collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Projeto Maquete  (Lida 11099 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline florian.martins20

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 8
Re: Projeto Maquete
« Responder #15 em: 13 de Janeiro de 2017, 08:16 »
Boas,
Então, sabendo que não é aconselhado ligar em paralelo, o que acham deste circuito:http://laskelectronica.blogspot.pt/2010/11/serie-de-led-para-120-vca.html e o que devo de fazer para mudar de 120 para em media entre 12 e 56?
Consegui reduzir o números de leds precisos pra 140 em 9 series...
1º>19 leds
2º>17leds
3º>16leds
4º>11leds
5º>20leds
6º>18leds
7º>19leds
8º>20leds
9º>18leds
De qualquer maneira terei que montar um lm317 e arranjar uma fonte de entre 28 a 56 +/- não é?
Queria ver se consegui a comprar o material amanhã já...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projeto Maquete
« Responder #16 em: 13 de Janeiro de 2017, 13:33 »
Provavelmente overkill, ou não, mas porque não fitas de leds?
Provavelmente ebay é que é complicado, mas já tem os leds em série com as resistências, é meter-lhe 12v aos terminais e está feito.
Avr fanboy

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Projeto Maquete
« Responder #17 em: 13 de Janeiro de 2017, 13:59 »
ainda comentando uma ideia que esta a ser passada aqui e que nao acho certa.
A regra geral da ligaçao de led's que sempre vi em paineis fabricados na empresa onde trabalhei e noutros paines fabricados em empresas estrangeiras é usar serie e paralelo para reduzir consumos e tensões. sinceramente nao percebo porque o araujo diz que paralelo "jamais".

Agora respondendo ao florian.
Ja que tens agora series de ate 20 led's no maximo, ja consegues alimentar isso a 24 volts/5 amperes...
Tens aqui um link de exemplo duma fonte que deve servir:
http://www.servelec.pt/loja-online/conversores-e-alimentadores/fontes-e-estabilizadores/produto/fonte-de-alimentacao-industrial-220vac-24vdc-45a-100w-pu100-24

e dum tipo de led branco que usei como exemplo:
http://www1.futureelectronics.com/doc/EVERLIGHT%C2%A0/334-15__T1C1-4WYA.pdf

nos led's que usares precisas de saber exactamente isto: "Continuous Forward Current" e isto: "Forward Voltage"  para poderes fazeres os calculos correctos da alimentaçao.

com este exemplo de led poderas ter que dividir as series de led's em 2 grupos cada, conforme esse esquema que meteste o link e umas resistencias.

a formula para calcular o valor das resistencias a usar nos leds é a seguinte: R=(V1-V2)/I
em que V1 é a tensao de entrada, V2 a tensao de alimentaçao do led e I o consumo do led em amperes.
R é o valor da resistencia a usar em cada grupo de led's, por isso numa serie de led's V2 é a soma das tensoes de cada led na mesma linha e I o consumo de 1 led.

Fazes isso para cada grupo de led's independentemente das series e no final somas o consumo de todos os grupos e tens a potencia de saida necessaria na fonte de alimentaçao.
de qualquer maneira é rpeferivel usar uma fonte de alimentao comutada do que um simples transformador com ponte rectificadora e condensador de filtragem.
As fontes comutadas estao melhor preparadas para usos intensivos.


"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projeto Maquete
« Responder #18 em: 13 de Janeiro de 2017, 14:28 »
Porque os leds não são perfeitos nem ideais...
Dois leds em paralelo nunca vão partilhar a corrente 50/50, á sempre um que vai usar um bocadinho mais e depois aquece mais, e quanto mais aquece, mais corrente usa, e por ai fora até que queima e depois vai o outro atrás..

Em série sim, paralelo não..
Lá porque uma empresa o faz, não quer dizer que seja o mais correcto, aliás, até estão no mercado e com interesse em ter um failure mode para irem dando manutenção e vender peças  ::)

Edit: Não sei escrever(ideias vs ideais).
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2017, 14:43 por senso »
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Projeto Maquete
« Responder #19 em: 13 de Janeiro de 2017, 14:31 »
ainda comentando uma ideia que esta a ser passada aqui e que nao acho certa.
A regra geral da ligaçao de led's que sempre vi em paineis fabricados na empresa onde trabalhei e noutros paines fabricados em empresas estrangeiras é usar serie e paralelo para reduzir consumos e tensões. sinceramente nao percebo porque o araujo diz que paralelo "jamais". .
Really? Outra vez?? Já duvidaste de mim uma vez e estavas errado, posso jogar mais uma mão desse jogo ::) ::) ::)

Não sou eu que digo, qualquer pesquisa na net te confirma isso. Até se procurares por imagens no google por "parallel LEDs" vês que a maior parte dos diagramas são com resistencias. Os que não tem são os a explicar que é errado  :P

Explicação simples com desenhinhos e tudo:
http://electronics.stackexchange.com/questions/22291/why-exactly-cant-a-single-resistor-be-used-for-many-parallel-leds

Basta um led ter uma tensão um bocado inferior que vai conduzir mais corrente, o que além de não dar um brilho uniforme ao conjunto, vai fazer o mesmo aquecer. Os LEDs quando aquecem a tensão fica ainda menor, conduzindo cada vez mais corrente, aquecendo mais, até que queime. A esse efeito chama-se "Thermal-runaway". Quanto mais leds em paralelo pior é pois tem mais corrente para "roubar" aos outros.

Tens a certeza que estavam em paralelo nesses paineis, sem resistências para cada grupo? Duvido muito que um fabricante de jeito fizesse uma asneirada dessas, mas também já vi muito painel queimado, logo posso estar enganado.

Edit: Não foi combinado com o senso!!!! :D
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2017, 14:33 por jm_araujo »

Offline florian.martins20

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 8
Re: Projeto Maquete
« Responder #20 em: 13 de Janeiro de 2017, 14:55 »
ainda comentando uma ideia que esta a ser passada aqui e que nao acho certa.
A regra geral da ligaçao de led's que sempre vi em paineis fabricados na empresa onde trabalhei e noutros paines fabricados em empresas estrangeiras é usar serie e paralelo para reduzir consumos e tensões. sinceramente nao percebo porque o araujo diz que paralelo "jamais".

Agora respondendo ao florian.
Ja que tens agora series de ate 20 led's no maximo, ja consegues alimentar isso a 24 volts/5 amperes...
Tens aqui um link de exemplo duma fonte que deve servir:
http://www.servelec.pt/loja-online/conversores-e-alimentadores/fontes-e-estabilizadores/produto/fonte-de-alimentacao-industrial-220vac-24vdc-45a-100w-pu100-24

e dum tipo de led branco que usei como exemplo:
http://www1.futureelectronics.com/doc/EVERLIGHT%C2%A0/334-15__T1C1-4WYA.pdf

nos led's que usares precisas de saber exactamente isto: "Continuous Forward Current" e isto: "Forward Voltage"  para poderes fazeres os calculos correctos da alimentaçao.

com este exemplo de led poderas ter que dividir as series de led's em 2 grupos cada, conforme esse esquema que meteste o link e umas resistencias.

a formula para calcular o valor das resistencias a usar nos leds é a seguinte: R=(V1-V2)/I
em que V1 é a tensao de entrada, V2 a tensao de alimentaçao do led e I o consumo do led em amperes.
R é o valor da resistencia a usar em cada grupo de led's, por isso numa serie de led's V2 é a soma das tensoes de cada led na mesma linha e I o consumo de 1 led.

Fazes isso para cada grupo de led's independentemente das series e no final somas o consumo de todos os grupos e tens a potencia de saida necessaria na fonte de alimentaçao.
de qualquer maneira é rpeferivel usar uma fonte de alimentao comutada do que um simples transformador com ponte rectificadora e condensador de filtragem.
As fontes comutadas estao melhor preparadas para usos intensivos.
Agradeço desde já pelo feed :P Então se eu respeitar o esquema , devo de arranjar: uma fonte que me produza +/- 24vdc,capacitores e resistências (dependendo dos leds né) e o resto do material "básico"... Depois terei que ligar as series todas em serie e em seguida ligar cada serie a alimentação... Estou certo?

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Projeto Maquete
« Responder #21 em: 13 de Janeiro de 2017, 15:08 »
eu nao te disse que nao estavam em paralelo sem resistencia, e isso de tornar num drama fim de mundo os leds terem algum aquecimento nao passa disso mesmo. posso dizer-te pela experiencia partica de reparar paineis com led's que quando eles aquecem excessivamente por terem ja centenas de horas de uso a unisa coisa que acontece é o plastico que forma o encapsulamento deformar-se e por conseguinte a ligaçao electrica entre o material semicondutor do led é interrompida o que faz com que a serie onde o mesmo esta inserido deixe de funcionar nao impedindo o funcionamento do resto da placa nem sequer provoca problemas electricos no circuito...
Isto que acabei de escrever é algo que acontece na pratica do dia a dia de anos e anos a construir e reparar placas de led's.

deixo em anexo um pdf com o esquema dum caracter de led's que faz parte dos paineis que qja falei antes da ponte vasco da gama no caso do painel limitador de velocidade...
e posso-te dizer que neste painel a coroa vermelha de leds é mantida acessa 24 horas por dia.
a taxa de duty cycle do sinal pwm é de 50%.
os lede's aquecem alguma coisa mas nada por ai alem que desperte alarme e faça por de parte difinivamente as ligaçoes em paralelo...
nao estamos aqui a falar de ligar 200 led's leds em paralelo, mas sim de no maximo 10 led's.

