collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Mosfet trocado?  (Lida 5583 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Mosfet trocado?
« em: 24 de Setembro de 2016, 01:13 »
Olá, fui à loja de elect. aqui perto comprar umas resistências e como precisava de um FQPF 9N50C perguntei se tinham e o rapaz foi buscar, meteu no saquito e só agora em casa é que reparei, o Mosfet que trouxe é o STP9NK50Z

Será que ele se enganou ou este é um equivalente? Há uns valores diferentes, um é de 9A outro de 7.2A.

(é para usar numa fonte de alimentação)
« Última modificação: 24 de Setembro de 2016, 01:16 por almamater »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Mosfet trocado?
« Responder #1 em: 24 de Setembro de 2016, 09:36 »
Fui novamente à loja e dizem-me que é equivalente, devo utilizar este?

Parece que por aqui o 9N590C não há, equivalentes (dizem) já me deram dois:

STP9NK50Z

12N60C

Sinceramente não sei qual é o mais 'equivalente' ao 9N590C.
« Última modificação: 24 de Setembro de 2016, 18:51 por almamater »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Mosfet trocado?
« Responder #2 em: 24 de Setembro de 2016, 17:58 »
São iguais, parece-me o mesmo MOSFET de fabricantes diferentes.

O ID dos mosfets é sobrevalorizado. Depende da dissipação e do RDS(on), que devia ser o que se compara.

Ainda por cima os fabricantes cada um especifica esses valores para correntes e tensões diferentes, que torna a comparação sempre difícil, e por vezes obriga a ir aos gráficos.

Mas na maior parte das vezes basta dar uma vista de olhos ao VDSS, RDS(on), VGS e se for num circuito dinâmico (fonte comutada/PWM) também ao Ciss ou Qg. Basta andarem próximos (uns 10~20%) para não teres grandes problemas, a menos que o projetista tenha sido cabrão e tenha metido tudo à pele, o que é raro porque o mais normal é especificar as necessidades por alto e depois ir ao mercado procurar o mais barato que cumpra ;), há sempre um "coeficiente de cagaço"(TM) em todos os circuitos. Os que não metem são os que estão sempre a queimar :D

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Mosfet trocado?
« Responder #3 em: 24 de Setembro de 2016, 18:55 »
Pois, estou inclinado a fazer 2 coisas:

  • Usar o 12N60C, (o SerraCabo disse noutro tópico que 1 Mosfet mais potente pode fazer com que os outros se esforcem mais e aqueçam um pouco mais do que seria normal), não tenho como confirmar.
  • Ou comprar um 9N50C na Robert Mou. que é a única loja que tem (em esposende) mas só para a semana o recebia.. e aqui há a garantia que pelo menos funciona como era suposto..

Os valores pelas datasheets do 9N50C vs 12N60C não estão muito longe diria que se encaixam nos 10-20% referidos..

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Mosfet trocado?
« Responder #4 em: 24 de Setembro de 2016, 19:58 »
Caro Almater,

O caro está nos palpos de aranha em que vive qualquer técnico de manutenção/reparação. Dúvidas, dúvidas, dúvidas ...

Eu não me referi ao aquecimento dos drivers por causa da potência mas por causa da capacitância do gate mas, também lhe disse, que se estivesse no seu lugar avançava na mesma e ficava atento.

No entanto não se esqueça que está a reparar às escuras tentando apenas trocar componentes partindo do princípio que um dos componentes encontrados estoirados foi o que provocou o estoiro do circuito ... o que demasiado frequentemente não é o caso. Pode haver componentes avariados sem que seja possível detectar a avaria não colocando o circuito em funcionamento e testando sem os componentes ainda colocados (claro que isto é fácil de dizer). Por exemplo, um componente de lógica binária pode ter-se avariado podendo daí resultar que ele ligue em simultâneo dois MOSFETS que não podem, em caso algum, ser ligados em simultâneo.

