collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Automação é uma boa area?  (Lida 9262 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline leandrosilva

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 45
Automação é uma boa area?
« em: 04 de Setembro de 2010, 12:31 »
Boas gostava de obter informaçao sobre o ramo da electronica Automação alguem aqui experiente poderia me informar em que esta consiste e na area de trabalho que poderam fazer estes qualificados?

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Automação é uma boa area?
« Responder #1 em: 04 de Setembro de 2010, 12:51 »
Automação é uma área que penso que se tem mantido com boas saídas profissionais em Portugal, boas saídas leia-se: facilidade em arranjar trabalhar na área, não propriamente o nível profissional das empresas em PT se possa as vezes considerar "profissional" (desabafo).

A área de automação trabalha maioritariamente para insdústrias que tenham linhas de produção automatizadas, processos que precisem de ser controlados, até mesmo monitorização desses processos.

Os qualificados podem trabalhar em empresas que desenvolvam linhas de produção industriais, instalem sistemas de controlos, etc..
Podem ainda nas próprias empresas que tem equipamentos de automação, serem os responsáveis por reprogramar linhas de produção (Exemplo: quando ah necessidade de produzir um novo produto na linha)

Axo que isto pode ajudar:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_de_controle_e_automação

KS

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Automação é uma boa area?
« Responder #2 em: 04 de Setembro de 2010, 12:55 »
Eu tenho alguma experiência em automação, e posso-te dizer, tal como o KammutierSpule disse, que existem várias saídas profissionais.

No entanto, não se pode comparar muito com a electrónica "normal" e com a "micro-electrónica". Podemos dizer que na automação é tudo "em ponto grande" :P (Não é bem assim, mas quase...:D)

Offline leandrosilva

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 45
Re: Automação é uma boa area?
« Responder #3 em: 04 de Setembro de 2010, 13:25 »
Estou em duvida entre o ramo de automaçao e o de energia mas penso q vou seguir o ramo de automaçao :P

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Automação é uma boa area?
« Responder #4 em: 04 de Setembro de 2010, 13:55 »

A automação é cada vez mais fundamental na industria.. tal como o KS disse, e acrescento, alguem responsavel por automação tem responsabilidade desde a programação dos automatos numa linha de montagem, a manutenção técnica dos mesmos, o controlo através de software e a monitorização.. Hoje em dia é possivel tares em casa e sabes quantas peças ja passaram naquele ponto, qual o estado, activar ou desactivar funções, etc..

A nivel de saidas profissionais, é uma area que esta em desenvolvimento (o que absorve muitas pessoas) e está ligada à robotica por exemplo.. Alguem que entenda de automação e robotica de manipulação tem a vida garantida na industria ;)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Automação é uma boa area?
« Responder #5 em: 04 de Setembro de 2010, 13:55 »
Estou em duvida entre o ramo de automaçao e o de energia mas penso q vou seguir o ramo de automaçao :P

E estas a pensar ir para que escola?
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline Tyran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 293
Re: Automação é uma boa area?
« Responder #6 em: 04 de Setembro de 2010, 14:00 »
Eu ainda estou em dúvida entre automação e telecomunicações das UC's do mestrado  :-\
A outra já tá mais que escolhida :D (Sistemas Embebidos)

Offline leandrosilva

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 45
Re: Automação é uma boa area?
« Responder #7 em: 04 de Setembro de 2010, 15:33 »
Estou em duvida entre o ramo de automaçao e o de energia mas penso q vou seguir o ramo de automaçao :P

E estas a pensar ir para que escola?

Estou em engenharia electrotecnica e computadores na universidade de coimbra apenas falta 1 ano para ter de escolher a area que desejo aprofundar a informaçao mas em principio irei para o ramo de automaçao :)

Offline leandrosilva

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 45
Re: Automação é uma boa area?
« Responder #8 em: 04 de Setembro de 2010, 15:35 »
Eu ainda estou em dúvida entre automação e telecomunicações das UC's do mestrado  :-\
A outra já tá mais que escolhida :D (Sistemas Embebidos)

Em que uni estas?

Offline Tyran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 293
Re: Automação é uma boa area?
« Responder #9 em: 04 de Setembro de 2010, 21:21 »
Universidade do Minho em Guimarães :)

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Automação é uma boa area?
« Responder #10 em: 05 de Setembro de 2010, 01:59 »
Universidade do Minho em Guimarães :)

um pouco de off: :P a correr bem tambem vou para lá (finalmente, depois de tanto me massacrarem a cabeça, decidi ir para a uni) :P

só ainda não decidi o curso a seguir :D

Offline Sextafeira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 75
Re: Automação é uma boa area?
« Responder #11 em: 05 de Setembro de 2010, 06:15 »
a área de automação, é uma boa, área e tem uma saídas profissionais (como já disseram), mas a área de automação deve ser acompanhada de outra a electromecânica, de um bases e noções, para depois no meio profissional exercer, mais facilmente, visto que tens mais conhecimentos.

Offline Tyran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 293
Re: Automação é uma boa area?
« Responder #12 em: 05 de Setembro de 2010, 11:31 »
Universidade do Minho em Guimarães :)

um pouco de off: :P a correr bem tambem vou para lá (finalmente, depois de tanto me massacrarem a cabeça, decidi ir para a uni) :P

só ainda não decidi o curso a seguir :D

Hehe então qualquer dia damos de caras   :D
Mas estás a pensar em que área +-? Eu estou em electrónica :P

a área de automação, é uma boa, área e tem uma saídas profissionais (como já disseram), mas a área de automação deve ser acompanhada de outra a electromecânica, de um bases e noções, para depois no meio profissional exercer, mais facilmente, visto que tens mais conhecimentos.

Sim, isso é verdade. Já tive uma cadeira de automação e ficou bem vincado, o que aliás faz todo o sentido claro. Mas também não vai muito mais por aí além porque para isso existem os dessa área.

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Automação é uma boa area?
« Responder #13 em: 05 de Setembro de 2010, 18:11 »
Universidade do Minho em Guimarães :)

um pouco de off: :P a correr bem tambem vou para lá (finalmente, depois de tanto me massacrarem a cabeça, decidi ir para a uni) :P

só ainda não decidi o curso a seguir :D

Hehe então qualquer dia damos de caras   :D
Mas estás a pensar em que área +-? Eu estou em electrónica :P

Em principio vou para electronica ou para informatica...estou indeciso :D

ja tive curso de electronica...tou num de automaçao...acho que vou para informatica agora...hehe :D

Offline Sextafeira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 75
Re: Automação é uma boa area?
« Responder #14 em: 05 de Setembro de 2010, 18:36 »
sim,é verdade, existe os cursos mesmo de electromecânica.

eu esqueci-me de dizer, a automação tem vários ramos que podes seguir, industrial, naval, comercial... e muitas mais áreas.
depois é escolher que mais te agrada xD