collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Como fazer engrenagens  (Lida 52789 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Crazyaboutmachines

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 112
Re: Como fazer engrenagens
« Responder #15 em: 19 de Junho de 2012, 16:53 »
Hugu essa massa a que te estas a referir deve ser a massa fimo, realmente ja tinha pensado nisso, por acaso e duro tipo uma especie de barro/plasticina mais forte, mas não estou a ver agora se uma peça de fimo eguenta-se tao bem como plasticos/poliesters na parte do eixo da engrenagem.

P.S. senso quanto á resina talves se for uma engranagem pequena a resina so por si realmente poderá ser suficiente mais uma ves e uma questão de me tentar informar disso a nivel de preços e pontos de venda que e o que esta a ser mais dificil.

Quanto ao metodo do leite por acaso vi na youtube maa ideia não me chama muito a atenção, parece que estavam a faser queixo fresco com o leite so que deixam o queixo secar totalmente... sinceramente não estou a ver uma engrenagem feito disso : P

Obrigado a todos continuo a aceitar propostas de sitios concretos onde poderei encontrar estas coisas todas.


Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Como fazer engrenagens
« Responder #16 em: 19 de Junho de 2012, 18:42 »
Ya é isso, o Fimo é a tal plasticina k vai ao forno...

A outra cena liquida, que vi num site dum gaijo k fazia moldes com uma cnc num material de moldagem estilo MDF mas em borracha ou algum plastico mais maquinavel e maleavel e depois deitava o liquido e ao secar o gaijo fazia engrenagens e peças de estrutura dum robot que o gaijo fez de raiz.

O mauro tb deve saber quem é o gaijo e deve tar a ver o dito "produto" pk acho k foi ele que me mostrou o site do tal homenzinho e aquilo era super qualidade!

Offline Crazyaboutmachines

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 112
Re: Como fazer engrenagens
« Responder #17 em: 19 de Junho de 2012, 22:47 »
Obrigadão, quem é o mauro?
Quanto a massa fimo talves tambem poderia ser usada como molde..

P.s. fica aqui mais um video que mostra mesmo aquilo que quero ! :)


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Como fazer engrenagens
« Responder #18 em: 19 de Junho de 2012, 22:51 »
O molde tem de ser em silicone, se não não dobra e não consegues desenformar as peças.
E é preciso uma cnc bastante precisa para fazer carretos com esse passo de dentes..
Depois o que ele está a meter é resina epoxy liquida.
Se queres meia duzia de carretos, vale mais comprar caixas da tamya e desmontar ou comprar kits de reparação de servos.
Avr fanboy

Offline Crazyaboutmachines

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 112
Re: Como fazer engrenagens
« Responder #19 em: 20 de Junho de 2012, 14:03 »
Ja encontrei uma empressa que em principio vende, ja mandei tambem email a perguntar preços.
O com estas empresas especializadas e que não costuma sair nada barato emfim vamos ver o que eles dissem:
http://www.dinissantos.com/scripts/

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Como fazer engrenagens
« Responder #20 em: 20 de Junho de 2012, 19:40 »
A ultima vez que mandei um mail para la nunca me responderam
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Como fazer engrenagens
« Responder #21 em: 20 de Junho de 2012, 20:34 »

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Como fazer engrenagens
« Responder #22 em: 20 de Junho de 2012, 20:36 »
Já fiz esse método de "clonagem" de engrenagens com gesso e polymorph, vai ao congelador e o polymorph praticamente sai logo do sítio.

Offline Crazyaboutmachines

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 112
Re: Como fazer engrenagens
« Responder #23 em: 20 de Junho de 2012, 20:53 »
dvdt a mim tambem não me responderam mas telefonei para la a perguntar preços, e fui informado que 1Kg de produto para faser silicone para molde era 25 eur, tambem perguntei pelas resinas e foi-me falado em duas uma que era 25 eur/kg e outra era 7 eur/kg , eu lembrome de ele falar em Epoxi e poliuretano agora não sei qual delas e que era a mais barata. 

Depois tambem falei com a Rebelco por email http://www.rebelco.pt a explicar o que queria e disseram-me que vendiam tais produtos mas não me falaram em preços nem nos produtos.

