collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Dolly  (Lida 9175 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline luis_santos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 14
Dolly
« em: 09 de Outubro de 2012, 00:56 »
Boas...

não sei se é a secção indicada, mas aqui vai...
eu nao sei se posso ou nao colocar links mas vou colocar e caso seja proibido avisem...

http://www.instructables.com/id/3D-Printed-Time-Lapse-Dolly-1/?ALLSTEPS

vejam esse link...
eu quero fazer o que lá esta...
para fazer fotografia time-lapse e para filmar...
Só que eu nao percebo nada daquilo da electronica...
será que alguem me pode ajudar, ou melhor ainda, tem alguma sugestão melhor...

cumprimentos...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Dolly
« Responder #1 em: 09 de Outubro de 2012, 00:59 »
Queres um sistema de movimento linear para meter a camera em cima, é isso?

Cá em Portugal talvez o mais facil seja fazeres um eixo de CNC, ou seja, varão roscado e uma porca em teflon agarrado a um stepper para o movimento e um varão de aço calibrado e um rolamento linear, e uma placa de aluminio a juntar tudo a nivel de eletrónica é algo simples.
Avr fanboy

Offline luis_santos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 14
Re: Dolly
« Responder #2 em: 09 de Outubro de 2012, 01:11 »
Queres um sistema de movimento linear para meter a camera em cima, é isso?

Cá em Portugal talvez o mais facil seja fazeres um eixo de CNC, ou seja, varão roscado e uma porca em teflon agarrado a um stepper para o movimento e um varão de aço calibrado e um rolamento linear, e uma placa de aluminio a juntar tudo a nivel de eletrónica é algo simples.

vou-te ser muito sincero...
parece que acabei de ler chines... ;D ;D
nao percebi nada... xD

eu quero algo electrico com controlo de velocidade, desde muito mas mesmo muito lenta, tipo fazer 1metro em horas, até velocidades mais rapidas (nada de supersonicas, tipo algo fluido)

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Dolly
« Responder #3 em: 09 de Outubro de 2012, 12:37 »
Não vejo qualquer dificuldade pelo meio, teria de levar também um micro para controlar a velocidade do motor de passos, uma interface ao utilizador e um temporizador para fazer o disparo da máquina, a não ser que se possa programar a máquina fotográfica para fazer isso.
A dificuldade maior seria realizar as peças à medida.

Resumindo, ou fazes de origem já com alguns conhecimentos de electrónica / mecânica ou recorres a quem o possa realizar e faça um orçamento adequado.

Offline luis_santos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 14
Re: Dolly
« Responder #4 em: 09 de Outubro de 2012, 13:02 »
Não vejo qualquer dificuldade pelo meio, teria de levar também um micro para controlar a velocidade do motor de passos, uma interface ao utilizador e um temporizador para fazer o disparo da máquina, a não ser que se possa programar a máquina fotográfica para fazer isso.
A dificuldade maior seria realizar as peças à medida.

Resumindo, ou fazes de origem já com alguns conhecimentos de electrónica / mecânica ou recorres a quem o possa realizar e faça um orçamento adequado.

eu só preciso do mecanismo de deslocamento, pois a maquina tem disparo automatico...
para ti nao tem qualquer dificuldade mas para mim tem, pois nao percebo nada disto, nao sei o que comprar, onde comprar, como fazer, etc...

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Dolly
« Responder #5 em: 09 de Outubro de 2012, 13:35 »
Entendo, infelizmente não se podem comprar as peças e montar tipo lego, alguém já o fez e colocou nos instructables para ajudar na construção, o resultado é espantoso e compensa largamente o preço de um de marca.
Para o realizar podem-se comprar peças dedicadas a CNCs mas sairia extremamente mais caro, por isso pode-se recorrer a perfis de alumínio e rolamentos convencionais ou rodas de patins como já vi; varão roscado, veios, e porcas de teflon. Além do suporte da máquina entre outros pormenores que acabam por ser um projecto de 1..2 meses.

ps: O motor que usou não foi um stepper mas um servo controlado por pwm através de um potenciómetro, isso facilita imenso na construção apesar da velocidade mínima ser maior.

Offline luis_santos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 14
Re: Dolly
« Responder #6 em: 09 de Outubro de 2012, 21:20 »
Entendo, infelizmente não se podem comprar as peças e montar tipo lego, alguém já o fez e colocou nos instructables para ajudar na construção, o resultado é espantoso e compensa largamente o preço de um de marca.
Para o realizar podem-se comprar peças dedicadas a CNCs mas sairia extremamente mais caro, por isso pode-se recorrer a perfis de alumínio e rolamentos convencionais ou rodas de patins como já vi; varão roscado, veios, e porcas de teflon. Além do suporte da máquina entre outros pormenores que acabam por ser um projecto de 1..2 meses.

ps: O motor que usou não foi um stepper mas um servo controlado por pwm através de um potenciómetro, isso facilita imenso na construção apesar da velocidade mínima ser maior.

eu sei que nao é tipo lego...
mas como é que eu faço?
e sabes mais ou menos quanto é que preciso de gastar?

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Dolly
« Responder #7 em: 10 de Outubro de 2012, 00:13 »
Não gosto de dar preços pelo fórum, mas diria por volta de 200€

Offline luis_santos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 14
Re: Dolly
« Responder #8 em: 10 de Outubro de 2012, 00:49 »
Não gosto de dar preços pelo fórum, mas diria por volta de 200€

mas estás a incluir electronica e mecanica...
o que é que preciso de electronica podes-me dizer?

Offline luis_santos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 14
Re: Dolly
« Responder #9 em: 10 de Outubro de 2012, 01:06 »
Por exemplo...
o que eu queria era saber como fazer a electronica de uma coisa destas:
http://www.instructables.com/id/Time-Lapse-Dolly/

com reverse e tudo, poque o chassi onde vai trabalhar eu ja tenho umas ideias...

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Dolly
« Responder #10 em: 10 de Outubro de 2012, 01:12 »
Posso até te dizer o que precisa de electrónica mas não irias entender... bem cá vai:
- um motor de passos, driver para esse motor e controlador do driver (microprocessador)
- controle por teclado ou potenciómetro para a velocidade e direção do motor
- sensores de término de deslocamento
- componentes diversos (fichas, passivos, suportes, cabos, ...)

Sim, estava a incluir todo o projecto, os perfis não estão assim tão caros, embora o varão roscado seja difícil de se encontrar com mais de 1 metro.

obs: Tripés não incluídos, são eles que ditam a inclinação

Offline luis_santos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 14
Re: Dolly
« Responder #11 em: 10 de Outubro de 2012, 01:18 »
Posso até te dizer o que precisa de electrónica mas não irias entender... bem cá vai:
- um motor de passos, driver para esse motor e controlador do driver (microprocessador)
- controle por teclado ou potenciómetro para a velocidade e direção do motor
- sensores de término de deslocamento
- componentes diversos (fichas, passivos, suportes, cabos, ...)

Sim, estava a incluir todo o projecto, os perfis não estão assim tão caros, embora o varão roscado seja difícil de se encontrar com mais de 1 metro.

obs: Tripés não incluídos, são eles que ditam a inclinação

fogo esta cena é memo complicado...
vejo tanto projecto e parece ser bastante simples, mas fogo...
ja estou cada vez mais para desistir da cena motorizada...
e já agora e com material de RC's?
eu tenho a electronica toda, excepto o variador que esta avariado, mas de resto tenho tudo (motor, baterias, servo, comando, etc...)

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Dolly
« Responder #12 em: 10 de Outubro de 2012, 01:40 »
Sim também pode ser através de RC mas isso não invalida a estrutura mecânica e electrónica.
O projecto em si não é complicado mas perde-se muito tempo a elaborar.
Muitos desenhos, esquemas e testes, nem tudo o que parece fácil o é até se pegar nele.
« Última modificação: 10 de Outubro de 2012, 01:41 por dropes »

Offline luis_santos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 14
Re: Dolly
« Responder #13 em: 10 de Outubro de 2012, 01:46 »
Sim também pode ser através de RC mas isso não invalida a estrutura mecânica e electrónica.
O projecto em si não é complicado mas perde-se muito tempo a elaborar.
Muitos desenhos, esquemas e testes, nem tudo o que parece fácil o é até se pegar nele.

pois...
mas eu nao sei por onde começar nem como começar...

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Dolly
« Responder #14 em: 10 de Outubro de 2012, 21:24 »
Cheguei a fazer algo assim, usei varão roscado e um stepper controlado por um decade counter e um 555 com um potenciómetro que fazia algo como 1Hz a 10Hz, a velocidade mais rápida era lentíssima.

Cheguei a fazer com um motor DC + gearbox, mas era rápido demais, se se baixasse muito o PWM não tinha força para nada.

Era para fazer timelapses nocturnos mas nunca mais peguei nisso, ficou esquecido na garagem quando mudei de casa..., só podia ir num sentido... mas facilmente se adaptava para dois com um MCU programável(ou algum decade counter bi-directional).
Tem em conta que ao meteres uma câmera com uns quilos a 50cm do centro do tripé pode correr mal, o tripé que usei tem 15Kg