collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Caxuda - Fresa CNC  (Lida 45787 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Caxuda - Fresa CNC
« em: 07 de Dezembro de 2012, 15:26 »
Boa tarde



Como já tinha referido no meu tópico de apresentação, tenciono construir uma fresa cnc.
Desde esse tópico tenho recolhida imensa informação para iniciar o meu projecto.

Inicialmente será construída em madeira, provavelmente MDF de uns 16mm, depois de detectar os erros na primeira construção irei passar para uma liga metálica.  (não deverei utilizar extrusões de aluminio)
Em principio não vou fazer nenhum desenho técnico.


Quanto ao material eléctrico já tenho um board controladora com stepper drivers integrados para 3 eixos e tenho também os 3 motores de passo. Seguinte foto.

Já li em algum lado aqui no forum, possivelmente até no meu outro tópico de apresentação que estas boards não eram a melhor opção.
Bom, mesmo tendo em conta isso, as razões que me levaram à escolha desta board são muito simples. Era mais barata, pareceu-me ter muito mais suporte nas nets e acima de tudo faz o que eu preciso.
Vi muitos e bons projectos de fresas cnc desenvolvidos com esta placa, por isso não deverei ter problemas.


Aproveito já a criação do tópico para deixar uma dúvida.
Estava a tentar evitar comprar uma fonte de alimentação dedicada à controladora cnc e pensei na hipótese de a ligar à fonte do pc através dos cabos molex. Só que os cabos molex só dão 12v e eu queria uma fonte energia com 24v e 15a.
A minha questão é como resolver isto. (ou não ;D)
Se juntar dois cabos molex funciona?



UM BEM HAJA
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2012, 15:52 por caxuda »

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: ----- Caxuda - Fresa CNC -----
« Responder #1 em: 07 de Dezembro de 2012, 16:56 »
Olá, eu tenho um projecto em curso de uma cnc, ando já com os olhos numa controladora igual a essa e também os motores.
Esses motores são os nema 23 ou 34? foi do ebay? se foi envie-me sff o vendedor por pm.
Da china tenho receio das alfandegas, é complicado.
Tenho dúvidas em relação a força necessária.

Abraço
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2012, 16:58 por Nunito »

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: ----- Caxuda - Fresa CNC -----
« Responder #2 em: 07 de Dezembro de 2012, 17:14 »
Olá, eu tenho um projecto em curso de uma cnc, ando já com os olhos numa controladora igual a essa e também os motores.
Esses motores são os nema 23 ou 34? foi do ebay? se foi envie-me sff o vendedor por pm.
Da china tenho receio das alfandegas, é complicado.
Tenho dúvidas em relação a força necessária.

Abraço

Boas


Trata-me por tu.

São nema 23, comprei no ebay tudo em conjunto também com a board. Veio de inglaterra porque também estava com receio das alfandegas, aliás, muito provavelmente lixava-me nas alfandegas, não por ser complicado mas por se ter de pagar bastante, mais +/-30% do seu valor, para além disso demoraria 1 mês a chegar.

AQUI FICA O LINK  do produto que comprei, do lado direito tens logo o vendedor.


Abraço e boa continuação no teu projecto ;)

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: ----- Caxuda - Fresa CNC -----
« Responder #3 em: 07 de Dezembro de 2012, 17:17 »
Se foi mesmo esse que compraste, isso veio de Hong Kong, ou seja, poderias ter pago alfandega na mesma. estar no ebay.uk nao significa que já nao se paga alfandega...

Abraço

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: ----- Caxuda - Fresa CNC -----
« Responder #4 em: 07 de Dezembro de 2012, 18:23 »
se realmente veio de hong kong  tiveste sorte em nao apanhar taxas. APesar de estares no site do ebay.co.uk  aparece as coisas da china hongkong etc..   No ebay no lado esquerdo tem opcao de mostrar vendedores so da europa ou so so reino unido


Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: ----- Caxuda - Fresa CNC -----
« Responder #5 em: 07 de Dezembro de 2012, 18:26 »
Pois já reparei nisso, pois temos coisas da china, quer estejamos no ebay pt, uk, com.
Tenho duvidas tambem em comprar a controladora, falam que existe arias versoes.
Os motores queria ver se comprava de 6 fios, bipolar, e a controladora compativel para tal.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2012, 18:34 por Nunito »

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #6 em: 07 de Dezembro de 2012, 20:20 »
Têm razão enganei-me, tirei o 1º que me apareceu na watch list.
O que comprei foi ESTE, veio mesmo do reino unido.
Há uma semana era o 2º mais barato dos que considero terem bom feedback. O mais barato fiz 3 tentativas de oferta falhadas, acabei por fazer uma oferta a este que ficou mais barato.

