collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Switch rotativo Multicanal  (Lida 7499 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Switch rotativo Multicanal
« Responder #15 em: 21 de Dezembro de 2014, 20:46 »
Boas sim, sao 4 canais mas penso que apenas 3 polos
Acho que vou usar este de 3 posiçoes e 4 polos
http://www.clickplus.pt/p26921 (nao teem é diponivel em portugal :/)
 com apenas 3 maquinas.. assim uma das posiçoes fica para a alimentaçao. Obrigado pela ajuda, ja vou postando aqui o projecto ao longo desta semana :D

eu tenho um destes em stock imediato que tb acho que foi comprado na clickplus pra alguem que depois nao reclamou o item... 5€ com portes inlcuido.



Offline ghostbuster

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: Switch rotativo Multicanal
« Responder #16 em: 21 de Dezembro de 2014, 23:41 »
Boas sim, sao 4 canais mas penso que apenas 3 polos
Acho que vou usar este de 3 posiçoes e 4 polos
http://www.clickplus.pt/p26921 (nao teem é diponivel em portugal :/)
 com apenas 3 maquinas.. assim uma das posiçoes fica para a alimentaçao. Obrigado pela ajuda, ja vou postando aqui o projecto ao longo desta semana :D

eu tenho um destes em stock imediato que tb acho que foi comprado na clickplus pra alguem que depois nao reclamou o item... 5€ com portes inlcuido.

esse so tem dois pinos centrais, neste caso sao precisos 3.. vou mandar vir da aquario pois teem em stock

Offline ghostbuster

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: Switch rotativo Multicanal
« Responder #17 em: 25 de Dezembro de 2014, 13:27 »
Antes demais Feliz natal a todos :). arranjei uns reles de 2 contactos tal como a foto indica. sera que a seguinte ideologia funciona?
Ficam aqui tambem as fotos do Projecto


« Última modificação: 25 de Dezembro de 2014, 13:30 por ghostbuster »

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Switch rotativo Multicanal
« Responder #18 em: 25 de Dezembro de 2014, 14:23 »
O sinal deve entrar no pino 3 e 8, sendo que depois tens um contacto normalmente fechado nos pinos 2 e 9 e normalmente aberto nos pinos 4 e 7.
No contacto normalmente fechado existe passagem de corrente enquanto não activares o relé e quando o activares deixa de existir passagem de corrente, o normalmente aberto funciona ao contrário.
Idealmente deverias pensar em criar um encravamento elétrico com os relés, de modo a garantires que apenas um circuito estava ligado de cada vez, tem o problema que obriga a gastar mais relés
 se optasses pelos de 2 contactos
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2014, 14:50 por artur36 »

Offline ghostbuster

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: Switch rotativo Multicanal
« Responder #19 em: 25 de Dezembro de 2014, 14:37 »
Falha minha, foi o desenho feito a pressa :) tenho 21 reles destes.. ja vi que vai ser mais complicado neste caso
deixa ver se percebi bem, o pino 2 e 9 tem passagem de onde?caso contrario o sinal pode sair pelo pino 3 e 8
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2014, 14:47 por ghostbuster »

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Switch rotativo Multicanal
« Responder #20 em: 25 de Dezembro de 2014, 14:49 »
Olha para o desenho, ele representa o estado do relé sem estar acionado. Tens dois interruptores independentes que podes usar para dois sinais diferentes, os pinos 3 e 8 são os comuns, onde deve entrar o sinal, saindo depois pelos pinos 2 e 9 quando o relé não está acionado ou pelos pinos 4 e 7 quando este é activado.
Se tens 20 relés é mais que suficiente, se precisares logo à noite ou amanhã desenho-te um esquema de como deves fazer

Offline ghostbuster

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: Switch rotativo Multicanal
« Responder #21 em: 25 de Dezembro de 2014, 14:51 »
Olha para o desenho, ele representa o estado do relé sem estar acionado. Tens dois interruptores independentes que podes usar para dois sinais diferentes, os pinos 3 e 8 são os comuns, onde deve entrar o sinal, saindo depois pelos pinos 2 e 9 quando o relé não está acionado ou pelos pinos 4 e 7 quando este é activado.
Se tens 20 relés é mais que suficiente, se precisares logo à noite ou amanhã desenho-te um esquema de como deves fazer
ok obrigado, olha o ultimo desenho que fiz, em principio é isso

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Switch rotativo Multicanal
« Responder #22 em: 25 de Dezembro de 2014, 14:56 »
Sim de uma maneira simples é isso, falta só a parte de activação dos relés através dos pinos 1 e 10. Idealmente deverias fazer encravamento com os relés para garantir que apenas um circuito se encontra ligado em qualquer momento

Offline ghostbuster

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: Switch rotativo Multicanal
« Responder #23 em: 25 de Dezembro de 2014, 15:00 »
Sim de uma maneira simples é isso, falta só a parte de activação dos relés através dos pinos 1 e 10. Idealmente deverias fazer encravamento com os relés para garantir que apenas um circuito se encontra ligado em qualquer momento
Sim, essa parte em principio vou fazer com o arduino

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Switch rotativo Multicanal
« Responder #24 em: 25 de Dezembro de 2014, 15:07 »


Sim, essa parte em principio vou fazer com o arduino

"Estupidamente" overkill mas são escolhas lol. Não te esqueças de acionar os relés através de um transistor e colocar um diodo em antiparalelo com a bobine do relé.
Certifica-te que os relés têm bobine DC e qual a tensão de funcionamento

Offline ghostbuster

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: Switch rotativo Multicanal
« Responder #25 em: 25 de Dezembro de 2014, 15:12 »
Overkill talvez nao :), o projecto vai levar um arduino para outras coisas, assim usava o mesmo para cada grupo de 2 reles com um unico botao e leds para monstrar qual esta activo

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Switch rotativo Multicanal
« Responder #26 em: 25 de Dezembro de 2014, 16:56 »
Nesse caso se sempre já ias usar o Arduino fazes bem em usá-lo também para esse controlo.
Toma atenção aos cuidados que referi no último post.
Aconselho-te também a incorporares uma função qualquer de segurança para que um toque inadvertido nos botões não desligue o módulo que estás a usar, algo do tipo depois de estar um módulo activo ser necessário uma pressão longa para desactivar esse módulo antes de poder activar outro.