8
« Responder #7 em: 23 de Fevereiro de 2014, 20:03 »
Acho que é um bom projecto, pessoalmente alterava muita coisa, usar 40 terminais do micro só para o display é demasiado e usaria um micro dedicado em último caso.
Também mudava o sensor humidade/temperatura pelo SHT21 e retirava o arduino, pelo que vi o @StarRider gosta tanto deles como eu lol
Claro que se não te entenderes com programação, electrónica ou desenho de circuitos, a coisa muda de figura e lá está a utilidade do bicho.
Pelo que estive a ver na ficha técnica, não fala em SPI embora tenha os terminais para isso e fala em comunicação "4 wires" 8 bits...

2.8 module is 2.8" TFT LCD with 65K color 320 x 240 resolutions. The controller of this LCD module is ILI9325DS, it supports 8bit data interface with 4 wires control interface. Moreover, this module includes the touch screen and
SD card socket.

Features
Compatible with 3.3/5V operation voltage level
Compatible with UTFT library
With SD Card Socket


Como o @dio123 referiu trata-se de uma montagem didática, comercialmente não vejo uma que saia mais barata com estas propriedades por isso força @Pisciano, esperamos pelo seu desenvolvimento  ;)

StarRider

  • Visitante
Re: Mini estação meteorológica -AtMega2560+ DHT11 + LCD TFT 2.8
« Responder #8 em: 23 de Fevereiro de 2014, 21:01 »
Boas,

É verdade, muito se poderia "bater" no arduino... e vontade não me falta ;), mas não quero ir
para offtopic.

Voltando à vaca fria, em termos de custo que valores foram gastos com esse material ?

Abraços,
PA

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Mini estação meteorológica -AtMega2560+ DHT11 + LCD TFT 2.8
« Responder #9 em: 23 de Fevereiro de 2014, 21:15 »
Tirando a parte de as bibliotecas não serem a coisa mais perfeita do mundo, dado que foram feitas para funcionar em conjunto com muitas outras, o hardware em si não tem qualquer problema, não entendo tanta azia com os Arduinos.
Pelo menos permite um fácil acesso á eletrónica e á programação, vale mais começar com hábitos menos bons e ir evoluindo do que o primeiro projecto que se faz é logo a fazer pcb's, soldar chips e depois quando o blinky não corre não sabes se é do código, se da toolchain, se do hardware, com um arduino, compras ligas o cabo usb, e tens logo o led a piscar a dizer que está tudo OK.

Tambem estou farto de outros micros e respectivos programadores serem uma miséria e não ando a chorar a cada post que faço..
Avr fanboy

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: Mini estação meteorológica -AtMega2560+ DHT11 + LCD TFT 2.8
« Responder #10 em: 23 de Fevereiro de 2014, 21:29 »
Eu acho que aquele header de 40 pinos serve também para dar consistência à montagem. Como foi dito de inicio o display não usa aqueles pinos todos.

A escolha do arduino não parece ser má. Não digo que seja uma escolha óptima pois para isso tinha de estar a investigar grande parte dos MCUs de 8-bits e é óbvio que não o vou fazer. Mas para prototipagem rápida é das melhores ferramentas sem dúvida.





Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Mini estação meteorológica -AtMega2560+ DHT11 + LCD TFT 2.8
« Responder #11 em: 24 de Fevereiro de 2014, 11:16 »
Para quem está aprender

A aprender o que ?

- electronica? nao precisa de Arduino p nada !
- programacao? tb nao precisa de Arduino p nada !

-  a fazer coisas q podem ser compradas por 100x menos custo na loja, mas q dao gozo fazer, e q ao mesmo tempo nao interessa como se faz mas sim apenas ter um resultado final - go Arduino go

- o Arduino eh um encher de olhos com areia pois o utilizador deste brinquedo do "demo" :D ao fim de algum tempo "pensa" q consegue fazer tudo o q lhe vem ah cabeca...   pura ilusao. o q consegue fazer eh compilar bibliotecas programadas por outros q tirou da net... apenas e soh.



e a dar os primeiros passos é ideal.

os primeiros passos em que?  dah p referir ao texto acima.

