collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: The Starter  (Lida 30219 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
The Starter
« em: 03 de Fevereiro de 2011, 01:13 »
Boas noites,

    Venho-vos apresentar o meu 1º pequeno grande projecto ao qual lhe chamei de " The Starter " ainda não lhe posso chamar de robo pois ainda não tem sensores para receber sinais do exterior e assim é um "programável", mais tarde com o seu desenvolvimento ira levar sensores e mais umas coisitas o que é que eu ainda não sei.......

    O material que usei ate agora foi:

                - Acrílico ( para a base )
                - Varão roscado e porcas q.b.
                - 6 rodas de impressora com 3,3cm de diâmetro Fail
                - 6 Rodas em acrílico
                - Fita com cola de dois ladosFail
                - Material anti-derrapante
                - Corrente de plástico ( não sei bem de onde isto veio )
                - Fios q.b.
                - Dois suportes de 4 pilhas cada e respectivas pilhas ( 8 )
                - Breadboard
                - 2 Servos
                - 1 Arduino Duemilanove

.....esta foi a primeira imagem:


.....agora já esta um pouco diferente, já tem uns "sapatos" novos já parece um homem  ;D ;D ;D


....ainda não esta a andar a 100% pois as lagartas estão um pouco largas e a roda do servo anda livremente mas é só dar um ajuste e fica bom, estava a ter problemas com os servos ao qual se estava a falar aqui neste post ( http://lusorobotica.com/index.php?topic=3203.0 ) o problema ainda cá mora porque não entendi os comandos do código que o Njay postou, é o que da ser iniciante....
    Assim que esta parte estiver resolvida e compreendida passo a parte dos sensores que provavelmente serão uns IR Sharp ou Sharp Home made, mas ate la.....

....agora é só comentarem, criticar, ideias, etc é tudo bem vindo   8)

Abraços e óptima continuação  ;)
Obrigado.
                 
« Última modificação: 04 de Setembro de 2011, 03:50 por kilobyte »
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: The Starter
« Responder #1 em: 04 de Fevereiro de 2011, 00:26 »
Boas noites,

bem gostava de vos mostrar o Starter a andar mas infelizmente esta difícil pois as lagartas estão sempre a saltar fora estou a ver que tenho de pensar em outra coisa para ele se mover, mas agora esta a surgir outro prob se ligar o robo por usb trabalha bem mas se ligar o robo as pilhas ele faz uma função mas quando é para iniciar a outra função o arduino faz reset, o que pode ser?  ???

Abraços.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline Stigma

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 40
Re: The Starter
« Responder #2 em: 04 de Fevereiro de 2011, 00:35 »
Parece me mt bem. E agora tens uma base para colocar um tonelada de sensores e fazer uma coisa msm a maneira. Eu começava por por um sensor IR/ultrasom para ele se desviar de obstaculos. A partir dai nem sei...tanta coisa lol

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: The Starter
« Responder #3 em: 04 de Fevereiro de 2011, 00:53 »
Boas,

sim agora tenho uma base para poder fazer umas coisas engraçadas porque a ideia disto é mesmo ter uma base para testes de sensores e código e coisas assim. Penso que sim se seja isso que vá fazer em 1º lugar ele se desviar de obstáculos, depois talvez seguir uma linha, seguir a luz ou fugir dela isto é o que eu tenho na ideia de fazer, agora a cena das lagartas é que me esta a lixar todo, mas se tiver tempo amanha já tento outra coisa a ver se da senão tenho de tirar a ideia das lagartas....quanto ao arduino fazer reset não sei se possa ser dos servos estarem em esforço porque umas vezes faz reset outras não.

Abraços e óptima continuação  ;) 
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: The Starter
« Responder #4 em: 04 de Fevereiro de 2011, 00:57 »
Isso é as baterias a deixarem a voltagem descer muito quando os servos arrancam ou fazem mais força.
Talvez um condensador resolva isso.
Avr fanboy

Offline njgomes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 23
Re: The Starter
« Responder #5 em: 04 de Fevereiro de 2011, 10:52 »
Em relação as lagartas tenta talvez colocar algum tipo de marerial enburrachado para as rodas não escorregarem tanto e teres mais aderencia. Por outro lado encontas kits de lagartas a preços razoaveis que podes sempre utilizar.