Se comprares esse podes fazer uma oferta de 95 libras é aceite. Foi o que fiz mas experimenta por menos antes, acho que tens 3 tentativas.

ps:
Ninguém me sabe responder à minha questão?


Abraço ;)
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2012, 20:37 por caxuda »

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #7 em: 07 de Dezembro de 2012, 21:02 »
Aproveito já a criação do tópico para deixar uma dúvida.
Estava a tentar evitar comprar uma fonte de alimentação dedicada à controladora cnc e pensei na hipótese de a ligar à fonte do pc através dos cabos molex. Só que os cabos molex só dão 12v e eu queria uma fonte energia com 24v e 15a.
A minha questão é como resolver isto. (ou não ;D)
Se juntar dois cabos molex funciona?

É possivel mas nao recomendado para a cnc, fica com pouca amperagem.
Fonte de PC não aguenta 10A na linha de 12V.

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #8 em: 07 de Dezembro de 2012, 21:11 »
Aproveito já a criação do tópico para deixar uma dúvida.
Estava a tentar evitar comprar uma fonte de alimentação dedicada à controladora cnc e pensei na hipótese de a ligar à fonte do pc através dos cabos molex. Só que os cabos molex só dão 12v e eu queria uma fonte energia com 24v e 15a.
A minha questão é como resolver isto. (ou não ;D)
Se juntar dois cabos molex funciona?

É possivel mas nao recomendado para a cnc, fica com pouca amperagem.
Fonte de PC não aguenta 10A na linha de 12V.

Desde já obrigado.
Então e se eu juntasse duas fichas molex?
Ficava 24v, mas e os amperes?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #9 em: 07 de Dezembro de 2012, 21:31 »
Para teres mais voltagem tens de ter duas fontes em série, juntar fios da mesma fonte em paralelo não te aumenta a voltagem, nem a corrente, porque a fonte tem um valor máximo e não é juntar mais fios que ela vai dar mais.
Avr fanboy

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #10 em: 08 de Dezembro de 2012, 03:24 »
Para teres mais voltagem tens de ter duas fontes em série, juntar fios da mesma fonte em paralelo não te aumenta a voltagem, nem a corrente, porque a fonte tem um valor máximo e não é juntar mais fios que ela vai dar mais.


Obrigado pela resposta.
Estou a perceber.
Quando dizes para ligar as fontes em série é ligar as fichas molex em série ou mesmo as fontes?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #11 em: 08 de Dezembro de 2012, 04:14 »
NÃO ligues as fontes em série, isso pode dar asneira. As massas à saída estão ligadas à terra; se ligares fontes em série fazes um curto-circuito em todas menos numa.

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #12 em: 08 de Dezembro de 2012, 04:24 »
NÃO ligues as fontes em série, isso pode dar asneira. As massas à saída estão ligadas à terra; se ligares fontes em série fazes um curto-circuito em todas menos numa.

Ok, obrigado pelo aviso :)
É muito caro fazer uma fonte de 24v com 15amperes?

Já ando aqui por casa de volta de tudo o que é transformadores :D
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2012, 04:56 por caxuda »

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #13 em: 08 de Dezembro de 2012, 10:43 »
NÃO ligues as fontes em série, isso pode dar asneira. As massas à saída estão ligadas à terra; se ligares fontes em série fazes um curto-circuito em todas menos numa.

Eu tenho duas ligadas em série e funcionam perfeitamente. Já alimentei uma daquelas trotinetes dos idosos com elas e tudo. Tive foi que deligar o cabo da terra da massa nas duas. Tenho-as fora da caixa metálica. Não é seguro, mas até agora têm funcionado sem problemas :P
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Caxuda - Fresa CNC
« Responder #14 em: 08 de Dezembro de 2012, 16:23 »
NÃO ligues as fontes em série, isso pode dar asneira. As massas à saída estão ligadas à terra; se ligares fontes em série fazes um curto-circuito em todas menos numa.

Eu tenho duas ligadas em série e funcionam perfeitamente. Já alimentei uma daquelas trotinetes dos idosos com elas e tudo. Tive foi que deligar o cabo da terra da massa nas duas. Tenho-as fora da caixa metálica. Não é seguro, mas até agora têm funcionado sem problemas :P

Já percebi que é necessário umas mods mais hardcore e como uma das minhas fontes é uma boa fonte e cara não quero correr o risco de a estragar.

Lembrei-me da minha trotinete electrica que tem um motor de 24v 16a e cálculo que o carregador fosse por volta disso também, mas já não o encontrei...
A minha mãe manda tudo para o lixo  ;D

Obrigado de qualquer forma. Se não aparecer outra solução devo encomendar a fonte 2ª feira.


UM BEM HAJA