O que esta sua reparação tem de muito ingrato é o facto da avaria ter potencial para estoirar sistematicamente outros componentes caros e trabalhosos de substituir, coisa típica dos circuitos de potência, podendo até, lagarto-lagarto, dar-se o caso da avaria que provoca o desacato nem estar na fonte de alimentação.

Já agora, prepare-se psicologicamente para duas coisas: um novo estoiro quando ligar o circuito ou um estoiro 15 dias depois de ter dado a reparação como um sucesso. É que ainda não falámos do caso das avarias intermitentes, para mim a maior praga de todas.

Se o técnico de reparação for religioso pode rezar. Se não for, resta-lhe o stress.

Abraço
SC

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Mosfet trocado?
« Responder #5 em: 24 de Setembro de 2016, 20:38 »
Pois, pode de facto até ser de outro componente. vou assim colocar o FQP 12N60C, se não estoirar logo vejo as saídas nas fichas de +24v\ +12v \ +5v\+3v\+3.3v. Se os valores forem estes então ligo à TV. Caso contrário e se estoirar já não perco mais tempo com isto.

Em todo o caso, se funcionar, testo-a na TV tudo durante uns dias, se continuar boa, até posso comprar depois um 9N50C original e substituo.

Uma avaria intermitente pode ser e mesmo depois uns dias pode repetir, mas nunca deu qualquer sinal de problemas, e como avariou estando apenas em standby pode ser que não seja intermitente. Vou rezar  ;D

Ah é verdade, barrei os Mosfets com ArticSilver (massa térmica de CPU), não tenho aqui outra  :P
« Última modificação: 24 de Setembro de 2016, 21:10 por almamater »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Mosfet trocado?
« Responder #6 em: 24 de Setembro de 2016, 21:32 »
Código: [Seleccione]
Pois, pode de facto até ser de outro componente. vou assim colocar o FQP 12N60C, se não estoirar logo vejo as saídas nas fichas de +24v\ +12v \ +5v\+3v\+3.3v. Se os valores forem estes então ligo à TV. Caso contrário e se estoirar já não perco mais tempo com isto.
É muito capaz de ser de evitar ligar a fonte sem que algo esteja a carregá-la (esteja lá ligado para que ela alimente). É capaz de ser de evitar ter a fonte a trabalhar em vazio.

Se por acaso tiver informação sobre as intensidades máximas em cada uma dessas saídas, coloque lá resistências de forma a carregar o circuito talvez a 1/10 do máximo. Imaginemos que a saída de +5V pode dar 5A. Divide-se 5 por 0.5A (1/10 do máximo), dá 10ohm. A resistência deve ser de  pelo menos 2.5Watt (5x0.5). A fazer isto faça em todas as saídas. Não se surpreenda que uma das saídas tenha a tensão certinha e a restantes valores aproximados. Em muitos casos as fontes apenas regulam efectivamente uma das saídas e as restantes é mais ou menos o que der.

Com a massa térmica deve estar tudo bem.

Não se esqueça de ter cuidado com os dedos e ponha óculos.

SC.

« Última modificação: 24 de Setembro de 2016, 21:37 por SerraCabo »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Mosfet trocado?
« Responder #7 em: 24 de Setembro de 2016, 21:39 »
... se colocar resistências de carga não se esqueça que elas irão aquecer, algumas bastante. Não se queime e não deixe que elas queimem fios ou outra coisa qualquer.

SC

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Mosfet trocado?
« Responder #8 em: 24 de Setembro de 2016, 21:57 »
Se esse sistema tiver ligação à terra (no cabo de alimentação), não se esqueça de o ligar. Se não tiver diga qualquer coisa porque é preciso verificar os componentes que evitam a formação de estática ou tomar medidas alternativas (coisa simples). No segundo caso pode acontecer que a estática trepe rapidamente e salte em arco voltaico entre pontos sensíveis provocando esturro.

SC

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Mosfet trocado?
« Responder #9 em: 24 de Setembro de 2016, 22:34 »
O circuito da fonte não tem fio terra.



Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Mosfet trocado?
« Responder #10 em: 24 de Setembro de 2016, 23:07 »
Não pode ser. Um aparelho com esse chassi de alumínio tem que ter terra nalgum ponto. A terra pode não parecer chegar à fonte mas deve lá estar através de algum encosto de algum ponto da fonte ao alumínio.

De qualquer forma esses redondos azuis devem ser os condensadores especiais para evitar a estática. Nunca estudei muito esses componentes mas deve ser por causa disso que eles estão aí.

Se houver desconfiança e até que a coisa pareça merecer confiança, a forma de evitar a estática passa por ligar umas resistências de 10MegaOhm em paralelo com esses azuis. Mas com esses 4 azuis é altamente improvável que a coisa se dê.

Repare que os azuis estão montados sobre a risca preta onde estão também os acopladores ópticos que levam a 'informação' do lado das voltagens baixas para o lado da alimentação de 230V. Não há, tipicamente, qualquer ligação entre esses dois lados para além dos acopladores e dos condensadores esquisitos que conheço mal. A 'informação' passa de um lado para o outro por via dos acopladores de 4 patas dentro de cada um dos quais está um LED e um fototransistor (sensível à luz do LED) ou equivalente.

Se todo esse elefante não tiver cabo de terra então fica 100% pendurado na missão desses azuis.

SC

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Mosfet trocado?
« Responder #11 em: 24 de Setembro de 2016, 23:27 »
Lemberi-me agora de uma encrenca que me torrou o juízo há muitos anos.

Veja lá se há algo com pinta de corrosão entre algum ponto das pistas de circuito impresso e o chassis de alumínio.

Uma vez, corrosão desse tipo (a malta chama-lhe zebro) provocou um isolamento manhoso esporádico ou mau contacto, numa fonte que reagia mal e me atazanou o juízo durante muito tempo.

Nessa altura era impensável trocarem-se fontes, era mesmo para serem reparadas. Pois :)

Se houver corrosão raspe um pouco, ponha vaselina sólida e reaperte. Conheço mal a reacção mas parece resultar de má vizinhança qualquer entre o alumínio e o cobre ou o chumbo do circuito impresso. Qualquer coisa relacionada com reacções físicas electrolíticas ou ... sei lá o quê.

(já tou um bocado ensonado) :)

SC
« Última modificação: 24 de Setembro de 2016, 23:30 por SerraCabo »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Mosfet trocado?
« Responder #12 em: 24 de Setembro de 2016, 23:33 »
Ok vou ver isso! Obg. 

Depois de soldar os Mosfets ligo-a só (sem a montar na TV) para confirmar se estoira ou não, se não rebentar nenhum componente depois instalou-a na TV.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Mosfet trocado?
« Responder #13 em: 25 de Setembro de 2016, 12:26 »
Pois, estou inclinado a fazer 2 coisas:

  • Usar o 12N60C, (o SerraCabo disse noutro tópico que 1 Mosfet mais potente pode fazer com que os outros se esforcem mais e aqueçam um pouco mais do que seria normal), não tenho como confirmar.
  • Ou comprar um 9N50C na Robert Mou. que é a única loja que tem (em esposende) mas só para a semana o recebia.. e aqui há a garantia que pelo menos funciona como era suposto..

Os valores pelas datasheets do 9N50C vs 12N60C não estão muito longe diria que se encaixam nos 10-20% referidos..

Devo ter-me expressado mal. Vou tentar ser mais claro: o FQPF 9N50C  e o STP9NK50Z são O MESMO Mosfet de fabricantes diferentes. A semelhança entre as designações não é por acaso.
O 12N60 é "maior", requer o dobro de Qg e não é tão limpa a substituição tendo em conta que se trata de uma fonte comutada.


Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Mosfet trocado?
« Responder #14 em: 25 de Setembro de 2016, 12:42 »
Ah ok, tinha percebido outra coisa.

O Resultado do que aconteceu vou colocar aqui: http://lusorobotica.com/index.php?topic=8722.msg98284#new
« Última modificação: 25 de Setembro de 2016, 12:43 por almamater »