collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Ontem às 15:31]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Montagem para astrofotografia - Ajuda é bem-vinda  (Lida 13984 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.948
  • NERD!
Re: Montagem para astrofotografia - Ajuda é bem-vinda
« Responder #15 em: 04 de Março de 2013, 18:00 »
Em todo o caso, obrigado pela dica.
Não desisto fácilmente de soluções simples :)
Google "double barn door tracker", simples e com precisão superior.

Ou então o barn door com stacking de fotos de duração inferior, com redução de ruído como bónus.

Com o esquema que propões, ao utilizares engrenagens começas a ter problemas com backlashes, folgas, atritos, esforços variáveis com a rotação da massa, e mais alguns imprevistos mecânicos que estragam a precisão de movimento que precisas.

Uma outra solução era motorizar uma montagem equatorial barata/antiga/velha.







Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Montagem para astrofotografia - Ajuda é bem-vinda
« Responder #16 em: 04 de Março de 2013, 18:32 »
Tens estes bichinhos da TI, mas o microstepping terá de ser com um micro-controlador :(
http://www.ti.com/lit/ds/symlink/drv8828.pdf

E App-note sobre micro-stepping:
http://www.ti.com/lit/an/slva443/slva443.pdf

se calhar esta solução da st parece-me melhor http://www.st.com/web/en/resource/technical/document/datasheet/DM00043117.pdf

Ou tens alguma placa já feita para esses?

Offline Astrodude

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 12
Re: Montagem para astrofotografia - Ajuda é bem-vinda
« Responder #17 em: 04 de Março de 2013, 18:34 »

Não desisto fácilmente de soluções simples :)
Google "double barn door tracker", simples e com precisão superior.

Ou então o barn door com stacking de fotos de duração inferior, com redução de ruído como bónus.

[/quote]

Por acaso tenho estado a olhar mais atentamente para as double barn door e para as que funcionam como a Astrotrac, precisamente porque não precisam de um nível de precisão tão grande nas engrenagens.


Offline Astrodude

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 12
Re: Montagem para astrofotografia - Ajuda é bem-vinda
« Responder #18 em: 05 de Março de 2013, 10:15 »
Ok, ontem à noite mandei vir o primeiro pacote de material - motor, driver e Arduino + umas coisas.

Agora falta a parte mecânica da coisa, e aí gostava da vossa ajuda.

Existem pelo menos 3 soluções que poderia implementar:

1.ª - Uma plataforma giratória, com movimento de rotação igual ao movimento sideral (rotação aparente do céu)



É a mais fácil de perceber e até talvez de construir, mas como o jm_araujo disse e bem, não estava a prever as variáveis que a mecânica poderia introduzir, nomeadamente os esforços a serem exercidos sobre as engrenagens, e como isso poderia afectar a precisão. Além disso, se o conjunto estiver a segurar 1,5 kg e o centro de massa do conjunto mudar significativamente durante a exposição, também não sei em que medida pode afectar a precisão.

2.ª - Uma barndoor

É uma montagem simples, em que uma haste roscada gira x vezes por minuto e faz com que uma prancha descreva o movimento necessário. A máquina é assente nesta prancha.





O design inicial sofre de um erro, que pode ser corrigido usando uma montagem mais sofisticada (e ainda muito simples), mas que fica com maior dimensão [foto acima], ou uma haste roscada curvada à mão [foto abaixo]. A precisão téorica destes sistemas é mais do que suficiente.

3.ª - Uma montagem tipo compasso, como a Astrotrac

Basicamente consiste em dois braços, um fixo e outro móvel, sobrepostos. Num extremo existe um eixo e está fixada a câmara, no outro extremo uma haste roscada, com um conjunto motorizado, que abre os braços, fazendo rodar a câmara.

A vantagem desta é ser simples, não requerer andar a inventar grande coisa com materiais e esforçar muito pouco a mecânica (um maior comprimento dos braços compensa componentes de menor precisão).

Uma desvantagem (se de facto o for, digam-me vocês) é depender de alguns cálculos com funções trigonométricas para fazer variar a velocidade do motor em função da posição (podem imaginar a haste cumo uma tangente a um círculo descrito pela curva dos braços).



Não estou muito inclinado para estourar dinheiro em engrenagens de precisão, e apesar de ir tentar dobrar uma haste manualmente (que diabo, são €2 de investimento), a engenhosidade da 3ª opção desperta-me um pouco o interesse. Como não há como experimentar, se calhar vou ter de as tentar a todas :)

Nos próximos dias vou brincar um bocado com o Arduino para tentar perceber melhor como funciona e tentar arranjar as engrenagens, e como vou estar fora para a próxima semana, pode ser que lá para a entrada da Primavera tenha novidades :)

StarRider

  • Visitante
Re: Montagem para astrofotografia - Ajuda é bem-vinda
« Responder #19 em: 05 de Março de 2013, 22:27 »
Boas,

Existem muitas opções, tudo depende dos euros que queira gastar, mas uma coisa é certa "sem ovos não
se fazem omeletes".

Uma "barndoor" é a melhor opção para quem quer uma solução de muito baixo custo, fácil de implementar,
fácil de usar ... mesmo sem motor (accionamento manual) é possível conseguir exposições sem arrastamento
durante muitos minutos, mesmo com uma focal de 200mm dá para fazer umas brincadeira se devidamente
alinhada.

Mas, como disse, tudo dependo dos euros do orçamento disponível, de que valor estamos a falar ?

Abraços,
PA

Offline Astrodude

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 12
Re: Montagem para astrofotografia - Ajuda é bem-vinda
« Responder #20 em: 09 de Março de 2013, 23:04 »
Pequena actualização:

Tenho duas barn-door em processo de fabrico, uma a 50% outra só com os materiais para começar a fazer as peças.

Acabei por decidir experimentar fazer de duas maneiras: uma simplificada, que serve para aprender e desenrascar
(barn-door simples com rosca curva, que irá ser motorizada); e uma de braço duplo, em materiais melhores, que vai ser a que vai levar com a objectiva de 400mm.

Ah, e pedi amostras daquela H-bridge da TI (entre outras), vamos a ver se a chego a implementar.

Quanto a orçamento, está quase esgotado, mas também já só me faltam as engrenagens.

- T.