collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Activar rele com PIR  (Lida 4933 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline r16

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Activar rele com PIR
« em: 20 de Novembro de 2011, 17:48 »
Viva , este é o meu segundo post, sou novo nisto por isso nao estranhem a pergunta e penso que tambem estou no sitio certo.

Eu pretendo activar um rele usando um sensor PIR.

Ou seja quero acender a luz da minha sala, sempre que eu tiver presente e assim que me ausentar ela desligar.

Tentei procurar no google um esquema basico para isso mas nao encontrei ,dai venho pedirvos a vossa ajuda para o codigo a elaborar.

Outra questao é : sera que aqueles sensores Pir pequenos que se vendem para o arduino tem um angulo bom? de todos os videos que vi na net... so se vem eles a activar com a mao proximo.. e eu queria pelo menos uma distancia de 3m, ou sera preciso comprar um PIR daqueles grandes?

Obrigado e espero feedback.

Offline m2snd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: Activar rele com PIR
« Responder #1 em: 22 de Novembro de 2011, 10:11 »
Ola r16,

Tens vários exemplos na net. Só tens que procurar...
Eu guiei-me  por estes:
http://www.instructables.com/id/Arduino-Basics-PIR-Sensor/step3/Code/
http://makeprojects.com/Project/PIR-Sensor-Arduino-Alarm/72/1

O PIR que uso e tem o alcance que pretendes, por exemplo este:
http://makeprojects.com/Project/PIR-Sensor-Arduino-Alarm/72/1

Atenção que este PIR funciona sempre que detecta movimento. Ou seja, tanto faz ser de dia ou de noite, sempre que haja movimento ele activa. Para rodear esta questão, tens que soldar uma fotocelula, como esta por exemplo:
http://www.arduino.cc/cgi-bin/yabb2/YaBB.pl?num=1262983096

Cumprimentos



Offline r16

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: Activar rele com PIR
« Responder #2 em: 22 de Novembro de 2011, 21:09 »
Antes de mais obrigado pela resposta, mas diz me , sabes como em vez de o buzer por um rele? como ficaria a ligacao?

Obrigado

Offline m2snd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: Activar rele com PIR
« Responder #3 em: 22 de Novembro de 2011, 22:18 »
Então tomando como exemplo, o código do primeiro link que te dei, só tens que ligar o pino à base do transistor do teu circuito.

Nesse exemplo, cada vez que o sensor detecta movimento, ele envia 5v para o pino 8 do Arduino, acendendo um led. O que tens que fazer é, em vez de ligares ao led, ligas à base do transistor para activar o relé.


Offline m2snd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: Activar rele com PIR
« Responder #4 em: 22 de Novembro de 2011, 23:28 »
Uma possível ligação seria:



Uploaded with ImageShack.us

Offline r16

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: Activar rele com PIR
« Responder #5 em: 24 de Novembro de 2011, 22:42 »
obrigado pelo esquema estou a espera que chegue o sensor pir...

olha quanto ao teu projecto, a que preco arranjaste os teus modulos de reles que compraste no ebay? mandaste vir de hong kong ou compraste na UE, encontrei na UE um modulo de 2 reles por cerca de 3 eur... sem portes.

Offline m2snd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: Activar rele com PIR
« Responder #6 em: 26 de Novembro de 2011, 08:40 »
Olá,

Comecei por comprar os componentes cá em Portugal e montar a placa em casa. Fica caro, porque tens que pagar os portes carissimos!! Tinha um bocado de receio, de comprar pelo ebay. Experimentei mandar vir umas resistencias, passados 7 dias uteis já cá estavam. Apartir daí, tudo o que preciso compro em hong kong pelo ebay!

Por exemplo esses sensores PIR que falas, comprei um pack 5 por $12,90, ficou-me cada um por $2,58 (cerca de €2 euros cada). Por exemplo os reles de 5v que utilizo sairam-me a €0,44 cada um, os transistores TIP 122 a €0,39, tudo com os portes pagos.

Até agora fiz cerca de 30 compras pelo ebay, e não falhou uma! Houve uma encomenda que estava a demorar a chegar, entrei em contacto com eles, disseram-me para esperar mais uma semana. Esperei essa semana e nada. Contactei-os novamente, pediram-me desculpa pelo atraso, e expediram-me novamente outra encomenda com os mesmos componentes.

Passados duas semanas já cá estava e não tive que pagar mais nada! Passados dois dias de receber essa nova expedição chegou a encomenda atrasada e pude verificar pelos carimbos que o problema dos atrasos foi cá em Portugal. Esta encomenda demorei 2 meses a chegar, mas chegou.
Como podes ver, pode acabar por compensar mandar vir lá de fora.

Cumprimentos

Offline r16

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: Activar rele com PIR
« Responder #7 em: 26 de Novembro de 2011, 15:17 »
Ola,
Antes de mais obrigado por estares a acompanhar o topico.
 Eu tinha lido, anteriormente o teu projecto e ao ver as fotos verifiquei que tinhas la os modulos já montados ou seja que os compraste ja feitos, e deduzi que te compensava comprares esses ja feitos, do que fazer mesmo que comprasses os componentes no HK.

Se te for oportuno envia me uma pm ou email que ja sabes, a indicar o vendedor que conseguiste esse preço do PIR e dos componentes.

Um abraço

Offline m2snd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: Activar rele com PIR
« Responder #8 em: 28 de Novembro de 2011, 08:12 »
Enviei-te uma msg por pm.

Cumprimentos

Offline engenhocas4you

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 91
Re: Activar rele com PIR
« Responder #9 em: 28 de Novembro de 2011, 15:51 »
Vê se esta info te interessa.

Cumps,


« Última modificação: 28 de Novembro de 2011, 15:54 por engenhocas4you »