collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: RC car  (Lida 32924 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
RC car
« em: 20 de Julho de 2012, 22:07 »
Boas.

Estou a inicar um novo projecto, eu sei bem que nao é um robot, mas tb nao estava a ver outro sitio para postar o topico.

queria "fazer" um RC, mas vou precisar de ajuda, vai ser o projecto de verao :P

entao é o seguite, estou a pensar em adquirir isto:

- chassis (tou a pensar neste: http://www.rctrukes.com/391-core-truck-sc-1-10-rtr-2wd-brushless.html )

- Brushless, com a respectiva esc.

- 1 arduino uno e 1 mega.

- Modulos xbee

- Comando xbox.

e em geral quero controlar o RC com o comando da xbox, mas atravez do xbee, e a minha maior duvida é como... é que nao faco a menor ideia, ja andei a pesquisar umas coisas, encontra-se algumas coisas mas nao é mesmo bem o que pretendo, controller xbox - arduino - xbee e dps no carro, xbee - arduino - esc - motores, e é pra fazer estas coisas que preciso da vossa, ajuda, será que podem disponibilar algum link de algum projecto que voces saibam ou uma coisa similar que se possa tirar umas ideias ?

algo assim do genero:



Vou precisar o pc para poder realizar o projecto ? isto é, o pc vai ter que andar sempre atras de mim para controlar o RC ? é que nao queria de todo...

Digam as vossas opinioes.

cumps
« Última modificação: 20 de Julho de 2012, 22:13 por Bony »

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: RC car
« Responder #1 em: 20 de Julho de 2012, 23:10 »
Boas, tinha um projecto parecido, a ideia era controlar um carro com o computador, por rf. Acabou por funcionar, mas o carro não andava por causa dos motores...

Queres utilizar xbee para fazer a comunicação?
No meu projecto, como também não tinha muito dinheiro para gastar decidi utilizar uns módulos RF de 433Mhz. É barato, receptor + transmissor custam 10€. A distância máxima de transmissão de dados é de 100m, no entanto nunca cheguei a testar em distâncias destas.

Se decidires utilizar Xbee e caso ainda não tenhas visto algum tutorial tens aqui um:


Caso queiras usar aqueles módulos diz que eu posso tentar arranjar alguns tutoriais.

Quanto ao comando da xbox, não te posso ajudar, mas tenta pesquisar na net, de certeza que há projectos semelhantes que mostram como receber a informação do comando.

Só há pouco tempo é que aprendi a controlar os ESCs pelo arduino, mas é relativamente simples. Utilizas a biblioteca dos servos e utilizas a função "servo.write(valor de 0 a 180)".
Antes de poderes meter os motores a trabalhar precisas de armar os ESCs. Não sei se varia de ESC para ESC, mas no meu caso foi preciso enviar um valor baixo, depois um alto e novamente um baixo, sendo que acho que tens de fazer uns delays de 1 ou 2 segundos entre eles.

Não, não vais precisar do computador para controlar o carro :)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: RC car
« Responder #2 em: 20 de Julho de 2012, 23:14 »
Motores DC controlam-se com uma ponte H e não com ESC's, quer dizer, tambem existem, mas são muito caros e o controlo por PPM é limitado.

Mas tem de ser um comando de Xbox?
Se ele falar Bluetooth até o metes a falar directo com o arduino e coisas sem fios, para mim nada melhor que um nRF24l01, compras um par deles no ebay por 3-5€, e com amplificador e antena por 10€, que são muito melhores que esses transmissores unidireccionais.
Avr fanboy

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: RC car
« Responder #3 em: 20 de Julho de 2012, 23:20 »
Posso estar a dizer parvoíce, mas visto que a frequência a que trabalha o comando xbox é igual à frequência do Xbee, será que o módulo Xbee não pode ser usado para ler diretamente a informação que o comando envia?

Depois era só interpretar essa informação...

Se estiver a dizer porcaria corrijam-me xD

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: RC car
« Responder #4 em: 20 de Julho de 2012, 23:24 »
Posso estar a dizer parvoíce, mas visto que a frequência a que trabalha o comando xbox é igual à frequência do Xbee, será que o módulo Xbee não pode ser usado para ler diretamente a informação que o comando envia?

Depois era só interpretar essa informação...