Arduino serve essencialmente para ::

- artistas/designers/criativos q teem mais q fazer do a aprender electronica e afins

- engenheiros/empreendedores q teem ideias, verificam a ideia c o Arduino num dia e no resto do tempo fazem o desenvolvimento com electronica e microcontroladores nao-"arduinizados"....

- para pessoal q quer aprender electronica mas q ao mm tempo nao quer estudar e trabalhar para aprender como a coisa se faz na realidade e entao usa o arduino para mascarar estas falhas...


Facam-me o favor de ir p casa e estudar electronica como deve de ser e nao a brincar. Pois a continuacao da brincadeira nao dah emprego no futuro. A nao ser q queiram ser designers/criativos/artistas-da-radio-e-cassete-pirata.



Online almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Mini estação meteorológica -AtMega2560+ DHT11 + LCD TFT 2.8
« Responder #12 em: 24 de Fevereiro de 2014, 11:45 »
Possa, ao ler o texto do asena não posso deixar de concordar de facto, o Arduino para muitos pode ser a entrada para conseguirmos fazer algo sem ter grandes conhecimentos, pode também ser a rampa para se ganhar depois outros conhecimentos que de outra forma se pensava não ser possível.

Adoro o Arduino porque com ele consegui fazer alguns projectos que de outra forma não iria conseguir, mas sim.. passado um tempo torna-se limitado e o uso de shields e coisas do genero são para projectos muito específicos que se os usarmos para coisas banais e sem muito nexo acabam por ficar caras e depois não fazemos nada com isso e ficam arrumadas num canto. Na realidade tenho a consciência e concordo com a frase "- para pessoal q quer aprender electronica mas q ao mm tempo nao quer estudar e trabalhar para aprender como a coisa se faz na realidade e entao usa o arduino para mascarar estas falhas...", no entanto, também há o pessoal que é para fazer umas brincadeiras e como tal consegue safar-se com 1 Arduino..

Mas o Arduino, pelo que leio por aqui, é algo que os mais 'entendidos', os que de facto estudaram e sabem de electrónica, colocam de lado e usam coisas mais 'hardcore'.
 

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: Mini estação meteorológica -AtMega2560+ DHT11 + LCD TFT 2.8
« Responder #13 em: 24 de Fevereiro de 2014, 19:32 »
O asena deve ainda programar em assembly.

Se tu não usas bibliotecas de outras pessoas também não deves arranjar grande emprego sendo que a reutilização de código é um dos princípios mais importantes.

Um cabo de rs232 para usb com chip de ftdi custa quase tanto como um arduino por isso não me parece que o preço esteja desajustado.

StarRider

  • Visitante
Re: Mini estação meteorológica -AtMega2560+ DHT11 + LCD TFT 2.8
« Responder #14 em: 24 de Fevereiro de 2014, 20:12 »
O asena deve ainda programar em assembly.

Se tu não usas bibliotecas de outras pessoas também não deves arranjar grande emprego sendo que a reutilização de código é um dos princípios mais importantes.

Um cabo de rs232 para usb com chip de ftdi custa quase tanto como um arduino por isso não me parece que o preço esteja desajustado.

Boas jmiguelff,

Concordo que a reutilização de código, desde o que está em libs comerciais aos código proprietário,  é uma
realidade e prática comum no mundo do "software" mas não é assim no que toca a "firmware".

Como é óbvio existe uma enorme abismo entre a realidade profissional e os projectos amadores que usam
o arduino, não passa pela cabeça de ninguém usar num sistema critico, ou mesmo semi-critico, qualquer tipo
de código que não seja escrito in-house.

... peço desculpa pelo offtopic.

Abraços,
PA