acho que estas ai "preso" a algum dogma por assim dizer...
desculpa.

duvidei de ti apenas na diferença entre o datasheet e o teu desenho mas depois corrigi isso por que compreendi o porque do desenho. assim nao sera preciso ficar um valor intrinseco para o controlo de saida da alimentaçao.

tambem mostras-te a ideia que o melhor seria ir comprar tudo ao ebay e pôr uma fonte "enorme" e cara no circuito quando nao é necessario complexar tanto a coisa...

e alem disso esse teu esquema so serve para aplicaçoes especificas do genero de acender tudo ao mesmo tempo.
se precisares de controlar os led's bit a bit, essa soluçao é impraticavel.

o florian tambem nao disse que queria acender os led's todos em simultaneo, pois nao?

;)


edit:

Citar
Agradeço desde já pelo feed :P Então se eu respeitar o esquema , devo de arranjar: uma fonte que me produza +/- 24vdc,capacitores e resistências (dependendo dos leds né) e o resto do material "básico"... Depois terei que ligar as series todas em serie e em seguida ligar cada serie a alimentação... Estou certo?

florian, podes olhar para o esquema que eu inseri em anexo nesta msg e tentar fazer algo parecido ;)
se arranjares uma fonte de alimentaçao comutada de 24Vdc nao precisas dos condensadores.

os condensadores é so para quando fazemos nos a fonte com transformador e diodos de rectificaçao.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2017, 15:11 por LVirtual »
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projeto Maquete
« Responder #22 em: 13 de Janeiro de 2017, 15:14 »
Então e nesse esquema tens strings em paralelo sem resistência que é o que estás a dizer que podes fazer?....
Postas a prova que não o fazem, quando dizes que é na boa.

Ele não falou em controlar led a led, falou em conjuntos..
Avr fanboy

Offline florian.martins20

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 8
Re: Projeto Maquete
« Responder #23 em: 13 de Janeiro de 2017, 15:35 »
Preciso simplesmente de ter 9 series de 20 leds em que possa ligar so uma ou ligar todas ao mesmo tempo... Usar uma fita de led não da pois tenho que usar por exemplo um led por cada divisão, não vou fazer um painel de leds... Arranjar corrente para uma serie consigo, mas tenho medo que se ligar por exemplo a serie de 20 e a serie de 11 ao mesmo tempo a serie de 11 derreta... Preciso de uma solução que me permita ligar todas as series separadas ou juntas sem queimar nenhum...

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Projeto Maquete
« Responder #24 em: 13 de Janeiro de 2017, 15:42 »
Valha-me são cricalho...

Retorces as minhas palavras e inventas para levar a tua... boa sorte com isso.

Vê os links ou lê melhor o que escrevi. O problema do aquecimento é quando tens leds (e só os leds) em paralelo. Se metes uma resistência antes de por em paralelo, não tens leds em paralelo, mas sim LEDs COM resistências em paralelo. Uma pequena diferença de português mas muito importante.

O esquema que mostras os LEDs não estão em paralelo. Nesse esquema tens series de LEDs COM RESISTÊNCIAS LIMITADORAS DE CORRENTE em paralelo. Chamar a isso LEDs em paralelo é só para lançar a confusão. Como se diz, a "obra prima do mestre" não é a mesma coisa que a "prima do mestre de obras"...

Citar
Isto tudo para dizer que se calhar o florian nao precisa de se meter em grandes circuitos se puder "partir" as series de led's em series mais pequenas de digamos até 10 led's por serie, e ligando-as em paralelo para manter os grupos de led's nas quantidades indicadas.

Referiste resistências por série? Nope.


Se leres com atenção a minha solução inicial falo claramente em criar várias séries cada uma com o seu limitador de corrente. Depois são todas ligadas à mesma fonte de alimentação... ou seja, as séries ficam em paralelo (DUUUHHHH), portanto obviamente não podes afirmar que ando preso a algum dogma pois a minha solução era com cadeias de LEDs em paralelo. Cadeias com limitação de corrente claro, que podem ser LM317, resistências ou outra solução qq que seja prática. Só gostei mais dos LM317 porque dão sempre o mesmo brilho com qq numero de LEDs sem ter de andar a fazer contas e a comprar 1 resistência diferente para cada série de LEDs. Redução e uniformização da BOM.

Quanto a "implicar" com o ebay, não te entendo. É a solução ainda mais barata e para muita gente é o mais importante (ainda por cima sendo estudante), e não sabendo de onde o florian era nem que acesso tinha a material (podia ser de São Cú de Judas a 100km de uma cidade com lojas de eletrónica), ter o material barato a aparecer à porta de casa é bastante conveniente.