Offline ptrobotics

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 133
  • Componentes para Electrónica e Robótica
    • PTRobotics - Componentes para Electrónica e Robótica
Re: The Starter
« Responder #6 em: 04 de Fevereiro de 2011, 10:58 »
Porque não simplificas, arranjas uma segunda alimentação para o Arduino (uma bateria de 9V por exemplo) e despes os servos da electrónica para ficarem a funcionar apenas como motores. Obviamente que simplifica a parte de código, mas complica a electrónica porque precisas de uma ponte em H para controlá-los...
Cumprimentos
Pedro Silva

PTRobotics - www.ptrobotics.com
Loja de Electrónica e Robótica
Praca do Relógio 15 Loja 3, 2635-457 Rio-de-Mouro, Portugal
E-mail - geral@ptrobotics.com

Offline Stigma

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 40
Re: The Starter
« Responder #7 em: 04 de Fevereiro de 2011, 11:29 »
Porque não simplificas, arranjas uma segunda alimentação para o Arduino (uma bateria de 9V por exemplo) e despes os servos da electrónica para ficarem a funcionar apenas como motores. Obviamente que simplifica a parte de código, mas complica a electrónica porque precisas de uma ponte em H para controlá-los...

Nao me parece q isso seja preciso, basta aumentar um bcd a aderencia das rodas das lagartas. Colocar um elastico ou uma borracha por baixo das lagartas.

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: The Starter
« Responder #8 em: 04 de Setembro de 2011, 04:02 »
           Ola e boas noites, antes de tudo peço desculpa pela longa ausência ( alguns meses) mas infelizmente é a vida, muito trabalho, pouco lazer e pouco tempo tive disponível para os hobbies.
           Na altura estava a ter bastantes problemas com as lagartas para não falar do código ;D só esta noite é que conclui as lagartas novas e penso que seja desta vez que vá funcionar....penso eu de que  ;D hoje já esta tarde para começar com o código e a ver se é desta vez que entendo o código postado neste post ( http://lusorobotica.com/index.php?topic=3203.0 ) para ver se isto anda para a frente e se não esta tantos meses parado desta vez...  ::)
           Deixo uma imagens das novas lagartas....
   

Uploaded with ImageShack.us[/img]

Abraços e fiquem bem
« Última modificação: 04 de Setembro de 2011, 04:12 por kilobyte »
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: The Starter
« Responder #9 em: 04 de Setembro de 2011, 18:42 »
onde adquiriste esse tipo de lagartas?


Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: The Starter
« Responder #10 em: 04 de Setembro de 2011, 20:17 »
Boas
Citar
onde adquiriste esse tipo de lagartas?
Fui eu que as "fiz" mas se te referes a "corrente" de cor cinza, eu também não sei onde se compra isto. Esta que que tenho vinha junto com umas impressoras velhas que me deram, nem sei que função tinham, tenho outras idênticas mas em ferro. Infelizmente não te posso ajudar nisso mas o resto fui eu que fiz.

Abraços e boa continuação  ;) 
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: The Starter
« Responder #11 em: 04 de Setembro de 2011, 22:21 »
Tens ai uma bela base.
E essas correntes são em plástico?
As rodas são de patins?

As Confusões que a falta de pontuação faz.
Tu reparas-te André mas eu não
« Última modificação: 05 de Setembro de 2011, 01:20 por PDI »
Alfredo Garcia

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: The Starter
« Responder #12 em: 05 de Setembro de 2011, 00:47 »
referia-me a parte cinzenta,

mas reparei que era plastico

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: The Starter
« Responder #13 em: 05 de Setembro de 2011, 01:39 »
Boas noites, sim são de plástico e as rodas são de acrílico, mais propriamente acrílico com 3mm, juntei 3 pedaços de 3mm colados uns nos outros que no final ficou +/- 10mm.
Bem, vou continuar a tentar meter o código a funcionar, mais alguma info é só pedir.

Abraços  ;)
 
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: The Starter
« Responder #14 em: 12 de Setembro de 2011, 01:54 »
           Boas noites, só este fim de semana é que voltei a poder tocar no projecto e por fim lá consegui meter o código a funcionar, menos uma dor de cabeça  ;D mas logo apareceu outra e não estou a entender o porque, os servos se rodarem para a esquerda andam a velocidade máxima se rodarem para a direita a velocidade é menor, fazer com que ele ande a direito é ir por tentativa e erro mudando a velocidade do servo que anda mais rápido, agora o problema maior é que eu não estou a ver o porque de estarem os dois servos a rodarem para a direita ( velocidade menos) e o arduino faz um reset isto se o robo estiver com as lagartas no chão. A principio pensei que era as lagartas a fazer força, dei mais folga mas acontece na mesma, da a entender parece que os servos não tem força para esse lado e dai levar o arduino a fazer um reset....alguma ideia do que possa ser?

          Agora tenho uma segunda duvida o fórum tem um post em que fala em fazer um sensor IR por 0€ os led's usados nesse tutorial o receptor tem 3 terminais e o emissor tem 2 terminais, mas infelizmente os que tenho aqui em casa tanto o emissor como o receptor tem 2 terminais cada, sabem de algum tutorial para este tipo de led's?
 Já tentei pesquisar mas ate agora sem efeito.

Abraços e boa continuação  ;)
Obrigado.   
           
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte