collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Insuladora com leds UV  (Lida 26824 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Insuladora com leds UV
« em: 27 de Dezembro de 2010, 00:47 »
OBJECTIVO

Construir insuladora a leds UV com capacidade para:

- Impressionar placas 10x15 dupla face de uma só vez;
- Tempo médio de exposição 3 minutos 5 minutos;
- Regulador digital de tempo de exposição;
- Facilmente transportável;


MATERIAL NECESSÁRIO

- Caixa/material para a construir
- 100x Leds UV - [adquirido] 5mm, 7000 mcd, 395-405 nm

- Resistências - [adquirido]
- Placa pré-perfurada - [adquirido]
- LCD 16x2 - [adquirido]
- Arduino RBB - [adquirido]
- Relé - [adquirido]
- Transistor - [adquirido]
- Fonte de alimentação


ESTADO DE EVOLUÇÃO
26-12-2010 - Fase de aquisição de materiais


PROBLEMAS
Estou com alguns problemas em calcular o número de leds a colocar, distância entre os leds e distância dos leds à placa a impressionar.
Encontrei um artigo na Elektor que fala sobre isto, no entanto nesse artigo não é referido qual é a intensidade dos leds que utilizaram.
Há por aí alguém que já tenha feito uma geringonça destas, ou que me possa dar uma ajuda ?
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2010, 22:35 por kast »
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline Tyran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 293
Re: Insuladora com leds UV
« Responder #1 em: 27 de Dezembro de 2010, 13:57 »
Viva posso-te ajudar pois já fiz duas, infelizmente devido à falta de tempo ficou o desenvolvimento em stand-by...

Isso depende dos leds, podes ver no datasheet se tiveres... Eu fiz assim quarto escuro, liguei os leds, folha branca em cima elevava a folha e ia ajustando até ter a luz +/- uniformizada :)
Deparei-me com uma situação... inicialmente tinha comprado leds uv flat e depois pensei eu que não seriam o melhor pois demorava bastante tempo a exposição... depois comprei dos normais e continua a demorar, até ainda mais... olha bolas agora estou a ver que me esqueci do tempo de exposição que tenho de colocar agora com esta configuração lol não sei qual a razão, penso que está nas características segundo vi na net em termos de comprimento de onda e de intensidade luminosa... 400 e 7000 respectivamente acho eu... não sei agora de cabeça...

Força nisso, espero finalmente perceber o que estou a fazer mal, se calhar até é nos leds... :/

Estou a ver que já tens o material para o controlo, eu era mesmo liga e desliga da ficha lol
O que é um arduino rbb?
Ah a caixa para guardar isso convém esperares até saberes as medidas certas

Boa sorte e dá notícias :)




Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Insuladora com leds UV
« Responder #2 em: 27 de Dezembro de 2010, 14:28 »
Este exemplo tem o mal te a caixa se tornar muito alta mas: http://yveslebrac.blogspot.com/2010/11/single-led-uv-pcb-exposure-box.html

O gajo entre linhas fala de 80 leds UV para ter um tempo decente de exposição!

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Insuladora com leds UV
« Responder #3 em: 27 de Dezembro de 2010, 17:09 »
80 leds ... mas estão a 10cm.

Sem exagero já li os primeiros 50 links no google quando se procura por "uv led exposure box", e noinguém explica exactamente como é que se deve fazer. Quase ninguém fala na intensidade dos leds.

Enfim ... vai ter de ser à bruta ...
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline oxytech

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 75
Re: Insuladora com leds UV
« Responder #4 em: 27 de Dezembro de 2010, 17:35 »

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Insuladora com leds UV
« Responder #5 em: 27 de Dezembro de 2010, 17:45 »
Obrigado pela ajuda ... mas esse link já o tinham colocado aqui e para o meu caso de pouco serve.
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Insuladora com leds UV
« Responder #6 em: 27 de Dezembro de 2010, 17:59 »
o pdf em anexo explica tudo:

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: Insuladora com leds UV
« Responder #7 em: 27 de Dezembro de 2010, 18:10 »
eu já fiz o projecto duma.. está quase montada. ainda não a terminei pk ainda não mandei vir um lcd.. de qualquer forma, se precisares d'alguma coisa, diz..

baseei-me nesta: http://radikaldesig.blogspot.com/2006/10/insoladora-uv-leds.html
e adicionei relés, lcd, temporizador, sensor d'abertura de caixa, um jumper para definir na construção se temos uma ou duas placas de led (para se poder fazer pcb dupla), botões para incrementar/decrementar o tempo de exposição.. 

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Insuladora com leds UV
« Responder #8 em: 27 de Dezembro de 2010, 19:08 »
Citar
o pdf em anexo explica tudo:

Já tinha retirado este pdf da elektor. Tem quase tudo, só falta mesmo falarem da intensidade dos leds.

Citar
eu já fiz o projecto duma.. está quase montada. ainda não a terminei pk ainda não mandei vir um lcd.. de qualquer forma, se precisares d'alguma coisa, diz..

baseei-me nesta: http://radikaldesig.blogspot.com/2006/10/insoladora-uv-leds.html
e adicionei relés, lcd, temporizador, sensor d'abertura de caixa, um jumper para definir na construção se temos uma ou duas placas de led (para se poder fazer pcb dupla), botões para incrementar/decrementar o tempo de exposição.. 

Já tinha visto esse site, e é um dos poucos que falam na intensidade dos leds.
No entanto e de acordo com o grafico da elektor esta insuladora tem demasiada profundidade.

Já fizeste a insuladora ? Já tentaste impressionar alguma placa ? Quanto tempo de exposição ?
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: Insuladora com leds UV
« Responder #9 em: 27 de Dezembro de 2010, 19:12 »
se viste o site, deves ter visto o que eles dizem sobre o tempo de exposição..

ver sem ler não é suficiente.. ao que parece já viste mta coisa, mas ainda não deste com grande parte da informação que está nos sites que viste..

como disse, não a acabei. fiz o prototipo, funcionou, desmontei e agora preciso dum lcd para fazer o projecto final..

no site que te pus aí eles falam de uma exposição de 6/7 minutos, se não estou em erro.. parece-me um tempo bastante razoável.

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Insuladora com leds UV
« Responder #10 em: 27 de Dezembro de 2010, 19:14 »
a intensidade dos leds só vai influenciar o tempo de exposição, neste caso o mais importante é o comprimento de onda

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Insuladora com leds UV
« Responder #11 em: 27 de Dezembro de 2010, 19:41 »
Citar
a intensidade dos leds só vai influenciar o tempo de exposição, neste caso o mais importante é o comprimento de onda

Tens razão, ainda não coloquei toda a informação no post inicial.
Os leds emitem radiação com comprimento de onda entre 395 e 405 nm.
Pelas especificações técnicas de dois fabricantes que vi, o comprimento de onda deve ser inferior a 410 nm, assim estes leds devem funcionar.

Citar
ver sem ler não é suficiente.. ao que parece já viste mta coisa, mas ainda não deste com grande parte da informação que está nos sites que viste..

Acredita que li todas as páginas como disse. Não comecei a preparar isto ontem. Não querendo ser insidioso aconselho-te a ler novamente os meus posts, sobretudo o post inicial para perceberes o que pretendo e porque estou tão interessado em todos os pormenores.

Nem todos os que por aqui andam têm 14 anos.
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: Insuladora com leds UV
« Responder #12 em: 27 de Dezembro de 2010, 19:55 »
eu li, e sei tb k n tens 14 anos.. mesmo que os tivesses, podias mt bem ter ideias e querer/fazer por concretizá-las.

mas continuo a achar que não deves ter lido bem tudo o que já aqui te foi proposto como bibliografia credível para a construção da insoladora, porque.. a informação está lá toda.. mesmo as duvidas que apresentas no primeiro post..

acertas na intensidade dos leds que compraste (7000mcd, 400nm), n sabes a distancia dos leds à placa - está na bibliografia, o número de leds tb.. tens mais dúvidas? quais?

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Insuladora com leds UV
« Responder #13 em: 27 de Dezembro de 2010, 22:08 »
eu li, e sei tb k n tens 14 anos.. mesmo que os tivesses, podias mt bem ter ideias e querer/fazer por concretizá-las.

mas continuo a achar que não deves ter lido bem tudo o que já aqui te foi proposto como bibliografia credível para a construção da insoladora, porque.. a informação está lá toda.. mesmo as duvidas que apresentas no primeiro post..

acertas na intensidade dos leds que compraste (7000mcd, 400nm), n sabes a distancia dos leds à placa - está na bibliografia, o número de leds tb.. tens mais dúvidas? quais?

Ele aqui diz quais eram os problemas dele mas que os encontrou quase todos excepto a intensidade e esta também nunca ouvi falar muito.

Citar
Estou com alguns problemas em calcular o número de leds a colocar, distância entre os leds e distância dos leds à placa a impressionar.
Encontrei um artigo na Elektor que fala sobre isto, no entanto nesse artigo não é referido qual é a intensidade dos leds que utilizaram.
Há por aí alguém que já tenha feito uma geringonça destas, ou que me possa dar uma ajuda ?

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Insuladora com leds UV
« Responder #14 em: 27 de Dezembro de 2010, 22:10 »
Finalmente alguém que leu o post inicial !!!!
Os electrões são nossos amigos !!! :D