Se estiver a dizer porcaria corrijam-me xD

Não, uma coisa é WiFi que é norma 802.11 e Xbee é norma 802.15.4, é o mesmo que tentar fazer uma ligação 3G num nokia 3310.
Avr fanboy

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: RC car
« Responder #5 em: 20 de Julho de 2012, 23:27 »
Posso estar a dizer parvoíce, mas visto que a frequência a que trabalha o comando xbox é igual à frequência do Xbee, será que o módulo Xbee não pode ser usado para ler diretamente a informação que o comando envia?

Depois era só interpretar essa informação...

Se estiver a dizer porcaria corrijam-me xD

Não, uma coisa é WiFi que é norma 802.11 e Xbee é norma 802.15.4, é o mesmo que tentar fazer uma ligação 3G num nokia 3310.

Hmm, ok, então esquece o que disse :)

Edit: Eu há uns tempos abri um comando RC que não utilizava e reparei que o "joystick" funciona com um potenciometro. Se tivesse no teu lugar usava um comando RC que estivesse avariado e com o arduino lia os valores analógicos dos potênciómetros e assim conseguias controlar o carro. Depois era só comunicar com o outro arduino que tens no carro através dos módulos que o senso falou ou com o Xbee...
« Última modificação: 20 de Julho de 2012, 23:35 por rglove »

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: RC car
« Responder #6 em: 21 de Julho de 2012, 00:33 »
Senso só uma pequena correcção o Bony pretende usar um motor brushless não brushed por isso precisa de um esc. Mas um esc brushless para carro vão para q5 dolars 30A com reverse (ter atenção neste pormenor)  mas claro dependendo da amperagem do motor.
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: RC car
« Responder #7 em: 21 de Julho de 2012, 01:41 »
Compra um comando + receptor já feito, tens logo pelos menos 100 metros de alcance e fica-te mais barato que um Xbee.

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: RC car
« Responder #8 em: 21 de Julho de 2012, 03:27 »
Compra um comando + receptor já feito, tens logo pelos menos 100 metros de alcance e fica-te mais barato que um Xbee.

assim deixa de ter piada e deixa de ser um projecto, comprar tudo feito ! e o modulo xbee aquele que estou a pensar comprar tem um alcance de 1600 m (salvo erro) e mto honestamente acho que tem muita mais piada controlar o carro com um comando da xbox :P mas nao vai ser tarefa facil...

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: RC car
« Responder #9 em: 21 de Julho de 2012, 03:29 »
Motores DC controlam-se com uma ponte H e não com ESC's, quer dizer, tambem existem, mas são muito caros e o controlo por PPM é limitado.

Mas tem de ser um comando de Xbox?
Se ele falar Bluetooth até o metes a falar directo com o arduino e coisas sem fios, para mim nada melhor que um nRF24l01, compras um par deles no ebay por 3-5€, e com amplificador e antena por 10€, que são muito melhores que esses transmissores unidireccionais.

o motor é brushless, nao precisa de esc ? posso ligar a uma ponta h comum ?
sim tem que ser da xbox pk ja ca tenho um :)

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: RC car
« Responder #10 em: 21 de Julho de 2012, 03:32 »
Boas, tinha um projecto parecido, a ideia era controlar um carro com o computador, por rf. Acabou por funcionar, mas o carro não andava por causa dos motores...

Queres utilizar xbee para fazer a comunicação?
No meu projecto, como também não tinha muito dinheiro para gastar decidi utilizar uns módulos RF de 433Mhz. É barato, receptor + transmissor custam 10€. A distância máxima de transmissão de dados é de 100m, no entanto nunca cheguei a testar em distâncias destas.

Se decidires utilizar Xbee e caso ainda não tenhas visto algum tutorial tens aqui um:


Caso queiras usar aqueles módulos diz que eu posso tentar arranjar alguns tutoriais.

Quanto ao comando da xbox, não te posso ajudar, mas tenta pesquisar na net, de certeza que há projectos semelhantes que mostram como receber a informação do comando.

Só há pouco tempo é que aprendi a controlar os ESCs pelo arduino, mas é relativamente simples. Utilizas a biblioteca dos servos e utilizas a função "servo.write(valor de 0 a 180)".
Antes de poderes meter os motores a trabalhar precisas de armar os ESCs. Não sei se varia de ESC para ESC, mas no meu caso foi preciso enviar um valor baixo, depois um alto e novamente um baixo, sendo que acho que tens de fazer uns delays de 1 ou 2 segundos entre eles.

Não, não vais precisar do computador para controlar o carro :)

Sim queria turtorials, quanto mais melhores :)
ate o que queria mais era a parte da programação que isso a que deve ser um pincel.

mas tenho uma questao, o comando da xbox é wirless e dps tem o receptor USB que vai ligar ao PC :| se calhar mais vale comprar um com fios nao ? é que ter que andar com o PC atras nao dá mesmo jeito nenhum...

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: RC car
« Responder #11 em: 21 de Julho de 2012, 03:33 »
Senso só uma pequena correcção o Bony pretende usar um motor brushless não brushed por isso precisa de um esc. Mas um esc brushless para carro vão para q5 dolars 30A com reverse (ter atenção neste pormenor)  mas claro dependendo da amperagem do motor.

já que falas.te nisso, ainda nao percebi kal é a diferenca entre um motor Brushless e Brushed?

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: RC car
« Responder #12 em: 21 de Julho de 2012, 03:37 »
Boas, também podes usar um da WII, mas já que tens um xbox vê la se isto da para o que queres
http://www.dsprobotics.com/support/viewtopic.php?f=61&t=350&p=952#p952 mas penso que podes seguir projectos identicos, procura por arduino e ps2/wii e coisas assim ;)

Abraço.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: RC car
« Responder #13 em: 21 de Julho de 2012, 14:55 »
Motores DC controlam-se com uma ponte H e não com ESC's, quer dizer, tambem existem, mas são muito caros e o controlo por PPM é limitado.

Senso o que dizes por limitação no PPM? Eu tenho usado esc's ultimamente e inclusivé prefiro o controlo aos controlo por ponte H.

Em relação aos nrfl24l01p corroboro o que dizes, é possivelmente um dos melhores RF transceivers em termos de preço/qualidade.

já que falas.te nisso, ainda nao percebi kal é a diferenca entre um motor Brushless e Brushed?

Um motor "brushed" é um motor DC normal com escovas e imans, um brushless não em escovas e tem uma teoria de operação diferente pois inverte a operação DC em AC para controlar o movimento do motor.

Na internet existe inumeros sites a falar da diferença de ambos. Um motor brushless normalmente tem mais rotação que um motor DC (tendo em teoria menos torque), portanto em termos de velocidade "pura" é muito mais rapido mas tambem possui um consumo maior.

Não te aconselho a usar um motor brushless num projecto se não te sentires a vontade com o que estás a fazer.

Um dos meus primeiros projectos foi mesmo o controlo de um carro RC pelo pc, ha um post aqui no forum:

http://lusorobotica.com/index.php?topic=2834.0

e no meu blog tenho la uma descrição do processo:

http://blog.skundu.net/?p=429

Espero que ajude.
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: RC car
« Responder #14 em: 22 de Julho de 2012, 05:25 »
Motores DC controlam-se com uma ponte H e não com ESC's, quer dizer, tambem existem, mas são muito caros e o controlo por PPM é limitado.

Senso o que dizes por limitação no PPM? Eu tenho usado esc's ultimamente e inclusivé prefiro o controlo aos controlo por ponte H.

Em relação aos nrfl24l01p corroboro o que dizes, é possivelmente um dos melhores RF transceivers em termos de preço/qualidade.

já que falas.te nisso, ainda nao percebi kal é a diferenca entre um motor Brushless e Brushed?

Um motor "brushed" é um motor DC normal com escovas e imans, um brushless não em escovas e tem uma teoria de operação diferente pois inverte a operação DC em AC para controlar o movimento do motor.

Na internet existe inumeros sites a falar da diferença de ambos. Um motor brushless normalmente tem mais rotação que um motor DC (tendo em teoria menos torque), portanto em termos de velocidade "pura" é muito mais rapido mas tambem possui um consumo maior.

Não te aconselho a usar um motor brushless num projecto se não te sentires a vontade com o que estás a fazer.

Um dos meus primeiros projectos foi mesmo o controlo de um carro RC pelo pc, ha um post aqui no forum:

http://lusorobotica.com/index.php?topic=2834.0

e no meu blog tenho la uma descrição do processo:

http://blog.skundu.net/?p=429

Espero que ajude.

agora fiquei curioso... porque é que dizes que nao devo usar o motor brushless ?