Acender leds grupo a grupo tanto faz com LM317 ou com resistências, em termos práticos estão lá a fazer exatamente o mesmo. Apesar que com LM317 para desligar um (e só um!) LED podes meter um interruptor em paralelo que faz bypass ao mesmo e a cadeia mantém o brilho, o que não dá para fazer com resistências....


Edit:
E com estas off topic todo o florian já deve estar quase a desistir do projeto :D
Não ligues a estas picardias.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2017, 15:48 por jm_araujo »

Offline florian.martins20

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 8
Re: Projeto Maquete
« Responder #25 em: 13 de Janeiro de 2017, 16:28 »
Bem,  ;D
Não há problema :p assim até vou apredendo as coisas aos poucos :D Entretanto estive a desenhar o projeto a pressa, e devera ficar alguma coisa assim não é?

Ps: Desculpem la a qualidade mas onde estou nao posso fazer melhor :s

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Projeto Maquete
« Responder #26 em: 13 de Janeiro de 2017, 17:47 »
araujo afinal distorces tu o que digo, porque neste ultimo teu comentario ja estas a dizer o mesmo que eu. mas enfim.

no circuito que eu meti aqui tens la resistencias na mesma. e tanto quanto eu saiba, ligar dois objectos lado a lado é liga-los em paralelo...

neste topico ja me borrifei para a "ajuda". preferes complexar a coisa porque sim e porque dá jeito.
parece-me que vou fazer o mesmo que nos ultimos anos neste forum e passar so a ler sem escrever.

fique la com a bicicleta que eu nao me importo nada.
Ja começo a perceber pra onde flui a corrente aqui neste circuito... ;)


Quando tiver a empresa a funcionar de que falei na minha apresentaçao depois dou noticias...

até...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Projeto Maquete
« Responder #27 em: 13 de Janeiro de 2017, 19:53 »
Bem,  ;D
Não há problema :p assim até vou apredendo as coisas aos poucos :D Entretanto estive a desenhar o projeto a pressa, e devera ficar alguma coisa assim não é?

Ps: Desculpem la a qualidade mas onde estou nao posso fazer melhor :s

É isso. Só para para ter a certeza de que ficou claro, só tens 2 fios a sair da fonte, um "positivo" e um "negativo", portanto os fios dos LEDs agrupam-se, como na imagem em anexo. O regulador assinalado a amarelo é o que vai aquecer mais.

Tens uma string de 20 LEDs em paralelo série, 28V não chegam para isso, tens que a partir em mais strings (28V dá para uns 8 LEDs brancos em série), assim como outras que também têm demasiados LEDs para uma fonte de 28V. Conta com pelo menos uns 3.5V por LED.
Se puderes fazer a cena com fitas de LEDs, é a solução mais simples.

Quanto ao ebay, eu pessoalmente não compro componente eletrónicos avulso lá, muito menos se vêm da china, nunca se sabe o que nos sai na rifa e não quero andar a bater com a cabeça nas paredes por causa de componentes falsificados ou "recondicionados", bastam-me os bugs que eu próprio insiro nos meus projectos :)

update: corrigi um "typo" de paralelo para série, que era o que eu queria dizer
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2017, 01:10 por Njay »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Projeto Maquete
« Responder #28 em: 14 de Janeiro de 2017, 20:03 »
Se puderes fazer a cena com fitas de LEDs, é a solução mais simples.
Não insistam com essa ideia e que ja deu pra perceber (e que é o mais logico), a iluminação dos leds nao deve ser tudo à mesma distancia a nao ser que seja um bairro social ou para fazer apenas a iluminação publica com cada poste à mesma distancia a que está cada led na fita ;D a nao ser que dessoldasse cada led e metesse extensoes de fios pra levar o led para cada sitio ao longo da maquete...mas já seria geringonça a mais..ou tvz nao, fica a sugestao! :P

Nao querendo alimentar a discussao, mas eu tb quando falei em leds em paralelo tb nao disse que era só meter leds em paralelo e pronto.. é falar na configuração...como ligar da melhor maneira, basta ver esquema na net para ver que eles levam pelo menos tb umas resistencias.. (ok nem toda a gente sabe, mas para isso tb basta perguntar ou dizer, quem souber dizer, como deverá ligar da melhor maneira..)

O problema maior nem é fazer um array de leds se forem com séries iguais, porque pelo que percebi ele quer controlar essas séries (que têm diferentes numero de leds), independentemente dumas das outras, certo? vai ser uma maquete ou vai ser uma arvore de natal?  ;D  8)

« Última modificação: 14 de Janeiro de 2017, 20:23 por Hugu »