Por razoes de transporte vou ver se vou primeiro á rebelco ver o que me dissem lá no representante, porque no site tem muitos tipos e não ha preços.

P.S. amando96 onde e que se consegue desse polymorph? quanto ao molde eu acho que se não arranjar melhores preços vou optar tambem pela tua tecnica.



Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Como fazer engrenagens
« Responder #24 em: 20 de Junho de 2012, 21:00 »
Comprei fora de Portugal na Maplin, aqui nunca vi sem ser a preços ridiculos...

Ó Hugo, vê lá se arranjas fornecedor :P

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Como fazer engrenagens
« Responder #25 em: 21 de Junho de 2012, 01:22 »
O tal site do gaijo que faz engrenagens e peças estruturais dos robots k o tipo cria/projecta:



http://lcamtuf.coredump.cx/rstory/
digam lá que n é de partir a moca?! :o

Offline Crazyaboutmachines

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 112
Re: Como fazer engrenagens
« Responder #26 em: 21 de Junho de 2012, 11:03 »
Wow ele faz trabalhos simplesmente perfeitos :o!

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Como fazer engrenagens
« Responder #27 em: 22 de Junho de 2012, 00:28 »
já alguem descubriu o material do molde e o tal produto que o tipo usa pra fazer as peças/engrenagens? já alguem lhe mandou um mail? :P

eu pra breve estou pra adquirir uma cnc industrial e poderei estar dpx tentado a fazer tb moldes pra feitura de peças e engrenagens à medida!  8)

Offline Crazyaboutmachines

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 112
Re: Como fazer engrenagens
« Responder #28 em: 22 de Junho de 2012, 16:52 »
Bem vou postar o resumo das minhas pesquisas por lojas fisicas em lisboa.

Encontrei papelarias/lojas de artes vendem algumas resinas como por exemplo resina cristal:
http://www.pontodasartes.com/pt/
http://www.lojadapintura.com
A questão e que estas lojas de artes são mesmo caras para a quantidade que vendem e não sei se resina cristal é o apropriado, pois quando endure-se parece-me ter mais a propriedade de vidro do que plastico.

Quanto a resinas em geral temos:

Rebelco: Silicone so vendem vinte e tal quilos o preço nem perguntei...e têm uma outra "Biresin®G 26"(foi o que percebi) que são duas latas de 1 litro cada e 12 euros cada lata sem iva.

Dinissantos : Silicone vinte e tal euros(22 ou era 25..) ao litro e depois, aconcelharam-me poliuretano que são duas latas de 1litro cada com o custo de 10eur cada sem iva.   
Sendo que tambem têm resina cristal com o preço de 7 eur/Litro sem iva.

Coriprel (loja de tintas que revende o produto da Dinissantos na margem norte):   http://www.antonioperes.pt/pontosvenda.htm
 Nesta ultima pelo menos na vez que fui acho que so tinham a resina cristal e era 13 eur ao Litro+catalizador, e ate me mostraram uma pedra feito com aquilo..

P.S. posso ter-me enganado em pormenores como por exemplo incluir ou não o iva e/ou nalgum nome, mas ja da para ter uma ideia.
...
pessoalmente para mim há um problema e que eu apercebi-me agora que afinal a maioria destas resinas vêm em liquido e não em pó, e a questão e que eu ia presisar de levar isto para a Madeira pelo que acho que não vou poder por ser inflamavel e não ser propriamente pouca quantidade.
PS. alguem acha que eles deixariam passar uma lata disto nas malas grandes : P?

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Como fazer engrenagens
« Responder #29 em: 22 de Junho de 2012, 17:40 »
pessoalmente para mim há um problema e que eu apercebi-me agora que afinal a maioria destas resinas vêm em liquido e não em pó, e a questão e que eu ia presisar de levar isto para a Madeira pelo que acho que não vou poder por ser inflamavel e não ser propriamente pouca quantidade.
PS. alguem acha que eles deixariam passar uma lata disto nas malas grandes : P?

em aviao deve haver problemas agora se enviares a encomenda via transp maritimo, n deves ter probes...