collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Placa PCB  (Lida 29847 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Placa PCB
« Responder #30 em: 18 de Agosto de 2011, 00:12 »
Viva,
Citar
Eu pelo que tenho lido o vidro tem de ser de quartzo.

corrijam-me se estiver enganado, mas acho que o truque aqui.... é usar vidro FRACO :D

Digo isto porque se usarem bom costuma ter uma espécie de filtro UV, mas o tradicional não tem nada disso e deixa passar tudo.

Cumps, Mauro.

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Placa PCB
« Responder #31 em: 18 de Agosto de 2011, 00:47 »
Mauro eu disse aquilo pois como gosto de aquários os filtros UV de fabrica trazem uma manga de quartzo para não estarem em contacto com a agua, pois com vidro normal filtra os UVs.
Alfredo Garcia

Offline patinhofeio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 73
Re: Placa PCB
« Responder #32 em: 18 de Agosto de 2011, 01:31 »
Viva,
corrijam-me se estiver enganado, mas acho que o truque aqui.... é usar vidro FRACO :D

Digo isto porque se usarem bom costuma ter uma espécie de filtro UV, mas o tradicional não tem nada disso e deixa passar tudo.

Cumps, Mauro.
Boas.
O que eu li sobre UV foi no âmbito germicida, na aplicação de aquários.
Em planos de construção de filtros UV, algumas pessoas usavam o vidro de lâmpadas t8 para servires de separação da água à lâmpada, e li que esse vidro filtrava os UV. Acho que li que até a mangueira de cristal filtrava o UV, mas o maior senão era o UV estragar o cristal. A solução era usar um vidro de quartzo para essa aplicação.
Na aplicação do Mauro, não se coloca esse problema pois acho que ele não usa vidro.Usa só apoios da placa e os UV diretos. A minha duvida está em usar um scanner.
Outra ideia/duvida:
Em vez de comprar leds à doida para fazer duas fazes, podia fazer-se apenas uma face potente e expor uma fase de cada vez...
Ou então, criar uma linha de leds potente montada no carrinho do scanner, e fazer o carrinho passar lentamente por toda a placa. Esta ultima ideia não sei se funciona pois o ângulo de exposição ia variar e secalhar estragava a placa, mas fica a ideia a discussão

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Placa PCB
« Responder #33 em: 18 de Agosto de 2011, 02:17 »
Olá pessoal,

efectivamente o que disse não é com conhecimento cientifico, é empírico.

Mas por outro lado eu tenho uma insuladora com blacklights e tenho um vidro normal por cima dela e aquilo funciona na mesma.


Acredito que o vidro faça de filtro e existem alguns mesmo com essa propriedade desejada.

Mas por outro lado existem também vários tipos de luz UV, UVA, UVB e UVC, cada uma com um comprimento de onda mais pequeno. Em aplicações germicidas utiliza-se UVC e esta não é o tipo de radiação correcta para a produção de PCBs. Para esta aplicação o comprimento de onda situa-se entre os 340 e os 420 nm (UVA).

O que quero dizer com isto é que o vidro pode filtrar uns tipos e outros não, ou então atenuar mais uns comprimentos de onda que outros.

A insuladora que sugeri leva vidro em cima e em baixo da pcb para fazer uma sanduíche [vidro fotolito pcb fotolito vidro], servem para manter o fotolito no sitio enquanto está a insular.

Cumps, Mauro.

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: Placa PCB
« Responder #34 em: 19 de Agosto de 2011, 17:40 »
Olá Bony,
eu comprei os meus no ebay, aqueles que comprei exactamente já nao estao disponiveis, mas o que nao falta lá é disso e barato. por exemplo:

http://shop.ebay.com/i.html?_nkw=200x+5mm+uv+leds&_sacat=0&_stpos=&LH_BIN=1&_sop=15&gbr=1&_odkw=5mm+uv+leds&_osacat=0&_trksid=p3286.c0.m270.l1313

se nao precisares de ttos existem packs de 20,  50 e de 100. Se precisares de alguém que te faça a compra acho que o HUGU faz esse serviço.

@cbx, provavelmente foi um erro a teclar, mas é nanómetros e não manómetros.

Cumps, Mauro.

O problema é que nunca mandei vir nada do ebay ! nao sei como proceder e tenho algum receio :|
quem é o hugu ?

Sr. HUGU?, diga alguma coisa aquiiiiiii sff :D

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Placa PCB
« Responder #35 em: 19 de Agosto de 2011, 18:42 »
Olá bony,

o Hugu é o utilizador aqui do fórum é um dos membros da G7 http://www.g7electronica.net/.

curiosamente o nome dele é.... Hugo :P lool

tens aqui feedback dele http://lusorobotica.com/index.php?topic=3007.0

Cumps, Mauro.

Offline engenhocas4you

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 91
Re: Placa PCB
« Responder #36 em: 16 de Setembro de 2011, 08:01 »
Já há algum tempo que andava para construir uma insoladora para fazer as placas em casa, pois até aqui sempre fiz pelo método de transferência térmica.

Hoje terminei fica aqui um video depois coloco info detalhada.


http://engenhocas4you.wordpress.com/2011/09/16/insoladura-uv-placas-pcb/
« Última modificação: 16 de Setembro de 2011, 08:34 por engenhocas4you »

Offline engenhocas4you

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 91
Re: Placa PCB
« Responder #37 em: 26 de Setembro de 2011, 01:23 »
Para os interessados, fica aqui um exemplo de como criar as suas próprias PCB's, com vídeo.



Para mais informações sobre testes, construção insoladora:

http://engenhocas4you.wordpress.com/2011/09/26/insoladura-uv-–-teste-pcb-parte-ii/


Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: Placa PCB
« Responder #38 em: 26 de Setembro de 2011, 04:28 »
esta muito fixe engenhocas4you :)
eu tb estou a fazer uma isoladora mas vai ser em led, mas esta parada ainda me encontro há espera dos led´s UV :|

diz-me uma coisa, na parta da soda caustica, aquilo é só mesmo soda caustica ou misturas-te com mais alguma coisa?

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Placa PCB
« Responder #39 em: 26 de Setembro de 2011, 14:05 »
usa 7/8g para 1L de agua

Offline engenhocas4you

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 91
Re: Placa PCB
« Responder #40 em: 26 de Setembro de 2011, 16:36 »
Boas,

Bony é apenas agua + soda caustica, conforme o André disse 7/8 gramas por um litro de água. Podes tirar a medida por uma colher de chá.

Talvez hoje trate de montar placa controladora insoladora,  despois deixo esquemas etc.

Cumps,

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: Placa PCB
« Responder #41 em: 26 de Setembro de 2011, 22:04 »
Entao fico há espera do esquema :P

deixas mais ou menos quanto tempo na soda caustica ?

na parte do percloreto de ferro, qual é a mistura que usas ? quanto tempo que lhe das +/- ?

ty

Offline engenhocas4you

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 91
Re: Placa PCB
« Responder #42 em: 26 de Setembro de 2011, 23:25 »
 A questão dos tempos é um bocado a olho.

Na soda - deixo cerca de 5 a 10 segundos.

No percloreto de ferro - depende de quantas vezes já foi utilizado. Como podes ver no video estou sempre por perto, vou vendo quando a placa já estiver pronta tiro.

Já compro a mistura feita. Para a semana vou tentar uma mistura e talvez fazer um aquário para as placas.

Cumps


Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Placa PCB
« Responder #43 em: 26 de Setembro de 2011, 23:36 »
para a mistura do percloreto usa 250g de percloreto para 500ml de agua

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: Placa PCB
« Responder #44 em: 27 de Setembro de 2011, 15:09 »
engenhocas4you onde compras.te o percloreto ?

mas eu curtia era que os pcb ficassem como estes: http://www.g7electronica.net/servicos/123-fabrico-de-pcbs.html com aquela cor tipo dourado, alguem sabe como é que isso se faz ?